Av1 - Pedagogia - Ensino de Matemática na Educação Infantil
• Período: 30/03/2015 00:00 à 23/04/2015 23:59
1)Para trabalhar na Educação Infantil é muito importante que o professor seja criativo, porém essa criatividade precisa estar aliada:
Alternativas:
• a) sobretudo, às experiências do docente.
• b) ao conhecimento teórico.
• c) aos recursos que a escola oferece.
• d) às condições financeiras do docente.
2)De acordo com as ideias defendidas por Piaget, o sujeito desenvolve sua inteligência a partir do processo de:
Alternativas:
• a) organização e adaptação ao meio ambiente.
• b) equilibração de sua mente.
• c) organização de sua mentalidade.
• d) acomodação ao meio ambiente.
3) Para que haja o desenvolvimento cognitivo dos alunos, é uma das funções do professor:
Alternativas:
• a) garantir que os alunos memorizem o máximo possível de conceitos matemáticos.
• b) propor constantemente jogos e brincadeiras.
• c) garantir que os alunos aprendam os números o mais cedo possível.
• d) propor atividades diversificadas, desafiadoras e inovadoras.
4) Faça a associação correta entre cada conceito cognitivo defendido por Piaget e suas respectivas caracterizações:
A – Esquema
B – Assimilação
C – Acomodação
D – Equilibração
( ) É o processo cognitivo de relacionar novos conceitos e percepções a esquemas existentes, ou seja, é a incorporação de elementos do meio externo a um esquema ou estrutura do sujeito.
( ) É o processo da passagem de uma situação de menor equilíbrio para uma de maior equilíbrio.
( ) podem ser compreendidos como estruturas mentais e que, por meio deles, os sujeitos adaptam-se e organizam, de maneira intelectual, o meio.
( ) É a modificação ou criação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado, ocasionando em uma mudança na estrutura cognitiva do sujeito.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem (de cima para baixo) correta da associação:
Alternativas:
• a) A – D – C – B
• b) B – D – A – C
• c) C – D – A – B
• d) D – C – B – A
5) De acordo com a teoria de Piaget, são três tipos de conhecimentos que podem ser construídos pela criança de acordo com suas ações com o meio. Esses conhecimentos são:
Alternativas:
• a) conhecimento físico, conhecimento lógico-matemático e conhecimento social.
• b) conhecimento cultural, conhecimento lógico-matemático e conhecimento social.
• c) conhecimento físico, conhecimento matemático e conhecimento ético.
• d) conhecimento intelectual, conhecimento lógico-racional e conhecimento social.
1- c
2 -b
3 - d
4 - c
5 - b