Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
andreia rocha santana




Mensagens : 7
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 42

SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I Empty
MensagemAssunto: SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I   SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I EmptyTer Jun 10, 2014 11:05 am

alguém já fes o av1 e av2 de SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I já esta disponível a data para postagem e ate dia 20.06.2014
Ir para o topo Ir para baixo
Anakollas




Mensagens : 24
Data de inscrição : 10/06/2014

SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I Empty
MensagemAssunto: Re: SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I   SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I EmptyTer Jun 10, 2014 12:56 pm

sim eu fiz a Av1 e a Av2

Av1 já mandei e foi sem erros confere: cheers 
1-5
2-3
3-2
4-4
5-1

Questão 1
As crianças devem ter a oportunidade de desenvolver sua afetividade. É preciso dar-lhes condições para que seu emocional floresça, se expanda, ganhe espaço. (ROSSINI, 2001, p.15). Analisando a citação e pensando sobre a importância do afeto é incorreto afirmar que:
Alternativas
• 1 -
Quanto mais uma criança se sente amada, mais segura, menos ansiosa e provavelmente mais disciplinada ela será e consequentemente seu rendimento nas aulas será satisfatório.
• 2 -
Um dos autores de destaque que pesquisou acerca da afetividade foi Henri Wallon.
• 3 -
A afetividade tem uma concepção mais ampla, envolvendo maiores manifestações, englobando sentimentos (origem psicológica) e emoções (origem biológica).
• 4 -
Na educação infantil, a preocupação com as emoções dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem torna possível o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos biológico, psíquico, cognitivo e social.
• 5 -
Os adultos com os quais as crianças convivem, tem pouca importância em sua formação, pois em primeiro lugar estão os amigos da educação infantil.


Questão 2
A educação escolar tem que agir no sentido de proteger, educar e integrar as emoções do educando, é importante que as crianças aprendam desde muito cedo que podem levar inteligência à suas emoções. Sobre o Trabalho Pedagógico podemos assinalar como incorreta a alternativa:
Alternativas
• 1 -
Os objetivos do trabalho a ser desenvolvido não podem desconsiderar o ponto de vista da criança, isto é, pensar em conhecimentos relevantes que tomam a criança como ponto de referência.
• 2 -
É necessário levar em conta o que a criança já sabe sobre o objeto a ser aprendido, pois aumenta as possibilidades de construir uma aprendizagem significativa.
• 3 -
Organizar conteúdos de ensino de forma aleatória, não respeitando a lógica da organização do conhecimento na área, facilita o processo de apropriação do objeto de conhecimento.

• 4 -
A escolha das atividades de ensino envolve a relação entre o educador e a criança.
• 5 -
A afetividade está presente em todas as principais decisões de ensino assumidas pelo educador no contexto da Educação Infantil, inclusive na avaliação da aprendizagem.


Questão 3
De acordo com Strocchi (2003, p.13), a autoestima é a “[...] a postura que cada pessoa tem em relação a si mesma” e deve ser considerada nos seguintes aspectos: (assinale a alternativa correta)
Alternativas
• 1 - Cognitivo, Emotivo e Potencial;
• 2 - Cognitivo, Emotivo e Comportamental;
• 3 - Cognitivo, Emotivo e Relacional;
• 4 - Reflexivo, Emotivo e Comportamental;
• 5 - Cognitivo, Egocêntrico e Comportamental;

Questão 4
A escola pode ser um ambiente que propicia a cada criança aprender a conhecer e regular suas emoções de forma inteligente. Pode propiciar uma convivência entre o cognitivo e o emocional, e esta convivência, uma vez estabelecida, serve de solo fértil para o desenvolvimento da persistência diante das frustrações, da empatia, e principalmente, do auto controle. Sobre as emoções é incorreto afirmar que:
Alternativas
• 1 - As crianças frequentemente se comportam de certo modo como um resultado direto de seus estados emocionais;
• 2 - Ingressar numa escola de Educação Infantil é uma situação nova que pode provocar medo, cabe a todos na creche saber como lidar com essa realidade para evitar dificuldades no futuro.
• 3 - É urgente uma educação voltada para um ser dotado de corpo, espírito, razão e emoção;
• 4 - Oferecendo ao aluno o direito de ser ouvido e compreendido, os professores dão ao aluno a oportunidade de ser um indisciplinado, pois o atendimento individualizado leva os demais alunos a se dispersarem.
• 5 - Um trabalho carregado de afetividade dos professores é fundamental para que os pequenos se sintam confiantes e protegidos.



Questão 5
Sobre a autoestima é incorreto afirmar que:
Alternativas
• 1 - A autoestima inclui uma avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo sempre intrinsecamente negativa.
• 2 - A autoestima é uma das necessidades humanas como um processo vital que oferece força, resistência e capacidade de regeneração
• 3 - A construção da autoestima depende de um contexto afetivamente positivo que possa fortalecer, privilegiar e permitir a imagem da criança que está em construção.
• 4 - As decisões sobre as condições de ensino assumidas pelo educador, apresenta inúmeras situações com implicações afetivas para a criança.
• 5 - O dialogo que o professor estabelece com as crianças diariamente demonstra sua preocupação para com as emoções da criança e contribui com a autoestima.


Gabarito: Sem erro  cheers 

1-5
2-3
3-2
4-4
5-1


Última edição por Anakollas em Ter Jun 10, 2014 1:10 pm, editado 5 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Anakollas




Mensagens : 24
Data de inscrição : 10/06/2014

SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I Empty
MensagemAssunto: Re: SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I   SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I EmptyTer Jun 10, 2014 1:06 pm

Av2 eu mandei e deu erro:acho que a 3 que estava errada

1-1
2-2
3-2
4-3
5-4

Eu corrigi e agora ficou assim:
1-1
2-2
3-5
4-3
5-4
Quem mandar avisa se esse gabarito vai sem erros por favor!

Questão 1
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade "é uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir, de pensar e da história pessoal". Nesse sentido, é incorreto afirmar que:
Alternativas
• 1 - Ser autônomo significa não cumprir as regras estabelecidas pelo Centro de Educação Infantil.
• 2 - O objetivo da educação das crianças de 0 a 5 anos consiste na promoção da autonomia
• 3 - A autonomia pode ser uma referência nas tarefas de cuidar, educar e acolher.
• 4 - A criança autônoma possui a capacidade de seguir suas próprias orientações na execução de uma tarefa.
• 5 - Autonomia é a possibilidade de decidir e saber por que realizar determinada ação.

Questão 2
A fase em que a criança apresenta ausência total de regras denomina-se:
Alternativas
• 1 - Autonomia
• 2 - Anomia
• 3 - Sincretismo subjetivo
• 4 - Heteronomia
• 5 - Sistema simbólico





Questão 3
Sobre a autonomia e a educação de crianças de 0 a 3 anos é incorreto afirmar que:
Alternativas
• 1 - Explorar o eixo identidade e autonomia envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem.
• 2 - O objetivo é que as crianças se identifiquem como seres únicos, com corpo, hábitos e preferências próprias.
• 3 - É desejável que os bebês ganhem independência progressiva para realizar ações cotidianas, como brincar e se expressar por meio da linguagem, quanto para o cuidado com a higiene e a alimentação.
• 4 - O caminho privilegiado para conseguir esse desenvolvimento são as atividades de interação, que possibilitam a criação de vínculos afetivos e o aprendizado das regras para a vida em sociedade.
• 5 - A autonomia da criança se consolida aos 3 anos, na fase da heteronomia.

Questão 4
Piaget (1999) indica-nos três conceitos fundamentais para a construção da moralidade infantil, são eles:
Alternativas
• 1 - anomia, heteronomia e sistema simbólico.
• 2 - Sincretismo subjetivo, heteronomia e autonomia.
• 3 - anomia, heteronomia e autonomia.
• 4 - interacionismo, heteronomia e autonomia.
• 5 - anomia, heteronomia e dependência.



Questão 5
A roda de conversa é um momento onde a criança tem a oportunidade de expressar seus pensamentos de maneira informal, mas em se tratando de crianças pequenas torna-se uma atividade fundamental para ampliar sua competência comunicativa. Seu trabalho requer, exceto:
Alternativas
• 1 - Intencionalidade educativa, planejamento e reflexão constante.
• 2 - É importante que o professor esteja atento a fala das crianças, para ser mediador e participante, atribuindo sentido as mesmas.
• 3 - O professor deve ter um real interesse por sua fala atribuindo-lhe sentido comunicativo desde as mais simples enunciações.
• 4 - A Roda da Conversa deve ser muito demorada e a criança deve exercer uma liderança sutil.
• 5 - Por meio da roda de conversa as crianças contam suas atividades cotidianas de sua casa, dividem seus sentimentos, elaboram regras e tomam decisões que afetam suas vidas nas salas de aula, entre outros objetivos.

Ir para o topo Ir para baixo
Fernanda Pereira




Mensagens : 14
Data de inscrição : 07/04/2014
Idade : 31
Localização : Rio Verde - GO

SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I Empty
MensagemAssunto: AV 2 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I   SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I EmptyTer Jun 10, 2014 2:03 pm

Questão 1


De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade "é uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir, de pensar e da história pessoal". Nesse sentido, é incorreto afirmar que:
Alternativas
•1 - Ser autônomo significa não cumprir as regras estabelecidas pelo Centro de Educação Infantil.
•2 - O objetivo da educação das crianças de 0 a 5 anos consiste na promoção da autonomia
•3 - A autonomia pode ser uma referência nas tarefas de cuidar, educar e acolher.
•4 - A criança autônoma possui a capacidade de seguir suas próprias orientações na execução de uma tarefa.
•5 - Autonomia é a possibilidade de decidir e saber por que realizar determinada ação.
Sua resposta
1 - Ser autônomo significa não cumprir as regras estabelecidas pelo Centro de Educação Infantil.

Questão 2

A fase em que a criança apresenta ausência total de regras denomina-se:  
Alternativas
•1 - Autonomia
•2 - Anomia
•3 - Sincretismo subjetivo
•4 - Heteronomia
•5 - Sistema simbólico
Sua resposta
2 - Anomia

Questão 3

Sobre a autonomia e a educação de crianças de 0 a 3 anos é incorreto afirmar que:
Alternativas
•1 - Explorar o eixo identidade e autonomia envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem.
•2 - O objetivo é que as crianças se identifiquem como seres únicos, com corpo, hábitos e preferências próprias.
•3 - É desejável que os bebês ganhem independência progressiva para realizar ações cotidianas, como brincar e se expressar por meio da linguagem, quanto para o cuidado com a higiene e a alimentação.
•4 - O caminho privilegiado para conseguir esse desenvolvimento são as atividades de interação, que possibilitam a criação de vínculos afetivos e o aprendizado das regras para a vida em sociedade.
•5 - A autonomia da criança se consolida aos 3 anos, na fase da heteronomia.
Sua resposta
5 - A autonomia da criança se consolida aos 3 anos, na fase da heteronomia.

Questão 4

Piaget (1999) indica-nos três conceitos fundamentais para a construção da moralidade infantil, são eles:  
Alternativas
•1 - anomia, heteronomia e sistema simbólico.
•2 - Sincretismo subjetivo, heteronomia e autonomia.
•3 - anomia, heteronomia e autonomia.
•4 - interacionismo, heteronomia e autonomia.
•5 - anomia, heteronomia e dependência.

Sua resposta
3 - anomia, heteronomia e autonomia.

Questão 5


A roda de conversa é um momento onde a criança tem a oportunidade de expressar seus pensamentos de maneira informal, mas em se tratando de crianças pequenas torna-se uma atividade fundamental para ampliar sua competência comunicativa. Seu trabalho requer, exceto:

Alternativas
•1 - Intencionalidade educativa, planejamento e reflexão constante.
•2 - É importante que o professor esteja atento a fala das crianças, para ser mediador e participante, atribuindo sentido as mesmas.
•3 - O professor deve ter um real interesse por sua fala atribuindo-lhe sentido comunicativo desde as mais simples enunciações.
•4 - A Roda da Conversa deve ser muito demorada e a criança deve exercer uma liderança sutil.
•5 - Por meio da roda de conversa as crianças contam suas atividades cotidianas de sua casa, dividem seus sentimentos, elaboram regras e tomam decisões que afetam suas vidas nas salas de aula, entre outros objetivos.
Sua resposta
4 - A Roda da Conversa deve ser muito demorada e a criança deve exercer uma liderança sutil.

Mandei sem erros
Ir para o topo Ir para baixo
bialoka




Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/06/2014

SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I Empty
MensagemAssunto: Re: SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I   SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I EmptyTer Jun 10, 2014 3:30 pm

av1 seminário ok sem erro

1-5
2-3
3-2
4-4
5-1

av2 ok sem erro

1-1
2-2
3-5
4-3
5-4
Ir para o topo Ir para baixo
Anakollas




Mensagens : 24
Data de inscrição : 10/06/2014

SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I Empty
MensagemAssunto: Re: SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I   SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I EmptyTer Jun 10, 2014 7:31 pm

Basketball cheers 
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I Empty
MensagemAssunto: Re: SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I   SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» 6o. Semestre - Av1 - Pedagogia - Seminário VI e Av2 - Pedagogia - Seminário VI
» AV1 SEMINÁRIO IV
» avaliaçoes SEMINARIO INTERDICIPLINARII.
» Seminário Interdisciplinar V
» avas 1 e ava 2 de seminario 8º semestre

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: