Observe as opções abaixo:
Quanto as opções acima, é possível afirmar que:
Alternativas
1 - Tanto I quanto II não podem ser considerados textos.
2 - Apenas I pode ser considerado texto.
3 - Apenas II pode ser considerado texto.
4 - Tanto I quanto II podem ser considerados textos.
5 - I não pode ser considerado texto, pois não tem elementos de coesão.
Sua resposta
Sem resposta
Questão 2: Nota: Não gerada
Existem alguns fatores que interferem na estrutura e na organização de textos. Deste modo, assinale a alternativa que NÃO apresenta um desses fatores:
Alternativas
1 - A finalidade, ou seja, o porquê da produção textual.
2 - Exclusivamente, a adequação ao padrão da língua, ou seja, a adequação do texto às regras da gramática normativa.
3 - O genêro textual em que o texto irá se enquadrar.
4 - Os efeitos de sentido que o autor quer provocar.
5 - Para quem o texto é dirigido.
Sua resposta
Sem resposta
Questão 3: Nota: Não gerada
Em relação à discussão sobre o conceito e acerca do ensino voltado ao trabalho com textos, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
1 - A comunicação, seja na forma verbal ou não verbal, ocorre por meio de textos.
2 - No ensino, a língua não deve ser abordada de forma fragmentada, visto que nos comunicamos por meio de textos e, portanto devem ser abordados em sua totalidade.
3 - Para as novas teorias linguísticas, o uso da linguagem seria uma forma de interação entre sujeitos, cujo resultado seria o texto.
4 - Existem alguns aspectos que devem ser considerados ao trabalhar com textos, como, por exemplo, as formas linguísticas, o contexto de uso, as condições de produção e o processo mental de todos esses elementos pelo sujeito.
5 - O ensino de textos deve ser centrado apenas nas formas linguísticas, ou seja, considerar apenas os conteúdos gramaticais utilizados nas produções textuais.
Sua resposta
Sem resposta
Questão 4: Nota: Não gerada
Leia atentamente ao texto abaixo:
A CIGARRA E A FORMIGA
Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas reservas de comida. Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado molhados. De repente aparece uma cigarra:
- Por favor, formiguinhas, me dêem um pouco de comida!
As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra seus princípios, e perguntaram:
-Mas por que? O que você fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o inverno?
Falou a cigarra:
-Para falar a verdade, não tive tempo, Passei o verão todo cantando!
Falaram as formigas:
-Bom... Se você passou o verão todo cantando, que tal passar o inverno dançando? E voltaram para o trabalho dando risadas.
.
Moral da história:
Os preguiçosos colhem o que merecem.
Para efeitos didáticos Dolz e Schneuwly propuseram dividir os gêneros em 05 grupos. Desta forma, o texto acima pertence ao agrupamento do:
Alternativas
1 - Narrar.
2 - Argumentar.
3 - Expor.
4 - Relatar.
5 - Instruir.
Sua resposta
Sem resposta
Questão 5: Nota: Não gerada
Por que a tripartição descrição, narração, dissertação usada tradicionalmente nas aulas de redação era falha? Assinale a alternativa correta:
Alternativas
1 - Por que, somente a dissertação é uma tipologia adequada a ser trabalhada com os alunos em sala de aula.
2 - Pelo fato de, nos anos iniciais ser adequado trabalhar somente a narração.
3 - Esta tripartição era falha, uma vez que não englobava satisfatoriamente os diversos textos com os quais o aluno se deparava no seu dia-a-dia.
4 - A descrição é a única tipologia que deve ser abordada nos anos iniciais, sendo que a narração e a dissertação deverão ser trabalhadas somente no ensino fundamental II.
5 - Tal tripartição não é falha, uma vez que essas três tipologias abrangem todos os diversos textos que os alunos podem se deparar no dia-a-dia.
Sua resposta
Sem resposta