Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Av 1 - Currículo Escolar e as Tecnologias em Educação

Ir para baixo 
AutorMensagem
drikka




Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/04/2013
Idade : 39
Localização : Uberaba-mg

Av 1 - Currículo Escolar e as Tecnologias em Educação Empty
MensagemAssunto: Av 1 - Currículo Escolar e as Tecnologias em Educação   Av 1 - Currículo Escolar e as Tecnologias em Educação EmptyTer Set 03, 2013 8:05 pm

as minhas respostas foram direto bjs a todos Surprised 
Av 1 - Currículo Escolar e as Tecnologias em Educação
InformaçõesPeríodo:
12/08/13 00:00 à 11/11/13 23:59
Situação:
Cadastrado
29/08/2013 18:40
Protocolo:
121531440
Cabeçalho
Questão 1: Nota: Não gerada
Todo currículo tem um contexto histórico e é elaborado no processo de produção e/ou construção do conhecimento (teorias). O currículo também se relaciona com a cultura escolar construída a partir de experiências de vida dos professores e alunos. Tendo como pressuposto o que afirmamos até aqui, qual alternativa aponta corretamente a concepção de currículo?
Alternativas
1 - O currículo resulta do processo social de produção do conhecimento neutro entre o sujeito individual e o sujeito da comunidade.
2 - Devemos entender que o currículo é apenas um instrumento formal, preconcebido, delimitado, definidor das atividades que o diretor deve realizar na escola.
3 - O currículo resulta das relações históricas entre os agentes sociais que dele participam num espaço e num tempo determinado. Sua definição depende de um suporte teórico que o sustente e se relaciona com a cultura escolar construída a partir de experiências de vida dos professores e alunos.
4 - Currículo é um conjunto de disciplinas que compõem um curso.
5 - Currículo é um conjunto de atividades que a escola planeja para o aluno.
Sua resposta
3 - O currículo resulta das relações históricas entre os agentes sociais que dele participam num espaço e num tempo determinado. Sua definição depende de um suporte teórico que o sustente e se relaciona com a cultura escolar construída a partir de experiências de vida dos professores e alunos.
Questão 2: Nota: Não gerada
Sabemos que o currículo tem a finalidade de formação humana no espaço da instituição escolar. Qual alternativa aponta o objetivo que NÃO está de acordo com a relação entre currículo e formação humana?
Alternativas
1 - Promover aspectos do crescimento pessoal e social do aluno considerados importantes na sua formação escolar.
2 - Determinar uma programação com o objetivo de apresentar um plano de caráter fechado e restrito sem nenhuma relação com a cultura escolar e a formação para a cidadania.
3 - Organizar as atividades e as práticas escolares, de acordo com o planejamento e a participação de professores e alunos.
4 - Designar um conjunto de práticas pedagógicas de qualidade que promova o crescimento do aluno, da instituição escolar e dos professores.
5 - Assimilar a experiência historicamente acumulada e culturalmente organizada, a fim de que todos possam converter-se em membros ativos do grupo e agentes de mudança e criação cultural.
Sua resposta
2 - Determinar uma programação com o objetivo de apresentar um plano de caráter fechado e restrito sem nenhuma relação com a cultura escolar e a formação para a cidadania.
Questão 3: Nota: Não gerada
As discussões contemporâneas acerca do currículo consideram que é preciso entrelaçar as dimensões do conhecimento escolar e da cultura. O multiculturalismo e suas teorias apontam basicamente que a escola deve contemplar não somente uma cultura comum ou homogênea, mas a pluralidade de culturas, visando a inclusão dos diversos segmentos sociais vistos como “minorias”, “excluídos”, “inferiorizados”, “diferentes”. A teoria curricular que possui a visão de que o currículo constrói identidades e subjetividades sociais, articulando questões de saber e poder, significação e discurso, representação, cultura, gênero, raça, etnia, sexualidade, pertence às:
Alternativas
1 - Teorias de currículo como prescrição.
2 - Teorias curriculares tradicionais.
3 - Teorias curriculares críticas.
4 - Teorias curriculares pós-críticas.
5 - Teorias da nova sociologia da educação.
Sua resposta
4 - Teorias curriculares pós-críticas.
Questão 4: Nota: Não gerada
O currículo para a escola é uma ferramenta necessária, Ele deve ser pensado em seus diferentes conceitos que agregam conteúdos, valores, atitudes, experiências etc. Nessa perspectiva, é válido considerar como eixos que fazem parte da construção de um currículo:
I. A reflexão crítica sobre a prática pedagógica.
II. O rigor teórico e metodológico.
III. O pensar descontextualizado e fragmentado.
IV. A construção coletiva do conhecimento;
V. O foco unicamente no ensinar.
Está (estão) correta (s):
Alternativas
1 - Apenas I, II e IV.
2 - Apenas II, III e V.
3 - Apenas I, III, IV.
4 - Apenas I, II, III e V.
5 - Apenas I, III e V.
Sua resposta
1 - Apenas I, II e IV.
Questão 5: Nota: Não gerada
Planejar currículo exige que se pense no papel que a escola deve assumir diante dos alunos, dos educadores, dos funcionários, dos pais e da sociedade como um todo. Assim entendido, um planejamento curricular que vise contribuir com a transformação social, deverá fundamentar-se:
Alternativas
1 - Em uma concepção de educação que privilegia o conhecimento pronto e acabado, podendo ser armazenado pela repetição e pela memorização.
2 - Em uma concepção de educação que valoriza o aluno como sujeito do seu processo de aprendizagem e o professor apenas como transmissor do conhecimento.
3 - Em uma concepção de educação neutra e que centra atenção no indivíduo e nos resultados alcançados com a prática educativa.
4 - Em uma concepção de educação que compreende as atividades do separadas da totalidade social e voltadas para a transformação do contexto escolar.
5 - Em uma concepção de educação como prática social global, comprometida com a socialização dos saberes científicos, técnicos e culturais, de forma crítica.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Av 1 - Currículo Escolar e as Tecnologias em Educação
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» currículo escolar e tecnologias em educação
» av 2 currículo escolar e tecnologias da educação
» Av 1 - Currículo Escolar e as Tecnologias em Educação
» avaliação 1 e 2 curriculo escolar e as tecnologias em educação
» Avaliação 2 curriculo escolar e as tecnologias em educação

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: