Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Ensino de Educação Física Escolar e Psicomotricidade

Ir para baixo 
AutorMensagem
lorenavh




Mensagens : 5
Data de inscrição : 22/03/2016

Ensino de Educação Física Escolar e Psicomotricidade Empty
MensagemAssunto: Ensino de Educação Física Escolar e Psicomotricidade   Ensino de Educação Física Escolar e Psicomotricidade EmptyDom maio 22, 2016 11:29 pm

1)
A disciplina de Educação Física com o passar do tempo foi conquistando o seu espaço no ambiente escolar e, na década de 90, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Lei nº 9.394/96 e da Resolução nº 2/98 da Câmara de Educação Básica, a Educação Física no âmbito escolar, é entendida como:

Alternativas:

a)
Área de conhecimento e Componente Curricular facultativo na Educação Básica.

b)
Componente Curricular obrigatório na Educação Básica e Área de conhecimento.

Alternativa assinalada
c)
Área de atividade e Componente Curricular obrigatório na Educação Básica.

d)
Área de Aprendizagem Esportiva e Componente Extracurricular.

2)
A Ciência da Motricidade Humana surgiu na tentativa de propor uma reconstrução epistemológica para a Educação Física, consolidando-a em uma nova ciência do Homem, ao instituir um novo objeto de estudo para esta área, que seria a própria Motricidade Humana (ALVARENGA; PEREIRA; MORTARI, 2009). Assinale a alternativa correta com relação a essa proposta nas aulas de Educação Física.

Alternativas:

a)
O professor de Educação Física considera que o sujeito possui anseios, desejos, necessidades e, a partir disso, busca elevar esses aspectos à condição de movimento-integração visando sua transcendência.

Alternativa assinalada
b)
O professor de Educação Física entende que o corpo em movimento é apenas um corpo executor de ações motoras, o significado que essas ações podem agregar ao seu desenvolvimento é algo que fica em segundo plano.

c)
O professor de Educação Física permite uma relação e interação do sujeito com o meio que ele vive de maneira rápida e objetiva, pois desde o princípio os alunos, aprendem de forma imediata.

d)
O professor de Educação Física considera a visão cartesiana e mecanicista do movimento humano, baseada meramente na valorização de conhecimentos biológicos para a formação e desenvolvimento do indivíduo.

3)
A Educação Física enquanto componente curricular possui particularidades com relação a seu objeto de estudo, conteúdos e forma de intervenção docente, como todas as disciplinas. Sobre o assunto, leia com atenção as afirmações a seguir e marque a alternativa correta.

Alternativas:

a)
A Educação Física tem como objeto de estudo e intervenção o movimento humano. Nesse sentido, o planejamento das atividades deve contemplar o saber fazer, ou seja, a execução repetitiva do movimento.

b)
A disciplina tem como propósito possibilitar ao educando o entendimento do movimento em suas diferentes formas, visando realizar uma interação com mundo que o cerca.

Alternativa assinalada
c)
Os movimentos realizados pelos alunos nas aulas de Educação Física devem ser entendidos e avaliados, sobretudo, pelo enfoque bio-fisiológico.

d)
O movimento humano é inerente ao ser humano, ou seja, é algo inato. A partir disso, o repertório motor dos alunos deve ser levado em consideração nas aulas de Educação Física, sendo inadequado o professor interferir com novas propostas de atividades.

4)
O conjunto de conhecimentos que podem ser explorados por meio da Educação Física escolar, para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental são diversos. Analise os conteúdos abaixo e assinale a alternativa que possui a(s) sentença(s) correta(s).

I. Possibilidades expressivas do movimento.

II. Percepção e aceitação das regras como necessárias ao convívio social.

III. Conhecimento das formas de linguagem.

IV. Conhecimento de si mesmo, suas possibilidades de movimento e limitações.

Alternativas:

a)
I, II e III.

b)
I, II e IV.

Alternativa assinalada
c)
II e IV.

d)
IV.

5)
Nas aulas de Educação Física os alunos devem ter a oportunidade de vivenciar e experimentar diversas possibilidades de movimentos produzidos e organizados culturalmente, ou seja, ter acesso às diferentes manifestações da cultura corporal, com o objetivo de apreciá-las e compreendê-las. Entre os elementos culturais que foram incorporados como conteúdos da disciplina escolar, estão:

Alternativas:

a)
Esportes, jogos e brincadeiras e ginásticas.

b)
Equilíbrio corporal, força corporal, flexibilidade e coordenação motora.

c)
Esquema corporal, noção espaço-temporal, lateralidade e coordenação motora.

d)
Ginásticas, jogos e brincadeiras, esportes, lutas e danças.

Alternativa assinalada


1)
Desde a pré-história o homem sempre buscou compreender sua motricidade e conforme o tempo foi passando as civilizações foram inserindo diferentes objetivos às práticas corporais. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta o enfoque dado à Educação Física na sociedade ocidental grega.

Alternativas:

a)
A prática de exercícios físicos possibilitava somente a formação do físico do indivíduo.

b)
As lutas de gladiadores eram o ápice dessa cultura, em que a utilizavam como forma de proporcionar espetáculo à população.

c)
O exercício físico era deixado de lado por considerarem o culto ao corpo pecado, por força da Igreja.

d)
O cuidado com o corpo por meio da prática dos exercícios físicos possibilitava a formação do espírito e da moral para além do físico.

Alternativa assinalada
2)
A Educação Física como concebemos hoje tem suas raízes na Europa, fim do século XVIII e início do século XIX - com a criação dos chamados Sistemas Nacionais de Ensino, que possuíam caráter bastante abrangente (SOARES, 1996). Com base nesta temática, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) Os exercícios ginásticos eram organizados e planejados com base nos conhecimentos de anatomia e fisiologia e buscavam a melhora da condição física dos alunos.

( ) A ginástica na escola, em seu início, também teve o propósito de resolver problemas de saúde pública, pois cabia ao governo, por meio da educação, tentar minimizar os problemas de saúde da população em geral.

( ) Os métodos ginásticos sueco, francês e alemão, inseridos no ambiente educacional, tinham a preocupação de desenvolver atletas para participar de competições.

Assinale a alternativa que possui a sequência correta:

Alternativas:

a)
V, V e F.

Alternativa assinalada
b)
V, V e V.

c)
V, F e V.

d)
F, F e F.

3)
No Brasil, a Educação Física escolar apresentou predominância de diferentes vertentes metodológicas, mas sempre dependente dos interesses político-econômicos e da ideologia dominante em cada época. Após passado um tempo da utilização da Educação Física nas escolas, nas décadas de 60 e 70, era comum o ensino de qual conteúdo nas aulas?

Alternativas:

a)
Esporte.

Alternativa assinalada
b)
Ginástica.

c)
Lutas.

d)
Jogos e brincadeiras.

4)
Realizar o planejamento é essencial para a atuação do professor. Planejar é antecipar uma ação e isto é necessário na disciplina de Educação Física bem como nas demais. Quando antecipamos uma ação, minimizamos os erros, pois há uma previsão de acontecimentos. Dentre os itens que compõem um plano de aula, existem duas etapas que devem tornar-se referência para o professor, atuando como ponto de partida para a estruturação das etapas posteriores. Assinale a alternativa que apresenta essas etapas.

Alternativas:

a)
O conteúdo a ser aplicado e a descrição das atividades.

b)
As atividades que vai aplicar e as formas de avaliação.

c)
Os objetivos que pretende alcançar e a forma de avaliação.

d)
O conteúdo a ser aplicado e os objetivos que pretende alcançar.

Alternativa assinalada
5)
Sobre o planejamento de aulas de Educação Física para os anos iniciais do Ensino Fundamental, leia atentamente o trecho abaixo e responda a questão.

Proponha que a turma vivencie várias maneiras de pular corda: uma criança por vez, em dupla e em trios. Também é possível brincar diversificando as regras, como pular ao ritmo de uma parlenda ou pular tocando a mão no chão. Converse com o grupo sobre outras brincadeiras que podem ser realizadas com o objeto: chicote queimado (uma criança gira a corda rente ao chão e as demais pulam), aumenta-aumenta (duas seguram as pontas da corda e vão levantando gradativamente para que as outras saltem) e cabo de guerra. (FONTE: Nova Escola - Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/experimentacao-brincadeiras-corda-607732.shtml).

De acordo com as informações contidas nesse trecho, podemos afirmar que essa aula de Educação Física tem como principal objetivo para os alunos:

Alternativas:

a)
Realizar atividades de maneira individual, pois essa estratégia é a mais adequada para entender o movimento do corpo com a corda, para realizar o salto.

b)
Experimentar diferentes brincadeiras com corda, visando reconhecer e compreender as diferentes manifestações culturais e corporais do homem em movimento.

Alternativa assinalada
c)
Aprimorar a flexibilidade, pois esta é a principal estrutura capacitativa solicitada nas atividades com corda.

d)
Melhorar o condicionamento físico (resistência cardiorrespiratória) por meio de brincadeiras diferentes e contínuas sobre essa habilidade.


AVALIAÇÃO 1
1. B
2. A
3. B
4. B
5. D

AVALIAÇÃO 2
1. D
2. A
3. A
4. D
5. B

FOI SEM ERRO!!! Very Happy Very Happy Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
 
Ensino de Educação Física Escolar e Psicomotricidade
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ensino de Educação Física Escolar e Psicomotricidade
» Ensino de Educação Física Escolar e Psicomotricidade
» av 1 av 2 PEDAGOGIA - ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
» Ensino de Educação Física Escolar e Psicomotricidade
» AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: