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 AV 2 - LICENCIATURA - SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CULTURA

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maia




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MensagemAssunto: AV 2 - LICENCIATURA - SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CULTURA   AV 2 - LICENCIATURA - SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CULTURA EmptyDom Mar 23, 2014 4:46 pm

Questão 1

Nota: Não gerada
A formação social e cultural do Brasil deu-se, ao longo do tempo, a partir da articulação de práticas, costumes e saberes de diferentes povos, dentre os quais se destacam os indígenas e os africanos. Contudo, essa articulação não ocorreu de modo harmônico como sugeriu Gilberto Freyre em sua produção sociológica. A chamada “democracia racial” proposta por este importante autor não se revela, de fato, na realidade brasileira; ao contrário, profundas desigualdades marcam as relações sociais no país. Sobre isto, considere as alternativas e assinale a única que está correta de acordo com os conhecimentos trabalhados nas web aulas.

Alternativas

1 -
A dificuldade de inclusão e de ascensão social de indígenas e afrodescendentes na sociedade brasileira resulta de um processo histórico pautado em raízes etnocêntricas

2 -
Ao contrário do que defende Gilberto Freyre, o problema das desigualdades sociais no Brasil é a grande diversidade de raças que compõem o povo brasileiro

3 -
O critério de divisão da sociedade brasileira em categorias raciais é uma forma de reparar as desigualdades historicamente determinadas

4 -
A dificuldade de inclusão e de ascensão social de certos grupos étnicos no Brasil está basicamente mais relacionada ao fator racial em si do que ao histórico-econômico

5 -
A sociedade brasileira é pouco diversa e desigual quando comparada com as demais sociedades latino-americanas, por isso o Brasil é reconhecido por sua democracia racial

Sua resposta

Sem resposta
Questão 2

Nota: Não gerada
No documento “Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas Transversais – Pluralidade Cultural” é dado lugar de destaque à necessidade de se incluir nos currículos escolares a temática das culturas africanas e indígenas. O grande objetivo desta proposta é fazer com que professores e alunos compreendam que, para viver democraticamente em uma sociedade plural, é preciso

Alternativas

1 -
Deixar de considerar a existência de processos históricos que conduziram a práticas sociais discriminatórias

2 -
Organizar as turmas segundo critérios homogêneos, o que levará ao fortalecimento das identidades socioculturais específicas

3 -
Acabar com os discursos moralizantes e que pregam a conduta ética, pois a democracia verdadeira depende da total liberdade de pensamento e de ação

4 -
Admitir que a coexistência entre grupos e indivíduos culturalmente diferentes produz atraso e incivilidade social

5 -
Aprender a agir com tolerância e respeito em relação aos diferentes grupos socioculturais

Sua resposta

Sem resposta
Questão 3

Nota: Não gerada
É certo que se torna impossível a compreensão da formação social e cultural do Brasil sem que seja reconhecida a importância do papel dos escravos africanos e de seus descendentes para nossa sociedade. Pensando especificamente na questão dos afrodescendentes brasileiros é correto afirmar que:

Alternativas

1 -
A abolição da escravatura por meio da Lei Áurea garantiu a ascensão e a promoção social dos afrodescendentes no Brasil

2 -
Os problemas ocasionados pela história de escravidão no Brasil já foram superados, fato que merece comemoração, por isso foi criado o Dia da Consciência Negra no país

3 -
Na atualidade não há motivos para continuar defendendo o argumento de que o Brasil ainda é um país desigual, visto que nos últimos anos as políticas afirmativas e de cotas conseguiram reparar os danos históricos contra os afrodescendentes

4 -
Apesar de terem conquistado alguns direitos, como os sistemas de cotas em vagas universitárias e em concursos públicos, os afrodescendentes brasileiros ainda sofrem com as contradições históricas e com a exclusão social

5 -
Analisando atentamente o percurso histórico dos afrodescendentes no Brasil constata-se que esse grupo étnico não conseguiu preservar elementos de suas raízes culturais originárias, por isso é preciso resgatar a cultura afro por meio dos currículos escolares

Sua resposta

Sem resposta
Questão 4

Nota: Não gerada
Segundo documento publicado pela UNESCO em 2006, o Brasil é “[...] um dos nove países mais populosos do mundo que se comprometeram a encarar a educação como fator de importância-chave para o desenvolvimento [...]”. Significa que o Brasil possui um enorme potencial para contribuir com a transformação das disparidades sociais, étnicas e econômicas que tanto afetam os países na atualidade. Contudo, o Brasil ainda tem esse potencial limitado em função da persistência de desigualdades e de discriminação étnico-racial. Quase um terço dos brasileiros ainda vive abaixo da linha de pobreza, com base nas mensurações mais recentes, e entre esses cerca de 20 milhões vivem em situação de pobreza absoluta. O Brasil não é um país pobre, mas um país extremamente desigual e injusto, possuindo enorme número de pessoas vivendo nos limites intoleráveis da miséria e da pobreza. (UNESCO. Marco estratégico para a Unesco no Brasil. Brasília, 2006). Nesse sentido, é correto o que se afirma em:

Alternativas

1 -
O número de famílias pobres no Brasil vem aumentando significativamente nas últimas décadas, acompanhando o expressivo crescimento populacional do país. Tal fato vem desafiando os governos, seja em nível federal, estadual ou municipal, visto que em todas as regiões há mais pobres do que não pobres.

2 -
O Brasil tem se destacado no cenário internacional por suas políticas de enfrentamento das desigualdades sociais, tendo em vista que nos últimos anos a pobreza no país foi praticamente extinta.

3 -
O problema das desigualdades no país apresenta componentes estruturais, cujas raízes se encontram no desenvolvimento de um modelo social pautado na hierarquia entre as classes sociais, no modelo econômico e nas relações étnico-raciais.

4 -
É preciso negar o fato de que a miséria e a pobreza no Brasil sejam resultado do processo histórico, pois as desigualdades sociais resultam das escolhas pessoais que cada cidadão faz ao longo de sua vida.

5 - Ao contrário das desigualdades socioeconômicas, as desigualdades étnico-raciais já não fazem mais parte da sociedade brasileira, tendo em vista o sucesso das políticas governamentais de combate à discriminação e de afirmação do direitos das minorias.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 5

Nota: Não gerada
Sobre o tema das desigualdades étnico-raciais no Brasil, analise as afirmativas abaixo e responda corretamente de acordo com o que foi trabalhado nas web-aulas.

I – Em países pobres e subdesenvolvidos, como o Brasil, que sofrem com a precariedade da educação, as desigualdades sociais são mantidas devido tanto aos interesses econômicos das classes dominantes quanto ao desinteresse geral dos cidadãos em relação à transformação da realidade social

II - Os custos sociais do modelo econômico capitalista são muito altos. No Brasil, esses custos se expressam nos elevados níveis de desigualdade social, pois persistem distâncias imensas entre os mais pobres e os mais ricos, fato que também reflete a desigualdade étnico-racial existente

III – Desigualdades sociais e étnico-raciais existem em todas as sociedades, pois isto é um fato natural. Contudo, o Brasil se destaca no enfrentamento desse problema, pois nos últimos anos houve uma redução significativa da concentração de renda, aproximando sensivelmente a extrema pobreza da burguesia capitalista.

Sobre as afirmativas:

Alternativas

1 -
Somente II e III estão corretas

2 -
Somente I e II estão corretas

3 -
Somente II está correta

4 -
Somente III está correta

5 -
Somente I está correta

Sua resposta

Sem resposta
to na duvida 1-2 ou 1
2-5 ou 4
3-4
4-1 ou 3
5-2 ou 5
alguem sabe  Very Happy  Very Happy 

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maia




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MensagemAssunto: AV 2 - LICENCIATURA - SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CULTURA   AV 2 - LICENCIATURA - SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CULTURA EmptySeg Mar 24, 2014 3:43 pm


Questão 1

Nota: Não gerada
A formação social e cultural do Brasil deu-se, ao longo do tempo, a partir da articulação de práticas, costumes e saberes de diferentes povos, dentre os quais se destacam os indígenas e os africanos. Contudo, essa articulação não ocorreu de modo harmônico como sugeriu Gilberto Freyre em sua produção sociológica. A chamada “democracia racial” proposta por este importante autor não se revela, de fato, na realidade brasileira; ao contrário, profundas desigualdades marcam as relações sociais no país. Sobre isto, considere as alternativas e assinale a única que está correta de acordo com os conhecimentos trabalhados nas web aulas.

Alternativas

1 -
A dificuldade de inclusão e de ascensão social de indígenas e afrodescendentes na sociedade brasileira resulta de um processo histórico pautado em raízes etnocêntricas

2 -
Ao contrário do que defende Gilberto Freyre, o problema das desigualdades sociais no Brasil é a grande diversidade de raças que compõem o povo brasileiro

3 -
O critério de divisão da sociedade brasileira em categorias raciais é uma forma de reparar as desigualdades historicamente determinadas

4 -
A dificuldade de inclusão e de ascensão social de certos grupos étnicos no Brasil está basicamente mais relacionada ao fator racial em si do que ao histórico-econômico

5 -
A sociedade brasileira é pouco diversa e desigual quando comparada com as demais sociedades latino-americanas, por isso o Brasil é reconhecido por sua democracia racial

Sua resposta

Sem resposta
Questão 2

Nota: Não gerada
No documento “Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas Transversais – Pluralidade Cultural” é dado lugar de destaque à necessidade de se incluir nos currículos escolares a temática das culturas africanas e indígenas. O grande objetivo desta proposta é fazer com que professores e alunos compreendam que, para viver democraticamente em uma sociedade plural, é preciso

Alternativas

1 -
Deixar de considerar a existência de processos históricos que conduziram a práticas sociais discriminatórias

2 -
Organizar as turmas segundo critérios homogêneos, o que levará ao fortalecimento das identidades socioculturais específicas

3 -
Acabar com os discursos moralizantes e que pregam a conduta ética, pois a democracia verdadeira depende da total liberdade de pensamento e de ação

4 -
Admitir que a coexistência entre grupos e indivíduos culturalmente diferentes produz atraso e incivilidade social

5 -
Aprender a agir com tolerância e respeito em relação aos diferentes grupos socioculturais

Sua resposta

Sem resposta
Questão 3

Nota: Não gerada
É certo que se torna impossível a compreensão da formação social e cultural do Brasil sem que seja reconhecida a importância do papel dos escravos africanos e de seus descendentes para nossa sociedade. Pensando especificamente na questão dos afrodescendentes brasileiros é correto afirmar que:

Alternativas

1 -
A abolição da escravatura por meio da Lei Áurea garantiu a ascensão e a promoção social dos afrodescendentes no Brasil

2 -
Os problemas ocasionados pela história de escravidão no Brasil já foram superados, fato que merece comemoração, por isso foi criado o Dia da Consciência Negra no país

3 -
Na atualidade não há motivos para continuar defendendo o argumento de que o Brasil ainda é um país desigual, visto que nos últimos anos as políticas afirmativas e de cotas conseguiram reparar os danos históricos contra os afrodescendentes

4 -
Apesar de terem conquistado alguns direitos, como os sistemas de cotas em vagas universitárias e em concursos públicos, os afrodescendentes brasileiros ainda sofrem com as contradições históricas e com a exclusão social

5 -
Analisando atentamente o percurso histórico dos afrodescendentes no Brasil constata-se que esse grupo étnico não conseguiu preservar elementos de suas raízes culturais originárias, por isso é preciso resgatar a cultura afro por meio dos currículos escolares

Sua resposta

Sem resposta
Questão 4

Nota: Não gerada
Segundo documento publicado pela UNESCO em 2006, o Brasil é “[...] um dos nove países mais populosos do mundo que se comprometeram a encarar a educação como fator de importância-chave para o desenvolvimento [...]”. Significa que o Brasil possui um enorme potencial para contribuir com a transformação das disparidades sociais, étnicas e econômicas que tanto afetam os países na atualidade. Contudo, o Brasil ainda tem esse potencial limitado em função da persistência de desigualdades e de discriminação étnico-racial. Quase um terço dos brasileiros ainda vive abaixo da linha de pobreza, com base nas mensurações mais recentes, e entre esses cerca de 20 milhões vivem em situação de pobreza absoluta. O Brasil não é um país pobre, mas um país extremamente desigual e injusto, possuindo enorme número de pessoas vivendo nos limites intoleráveis da miséria e da pobreza. (UNESCO. Marco estratégico para a Unesco no Brasil. Brasília, 2006). Nesse sentido, é correto o que se afirma em:

Alternativas

1 -
O número de famílias pobres no Brasil vem aumentando significativamente nas últimas décadas, acompanhando o expressivo crescimento populacional do país. Tal fato vem desafiando os governos, seja em nível federal, estadual ou municipal, visto que em todas as regiões há mais pobres do que não pobres.

2 -
O Brasil tem se destacado no cenário internacional por suas políticas de enfrentamento das desigualdades sociais, tendo em vista que nos últimos anos a pobreza no país foi praticamente extinta.

3 -
O problema das desigualdades no país apresenta componentes estruturais, cujas raízes se encontram no desenvolvimento de um modelo social pautado na hierarquia entre as classes sociais, no modelo econômico e nas relações étnico-raciais.

4 -
É preciso negar o fato de que a miséria e a pobreza no Brasil sejam resultado do processo histórico, pois as desigualdades sociais resultam das escolhas pessoais que cada cidadão faz ao longo de sua vida.

5 - Ao contrário das desigualdades socioeconômicas, as desigualdades étnico-raciais já não fazem mais parte da sociedade brasileira, tendo em vista o sucesso das políticas governamentais de combate à discriminação e de afirmação do direitos das minorias.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 5

Nota: Não gerada
Sobre o tema das desigualdades étnico-raciais no Brasil, analise as afirmativas abaixo e responda corretamente de acordo com o que foi trabalhado nas web-aulas.

I – Em países pobres e subdesenvolvidos, como o Brasil, que sofrem com a precariedade da educação, as desigualdades sociais são mantidas devido tanto aos interesses econômicos das classes dominantes quanto ao desinteresse geral dos cidadãos em relação à transformação da realidade social

II - Os custos sociais do modelo econômico capitalista são muito altos. No Brasil, esses custos se expressam nos elevados níveis de desigualdade social, pois persistem distâncias imensas entre os mais pobres e os mais ricos, fato que também reflete a desigualdade étnico-racial existente

III – Desigualdades sociais e étnico-raciais existem em todas as sociedades, pois isto é um fato natural. Contudo, o Brasil se destaca no enfrentamento desse problema, pois nos últimos anos houve uma redução significativa da concentração de renda, aproximando sensivelmente a extrema pobreza da burguesia capitalista.

Sobre as afirmativas:

Alternativas

1 -
Somente II e III estão corretas

2 -
Somente I e II estão corretas

3 -
Somente II está correta

4 -
Somente III está correta

5 -
Somente I está correta

Sua resposta

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2-5 ou 4
3-4
4-1 ou 3
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MensagemAssunto: AV 2 Sociedade,educação e cultura   AV 2 - LICENCIATURA - SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CULTURA EmptySeg Abr 14, 2014 8:21 pm

Respondi assim,porém ainda não enviei....alguém aí já enviou com estas mesmas respostas?
1-1
2-5
3-4
4-3
5-3 ou 5-5?
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