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 Av 1 - Fundamentos da Gestão Educacional

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Adriana Freitas




Mensagens : 12
Data de inscrição : 30/04/2013

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MensagemAssunto: Av 1 - Fundamentos da Gestão Educacional   Av 1 - Fundamentos da Gestão Educacional EmptyTer Out 01, 2013 10:28 am

v 1 - Fundamentos da Gestão Educacional
Entrar ResponderInformaçõesPeríodo:
30/09/13 00:00 à 04/11/13 23:59
Situação:
Não finalizado
01/10/2013 11:26
Cabeçalho
Questão 1: Nota: Não gerada
Considerando as determinações contidas na LDB 9394/96, responda a questão: Sobre a responsabilidade de gestão dos estabelecimentos públicos de ensino, bem como da elaboração de suas propostas pedagógicas, é correto afirmar que:
Alternativas
1 - A elaboração da proposta pedagógica e sua execução são de responsabilidade dos estabelecimentos de ensino e devem contar com a participação de seus docentes, articulados com as famílias dos alunos e com a comunidade.
2 - A elaboração, e execução da proposta pedagógica na instituição escolar é de responsabilidade dos pais de alunos e professores da comunidade escolar.
3 - O financiamento da proposta pedagógica é de responsabilidade dos estabelecimentos públicos de ensino, docentes, pais e comunidade local.
4 - A elaboração da proposta pedagógica é de responsabilidade das famílias dos alunos, enquanto o financiamento é prerrogativa da União.
5 - A elaboração da proposta pedagógica é de responsabilidade do sistema nacional de ensino, cabendo a escola envolver pais e professores na execução e ampliação de financiamento.
Sua resposta
Sem resposta

Questão 2: Nota: Não gerada
O Projeto Político Pedagógico deve ter como objetivo primordial a organização de um trabalho pedagógico intencional, articulado ao compromisso sócio-político da escola. Dentre os compromissos da escola para com a sociedade, deve se fazer presente a seguinte indagação: que cidadão a escola deseja formar? Diante desse compromisso, cabe a escola também definir suas ações educativas pautadas nas finalidades do Projeto Político Pedagógico. Dentre as finalidades do Projeto Político Pedagógico podemos caracterizar a necessidade de:
Alternativas
1 - Ignorar a intencionalidade da ação, possibilitando a re-significação do trabalho, visando a perpetuação d uma realidade tradicional,
2 - Sustentar o trabalho individual e autoritário, aglutinando pessoas em torno de várias causas e não de uma causa comum,
3 - Propiciar a expansão de esforços e recursos utilizados com a finalidade de atingir fins complementares ao processo educativo,
4 - Ser instrumento de participação efetiva, superando práticas autoritárias e individuais,
5 - Fortalecer o grupo visando o trabalho individual e competitivo entre os participantes, intensificando o desenvolvimento de vários projetos ao mesmo.
Sua resposta
Sem resposta

Questão 3: Nota: Não gerada
O paradigma da gestão propõe a consolidação dos Conselhos Escolares deliberativos, como instrumento de construção coletiva e democrática. Ainda sugere mudança para a proposta político-pedagógica das instituições de ensino e o incentivo à organização dos estudantes em todos os níveis, através do Grêmio Estudantil. O Conselho Escolar, maior instância de gestão escolar é um órgão colegiado, organizado para promover a democracia no interior da escola. Apresenta como função:
Alternativas
1 - Construir o aporte financeiro da instituição escolar, subsidiando financeiramente quando a receita da escola não for suficiente.
2 - Discutir, aconselhar, deliberar e normatizar as questões mais importantes do cotidiano escolar.
3 - Fiscalizar aplicações administrativas, incentivando a formação para o consumismo.
4 - Servir como última instância de avaliação na escola, privilegiando os alunos que mais se destacaram durante o ano letivo, quando a reprovação estiver pautada em faltas, ou seja, (cabulação de aulas, matar aula).
5 - Definição de direitos e deveres para todos profissionais da escola, enquanto seus membros, possuem autonomia para realizar o que bem entender.
Sua resposta
Sem resposta

Questão 4: Nota: Não gerada
Se a escola é uma instituição de cultura, ela deve socializar o saber, a ciência, a técnica e as artes produzidas socialmente, enquanto que o professor deve viabilizar a todos seus alunos o acesso aos instrumentos de produção cultural, científica, técnica, pedagógica e política da sociedade. No espaço escolar também é trabalho do professor participar da estruturação do projeto político pedagógico, planejar e desenvolver atividades pedagógicas e projeto político-pedagógico, questionar a própria prática e refletir sobre o fazer profissional. Na proposta de formação do professor-pesquisador entende-se que o docente deve:
Alternativas
1 - Organizar suas atividades a partir da articulação prática-teoria-prática, ou seja; ação, conhecimento, ação.
2 - Modificar rotineiramente seus pressupostos teóricos valorizando informações apresentadas pela mídia, portanto passíveis de mudança e diferentes interpretações.
3 - Vivenciar a atividade de pesquisa em disciplinas teóricas apenas de forma quantitativa.
4 - Trabalhar a teoria como um suporte complementar à sua prática, nem sempre expressiva, pois a finalidade maior é a prática, a ação.
5 - Condicionar a prática no sentido de alterar o fazer pedagógico a cada avaliação realizada.
Sua resposta
Sem resposta

Questão 5: Nota: Não gerada
O paradigma da gestão propõe a consolidação dos Conselhos Escolares deliberativos, como instrumento de construção coletiva e democrática. Ainda sugere mudança para a proposta político-pedagógica das instituições de ensino e o incentivo à organização dos estudantes em todos os níveis, através do Grêmio Estudantil. Seguindo a perspectiva leia e indique na questão abaixo, os mecanismos da gestão democrática que não se ajustam às discussões realizadas no material de apoio, disponibilizado na Web Aula:
Alternativas
1 - Eleição direta para a escolha de diretor da escola, implantação do Conselho Escolar e reestruturação do Projeto Político Pedagógico.
2 - Minimização ou eliminação de práticas hierárquicas, além da possibilidade de ampliar a participação e o exercício da autonomia dos sujeitos escolares.
3 - Minimização ou eliminação de práticas hierárquicas, além da possibilidade de ampliar a participação e o exercício da autonomia dos sujeitos escolares.
4 - O principio constitucional da gestão democrática do ensino público favorecendo o avanço das políticas educacionais.
5 - Indicação de cidadão respeitável, ao cargo de diretor dos estabelecimentos de ensino, por comissão atuante em instâncias governamentais.
Sua resposta
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