Observe as imagens e leia o texto:
Vamos fazer uso de uma imagem para tratar dos problemas da educação brasileira. Imagine que a educação como uma corrida. Deram-nos aquele carrinho verde da imagem, mas como não estamos conseguindo vencer a Bugatti Aventador (o carro vermelho), os teóricos e técnicos na educação afirmam que nós professores é que não sabemos dirigir direito... Segundo essa imagem e pensando na questão da inclusão, podemos afirmar que:
Alternativas
1 - o Bugatti representa as dificuldades para a implantação da inclusão e o carrinho verde representa a estrutura que o Estado oferece aos professores para vencer tais dificuldades.
2 - devemos nos preocupar somente ensinar a vencer na vida, utilizando fusquinhas ou outro automóvel qualquer.
3 - podemos acreditar que os técnicos da educação sempre estão certos em culpar os professores pelos fracassos na implantação de políticas de inclusão.
4 - a melhor conclusão é que a inclusão dos alunos no sistema educacional brasileiro já é uma realidade, dispensando-se os estudos teóricos a respeito desse assunto.
5 - o problema é preparar todos os alunos para dirigirem fusquinhas, independentemente das diferenças individuais.
Sua resposta
1 - o Bugatti representa as dificuldades para a implantação da inclusão e o carrinho verde representa a estrutura que o Estado oferece aos professores para vencer tais dificuldades.
Questão 2: Nota: Não gerada
Observe a charge:
O autor da charge ironiza uma das temáticas da questão da inclusão em nossa sociedade, a inclusão digital. Sobre a ideia de inclusão, podemos considerar que:
Alternativas
1 - com os computadores na escola, não é preciso se preocupar com esse problema.
2 - inclusão resume-se em colocar um computador na sala de aula.
3 - incluir é mais que enviar um computador para a escola, é garantir a formação de cidadãos plenos de deveres e direitos.
4 - é preparar mão-de-obra barata, e que saiba usar computador, para o mercado de trabalho.
5 - é promover a segregação dos diferentes para favorecer a aprendizagem através da informática.
Sua resposta
3 - incluir é mais que enviar um computador para a escola, é garantir a formação de cidadãos plenos de deveres e direitos.
Questão 3: Nota: Não gerada
Observe a imagem:
O autor da charge quer chamar a atenção do leitor para os graves problemas da educação pública no Brasil e as pseudossoluções governamentais. Leia o texto a seguir, que trata desse mesmo tema: “Se realmente pretendessem resolver o problema da educação no Brasil, o problema da reprovação, do analfabetismo, da avaliação, os governantes deveriam investir no professor (isto quer dizer salário mesmo, não se vive só de esperança) e investir na estrutura: menos alunos em sala, menos alunos por professor, menor carga horária de trabalho.”. Podemos afirmar que os autores consideram que:
Alternativas
1 - são acertadas as políticas educacionais implantadas pelas autoridades públicas.
2 - é impossível resolver os graves problemas da educação brasileira.
3 - a única responsabilidade em solucionar a crise educacional é dos professores.
4 - são muito graves os problemas enfrentados pelas escolas brasileiras.
5 - os únicos responsáveis pela educação brasileira são os governantes.
Sua resposta
4 - são muito graves os problemas enfrentados pelas escolas brasileiras.
Questão 4: Nota: Não gerada
Observe as imagens:
As imagens mostram duas escolas diferentes, em períodos diferentes. Podemos afirmar que ambas demonstram diferentes representações da educação. A partir do que estudamos, podemos afirmar que as representações são as:
Alternativas
1 - ideias preconceituosas que todos nós temos.
2 - estruturas mentais que nos permitem ler o mundo.
3 - salas de aula de diversos tipos.
4 - posturas que devemos lutar para eliminar, como o uso de quadro branco.
5 - construções mentais criadas para encobrir certos aspectos da realidade.
Sua resposta
5 - construções mentais criadas para encobrir certos aspectos da realidade.
Questão 5: Nota: Não gerada
Observe a imagem:
A imagem ironiza a política da inclusão digital, que é uma das muitas faces da questão da educação inclusiva. Em relação a esse tema, inclusão, percebemos muitas contradições entre os discursos oficiais e a prática cotidiana nas escolas, situação criticada pelo autor da charge. Sobre isso, pondere sobre as seguintes afirmações:
I – Como mostra a imagem, o processo de inclusão social das crianças nas escolas já foi concluído.
II – Independentemente da iniciativa dos governantes, os educadores têm o dever de promover a cultura da inclusão.
III – A inclusão também diz respeito ao uso correto das tecnologias da informação nas escolas públicas.
São verdadeiras as afirmações:
Alternativas
1 - apenas a I
2 - apenas a II
3 - apenas a III
4 - apenas I e III
5 - apenas II e III
Sua resposta
2 - apenas a II