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| | avaliaçao fundamentos da gestao educacional av 1 | |
| | Autor | Mensagem |
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pires
Mensagens : 22 Data de inscrição : 26/06/2012 Idade : 30
| Assunto: avaliaçao fundamentos da gestao educacional av 1 Sex Abr 05, 2013 3:34 pm | |
| Questão 1: Compreender a história da gestão, as transformações políticas, econômicas e tecnológicas no contexto da globalização, auxilia no entendimento das novas exigências apresentadas a educação brasileira a partir dos anos de 1990. Na própria Constituição Federal se apresentam os princípios da gestão escolar democrática a ser implementada na escola. Assim, considere a afirmativa Correta: Alternativas 1 - A gratuidade do ensino público deverá ser privilégio daqueles alunos da Educação Básica, cuja renda familiar não for observada e nem apresentada uma proposta de pagamento, pelo governo municipal. 2 - A articulação entre Estado e Município será desconsiderada a partir do Plano Nacional de Educação. 3 - A Garantia da universalização da Educação Básica - educ. infantil, ensino fundamental e ensino médio, acontece através da disponibilização de cursos ligados a Educação Profissional. 4 - A Educação poderá ser entendida como instrumento para o exercício da cidadania. 5 - A instituição do Fórum Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação não devem garantir a representação de setores da sociedade civil organizada. RESPOSTA 4 Questão 2: Os princípios da gestão escolar democrática seguindo o contexto da LDB 9394/96, confirmam que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: Alternativas 1 - Participação da comunidade na gestão ficando a equipe da escola com a incumbência de auxiliar na elaboração e execução da proposta pedagógica da instituição. 2 - A administração de seu pessoal, ou seja, seus funcionários, além dos recursos materiais e financeiros da instituição fica a cargo do secretário da escola. 3 - Cabe a escola assegurar o cumprimento dos 250 dias letivos e 480 horas-aulas estabelecidos na LDB 9394/96. 4 - A família deverá prover meios para recuperação dos alunos que apresentarem menor rendimento escolar. 5 - O Trabalho do professor deverá apresentar certo distanciamento da família do aluno e da comunidade para não criar vínculos que incentivem os processos de integração da família com a escola. RESPOSTA 1 Questão 3: Considere as atribuições da Escola:
I) É atribuída a escola prioridade pedagógica, ao mesmo tempo em que se privilegia ação política de democratização, respeitando-se a pluralidade, o direito às diferenças e a participação coletiva, II) Cabe a escola a seleção e intenção em se trabalhar determinados conteúdos curriculares, o que ajuda a perceber em que medida o conjunto de suas práticas está de acordo com o que prevê seus documentos escolares. III) A atividade por excelência da escola centra-se em Ensinar. Sendo assim a escola deve se incumbir de padronizar a aquisição de habilidades físicas, intelectuais e manuais, necessárias ao aluno, visando a perpetuação do ensino tradicional na escola. IV) Cabe à escola favorecer a criação de oportunidade de inclusão social para aqueles que ainda não praticam o exercício da cidadania. V) É dada a escola a incumbência de preparar a criança em sua totalidade, visando seu desenvolvimento físico, político, social, cultural, filosófico, profissional e afetivo. Após leitura e interpretação podemos considerar como INCORRETA: Alternativas 1 - A alternativa I e V apresenta dados incorretos. 2 - A alternativa I, II, III e IV apresenta dados incorretos. 3 - A alternativa IV apresenta dados incorretos. 4 - A alternativa III apresenta dados incorretos. 5 - Nenhuma das alternativas apresenta dados incorretos. RESPOSTA 4 Questão 4: Leia e complete a lacuna da afirmativa que segue, de acordo com os dados sugeridos:
Ainda durante o mês de março do ano de 1990, o Brasil participa em Jomtien, na Tailândia, e posteriormente em dezembro de 1993 em Nova Delhi, de _____________________________,convocada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e Banco Mundial. Na conferência declara-se a necessidade de construção das bases de um Plano Decenal de Educação para os países subdesenvolvidos, de maior população do mundo. Alternativas 1 - Conferência Mundial sobre Educação Profissional, 2 - Plano Decenal de Educação, 3 - Conferência Interamericana de Educação Ambiental, 4 - Conferência Mundial de Educação para Todos, 5 - Conferência Nacional de Educação de Jovens e Adultos. RESPOSTA 4 Questão 5: Realize a leitura e complete as lacunas da afirmativa apresentada abaixo:
A democratização da gestão do sistema educativo e da escola é um princípio articulado ao caráter ___________desta atividade, que deve ser mantida pelo Estado e que este, também, precisa ser________________. Isso implica na democratização do próprio____________, na desprivatização da educação ocorrida na última década e na efetivação de _________________de acompanhamento, controle e definição das _______________educacionais, bem como da ______________do trabalho educativo na escola com participação de todos e todas. Alternativas 1 - Estado, mecanismos, políticas, organização, público, democratizado, 2 - Políticas, organização, público, democratizado, Estado, mecanismos, 3 - Público, democratizado, Estado, mecanismos, políticas, organização, 4 - Democratizado, Estado, mecanismos, público, políticas, organização, 5 - Mecanismos, políticas, organização, público, democratizado, Estado, RESPOSTA 3
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| | | pires
Mensagens : 22 Data de inscrição : 26/06/2012 Idade : 30
| Assunto: av 2 fundamentos da gestao educacinal Sex Abr 05, 2013 6:11 pm | |
| Questão 1: Nota: Não gerada Preencha as lacunas seguindo o que pede o texto: Quanto ao Grêmio Estudantil, a princípio sua atuação centrava-se em ajudar a escola, atender à demanda dos/as alunas, de melhor aproveitar o tempo e o espaço escolar. Não se observavam atividades conjuntas com o Conselho Escolar e a APMF. Atualmente o Grêmio Estudantil têm uma função muito importante na formação e representação do jovem, possibilita-lhes a _____________nas decisões ligadas ao espaço escolar. A __________do jovem, pode vir a favorecer a sua própria ________________ e o atendimento de suas necessidades futuras enquanto cidadão ativo na sociedade. A organização estudantil é a instância onde se cultiva gradativamente o ____________do aluno, para além da sala de aula. O Grêmio Estudantil é o órgão máximo de _______________dos estudantes dentro de cada estabelecimento de ensino. A Diretoria do Grêmio é o órgão representante e responsável pela organização e ______________das atividades do Grêmio, eleita periodicamente. O Grêmio é autônomo, isto não significa que seja independente! Muitas pessoas confundem autonomia com independência, elas não são sinônimas. Alternativas: 1 - interesse, representação, participação, politização, coordenação, integração, 2 - integração, interesse, representação, coordenação, participação, politização, 3 - representação, coordenação, participação, integração, interesse, politização, 4 - participação, politização, integração, interesse, representação, coordenação, 5 - participação, politização, integração, coordenação, representação, interesse, Sua resposta:
4 - participação, politização, integração, interesse, representação, coordenação,
Questão 2: Nota: Não gerada Considerando as determinações contidas na LDB 9394/96, responda a questão: Sobre a responsabilidade de gestão dos estabelecimentos públicos de ensino, bem como da elaboração de suas propostas pedagógicas, é correto afirmar que: Alternativas: 1 - A elaboração da proposta pedagógica e sua execução são de responsabilidade dos estabelecimentos de ensino e devem contar com a participação de seus docentes, articulados com as famílias dos alunos e com a comunidade. 2 - A elaboração, e execução da proposta pedagógica na instituição escolar é de responsabilidade dos pais de alunos e professores da comunidade escolar. 3 - O financiamento da proposta pedagógica é de responsabilidade dos estabelecimentos públicos de ensino, docentes, pais e comunidade local. 4 - A elaboração da proposta pedagógica é de responsabilidade das famílias dos alunos, enquanto o financiamento é prerrogativa da União. 5 - A elaboração da proposta pedagógica é de responsabilidade do sistema nacional de ensino, cabendo a escola envolver pais e professores na execução e ampliação de financiamento. Sua resposta:
1 - A elaboração da proposta pedagógica e sua execução são de responsabilidade dos estabelecimentos de ensino e devem contar com a participação de seus docentes, articulados com as famílias dos alunos e com a comunidade. Questão 3: Nota: Não gerada O Projeto Político Pedagógico deve ter como objetivo primordial a organização de um trabalho pedagógico intencional, articulado ao compromisso sócio-político da escola. Dentre os compromissos da escola para com a sociedade, deve se fazer presente a seguinte indagação: que cidadão a escola deseja formar? Diante desse compromisso, cabe a escola também definir suas ações educativas pautadas nas finalidades do Projeto Político Pedagógico. Dentre as finalidades do Projeto Político Pedagógico podemos caracterizar a necessidade de: I) Ignorar a intencionalidade da ação, possibilitando a re-significação do trabalho, visando a perpetuação d uma realidade tradicional, II) Sustentar o trabalho individual aglutinando pessoas em torno de várias causas e não de uma causa causa comum, III) Propiciar racionalização de esforços e recursos utilizados para atingir fins essenciais do processo educativo, IV) Ser instrumento de participação efetiva, superando práticas autoritárias e individuais, V) Fortalecer o grupo visando o trabalho individual e competitivo entre os participantes, intensificando o desenvolvimento de vários projetos ao mesmo tempo. Assim, podemos considerar como afirmativas CORRETAS : Alternativas: 1 - As alternativas II,IV e V apresentam dados corretos 2 - As alternativas I, II e V apresentam dados corretos 3 - As alternativas I, III, IV e V apresentam dados corretos 4 - As alternativas III e IV apresentam dados corretos 5 - Nenhuma das alternativas está correta Sua resposta:
4 - As alternativas III e IV apresentam dados corretos
Questão 4: Nota: Não gerada Considere a alternativa FALSA Alternativas: 1 - Gestão Democrática propõe fazer da ação educativa um processo coletivo de tomada de decisão. Nessa proposta o trabalho coletivo deve apagar diferenças e privilegiar participação. 2 - O Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como o Conselho Tutelar, busca zelar pelos direitos da criança, privando-a do direito a educação diante da participação de um delito ou ato infracionário. 3 - A função do Conselho Escolar é política na medida em que estabelece transformações, de forma consciente e intencional e é pedagógica, ao estabelecer os mecanismos necessários para que as transformações ocorram. 4 - O P.P.P. tem a ver com a organização do trabalho pedagógico da escola como um todo e com a organização da sala de aula, incluindo a relação com o contexto social imediato. 5 - O Regimento Escolar tornou-se instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa das instituições de ensino. No documento se deve evidenciar o compromisso dos profissionais com a realidade da comunidade e da instituição escolar. Sua resposta : 2 - O Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como o Conselho Tutelar, busca zelar pelos direitos da criança, privando-a do direito a educação diante da participação de um delito ou ato infracionário.
Questão 5: Nota: Não gerada O paradigma da gestão propõe a consolidação dos Conselhos Escolares deliberativos, como instrumento de construção coletiva e democrática. Ainda sugere mudança para a proposta político-pedagógica das instituições de ensino e o incentivo à organização dos estudantes em todos os níveis, através do Grêmio Estudantil. Seguindo a perspectiva leia e desconsidere na questão abaixo, os mecanismos da gestão democrática que não se ajustam às discussões realizadas no material de apoio, disponibilizado na Web Aula: Alternativas: 1 - Eleição direta para a escolha de diretor da escola, implantação do Conselho Escolar e reestruturação do Projeto Político Pedagógico. 2 - Minimização ou eliminação de práticas hierárquicas, além da possibilidade de ampliar a participação e o exercício da autonomia dos sujeitos escolares. 3 - A participação de professores, funcionários, pais, mães e alunos da instituição de ensino, envolvidos no exercício de contribuir com os princípios defendidos pela gestão para a escola pública. 4 - O principio constitucional da gestão democrática do ensino público favorecendo o avanço das políticas educacionais. 5 - Indicação de cidadão respeitável, ao cargo de diretor dos estabelecimentos de ensino, por comissão atuante em instâncias governamentais. Sua resposta:
5 - Indicação de cidadão respeitável, ao cargo de diretor dos estabelecimentos de ensino, por comissão atuante em instâncias governamentais.
responde as duas assim e deu tudo certo espero ajudar voces .... | |
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