AV1
1)A Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial pelo parecer que atende as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Étnico Racial aponta algumas questões que precisam ser tratadas em relação à História e a Cultura africana e as africanidades. Assinale a alternativa que expresse estas questões:
Alternativas:
a) pluralidade étnica, apartheid e a diversidade cultural;
b) combate o racismo, combate à desigualdade, combate a pobreza;
c) visão positiva da população negra, combate ao racismo e a discriminação;
d) cultura africana, africanidades, racismo;
2) A lei 10.639/2003 trata:
Alternativas:
a) Da questão da pluralidade racial;
b ) Da questão da pluralidade cultural;
c) Da questão do racismo;
d) Da obrigatoriedade do Ensino da História e da Cultura Afro Brasileira;
Alternativa assinalada
3) O tema sobre o racismo foi discutido apenas em qual documento curricular?
Alternativas:
a) PCN Pluralidade Cultural;
b)LDB/1996;
c) Lei 10639/2003
d) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais;
4) Como ainda são trabalhados os conteúdos referentes à África:
Alternativas:
a) São inseridas questões a respeito do racismo como entrave para as discussões sobre a igualdade racial;
b) Ainda ocorre uma naturalização dos africanos como trabalhadores escravos e a África como local de exploração da mão-de-obra;
c) São discutidas os avanços da população africana meridional após o apartheid.
d) Ainda ocorre a discussão sobre a participação da África na formação do mundo contemporâneo;
5) Os documentos que tratam da educação para as relações étnico raciais:
Alternativas:
a) São o resultado das lutas sociais dos Movimentos Negros no Brasil.
b) São fruto da vontade dos governos em promover a igualdade;
c) São o resultado dos movimentos sociais que se desenvolveram apenas no final do século XX;
d) São o resultado da inserção das discussões promovidas por comunidades negras que compartilham do mito da democracia racial;
AV2
1)De acordo com Leila leite Hernandez (2008) ser africano significa ser negro. Para a autora por que existe esta constatação
Alternativas:
a)Por causa das representações criadas por uma racionalidade ideológica que identificam os africanos em suas características fisiológicas que estão baseadas apenas na etnia negra;
b)Porque a África é um continente em que a maioria de sua população é negra;
c)Porque a África é um continente que possui um vazio demográfico e a maioria da população é negra ou mestiça;
d)Porque a África é um continente em que marcado pela etnia negra uma vez que os países brancos somam uma minoria;
2)A perspectiva apresentada pelas ideias que fundamentam o mundo moderno envolve uma visão sobre a África. Assinale a alternativa que trata destas visões apontadas pela Leila Hernandez:
Alternativas:
a)África como um continente habitado por povos distintos e culturalmente ricos;
b)África como um continente desenvolvido;
c)África como um continente selvagem, como um local diferente do que se tem na Europa e local em que os homens não possuem vontade racional;
d)Africa como um continente desenvolvido.
3)Forma inferiorizante de olhar para o outro. Estamos nos referindo ao:
Alternativas:
a)capitalismo;
b)cristianismo;
c)racismo;
d)etnocentrismo;
4)Para Anderson Ribeiro Oliva a LDB de 1996 e o PCN pluralidade Cultural apresentam abordagens sobre o racismo:
Alternativas:
a)Importantes, pois demonstram a complexidade da formação das civilizações africanas;
b)Interessantes, pois trata dos aspectos culturais e religiosos do continente;
c)Complexas, pois apresentam a constituição histórica dos estados africanos;
d)Superficiais, pois não tratam das questões mais complexas do continente africano como a história da constituição dos seus estados e conjuntos civilizatórios;
5)Qual o papel da escola na educação para as relações étnico raciais?
Alternativas:
a)Possui o papel de repassar os conteúdos a respeito da história e da cultura africana;
b)A escola se torna o centro da formação da consciência de que vivemos em uma sociedade multicultural e pluriétnica e de construção de relações sociais positivas para a construção de uma nação democrática.
c)Desenvolver ações de combate ao racismo com base nas teorias do século XIX que tratavam da inferioridade das raças;
d)Tratar do conhecimento universal como ponto de partida para a construção de uma sociedade mais justa;