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| | Av1 - Pedagogia - Gestão Educacional e Avaliação Institucional | |
| | Autor | Mensagem |
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Neiia
Mensagens : 29 Data de inscrição : 24/09/2013 Idade : 42 Localização : teixeira de freitas BA
| Assunto: Av1 - Pedagogia - Gestão Educacional e Avaliação Institucional Ter Ago 09, 2016 5:24 pm | |
| Av1 - Pedagogia - Gestão Educacional e Avaliação Institucional Educação pode ser considerada o conjunto de ações, processos, influências e estruturas que acabam por interferir no desenvolvimento humano. Também podemos entendê-la como atividade mediadora no seio da prática social, envolta em conflitos e contradições. Seguindo a LDB 9394/96, é Correto afirmar que a Educação:
Alternativas:
a) Acontece apenas no ambiente escolar, enquanto os outros ambientes favorecem o envolvimento com a Cultura.
b) Atualmente passa a ser dever da família porque o Estado, não consegue mais responsabilizar-se integralmente pela educação formal.
c) Tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o trabalho e para o exercício da cidadania.
Alternativa assinalada d) Abrange o processo formativo que se desenvolve prioritariamente na vida familiar, sem muita conexão com a convivência humana.
e) Sua compreensão envolve ações circunstanciada pela sociedade de maneira fragmentada, devendo ser compreendida então à partir de uma única dinâmica.
2) O professor deve caminhar do contexto social para o interior do espaço educativo refletindo sobre sua atuação no espaço escolar, pois cabe a ele contribuir para: elevar a consciência alienada, fragmentada dos alunos, a uma consciência coerente de mundo, principalmente desmistificando situações reais. Nessa perspectiva torna-se incoerente afirmar que:
Alternativas:
a) A formação e a capacitação do professor deve dar-lhe possibilidade de analisar e compreender, com consciência crítica, a realidade escolar,
b) Cabe ao professor conhecer as características de desenvolvimento de seus alunos, suas experiências, bem como o contexto em que vivem,
c) O professor deve saber organizar os objetivos e conteúdos de maneira coerente com o currículo, desenvolvimento dos alunos e seu nível de aprendizagem,
d) Faz parte do compromisso do professor, possuir domínio da didática, assim como cabe ao pedagogo responsabilizar-se pelo planejamento das atividades à serem ministradas em sala de aula.
Alternativa assinalada e) Cabe ao professor preocupar-se com sua formação durante o período da graduação, dando continuidade posterior em cursos de especialização e capacitação constante, com objetivo de aprimorar seus conhecimentos.
3) No espaço educativo, torna-se importante para os profissionais da educação; entender o conceito de administração e de gestão, assim como a diferença entre autoridade e autoritarismo. Enquanto o desenvolvimento da Gestão democrática no espaço escolar; permite considerar o diálogo, a possibilidade de participação, a criticidade e o discernimento sobre a realidade, a administração autoritária no espaço educativo consiste:
Alternativas:
a) Em um posicionamento individual que favorece a ação e a articulação do discurso e do diálogo, tendo como propósito a tomada de decisão,
b) Na partilha do poder, na sensibilidade da equipe gestora conduzir o trabalho na escola, respeitando-se as próprias demandas,
c) Em processo que sustenta a atividade de impulsionar e respeitar o pensamento de todos profissionais, preocupados com a mesma causa,
d) Na racionalização do trabalho e do esforço humano de maneira impositiva, respeitando-se a palavra final que deve sempre vir do diretor,
Alternativa assinalada e) No respeito a autoridade do diretor que mesmo diante do Conselho Escolar, possui autonomia para resolver qualquer situação da escola.
4) A estrutura administrativa de um espaço educativo envolve vários profissionais, até porque atualmente, o termo "administração" passa a ser analisado em outra perspectiva, ou seja, "gestão". Assim, a gestão escolar, ao seguir o prescrito na legislação, abarca corpo docente, alunos, representantes da comunidade escolar e demais profissionais da escola. Frente a esta reflexão podemos perceber que a competência de todos envolvidos, contribui para que a escola alcance êxito naquilo que lhe é proposto pela sociedade. Dando continuidade à reflexão, realize a leitura das afirmativas apresentadas abaixo, indicando (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.
( ) As Políticas Educacionais, auxiliam na formulação de regras, e controle de acesso aos recursos, poderes ou direitos ligados à educação.
( ) A escola se organiza, com o único objetivo de formar pessoas, mediante reprodução de valores sociais, estabelecidos pelos professores,
( ) A Constituição Federal de 1988, a LDB n. 9394/96 e o Plano Nacional de Educação, dão suporte legal; à organização do trabalho nos espaços educativos.
( ) A educação proporciona aos alunos, a possibilidade do desenvolvimento humano de maneira plena, articulando a formação intelectual e política com a prática social.
Após leitura é indicado como (V) para Verdadeiro e (F) para Falso, de maneira sequenciada:
Alternativas:
a) F – V – V – F
b) V – V – F – F
c) V – F – V – V
Alternativa assinalada d) F – F – V – V
e) V – V – V – F
5) As instâncias colegiadas constituem-se em um dos mais importantes mecanismos de democratização da Gestão de uma escola, porque conta com a representação da comunidade educativa. Dentre as instâncias colegiadas que contribuem para a dinâmica do processo educativo no espaço escolar, merece destaque:
Alternativas:
a) Núcleo Regional de Ensino, Secretaria da Educação e Sala de Apoio,
b) Conselho Escolar, Grêmio Estudantil e Associação de Pais Mestres e Funcionários,
Alternativa assinalada c) Sala de Recursos, Conselho de Classe e Conselho Escolar,
d) Conselho de Classe, Conselho Escolar e Associação de Bairro,
e) Associação de Pais, Organização Não Governamental e Conselho de Classe.
foi sem erro. av1 1=c 2=d 3=d 4-c 5=b
av2 1=a 2=a 3=c 4=b 5=a foi sem erro
Av2 - Pedagogia - Gestão Educacional e Avaliação Institucional 1) A gestão democrática sugerida ao campo educacional, é entendida como espaço de participação e exercício da cidadania. Dentre as características da gestão, podemos destacar a descentralização do poder; que antes ficava apenas nas "mãos do diretor" da escola. Nesse contexto, a proposta de gestão no espaço educativo, indica:
SANTOS, Pablo Silva. Guia prático da política educacional no Brasil: ações, planos, programas e impactos. São Paulo: Cengage Learning, 2012
Alternativas:
a) A promoção e efetivação de um trabalho a ser realizado de forma colaborativa,permeado pelo diálogo e respeito aos participantes,
Alternativa assinalada b) A participação da equipe diretiva, prepotente, induzindo ações e atitudes que acaba por desagregar o grupo de trabalho,
c) Uma construção que se limita a observar as ações cotidianas, construídas seguindo parecer do sindicato patronal,
d) A participação de uma instância colegiada que contribui com o sistema capitalista de maneira corrupta e coercitiva,
e) Que os pais não demonstram interesse em participar das atividades na escola apenas por falta de interesse.
2) Utilizando-se dos conceitos, características e atribuições apresentadas pelas instâncias colegiadas, conforme segue: Grêmio Estudantil, Conselho Escolar, Conselho de Classe, Associação de Pais, Professores e Funcionários e Escola de Pais, Gestão Educacional; interprete as afirmativas adequadamente indicando (V) para Verdadeiras e (F) para Falsas,
( )A aquisição de habilidades e comportamentos que favorecem o convívio social e as atitudes solidárias, no meio estudantil pode ser provocada pelo Grêmio Estudantil.
( ) Os participantes da Associação de Pais, Mestres e Funcionários da escola, ficam responsáveis em avaliar o trabalho do professor em sala de aula,
( ) Ao tratar sobre os princípios e fins da educação, encontra-se descrito na LDB n. 9394/96, as prerrogativas indicadas ao sistema educacional, sobre a gestão do ensino público.
( ) Cabe ao Grêmio Estudantil realizar bimestralmente reunião de pais no espaço educativo para tratar sobre normas disciplinares e aproveitamento dos alunos em sala de aula.
( ) Associação de Pais, Mestres e Funcionários da escola, tem como objetivo, auxiliar na promoção de atividades administrativas escolares, bem como arrecadar recursos para complementar gastos com ensino, educação e cultura.
Após leitura e interpretação deve ser indicada:
Alternativas:
a) V – F – V – F – V
Alternativa assinalada b) V – V – F – F – F
c) F – F – V – F – V
d) V – F – F – V – V
e) F – F – F – V – V
3) A avaliação externa é um importante elemento das políticas regulatórias aplicadas à educação a ponto de ser desenvolvido no Brasil um sistema nacional de avaliação. Esse sistema nacional de avaliação, de maneira sintetizada, busca elementos que contribuam para AVALIAR:
I)A Educação Básica e o Ensino Superior,
II)A alfabetização na Educação Infantil,
III) A situação educacional brasileira,
IV) A implantação de políticas educacionais,
V)O Ensino Superior através da Prova Brasil,
Após reflexão podemos considerar que:
Alternativas:
a) Apenas as proposições I e II, estão Corretas,
b) Apenas as proposições II e III, estão Corretas,
c) Apenas as proposições I, III e IV, estão Corretas,
Alternativa assinalada d) Apenas a proposição IV e V, estão Corretas,
e) Todas as proposições I, II, III, IV e V, estão Corretas,
4) O aprimoramento de metodologias com vistas à melhoria do ensino e aprendizagem deve romper com a avaliação quantificada sob forma de tabulação de dados. Desmotivar ações que priorizem a competição e o mérito que acaba por provocar a evasão, exclusão e repetência, e sim, valorizar o compromisso do professor com a educação, sua responsabilidade para com seu próprio trabalho e com a instituição da qual faz parte. Seguindo a proposta de Avaliação marcada pela lógica da inclusão: Avaliar, significa:
Alternativas:
a) Classificar a aprendizagem em certo e errado, aluno bom e ruim.
b) Condição para o redimensionamento do processo de ensino e aprendizagem.
Alternativa assinalada c) Instrumento utilizado com objetivo de punição, competição e coerção.
d) Separar aqueles que aprendem daqueles que não conseguem aprender.
e) Alcançar empoderamento para a execução do mapeamento de turma.
5) Quando se pensa em avaliação externa à escola, podemos constatar o envolvimento do MEC em várias fases do processo, tanto de elaboração como de execução e levantamento dos dados. Sendo assim, realize a leitura das afirmativas apresentadas abaixo, indicando (V) para Verdadeiras e (F) para Falsas.
( )Um dos objetivos da avaliação externa centra-se em fazer com que as instituições de ensino se preocupem com adoção de um padrão de qualidade indicado pelo MEC.
( )O Saeb, caracteriza-se por avaliar o Ensino Superior em suas especificidades.
( )A Prova Brasil avalia a proposta de Ensino Médio e da Educação Profissional,
( )A proposta de avaliação externa prioriza os dados alcançados pelo professor ao final de cada aula ministrada,
( )São consideradas avaliações externas: Saeb, Enem, Prova Brasil e Sinaes,
Após realização da leitura, pode ser considerado:
Alternativas:
a) V – F – F – F – V
Alternativa assinalada b) F – V – V – F – F
c) F – F – F – V – V
d) F – V – F – V – F
e) V – V – V – V – F
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| | | Neiia
Mensagens : 29 Data de inscrição : 24/09/2013 Idade : 42 Localização : teixeira de freitas BA
| Assunto: Re: Av1 - Pedagogia - Gestão Educacional e Avaliação Institucional Ter Ago 09, 2016 5:30 pm | |
| - Neiia escreveu:
- Av1 - Pedagogia - Gestão Educacional e Avaliação Institucional
Educação pode ser considerada o conjunto de ações, processos, influências e estruturas que acabam por interferir no desenvolvimento humano. Também podemos entendê-la como atividade mediadora no seio da prática social, envolta em conflitos e contradições. Seguindo a LDB 9394/96, é Correto afirmar que a Educação:
Alternativas:
a) Acontece apenas no ambiente escolar, enquanto os outros ambientes favorecem o envolvimento com a Cultura.
b) Atualmente passa a ser dever da família porque o Estado, não consegue mais responsabilizar-se integralmente pela educação formal.
c) Tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o trabalho e para o exercício da cidadania.
Alternativa assinalada d) Abrange o processo formativo que se desenvolve prioritariamente na vida familiar, sem muita conexão com a convivência humana.
e) Sua compreensão envolve ações circunstanciada pela sociedade de maneira fragmentada, devendo ser compreendida então à partir de uma única dinâmica.
2) O professor deve caminhar do contexto social para o interior do espaço educativo refletindo sobre sua atuação no espaço escolar, pois cabe a ele contribuir para: elevar a consciência alienada, fragmentada dos alunos, a uma consciência coerente de mundo, principalmente desmistificando situações reais. Nessa perspectiva torna-se incoerente afirmar que:
Alternativas:
a) A formação e a capacitação do professor deve dar-lhe possibilidade de analisar e compreender, com consciência crítica, a realidade escolar,
b) Cabe ao professor conhecer as características de desenvolvimento de seus alunos, suas experiências, bem como o contexto em que vivem,
c) O professor deve saber organizar os objetivos e conteúdos de maneira coerente com o currículo, desenvolvimento dos alunos e seu nível de aprendizagem,
d) Faz parte do compromisso do professor, possuir domínio da didática, assim como cabe ao pedagogo responsabilizar-se pelo planejamento das atividades à serem ministradas em sala de aula.
Alternativa assinalada e) Cabe ao professor preocupar-se com sua formação durante o período da graduação, dando continuidade posterior em cursos de especialização e capacitação constante, com objetivo de aprimorar seus conhecimentos.
3) No espaço educativo, torna-se importante para os profissionais da educação; entender o conceito de administração e de gestão, assim como a diferença entre autoridade e autoritarismo. Enquanto o desenvolvimento da Gestão democrática no espaço escolar; permite considerar o diálogo, a possibilidade de participação, a criticidade e o discernimento sobre a realidade, a administração autoritária no espaço educativo consiste:
Alternativas:
a) Em um posicionamento individual que favorece a ação e a articulação do discurso e do diálogo, tendo como propósito a tomada de decisão,
b) Na partilha do poder, na sensibilidade da equipe gestora conduzir o trabalho na escola, respeitando-se as próprias demandas,
c) Em processo que sustenta a atividade de impulsionar e respeitar o pensamento de todos profissionais, preocupados com a mesma causa,
d) Na racionalização do trabalho e do esforço humano de maneira impositiva, respeitando-se a palavra final que deve sempre vir do diretor,
Alternativa assinalada e) No respeito a autoridade do diretor que mesmo diante do Conselho Escolar, possui autonomia para resolver qualquer situação da escola.
4) A estrutura administrativa de um espaço educativo envolve vários profissionais, até porque atualmente, o termo "administração" passa a ser analisado em outra perspectiva, ou seja, "gestão". Assim, a gestão escolar, ao seguir o prescrito na legislação, abarca corpo docente, alunos, representantes da comunidade escolar e demais profissionais da escola. Frente a esta reflexão podemos perceber que a competência de todos envolvidos, contribui para que a escola alcance êxito naquilo que lhe é proposto pela sociedade. Dando continuidade à reflexão, realize a leitura das afirmativas apresentadas abaixo, indicando (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.
( ) As Políticas Educacionais, auxiliam na formulação de regras, e controle de acesso aos recursos, poderes ou direitos ligados à educação.
( ) A escola se organiza, com o único objetivo de formar pessoas, mediante reprodução de valores sociais, estabelecidos pelos professores,
( ) A Constituição Federal de 1988, a LDB n. 9394/96 e o Plano Nacional de Educação, dão suporte legal; à organização do trabalho nos espaços educativos.
( ) A educação proporciona aos alunos, a possibilidade do desenvolvimento humano de maneira plena, articulando a formação intelectual e política com a prática social.
Após leitura é indicado como (V) para Verdadeiro e (F) para Falso, de maneira sequenciada:
Alternativas:
a) F – V – V – F
b) V – V – F – F
c) V – F – V – V
Alternativa assinalada d) F – F – V – V
e) V – V – V – F
5) As instâncias colegiadas constituem-se em um dos mais importantes mecanismos de democratização da Gestão de uma escola, porque conta com a representação da comunidade educativa. Dentre as instâncias colegiadas que contribuem para a dinâmica do processo educativo no espaço escolar, merece destaque:
Alternativas:
a) Núcleo Regional de Ensino, Secretaria da Educação e Sala de Apoio,
b) Conselho Escolar, Grêmio Estudantil e Associação de Pais Mestres e Funcionários,
Alternativa assinalada c) Sala de Recursos, Conselho de Classe e Conselho Escolar,
d) Conselho de Classe, Conselho Escolar e Associação de Bairro,
e) Associação de Pais, Organização Não Governamental e Conselho de Classe.
foi sem erro. por favor mim add em algum grupo faço flex 7º e 8º estou fora dos grupo pois não tinha celular 73 99162 1625 ficarei grata!!!! av1 1=c 2=d 3=d 4-c 5=b
av2 1=a 2=a 3=c 4=b 5=a foi sem erro
Av2 - Pedagogia - Gestão Educacional e Avaliação Institucional 1) A gestão democrática sugerida ao campo educacional, é entendida como espaço de participação e exercício da cidadania. Dentre as características da gestão, podemos destacar a descentralização do poder; que antes ficava apenas nas "mãos do diretor" da escola. Nesse contexto, a proposta de gestão no espaço educativo, indica:
SANTOS, Pablo Silva. Guia prático da política educacional no Brasil: ações, planos, programas e impactos. São Paulo: Cengage Learning, 2012
Alternativas:
a) A promoção e efetivação de um trabalho a ser realizado de forma colaborativa,permeado pelo diálogo e respeito aos participantes,
Alternativa assinalada b) A participação da equipe diretiva, prepotente, induzindo ações e atitudes que acaba por desagregar o grupo de trabalho,
c) Uma construção que se limita a observar as ações cotidianas, construídas seguindo parecer do sindicato patronal,
d) A participação de uma instância colegiada que contribui com o sistema capitalista de maneira corrupta e coercitiva,
e) Que os pais não demonstram interesse em participar das atividades na escola apenas por falta de interesse.
2) Utilizando-se dos conceitos, características e atribuições apresentadas pelas instâncias colegiadas, conforme segue: Grêmio Estudantil, Conselho Escolar, Conselho de Classe, Associação de Pais, Professores e Funcionários e Escola de Pais, Gestão Educacional; interprete as afirmativas adequadamente indicando (V) para Verdadeiras e (F) para Falsas,
( )A aquisição de habilidades e comportamentos que favorecem o convívio social e as atitudes solidárias, no meio estudantil pode ser provocada pelo Grêmio Estudantil.
( ) Os participantes da Associação de Pais, Mestres e Funcionários da escola, ficam responsáveis em avaliar o trabalho do professor em sala de aula,
( ) Ao tratar sobre os princípios e fins da educação, encontra-se descrito na LDB n. 9394/96, as prerrogativas indicadas ao sistema educacional, sobre a gestão do ensino público.
( ) Cabe ao Grêmio Estudantil realizar bimestralmente reunião de pais no espaço educativo para tratar sobre normas disciplinares e aproveitamento dos alunos em sala de aula.
( ) Associação de Pais, Mestres e Funcionários da escola, tem como objetivo, auxiliar na promoção de atividades administrativas escolares, bem como arrecadar recursos para complementar gastos com ensino, educação e cultura.
Após leitura e interpretação deve ser indicada:
Alternativas:
a) V – F – V – F – V
Alternativa assinalada b) V – V – F – F – F
c) F – F – V – F – V
d) V – F – F – V – V
e) F – F – F – V – V
3) A avaliação externa é um importante elemento das políticas regulatórias aplicadas à educação a ponto de ser desenvolvido no Brasil um sistema nacional de avaliação. Esse sistema nacional de avaliação, de maneira sintetizada, busca elementos que contribuam para AVALIAR:
I)A Educação Básica e o Ensino Superior,
II)A alfabetização na Educação Infantil,
III) A situação educacional brasileira,
IV) A implantação de políticas educacionais,
V)O Ensino Superior através da Prova Brasil,
Após reflexão podemos considerar que:
Alternativas:
a) Apenas as proposições I e II, estão Corretas,
b) Apenas as proposições II e III, estão Corretas,
c) Apenas as proposições I, III e IV, estão Corretas,
Alternativa assinalada d) Apenas a proposição IV e V, estão Corretas,
e) Todas as proposições I, II, III, IV e V, estão Corretas,
4) O aprimoramento de metodologias com vistas à melhoria do ensino e aprendizagem deve romper com a avaliação quantificada sob forma de tabulação de dados. Desmotivar ações que priorizem a competição e o mérito que acaba por provocar a evasão, exclusão e repetência, e sim, valorizar o compromisso do professor com a educação, sua responsabilidade para com seu próprio trabalho e com a instituição da qual faz parte. Seguindo a proposta de Avaliação marcada pela lógica da inclusão: Avaliar, significa:
Alternativas:
a) Classificar a aprendizagem em certo e errado, aluno bom e ruim.
b) Condição para o redimensionamento do processo de ensino e aprendizagem.
Alternativa assinalada c) Instrumento utilizado com objetivo de punição, competição e coerção.
d) Separar aqueles que aprendem daqueles que não conseguem aprender.
e) Alcançar empoderamento para a execução do mapeamento de turma.
5) Quando se pensa em avaliação externa à escola, podemos constatar o envolvimento do MEC em várias fases do processo, tanto de elaboração como de execução e levantamento dos dados. Sendo assim, realize a leitura das afirmativas apresentadas abaixo, indicando (V) para Verdadeiras e (F) para Falsas.
( )Um dos objetivos da avaliação externa centra-se em fazer com que as instituições de ensino se preocupem com adoção de um padrão de qualidade indicado pelo MEC.
( )O Saeb, caracteriza-se por avaliar o Ensino Superior em suas especificidades.
( )A Prova Brasil avalia a proposta de Ensino Médio e da Educação Profissional,
( )A proposta de avaliação externa prioriza os dados alcançados pelo professor ao final de cada aula ministrada,
( )São consideradas avaliações externas: Saeb, Enem, Prova Brasil e Sinaes,
Após realização da leitura, pode ser considerado:
Alternativas:
a) V – F – F – F – V
Alternativa assinalada b) F – V – V – F – F
c) F – F – F – V – V
d) F – V – F – V – F
e) V – V – V – V – F
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| | | joelte
Mensagens : 12 Data de inscrição : 05/10/2013
| Assunto: Re: Av1 - Pedagogia - Gestão Educacional e Avaliação Institucional Sex Ago 12, 2016 8:49 pm | |
| sem erros 1c 2d 3d 4c 5b av1 de gestão 1a 2a 3c 4b 5a av2 de gestão | |
| | | Carlos Tadeu
Mensagens : 3 Data de inscrição : 15/08/2016 Idade : 34 Localização : São Carlos
| Assunto: AV 1 Gestão Educacional e avaliação Institucional Seg Ago 15, 2016 2:58 am | |
| A resposta está certa mesmo, são essas: 1-C 2-D 3-D 4-C 5-B | |
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| Assunto: Re: Av1 - Pedagogia - Gestão Educacional e Avaliação Institucional | |
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| | | | Av1 - Pedagogia - Gestão Educacional e Avaliação Institucional | |
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