Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 AV 2 5° ensino da matematica na educação infantil

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
boneca




Mensagens : 7
Data de inscrição : 02/04/2014

AV 2 5° ensino da matematica na educação infantil Empty
MensagemAssunto: AV 2 5° ensino da matematica na educação infantil   AV 2 5° ensino da matematica na educação infantil EmptyQui Abr 03, 2014 4:31 pm


Questão 1
Nota: Não gerada
Sobre a importância do uso dos jogos no processo de ensino e aprendizagem, analise as seguintes afirmações:

I- O uso dos jogos e materiais manipuláveis são importantes para a aprendizagem de matemática, desde que o professor tenha claro, em seu planejamento, quais são os objetivos que ele pretende atingir, quais noções matemáticas que podem ser desenvolvidas por meio daquele material, qual a idade mais adequada, etc.
II- Compreendemos que o jogo por si só não garante a aprendizagem matemática.
III- Os jogos em grupo estimulam o raciocínio lógico de forma motivadora, pois os mesmos fazem com que os alunos possam pensar e lembrar de combinações numéricas.

Diante dessas considerações, podemos afirmar que:
Alternativas

1 - Todas estão corretas
2 - Apenas a II e III estão corretas
3 - Todas estão erradas
4 - Somente a III está errada
5 - Somente a II está correta

Sua resposta

1 - Todas estão corretas
Questão 2
Nota: Não gerada
A característica principal desse tipo de jogo é a repetição de movimentos e ações. Estamos nos referindo aos:
Alternativas

1 - Jogos de regras
2 - Jogos simbólicos
3 - Jogos de exercícios
4 - Jogos de figuras
5 - Jogo de imagens

Sua resposta

3 - Jogos de exercícios
Questão 3
Nota: Não gerada
Segundo Piaget (1978), existem três tipos de estruturas mentais que surgem sucessivamente durante as brincadeiras da criança. Leia a definição desse autor para um desses tipos de jogos:

“Nessa fase, que vai de dois a cinco anos, aproximadamente, a criança deixa de buscar apenas satisfação motora e passa a sentir prazer no “faz de conta”. Quando a criança está brincando, ela cria situações imaginárias em que se comporta como se estivesse no mundo dos adultos”.

Estudamos que essas características são próprias dos:
Alternativas

1 - Jogos de repetição
2 - Jogos de regras
3 - Jogos sociais
4 - Jogos de exercícios
5 - Jogos simbólicos

Sua resposta

5 - Jogos simbólicos
Questão 4
Nota: Não gerada
Sobre a resolução de problemas, a frase incorreta é:
Alternativas

1 - A resolução de problemas é uma metodologia de trabalho, através da qual os alunos são envolvidos em fazer matemática, isto é, eles se tornam capazes de formular e resolverem, por si, questões matemáticas e através da possibilidade de questionar e levantar hipóteses adquirem, relacionam e aplicam conceitos matemáticos
2 - A resolução de problemas é uma atividade complexa, que não pode ficar reduzida apenas a uma sentença matemática, por meio da qual o aluno chega a uma solução seguindo regras já estabelecidas
3 - Uma mudança de postura exige que o professor busque outras fontes e a Literatura Infantil, explorada via metodologia da resolução de problemas, é um recurso que pode ser usado com essa finalidade
4 - É preciso considerar as atividades de resolução de problemas como um conteúdo isolado dentro do currículo
5 - A resolução de problemas é uma tarefa que possibilita à criança comunicar suas ideias, sua forma de pensar, investigar relações, criar conexões entre o conhecimento informal, que traz para a escola e o conhecimento formal, desenvolvido pela escola

Sua resposta

4 - É preciso considerar as atividades de resolução de problemas como um conteúdo isolado dentro do currículo
Questão 5
Nota: Não gerada
Leia a seguinte frase sobre a resolução de problemas.

“É com um enfoque diferenciado que a ­­­­­­­­­­­­­­­resolução de problemas deve ser abordada em salas de Educação Infantil. Nessa fase, _____________que o aluno resolva as situações propostas pelo professor recorrendo ao uso de um algoritmo, mas a criança pode utilizar-se de outras maneiras para expor seu raciocínio, como desenhos, esquemas e também, oralmente.” A palavra que completa a sentença de acordo com a web aula, corresponde a:
Alternativas

1 - É necessário
2 - Não é necessário
3 - Talvez seja
4 - É muito importante
5 - É imprescindível

Sua resposta

2 - Não é necessário






gente esta ai as perguntas e as repostas. a minha passou sem erros
Ir para o topo Ir para baixo
valmira




Mensagens : 1
Data de inscrição : 06/10/2014

AV 2 5° ensino da matematica na educação infantil Empty
MensagemAssunto: Av 2 - Pedagogia - Ensino de Matemática na Educação Infantil   AV 2 5° ensino da matematica na educação infantil EmptySeg Out 06, 2014 3:50 pm

eu respondi assim e foi direto  cheers  cheers  flower
1-b 2-d 3-b 4-d 5-c

Considere as seguintes afirmações:

I – Usar jogos e materiais manipuláveis durante o processo de ensino e de aprendizagem de Matemática pode contribuir para o desenvolvimento do raciocínio-lógico da criança, porém o professor precisa ter explícito qual o objetivo que se pretende alcançar, qual a idade mais apropriada para utilizar um jogo ou material manipulável, ter claro que noções matemáticas serão abordadas, entre outros.

II – Para estimular o raciocínio-lógico os jogos precisam ser propostos individualmente, pois para aprender Matemática é preciso muita concentração e os jogos em grupo provocam o desvio da atenção e do foco da criança.

III – O jogo é importante, mas não é a única ferramenta que pode ser utilizada na aprendizagem, bem como apenas por meio do jogo não é possível garantir a aprendizagem.

A partir das leituras realizadas sobre jogos e materiais manipuláveis, é correto afirmar que estão corretas:

Alternativas:

a)
As afirmativas II e III

b)
As afirmativas I e III

Alternativa assinalada
c)
As afirmativas I e II

d)
Todas as afirmativas

2)
Existe uma fase da criança em que, quando ela está brincando, ela cria situações imaginárias, manifestando um comportamento semelhante ao dos adultos. Nesta fase, é correto afirmar que o tipo de jogo ideal a ser proposto é:

Alternativas:

a)
Jogo de regra

b)
Jogo de exercício

c)
Jogo de lógica

d)
Jogo simbólico

Alternativa assinalada
3)
Considere as afirmações a seguir, as quais estão relacionadas à resolução de problemas de Matemática na Educação Infantil:

I – A resolução de problemas é uma metodologia do trabalho docente e, aliás, uma ótima ferramenta para as crianças formularem e resolverem, por si só, questões matemáticas, bem como questionar e levantar hipóteses, etc.

II – A resolução de problemas é um conteúdo isolado dentro do currículo, devendo ser trabalhado em momentos específicos, desvinculado de outros conteúdos ou conceitos.

III – A resolução de problemas possibilita à criança comunicar suas ideias, sua forma de pensar, investigar relações, criar conexões entre o conhecimento informal, que traz para a escola e o conhecimento formal, desenvolvido pela escola.

Dentre as afirmativas apresentadas, é correto afirmar que:

Alternativas:

a)
I e II estão corretas.

b)
I e III estão corretas.

Alternativa assinalada
c)
II e III estão corretas.

d)
Todas estão corretas.

4)
Um jogo só pode ser considerado como uma estratégia de aprendizagem se cumprir com alguns critérios. Dentre os critérios apresentados a seguir, assinale a única afirmação incorreta:

Alternativas:

a)
É preciso delimitar qual é a finalidade de aprendizagem.

b)
As etapas precisam ser previstas pelo professor, de maneira a atingir objetivos predeterminados.

c)
É preciso que as situações sejam planejadas, bem como orientadas pelo professor.

d)
É preciso que o jogo seja um jogo de sorte, ou seja, um jogo para o qual a criança precisa contar com a sorte para vencer.

Alternativa assinalada
5)
Sobre a resolução de problemas, de acordo com o material estudado, analise as afirmativas a seguir:

I – Para resolver um problema a criança precisa ser capaz apenas de identificar, imediatamente, o tipo de operação necessária para responder a questão.

II – Um problema precisa ser uma atividade de investigação, ou seja, precisa levar a criança a formular hipóteses e testá-las, contribuindo para que a criança construa seu conhecimento.

III – Ao resolver problemas a criança tem a oportunidade de comunicar o que pensa e suas ideias, além de investigar relações que lhe permite criar algumas conexões entre seus conhecimentos prévios e os conhecimentos desenvolvidos na escola.

Dentre as afirmativas apresentadas, é correto dizer que:

Alternativas:

a)
Apenas a III está correta.

b)
Apenas I e II estão corretas.

c)
Apenas II e III estão corretas.

Alternativa assinalada
d)
Ir para o topo Ir para baixo
 
AV 2 5° ensino da matematica na educação infantil
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» AV1 DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
» av1 e 2 de ensino da matematica na educação infantil
» AV1 e AV2 de Ensino de MATEMÁTICA na Educação Infantil
» Ensino de matemática na educação infantil
» Alguém já fez as av1 e av2 do Ensino da Matemática 7 Período?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: