sim eu fiz a Av1 e a Av2
Av1 já mandei e foi sem erros confere:
1-5
2-3
3-2
4-4
5-1Questão 1As crianças devem ter a oportunidade de desenvolver sua afetividade. É preciso dar-lhes condições para que seu emocional floresça, se expanda, ganhe espaço. (ROSSINI, 2001, p.15). Analisando a citação e pensando sobre a importância do afeto é incorreto afirmar que:
Alternativas
• 1 -
Quanto mais uma criança se sente amada, mais segura, menos ansiosa e provavelmente mais disciplinada ela será e consequentemente seu rendimento nas aulas será satisfatório.
• 2 -
Um dos autores de destaque que pesquisou acerca da afetividade foi Henri Wallon.
• 3 -
A afetividade tem uma concepção mais ampla, envolvendo maiores manifestações, englobando sentimentos (origem psicológica) e emoções (origem biológica).
• 4 -
Na educação infantil, a preocupação com as emoções dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem torna possível o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos biológico, psíquico, cognitivo e social.
• 5 -
Os adultos com os quais as crianças convivem, tem pouca importância em sua formação, pois em primeiro lugar estão os amigos da educação infantil.Questão 2A educação escolar tem que agir no sentido de proteger, educar e integrar as emoções do educando, é importante que as crianças aprendam desde muito cedo que podem levar inteligência à suas emoções. Sobre o Trabalho Pedagógico podemos assinalar como incorreta a alternativa:
Alternativas
• 1 -
Os objetivos do trabalho a ser desenvolvido não podem desconsiderar o ponto de vista da criança, isto é, pensar em conhecimentos relevantes que tomam a criança como ponto de referência.
• 2 -
É necessário levar em conta o que a criança já sabe sobre o objeto a ser aprendido, pois aumenta as possibilidades de construir uma aprendizagem significativa.
• 3 -
Organizar conteúdos de ensino de forma aleatória, não respeitando a lógica da organização do conhecimento na área, facilita o processo de apropriação do objeto de conhecimento.• 4 -
A escolha das atividades de ensino envolve a relação entre o educador e a criança.
• 5 -
A afetividade está presente em todas as principais decisões de ensino assumidas pelo educador no contexto da Educação Infantil, inclusive na avaliação da aprendizagem.
Questão 3De acordo com Strocchi (2003, p.13), a autoestima é a “[...] a postura que cada pessoa tem em relação a si mesma” e deve ser considerada nos seguintes aspectos: (assinale a alternativa correta)
Alternativas
• 1 - Cognitivo, Emotivo e Potencial;
• 2 - Cognitivo, Emotivo e Comportamental;• 3 - Cognitivo, Emotivo e Relacional;
• 4 - Reflexivo, Emotivo e Comportamental;
• 5 - Cognitivo, Egocêntrico e Comportamental;
Questão 4A escola pode ser um ambiente que propicia a cada criança aprender a conhecer e regular suas emoções de forma inteligente. Pode propiciar uma convivência entre o cognitivo e o emocional, e esta convivência, uma vez estabelecida, serve de solo fértil para o desenvolvimento da persistência diante das frustrações, da empatia, e principalmente, do auto controle. Sobre as emoções é incorreto afirmar que:
Alternativas
• 1 - As crianças frequentemente se comportam de certo modo como um resultado direto de seus estados emocionais;
• 2 - Ingressar numa escola de Educação Infantil é uma situação nova que pode provocar medo, cabe a todos na creche saber como lidar com essa realidade para evitar dificuldades no futuro.
• 3 - É urgente uma educação voltada para um ser dotado de corpo, espírito, razão e emoção;
• 4 - Oferecendo ao aluno o direito de ser ouvido e compreendido, os professores dão ao aluno a oportunidade de ser um indisciplinado, pois o atendimento individualizado leva os demais alunos a se dispersarem.• 5 - Um trabalho carregado de afetividade dos professores é fundamental para que os pequenos se sintam confiantes e protegidos.
Questão 5Sobre a autoestima é incorreto afirmar que:
Alternativas
• 1 - A autoestima inclui uma avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo sempre intrinsecamente negativa.• 2 - A autoestima é uma das necessidades humanas como um processo vital que oferece força, resistência e capacidade de regeneração
• 3 - A construção da autoestima depende de um contexto afetivamente positivo que possa fortalecer, privilegiar e permitir a imagem da criança que está em construção.
• 4 - As decisões sobre as condições de ensino assumidas pelo educador, apresenta inúmeras situações com implicações afetivas para a criança.
• 5 - O dialogo que o professor estabelece com as crianças diariamente demonstra sua preocupação para com as emoções da criança e contribui com a autoestima.
Gabarito: Sem erro
1-5
2-3
3-2
4-4
5-1