| Av 2 - Pós - Especialização em Gestão e Organização da Escola - Avaliação Institucional e Avaliação da Aprendizagem do Espaço Escolar | |
|
+4Jucileide Érica D. AndersonSinop Rafaela 8 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
Rafaela
Mensagens : 42 Data de inscrição : 30/09/2013
| Assunto: Av 2 - Pós - Especialização em Gestão e Organização da Escola - Avaliação Institucional e Avaliação da Aprendizagem do Espaço Escolar Dom Nov 10, 2013 5:30 pm | |
| Cadê a galera que faz a Pós de Gestão e Organização da Escola, vamos nos unir para realizar as avaliações virtuais.
Questão 1: Nota: Não gerada As funções que a avaliação desempenha no sistema de ensino, classificam-se em três modalidades. Assinale abaixo a alternativa que traz a utilização da avaliação “Diagnóstica” no trabalho docente. Alternativas 1 - A professora Ofélia a cada tarefa dada permite que seus alunos verifiquem quais foram os seus erros e acertos 2 - A professora Lúcia aplica 3 provas por bimestre, depois soma as notas é dá a nota final 3 - A professor Roberto utilizou como instrumento de avaliação, um seminário, uma prova objetiva e uma pesquisa de campo, depois, agruparam as notas e deu a média do bimestre 4 - O professor Antônio deu uma folha com vários problemas de Matemática, depois, de corrigida entregou para os alunos e pediu para eles verificarem quais eram as suas dificuldades 5 - A professora Sonia, no primeiro dia de aula pediu para os alunos escreverem o que eles sabem sobre cidadania
Questão 2: Nota: Não gerada Assinale abaixo a alternativa que traz a função da avaliação “Formativa”. Alternativas 1 - Permiti averiguar as causas de repetidas dificuldades de aprendizagem 2 - Classifica o aluno ao final da unidade ou ano letivo 3 - Classifica o aluno ao final segundo níveis de aproveitamento apresentados 4 - Informa o professor e o aluno sobre o resultado da aprendizagem, durante o desenvolvimento das atividades escolares 5 - Identifica a presença ou a ausência de conhecimentos e habilidades, inclusive pré-requisitos para novas experiências
Questão 3: Nota: Não gerada A professora Janaina aplicou uma prova de Língua Portuguesa em seus alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Com os resultados da prova ela pode identificar em que nível de alfabetização e letramento estão seus alunos. Desta forma ela concluiu que metade da sala estava no silábico e metade no silábico alfabético e dividiu a sala em dois grupos, o grupo dos silábicos e o grupo dos silábicos alfabéticos. Com esta atitude qual é a concepção de avaliação que a professora Janaina possui. Alternativas 1 - A avaliação é para testar os conhecimentos dos alunos 2 - A avaliação é para avaliar 3 - A avaliação é para medir 4 - A avaliação é para diagnosticar 5 - A avaliação é para formar
Questão 4: Nota: Não gerada No contexto educacional, temos a avaliação educacional e a avaliação da aprendizagem escolar. As duas correspondem à avaliação realizada na escola, porém, não é a mesma coisa. Assinale a alternativa correta sobre o que é avaliação educacional: Alternativas 1 - É o conjunto de abordagens teóricas sistematizadas que fornecem subsídios para julgamentos valorativos no campo da educação, envolvendo a avaliação em termos mais gerais, como as formas de avaliação em larga escala 2 - É a avaliação realizada na escola com fim de acompanhamento do aluno e do processo de ensino e aprendizagem 3 - É a avaliação encaminhada pelas secretarias ao que o professor ao final de um ano letivo que tem o fim de acompanhar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos 4 - É o conjunto de atividades que o aluno realiza durante o ano letivo, ao qual o professor utiliza para avaliá-lo e acompanhar seu desenvolvimento 5 - É a avaliação do professor pela direção e/ou equipe escolar ou de gestão
Questão 5: Nota: Não gerada O conselho de classe constituiu um instrumento de avaliação valioso ao processo de ensino e aprendizagem. O professor precisa ter bem claro e definido o objetivo do conselho de classe. Sobre o conselho de classe é correto afirmar que:
I - São reuniões periódicas com professores, diretor, supervisor, coordenador, orientador, representante de pais ou alunos. II - É um momento de discussão e reflexão para buscar alternativas e propor ações que promovam a melhoria da turma como um todo e do aluno em particular. III - Não deve avaliar somente o aluno, mas também o trabalho do professor e sua metodologia, os conteúdos e sua adequação ao currículo, o currículo escolar a avaliação e os instrumentos utilizados para avaliação, as condições da escola, o aluno e seus conhecimentos prévios entre outros elementos.
Assinale a opção que apresenta somente as alternativas corretas. Alternativas 1 - estão corretas as alternativas I e II 2 - estão corretas as alternativas II e III 3 - estão corretas as alternativas I e III 4 - Todas as alternativas estão corretas 5 - Nenhuma alternativa está correta
AV1
Questão 1: Nota: Não gerada Leia e analise as afirmativas sobre alguns programas de avaliação.
I - O Pisa é um exame de cunho internacional, aplicado em 65 países, a cada três anos, a alunos que estão concluindo a escolaridade mínima obrigatória. Aponta indicadores voltados às políticas educacionais de cada país, como apoio a comparação internacional e fornecimento de orientação, incentivo e instrumentos para melhoria da educação. II - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é aplicado ao ensino superior. É obrigatório e tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes de cada graduação, tendo em vista os conteúdos previstos nas suas diretrizes curriculares. III - A avaliação institucional constitui a autoavaliação, faz parte a avaliação externa da escola e contribui para o Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica da escola.
Assinale a opção correta: Alternativas 1 - estão corretas as alternativas I e II 2 - estão corretas as alternativas II e III 3 - estão corretas as alternativas I e III 4 - Todas as alternativas estão corretas 5 - Nenhuma alternativa está correta
Questão 2: Nota: Não gerada Assim como a escola, o professor está envolvido constante e diretamente em programas de avaliação externa. No contexto atual, temos vários mecanismos de avaliação externa no Brasil. Assinale a alternativa correta sobre o Saeb / Prova Brasil. Alternativas 1 - O Saeb foi criado após a implantação da LDB 9394/96, com o propósito realizar um diagnóstico do sistema educacional brasileiro de ensino médio, a fim de implantar políticas públicas educacionais 2 - Tanto a prova do Saeb quanto a Prova Brasil são elaboradas com base em uma matriz de referência que teve como base os Parâmetros Curriculares Nacionais e são feitas para avaliar as redes ou sistemas de ensino 3 - A Prova Brasil foi criada na década de 90 e vem sendo realizada com todas as escolas públicas e aplicada aos estudantes matriculados no 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º do Ensino Médio, avaliando as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências 4 - Tanto o Saeb como a Prova Brasil, são aplicados anualmente, para todos os alunos e visam a avaliar o aluno individualmente. São obrigatórias para a rede pública e privada 5 - Tanto na Prova Brasil como no Saeb, os alunos respondem a mesma prova, que constitui um caderno com vinte e uma questões que contém um conjunto de habilidades e competências a serem avaliados
Questão 3: Nota: Não gerada O Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, constitui o eixo do programa de metas compromisso todos pela educação, previsto no Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE. Sobre o Ideb é correto afirmar que:
I - O Ideb foi criado em 2007 e envolve os resultados das avaliações em larga escala e o fluxo escolar, isto é, a taxa de aprovação, reprovação e abandono que a própria escola declarada no censo escolar. II - Reúne em um único indicador, dois conceitos considerados importantes para a qualidade educacional. Os resultados são amplamente divulgados na mídia e cada escola recebe seu índice com um comparativo com o quadro das médias do município, estado e do país. III - As notas obtidas no Ideb determinam quais redes e escolas receberão do MEC recursos técnicos e/ou financeiros, promovendo um ranking das escolas e o controle do governo.
Assinale a opção correta: Alternativas 1 - estão corretas as alternativas I e II 2 - estão corretas as alternativas II e III 3 - estão corretas as alternativas I e III 4 - Todas as alternativas estão corretas 5 - Nenhuma alternativa está correta
Questão 4: Nota: Não gerada Leia as afirmativa e marque ( V ) se for verdadeira e ( F ) se for falsa.
( ) A provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças, aplicadas a alunos no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras, em dois momentos: no início e no fim do ano letivo, com o fim conhecer o que o aluno agregou em sua aprendizagem, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado. ( ) Os resultados da provinha Brasil visam medidas como possibilitar o planejamento de cursos de e a formação continuada para os professores. ( ) O Enem é uma avaliação ofertada para alunos que estão concluindo ou concluíram o ensino médio. A participação é obrigatória e é aplicado nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. ( ) Desde 2009, o Enem passou a ser utilizado como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior público. Porém, tem defrontado com alguns percalços e tem suscitado críticas e defesas no tocante a sua estruturação e uso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. Alternativas 1 - F, V, F, V 2 - V, F, V, F 3 - V, V, F, F 4 - F, F, V, F 5 - V, V, F, V
Questão 5: Nota: Não gerada A avaliação da aprendizagem não pode ser um momento organizado com um fim em si mesmo, que visa a avaliar o que o aluno aprendeu do que foi ensinado. Tem que se adequar à natureza da aprendizagem, considerando os resultados das tarefas realizadas, o produto, o que ocorreu no caminho e o processo. Considerando essa afirmação, assinale a alternativa incorreta sobre avaliação da aprendizagem. Alternativas 1 - No tocante às modalidades, podemos classificar a avaliação em três: diagnóstica, formativa e somativa 2 - A avaliação diagnóstica ocorre antes do início do processo de ensino-aprendizagem ou ao iniciar um conteúdo novo e tem o fim de levantar problemas de aprendizagem, refletir sobre suas causas e para procurar apontar forma para direcionar o trabalho do professor 3 - A avaliação formativa classifica os resultados de aprendizagem de acordo com os níveis de aproveitamento estabelecidos, sendo utilizada ao término da unidade com o propósito de verificar se os objetivos pré-estabelecidos foram alcançados 4 - A avaliação somativa é realizada ao final do processo e é empregada para avaliar resultados, tendo finalidade é eminentemente verificadora que permite tomar medidas em longo prazo 5 - A forma como professor pensa e compreende a avaliação, está ligada às concepções que possui sobre ensinar e aprender, evidenciando uma postura calcada em um modelo epistemológico-pedagógico
| |
|
| |
AndersonSinop
Mensagens : 26 Data de inscrição : 02/08/2013
| Assunto: Re: Av 2 - Pós - Especialização em Gestão e Organização da Escola - Avaliação Institucional e Avaliação da Aprendizagem do Espaço Escolar Seg Nov 11, 2013 12:44 pm | |
| Tambem estou com dificuldades, quem fez posta por favor, o prazo esta se encerrando... A av 2 1 - 5 2- 4 3 - 4 - 1 5 - As outras não sei, vou tentar fazer a av 1 agora... abraços... | |
|
| |
AndersonSinop
Mensagens : 26 Data de inscrição : 02/08/2013
| Assunto: Re: Av 2 - Pós - Especialização em Gestão e Organização da Escola - Avaliação Institucional e Avaliação da Aprendizagem do Espaço Escolar Seg Nov 11, 2013 1:23 pm | |
| Ainda não postei: a AV 1 1 - 1 2 - 2 3 - 4 4 - 5 5 - 3
Se alguem postar e der certo, poste aqui... Um abraço e vamos ajudar galera...
| |
|
| |
Érica D.
Mensagens : 5 Data de inscrição : 12/11/2013
| Assunto: AvI curso Gestão Avaliação instituc...e avalia. da aprend. escolar Ter Nov 12, 2013 3:57 pm | |
| 1- 1 2- 1 3 - 3 4 - 5 5 - fiquei em dúvida, mas coloquei a 5 | |
|
| |
Rafaela
Mensagens : 42 Data de inscrição : 30/09/2013
| Assunto: Re: Av 2 - Pós - Especialização em Gestão e Organização da Escola - Avaliação Institucional e Avaliação da Aprendizagem do Espaço Escolar Ter Nov 12, 2013 6:49 pm | |
| Boa noite Galera da Pós ,
Essa disciplina está muito difícil, estou ate com medo da prova presencial cada disciplina que passa vai ficando mais difícil.
Vamos nos unir até o final da pós, assim conseguiremos chegar ate a parte da monografia.
Abraço. | |
|
| |
Rafaela
Mensagens : 42 Data de inscrição : 30/09/2013
| Assunto: Re: Av 2 - Pós - Especialização em Gestão e Organização da Escola - Avaliação Institucional e Avaliação da Aprendizagem do Espaço Escolar Ter Nov 12, 2013 7:02 pm | |
| Boa noite Galera da Pós ,
Essa disciplina está muito difícil, estou ate com medo da prova presencial cada disciplina que passa vai ficando mais difícil.
Vamos nos unir até o final da pós, assim conseguiremos chegar ate a parte da monografia.
Abraço. | |
|
| |
AndersonSinop
Mensagens : 26 Data de inscrição : 02/08/2013
| Assunto: Re: Av 2 - Pós - Especialização em Gestão e Organização da Escola - Avaliação Institucional e Avaliação da Aprendizagem do Espaço Escolar Ter Nov 12, 2013 9:09 pm | |
| Oi Rafaela, vc conseguiu responder??? | |
|
| |
Jucileide
Mensagens : 9 Data de inscrição : 23/10/2013
| Assunto: av1 e av2 Qua Nov 13, 2013 8:16 am | |
| Ainda não postei: a AV 1 1 - 1 2 - 2 3 - 4 4 - 5 5 - 3 a AV 1 1 - 5 2 - 4 3 - 4 4 - 4 5 - 1
com duvidas:geek: | |
|
| |
Rafaela
Mensagens : 42 Data de inscrição : 30/09/2013
| Assunto: Re: Av 2 - Pós - Especialização em Gestão e Organização da Escola - Avaliação Institucional e Avaliação da Aprendizagem do Espaço Escolar Qua Nov 13, 2013 9:51 am | |
| Olá Anderson, estou com mt dificuldade para responder...tem varias questões que estou em dúvida.
Abraço | |
|
| |
Rafaela
Mensagens : 42 Data de inscrição : 30/09/2013
| Assunto: Re: Av 2 - Pós - Especialização em Gestão e Organização da Escola - Avaliação Institucional e Avaliação da Aprendizagem do Espaço Escolar Qua Nov 13, 2013 7:17 pm | |
| Galera da Pós, Av1 deu certo 1-1 2-2 3-4 4-5 5-3
Av2
1-5 2-4 3-4 4-4 5-1 Deu erro galera av2:cry: | |
|
| |
Wagner
Mensagens : 6 Data de inscrição : 14/11/2013
| Assunto: Boa tarde AV2 Qui Nov 14, 2013 10:22 am | |
| Olá Respondi P - R 1 - 5 2 - 4 3 - 5 4 - 4 5 - 4
Deu erro:cry: | |
|
| |
renatamo
Mensagens : 3 Data de inscrição : 08/10/2013
| Assunto: av1 certa Qui Nov 14, 2013 11:43 am | |
| Av1 certa: 1-1 2-2 3-4 4-5 5-3 a gente poderia se falar por algum outro meio, facebook ou email? cariocaletrada@yahoo.com.br | |
|
| |
Wagner
Mensagens : 6 Data de inscrição : 14/11/2013
| Assunto: Boa Tarde AV2 Qui Nov 14, 2013 3:10 pm | |
| Ai pessoal acho que é P -- R 1 -- 5 2 --4 3 -- 4 4 -- 1 5 -- 1 quem puder postar fica a dica AV2. caso poste ou tenha outra opnião e de certo por favor retorne ok | |
|
| |
Sandra Mari
Mensagens : 2 Data de inscrição : 11/11/2013
| Assunto: AV2 Avaliação Institucional e Avaliação da aprendizagem Qui Nov 14, 2013 5:57 pm | |
| Postei e não voltou...
AV2
1 - 5 2 - 4 3 - 3 2 - 2 5 - 1 | |
|
| |
Rafaela
Mensagens : 42 Data de inscrição : 30/09/2013
| Assunto: Re: Av 2 - Pós - Especialização em Gestão e Organização da Escola - Avaliação Institucional e Avaliação da Aprendizagem do Espaço Escolar Sex Nov 15, 2013 3:43 pm | |
| Olá Sandra Mari, Mandei Av2 que nem a sua e não deu erro ,Galera av2 da Sandra deu certo. Obrigado Sandra. Agora vamos aguardar a prova presencial. Abraço | |
|
| |
Leidinha
Mensagens : 1 Data de inscrição : 16/11/2013
| Assunto: Concordo Sáb Nov 16, 2013 5:30 pm | |
| - Rafaela escreveu:
- Boa noite Galera da Pós ,
Essa disciplina está muito difícil, estou ate com medo da prova presencial cada disciplina que passa vai ficando mais difícil.
Vamos nos unir até o final da pós, assim conseguiremos chegar ate a parte da monografia.
Abraço. Rafaela concordo com vc tá muito difícil, poderíamos ter um contato no skype para nos comunicar até mesmo no dia da prova presencial. | |
|
| |
Érica D.
Mensagens : 5 Data de inscrição : 12/11/2013
| Assunto: Av2 Avaliação... Dom Nov 17, 2013 2:34 pm | |
| Oi gente.... Postei a Da Sandra e a minha deu erro! Então coloquei assim 1- 5 2- 4 3- 3 4- 4 5- 1 Muitas dúvidas!!!! | |
|
| |
Érica D.
Mensagens : 5 Data de inscrição : 12/11/2013
| Assunto: Re: Av 2 - Pós - Especialização em Gestão e Organização da Escola - Avaliação Institucional e Avaliação da Aprendizagem do Espaço Escolar Dom Nov 17, 2013 2:41 pm | |
| Oi pessoal... Será q algm pode me ajudar??? Estou tentando postar no fórum sobre educação e aparece q nenhum tópico foi criado. Alguém conseguiu??? Obrigada BJOS! | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Av 2 - Pós - Especialização em Gestão e Organização da Escola - Avaliação Institucional e Avaliação da Aprendizagem do Espaço Escolar | |
| |
|
| |
| Av 2 - Pós - Especialização em Gestão e Organização da Escola - Avaliação Institucional e Avaliação da Aprendizagem do Espaço Escolar | |
|