Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais I 6º Semestre 2016

Ir para baixo 
AutorMensagem
Roseni Ferreira de Lima




Mensagens : 19
Data de inscrição : 17/11/2014

Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais I 6º Semestre 2016 Empty
MensagemAssunto: Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais I 6º Semestre 2016   Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais I 6º Semestre 2016 EmptyQua maio 18, 2016 8:50 pm

AV1
1)Dentre os diversos conceitos encontrados sobre criatividade, muitos são associados à arte, pois é uma área de atuação em que a criatividade é bastante exigida. De acordo com a web aula da disciplina, quanto à criatividade assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)Criatividade desenvolve-se ao longo da vida, pois pode ser exercitada e instigada.

b)A postura criativa está especificamente relacionada à área de atuação da arte, portanto pessoas criativas são consideradas artistas.

c)A criatividade é capacidade exclusiva de alguns, as pessoas consideradas criativas já nascem criativas.

d)Somente pessoas sensíveis e observadoras tem a capacidade de se tornar pessoas criativas.

2)Na atualidade, a sociedade contemporânea tem exigido cada vez mais de seus profissionais uma postura ética, comprometida e criativa, independente da sua área de atuação. Ostrower (1977) aponta que a criatividade é um potencial próprio da condição humana e que o ser humano possui a necessidade de desenvolver esse potencial. Nesse sentido, analise as alternativas abaixo:

Fonte: OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis/RJ: Vozes, 1977.

I – Criatividade não é privilégios de poucos, é um direito de todos.

II - A criatividade está associada à capacidade imaginativa que é mediadora entre o real, o sonho e a fantasia.

III - Criatividade é um potencial humano e pode ser desenvolvida, ela promove autoconhecimento e a curiosidade, produzindo o bem-estar social.

IV – Na atualidade a criatividade está associada à loucura, desse modo a capacidade de criar se desenvolve em estado de loucura, real ou potencial e a criação artística relaciona-se diretamente ao estado psicótico do artista.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas:

a)Somente I e II.

b)Somente II e III.

c)Somente I, II e III.

d)I, II, III e IV.

3)Criatividade implica liberdade, as regras continuam existindo, contudo podem ser infringidas desde que a forma como se apresenta alguma coisa à existência esteja acompanhada de uma solução para a situação-problema. São características de uma pessoa com perfil criativo:

I – A pessoa criativa tem medo de tentar coisas novas porque dependendo dos riscos que se corre podem afetar sua capacidade imaginativa.

II – A pessoa criativa está sempre receptiva a novas ideias e gosta de experimentar.

III – A pessoa criativa geralmente é bastante observadora, usa constantemente seus sentidos, sempre atento ao que acontece ao seu redor.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)A afirmativa I está correta e as afirmativas II e III estão incorretas.

b)A afirmativa I está incorreta e as afirmativas II e III estão corretas.

c)A afirmativa II está correta e as afirmativas I e III estão incorretas.

d)A afirmativa III está correta e as afirmativas I e II estão incorretas.

4)Uma pessoa criativa apresenta várias características, dentre elas geralmente estão aquelas que tem o pensamento convergente. Assinale a alternativa que apresenta a melhor definição para o significado de pensamento convergente:

Alternativas:

a)Enfrentar os obstáculos e não desistir facilmente.

b)Ser capaz de aceitar e trabalhar ao mesmo tempo com múltiplas causas ou respostas a um problema ou desafio singular.

c)Parecer desorganizado mas dedica-se aos seus projetos com ordem e determinação.

d)Possui habilidade de reduzir o número de possíveis soluções de um problema pela aplicação da lógica e conhecimento.

5)Analise as afirmativas abaixo e assinale V para verdadeiro e F para falso:

( ) Inicialmente, o conceito de criatividade estava associado à loucura, por se tratar de algo que foge aos padrões socialmente aceitáveis.

( ) O ato criador abrange a capacidade de compreender e associar as imagens, dando a elas significado, formando algo novo.

( ) A criatividade da criança pode ser estimulada pelo professor desde a educação infantil, pois a criança expressa em suas ações o resultado de todas as suas interações sociais e construções que o meio possibilita.

A sequência correta de cima para baixo é:

Alternativas:

a)F – V - F

b)V- V -V

c)V- F - V

d)F – V - V

AV2

1)Analise a afirmativa abaixo:

"Quando pensamos em criatividade como potencial humano, devemos considerar que o local mais apropriado para o desenvolvimento desse potencial "deveria" ser a instituição de ensino básico infantil."

A palavra "deveria" aparece em destaque porque:

Alternativas:

a)A criança só se torna criativa depois que ingressa na escola.

b)Muitas vezes a escola poda a criatividade da criança levando-a a reproduzir coisas, falas, situações.

c)A criança já chega na escola percebendo de forma crítica os fenômenos sociais e científicos, sendo assim não precisam ser mais estimulados.

d)Não é missão da escola contribuir para o desenvolvimento da criatividade.

2)Sobre o papel do professor e sua responsabilidade quanto ao estímulo do desenvolvimento da criatividade na criança é correto afirmar que:

Alternativas:

a)Deve proporcionar à criança um ambiente que favoreça a criatividade, deixando-a livre para fazer o que quiser e da maneira que quiser.

b)Deve trabalhar com modelos prontos motivando a reprodução.

c)Facilitar o seu trabalho elaborando as mesmas práticas para todas as turmas independente da faixa etária.

d)Pensar práticas que contribuam para tornar a criança autora de suas ações, dando espaço para que manifestem suas ideias, pensamentos e sua imaginação.

3)São considerados elementos inibidores do trabalho pedagógico na perspectiva criativa:

I - Precariedade na formação do professor somado à imaturidade e a indisciplina na sala de aula.

II – Falta de intencionalidade, motivação ou compromisso na promoção de atividades que motivem a criança a criar.

III – A percepção da criança em sua singularidade como cidadã e sujeito de direitos.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)A afirmativa I está correta enquanto as afirmativas II e III estão incorretas.

b)A afirmativa II está correta enquanto a afirmativa I e III estão incorretas.

c)Afirmativa I e II estão corretas enquanto a afirmativa III está incorreta.

d)Todas as afirmativas estão corretas.

4)O desenvolvimento do potencial criativo das crianças no contexto escolar depende em parte da atuação do professor, mas de certo modo também do próprio aluno, do ambiente e das relações estabelecidas entre eles. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo sobre as características do ensino criativo:

I – O professor precisa conhecer a criança que aprende e o conteúdo a ser ministrado, agindo de forma compromissada e com responsabilidade.

II – O professor deve conduzir a aprendizagem por meio da mediação na construção dos conhecimentos e estar aberto a ouvir as crianças, valorizando os trabalhos e avanços de cada aluno.

III -As crianças precisam aprender a administrar sua liberdade, compreendendo que é importante pensar no seu bem-estar e também no bem-estar do outro.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas:

a)Apenas a afirmativa I.

b)Apenas as afirmativas I e II.

c)Apenas as afirmativas I e III.

d)I, II e III.

5)Segundo o material disponibilizado na web aula 2, a mobilização para atividades educativas diversificadas configuram-se em características peculiares ao ensino criativo. Além do professor, do aluno e do ambiente, três pilares emergem no intuito de desenvolver o potencial criativo no cenário escolar, são eles:

Alternativas:

a)A heterogeneidade relacionada aos valores, diversidade cultural e crenças; as percepções que alunos e professores tem de si e o clima de sala de aula.

b)O medo, o arrependimento e a frustração.

c)Limite de tempo, sobrecarga de trabalho e problemas de saúde.

d)Falta de motivação, indisciplina e atitudes descompromissadas.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais I 6º Semestre 2016
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» seminário VIl tópicos especiais l 7º Semestre
» AV 1 SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR: TÓPICOS ESPECIAIS I
» AV 2 SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR: TÓPICOS ESPECIAIS I
» AV 1 SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR: TÓPICOS ESPECIAIS II
» AV 2 Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais II

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: