AV 1
1)
Adaptado de VUNESP/UNESP-Psicólogo/2012) Silvia, uma mãe, " libera" Cleverston, seu filho, de arrumar o quarto, pois ele se comportou muito bem, tirou boas notas. Para a teoria Comportamental isto é um exemplo de:
Alternativas:
a)
reforço positivo.
b)
punição.
c)
estímulo aversivo.
d)
reforço negativo.
2)
(CONSUPLAN/TSE/Analista-Judiciário-Psicologia/2011).Na formação e estruturação da personalidade de um indivíduo, deve ser levado em conta que a(s)
I. personalidade, em sua formação, depende exclusivamente de fatores ambientais.
II. disposições herdadas têm pouca atuação na formação e estruturação da personalidade de um indivíduo.
III. dimensão estrutural e histórica da personalidade contribui para a sua constituição como tal.
Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que
Alternativas:
a)
apenas o item I está correto.
b)
apenas os itens I e II estão corretos.
c)
apenas o item III está correto.
d)
todos os itens estão corretos.
3)
(Adaptado de FCC/TRE-CE/Anal.Jud.Psicologia/2012) Imagine você chegando em uma festa. Primeiro você passa por uma sala de recepção (1), num grande salão de festa (2) no qual um grande número de pessoas, cheias de energia e consideradas de "má reputação", movem-se desordenadamente, agrupam-se e lutam incansavelmente para escapar até um pequeno salão contíguo. No entanto, nesta festa há um segurança (3) atento que protege o limiar entre o grande salão de entrada e a pequena sala de recepção. O guarda possui dois métodos para impedir que elementos indesejáveis escapem do salão de festa: ou os recusa na porta de entrada ou expulsa aqueles que haviam ingressado clandestinamente na sala de recepção. O efeito nos dois casos é o mesmo: os indivíduos ameaçadores e desordeiros são impedidos de entrar no campo de visão de um hóspede importante que está sentado no fundo da sala de recepção, atrás de uma tela. O significado da analogia é óbvio. As pessoas no salão de entrada representam as imagens inconscientes.
Agora assinale a alternativa que faz a correspondência correta com as instâncias do aparelho psíquico identificado por Fred:
Alternativas:
a)
Id– (1) sala de recepção;
Ego – (2) grande salão de festas;
Superego – (3) segurança
b)
Ego – (1) sala de recepção;
Id – (2) grande salão de festas;
Superego – (3) segurança
c) Superego– (1) sala de recepção;
Ego – (2) grande salão de festas;
Id – (3) segurança
d) Superego– (1) sala de recepção;
Id – (2) grande salão de festas;
Ego – (3) segurança
4)
Tanto na ciência como em uma escola, por exemplo, um paradigma:
Alternativas:
a)
sofre alterações constantes, sendo que um novo paradigma jamais se relaciona com o anterior, superando-o totalmente no sentido do progresso dos saberes e da racionalidade educacional.
b)
não pode ser alvo de reflexões, já que nunca se sabe racionalmente qual paradigma exerce influência em um determinado contexto histórico.
c)
nunca pode ser alterado, pois ele se refere às coisas imutáveis que pertencem às tradições e que garantiram o progresso humano até o atual estágio da civilização.
d)
pode determinar o que deve ser observado e investigado, o tipo de questões a serem levantadas, como as questões são estruturadas e como os achados científicos são interpretados.
5)
Sobre a fundação da psicologia como Campo científico analise as afirmações que se seguem:
I. Os primeiros estudos "científicos" de Psicologia foram desenvolvidos na Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra e França;
II. Havia uma preocupação em caracterizar a Psicologia como ciência.
III. Até então, os temas psicológicos eram tratados principalmente pela filosofia, metafísica e religião.
IV. A primeira contribuição que marcou o surgimento da nova ciência psicológica vem com a fundação de um laboratório de pesquisa.
Agora assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Todas estão corretas.
b) Apenas uma está correta.
c)
Apenas duas estão corretas
d)
Todas estão erradas.
AV2
1)
(FCC/MPE-PE/ An.Min.Psicologia /2012) Jean Piaget apontou que o ingresso da criança no universo moral se dá pela aprendizagem de diversos deveres a ela impostos pelos pais e adultos em geral (ex: não mentir, não pegar as coisas dos outros, não falar palavrão) e que a criança aceita regras morais provavelmente também quando já aceita como inquestionáveis
Alternativas:
a) as atividades da escola.
b)
as opiniões dos pais.
c) as regras dos jogos.
d)
os passeios familiares.
2)
(VUNESP/SEED-SP/PEB-II-Psicologia/2012) Segundo a concepção de Vigotsky, as estruturas
Alternativas:
a) mentais são universais e eternas.
b)
mentais são determinadas por fatores genéticos.
c)
sociais não podem ser alteradas pelos indivíduos.
d)
sociais e as estruturas mentais têm raízes históricas.
3)
Jean Piaget e Lev S. Vygotsky são identificados como grandes estudiosos do desenvolvimento humano: Piaget apresenta uma tendência hiperconstrutivista em sua teoria, com ênfase no papel estruturante do sujeito (maturação); Vygotsky considera que é no plano intersubjetivo, isto é, na troca entre as pessoas, que têm origem as funções mentais (social):
Alternativas:
a)
superiores, enfatizando o aspecto interacionista.
b)
concretas, enfatizando o fator de submissão.
c)
subordinadas, enfatizando o aspecto de simbolização.
d)
inferiores, enfatizando o aspecto organicista.
4)
As teorias cognitivas realçam no processo de aprendizagem
Alternativas:
a)
o fator emocional.
b)
o grau de aquisição de compreensão.
c)
os aspectos inconscientes.
d)
os ensaios os erros.
5)
(adaptado de VUNESP/SEED-SP/PEB-II-Psicologia/2012) Com a emergência das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), e seu caráter interativo, tem-se
Alternativas:
a)
a construção de um conhecimento mais elaborado e uma aprendizagem mais significativa.
b)
a eliminação da necessidade da atividade do aluno inserida numa prática educacional.
c)
um impedimento do controle sobre o seu processo de aprendizagem que os alunos tenham.
d)
uma maior/melhor contribuição para reforçar o envolvimento do sujeito com o seu processo de aprendizagem.
POR FAVOR ALGUÉM:?:
CONSEGUIU FAZER