eu respondi assim e foi direto
1-b 2-d 3-b 4-d 5-c
Considere as seguintes afirmações:
I – Usar jogos e materiais manipuláveis durante o processo de ensino e de aprendizagem de Matemática pode contribuir para o desenvolvimento do raciocínio-lógico da criança, porém o professor precisa ter explícito qual o objetivo que se pretende alcançar, qual a idade mais apropriada para utilizar um jogo ou material manipulável, ter claro que noções matemáticas serão abordadas, entre outros.
II – Para estimular o raciocínio-lógico os jogos precisam ser propostos individualmente, pois para aprender Matemática é preciso muita concentração e os jogos em grupo provocam o desvio da atenção e do foco da criança.
III – O jogo é importante, mas não é a única ferramenta que pode ser utilizada na aprendizagem, bem como apenas por meio do jogo não é possível garantir a aprendizagem.
A partir das leituras realizadas sobre jogos e materiais manipuláveis, é correto afirmar que estão corretas:
Alternativas:
a)
As afirmativas II e III
b)
As afirmativas I e III
Alternativa assinalada
c)
As afirmativas I e II
d)
Todas as afirmativas
2)
Existe uma fase da criança em que, quando ela está brincando, ela cria situações imaginárias, manifestando um comportamento semelhante ao dos adultos. Nesta fase, é correto afirmar que o tipo de jogo ideal a ser proposto é:
Alternativas:
a)
Jogo de regra
b)
Jogo de exercício
c)
Jogo de lógica
d)
Jogo simbólico
Alternativa assinalada
3)
Considere as afirmações a seguir, as quais estão relacionadas à resolução de problemas de Matemática na Educação Infantil:
I – A resolução de problemas é uma metodologia do trabalho docente e, aliás, uma ótima ferramenta para as crianças formularem e resolverem, por si só, questões matemáticas, bem como questionar e levantar hipóteses, etc.
II – A resolução de problemas é um conteúdo isolado dentro do currículo, devendo ser trabalhado em momentos específicos, desvinculado de outros conteúdos ou conceitos.
III – A resolução de problemas possibilita à criança comunicar suas ideias, sua forma de pensar, investigar relações, criar conexões entre o conhecimento informal, que traz para a escola e o conhecimento formal, desenvolvido pela escola.
Dentre as afirmativas apresentadas, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
I e II estão corretas.
b)
I e III estão corretas.
Alternativa assinalada
c)
II e III estão corretas.
d)
Todas estão corretas.
4)
Um jogo só pode ser considerado como uma estratégia de aprendizagem se cumprir com alguns critérios. Dentre os critérios apresentados a seguir, assinale a única afirmação incorreta:
Alternativas:
a)
É preciso delimitar qual é a finalidade de aprendizagem.
b)
As etapas precisam ser previstas pelo professor, de maneira a atingir objetivos predeterminados.
c)
É preciso que as situações sejam planejadas, bem como orientadas pelo professor.
d)
É preciso que o jogo seja um jogo de sorte, ou seja, um jogo para o qual a criança precisa contar com a sorte para vencer.
Alternativa assinalada
5)
Sobre a resolução de problemas, de acordo com o material estudado, analise as afirmativas a seguir:
I – Para resolver um problema a criança precisa ser capaz apenas de identificar, imediatamente, o tipo de operação necessária para responder a questão.
II – Um problema precisa ser uma atividade de investigação, ou seja, precisa levar a criança a formular hipóteses e testá-las, contribuindo para que a criança construa seu conhecimento.
III – Ao resolver problemas a criança tem a oportunidade de comunicar o que pensa e suas ideias, além de investigar relações que lhe permite criar algumas conexões entre seus conhecimentos prévios e os conhecimentos desenvolvidos na escola.
Dentre as afirmativas apresentadas, é correto dizer que:
Alternativas:
a)
Apenas a III está correta.
b)
Apenas I e II estão corretas.
c)
Apenas II e III estão corretas.
Alternativa assinalada
d)