Alguém já respondeu? Obrigada
Av1 - Pedagogia - Seminário VI
1)
Para entendermos a dinâmica do trabalho do professor no espaço escolar devemos inicialmente ter o entendimento do modelo de educação que queremos e dos documentos que formalizam tais interesses. Diante do exposto, analise os tópicos abaixo, no que se refere aos documentos que norteiam a educação brasileira e assinale a alternativa correta:
I: Constituição Federal de 1988, a LDB 9394/96 (BRASIL, 1996), Estatuto da Criança e do Adolescente.
II Plano Nacional de Educação, Diretrizes Curriculares dos diferentes cursos, Parâmetros Curriculares Nacionais.
III: Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental e Médio e Educação Profissional.
IV: Regimento Escolar, Projeto Político Pedagógico da escola, Proposta Curricular, Planejamento.
Alternativas:
a)
F F V F
b)
V V V V
c)
V V V F
d)
F V V F
2)
A Lei nº 9394/96 e a Constituição Federal de 1988 apresentam as responsabilidades para os SISTEMAS DE ENSINO. A partir da análise das respostas abaixo, assinale a resposta correta:
I: Terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica.
II: Assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram, progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público.
III: Definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: participação dos profissionais na elaboração do P.P.P. da escola.
IV: Incumbir-se-ão de: 1- participar da elaboração de proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; II elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
Estão corretas as alternativas:
Alternativas:
a)
I, II e III
b)
I e II
c)
II e III
d)
II e IV
3)
Com base nas leituras do material da disciplina, você pode conhecer um pouco mais sobre o currículo. Diante disso, complete o parágrafo abaixo com as palavras que darão sentido ao texto no que se refere a este documento.
Segundo Moreira (2002), o currículo passa _____________, e a escola precisa identificar e desvelar os componentes ideológicos do conhecimento escolar que a classe ______________ utiliza para a manutenção de privilégios. A determinação do conhecimento escolar, portanto, implica uma análise interpretativa e crítica, tanto da cultura dominante, quanto da cultura ____________. O currículo expressa uma cultura. Ele não pode ser separado do contexto social, uma vez que é historicamente situado e __________________ determinado. Diz respeito ao tipo de organização curricular que a escola deve adotar.
Alternativas:
a)
Ideologia – dominante – popular – culturalmente.
b)
Emoções – operária – dominante – socialmente
c)
Ideologia – proletária – dominante – socialmente
d)
Ideologia – operária – popular – culturalmente
4)
Essa ação caracteriza-se como um processo que apresenta como finalidade dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que apontem para sua superação, de modo a atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro. Essa definição se refere ao ato de:
Alternativas:
a)
Estudar
b)
Ler
c)
Interpretar
d)
Planejar
5)
Assinale a alternativa que apresenta a definição de Planejamento Escolar:
Alternativas:
a)
Documento onde são registrados os resultados do planejamento da educação escolar
b)
Envolve o planejamento global da escola, o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta da instituição.
c)
Considerado um guia, orienta a prática pedagógica, necessitando sempre da revisão pelo professor.
d)
Organiza um conjunto de matérias
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Av2 - Pedagogia - Seminário VI
1)
Qual o papel do professor no processo avaliativo?
Alternativas:
a)
Desenvolver atividade de memorização, porque assim o aluno tira melhores notas.
b)
Conhecer o processo de aprendizagem do aluno, para replanejamento pedagógico, com futuras correções do ensino, das orientações didáticas e das atividades a serem realizadas pelos alunos.
c)
Classificar o aluno examinado como mais ou menos inteligente.
d)
Utilizar a nota do aluno para selecionar os grupos de trabalho na sala de aula, ficando juntos os mais fracos.
2)
Analise os tópicos abaixo e assinale a resposta correta:
Avaliar é uma ação que acontece:
I)A partir da neutralidade.
II)Carregada de intenções.
III)Conforme a concepção de mundo, homem e sociedade do avaliador.
IV)Por meio do juízo de valor de quem avalia.
Estão corretas as alternativas:
Alternativas:
a)
I; II; III; IV
b)
I; II; IV
c)
II; III; IV
d)
II; IV
3)
A avaliação na concepção formativa tem como objetivo principal:
Alternativas:
a)
Identificar os erros dos alunos para indicar a nota.
b)
Ajudar o aluno a aprender e o professor a ensinar.
c)
Apontar os alunos mais e menos inteligentes.
d)
Medir a aprendizagem dos alunos.
4)
Assinale a alternativa que apresenta a definição da modalidade avaliativa diagnóstica:
Alternativas:
a)
Visa determinar a presença ou ausência de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências, permitindo averiguar as causas de repetidas dificuldades de aprendizagem.
b)
Indica como os alunos estão se modificando em direção aos objetivos.
c)
Classifica o aluno ao final da unidade ou ano letivo, segundo níveis de aproveitamento apresentados.
d)
Todas as alternativas estão corretas
5)
Sobre os instrumentos de avaliação da aprendizagem, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
É preciso priorizar a prova, porque garante ao professor saber da qualidade da aprendizagem do aluno.
b)
A forma adequada para a avaliação depende do objeto que está sendo avaliado.
c)
A autoavaliação com nota é o instrumento que possibilita ao professor ter a certeza da aprendizagem dos estudantes.
d)
Numa concepção formativa não devem existir instrumentos avaliativos