Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 av1 e 2 de ensino da matematica na educação infantil

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Angel Mary




Mensagens : 14
Data de inscrição : 08/11/2013

av1 e 2 de ensino da matematica na educação infantil Empty
MensagemAssunto: av1 e 2 de ensino da matematica na educação infantil   av1 e 2 de ensino da matematica na educação infantil EmptyQui Set 18, 2014 1:09 pm

Sobre o ensino de Matemática na Educação Infantil é correto afirmar:

Alternativas:

a)

O professor de Matemática da Educação Infantil não precisa considerar a idade da criança, pois em qualquer idade, a criança é capaz de compreender conceitos matemáticos, tal como, a noção de número.
b)

A criança desenvolve sua inteligência a partir do que lhe é exposto, ou seja, no ambiente escolar a criança aprende a partir daquilo que o professor expõe à ela. Portanto, questões biológicas não estão relacionadas ao desenvolvimento da inteligência da criança.
c)

O professor precisa conhecer as fases de desenvolvimento da criança para elaborar suas aulas de acordo com essas fases. Além disso, o professor precisa ser criativo para propor atividades prazerosas, mas que ao mesmo tempo, auxiliam o desenvolvimento do conhecimento lógico-matemático da criança.
d)

Na Educação Infantil, o conhecimento lógico-matemático é adquirido pela criança a partir daquilo que o professor transmite. Portanto, a função de atividades envolvendo conceitos matemáticos é apenas tornar a aprendizagem de Matemática mais lúdica para a criança.

2)

Considere as afirmações:

I – De acordo com Piaget, o conhecimento é ativamente construído pela criança, ou seja, ela não recebe passivamente o conhecimento do ambiente.

II – A criança se desenvolve cognitivamente por meio de adaptações com o meio e organização deste.

III – Na Educação Infantil é possível oportunizar a criança que ela se desenvolva cognitivamente a medida que são propostas atividades cada vez mais desafiadoras, diversificadas e inovadoras que provocam na criança a necessidade de adaptação.

É correto afirmar que:

Alternativas:

a)

Apenas a I está correta.
b)

Apenas II e III estão corretas.
c)

Apenas I e III estão corretas.
d)

Todas estão corretas.

3)

De acordo com as características do estágio pré-operacional, quando as crianças apresentam incapacidade de ver as coisas a partir do ponto de vista de outra pessoa, esta característica é denominada de:

Alternativas:

a)

Centralizadoras
b)

Egocêntricas
c)

Transdutivas
d)

Irreversíveis

4)

A maioria das crianças da Educação Infantil encontram-se no estágio:

Alternativas:

a)

Pré-operacional
b)

Sensório-motor
c)

Operações formais
d)

Operações concretas

5)

De acordo com Piaget, a criança se desenvolve cognitivamente a partir da construção de três tipos de conhecimento. Sobre esses tipos de conhecimento é correto afirmar que são eles:

Alternativas:

a)

Conhecimento físico, conhecimento espacial e conhecimento lógico-matemático.
b)

Conhecimento numérico, conhecimento lógico-matemático e conhecimento social.
c)

Conhecimento social, conhecimento lógico-matemático e conhecimento físico.
d)

Conhecimento lógico-matemático, conhecimento espacial e conhecimento numérico.

Considere as seguintes afirmações:

I – Usar jogos e materiais manipuláveis durante o processo de ensino e de aprendizagem de Matemática pode contribuir para o desenvolvimento do raciocínio-lógico da criança, porém o professor precisa ter explícito qual o objetivo que se pretende alcançar, qual a idade mais apropriada para utilizar um jogo ou material manipulável, ter claro que noções matemáticas serão abordadas, entre outros.

II – Para estimular o raciocínio-lógico os jogos precisam ser propostos individualmente, pois para aprender Matemática é preciso muita concentração e os jogos em grupo provocam o desvio da atenção e do foco da criança.

III – O jogo é importante, mas não é a única ferramenta que pode ser utilizada na aprendizagem, bem como apenas por meio do jogo não é possível garantir a aprendizagem.

A partir das leituras realizadas sobre jogos e materiais manipuláveis, é correto afirmar que estão corretas:

Alternativas:

a)

As afirmativas II e III
b)

As afirmativas I e III
c)

As afirmativas I e II
d)

Todas as afirmativas

2)

Existe uma fase da criança em que, quando ela está brincando, ela cria situações imaginárias, manifestando um comportamento semelhante ao dos adultos. Nesta fase, é correto afirmar que o tipo de jogo ideal a ser proposto é:

Alternativas:

a)

Jogo de regra
b)

Jogo de exercício
c)

Jogo de lógica
d)

Jogo simbólico

3)

Considere as afirmações a seguir, as quais estão relacionadas à resolução de problemas de Matemática na Educação Infantil:

I – A resolução de problemas é uma metodologia do trabalho docente e, aliás, uma ótima ferramenta para as crianças formularem e resolverem, por si só, questões matemáticas, bem como questionar e levantar hipóteses, etc.

II – A resolução de problemas é um conteúdo isolado dentro do currículo, devendo ser trabalhado em momentos específicos, desvinculado de outros conteúdos ou conceitos.

III – A resolução de problemas possibilita à criança comunicar suas ideias, sua forma de pensar, investigar relações, criar conexões entre o conhecimento informal, que traz para a escola e o conhecimento formal, desenvolvido pela escola.

Dentre as afirmativas apresentadas, é correto afirmar que:

Alternativas:

a)

I e II estão corretas.
b)

I e III estão corretas.
c)

II e III estão corretas.
d)

Todas estão corretas.

4)

Um jogo só pode ser considerado como uma estratégia de aprendizagem se cumprir com alguns critérios. Dentre os critérios apresentados a seguir, assinale a única afirmação incorreta:

Alternativas:

a)

É preciso delimitar qual é a finalidade de aprendizagem.
b)

As etapas precisam ser previstas pelo professor, de maneira a atingir objetivos predeterminados.
c)

É preciso que as situações sejam planejadas, bem como orientadas pelo professor.
d)

É preciso que o jogo seja um jogo de sorte, ou seja, um jogo para o qual a criança precisa contar com a sorte para vencer.

5)

Sobre a resolução de problemas, de acordo com o material estudado, analise as afirmativas a seguir:

I – Para resolver um problema a criança precisa ser capaz apenas de identificar, imediatamente, o tipo de operação necessária para responder a questão.

II – Um problema precisa ser uma atividade de investigação, ou seja, precisa levar a criança a formular hipóteses e testá-las, contribuindo para que a criança construa seu conhecimento.

III – Ao resolver problemas a criança tem a oportunidade de comunicar o que pensa e suas ideias, além de investigar relações que lhe permite criar algumas conexões entre seus conhecimentos prévios e os conhecimentos desenvolvidos na escola.

Dentre as afirmativas apresentadas, é correto dizer que:

Alternativas:

a)

Apenas a III está correta.
b)

Apenas I e II estão corretas.
c)

Apenas II e III estão corretas.
d)

Apenas I e III estão corretas.

Ir para o topo Ir para baixo
juliana12




Mensagens : 79
Data de inscrição : 02/04/2013
Idade : 29

av1 e 2 de ensino da matematica na educação infantil Empty
MensagemAssunto: Re: av1 e 2 de ensino da matematica na educação infantil   av1 e 2 de ensino da matematica na educação infantil EmptyDom Set 21, 2014 9:20 pm

seu resposta de algumas av1 4-1, 5-3
av 2. 2-4, so to sabendo dessa as outra estou tentando.
Ir para o topo Ir para baixo
Angel Mary




Mensagens : 14
Data de inscrição : 08/11/2013

av1 e 2 de ensino da matematica na educação infantil Empty
MensagemAssunto: Re: av1 e 2 de ensino da matematica na educação infantil   av1 e 2 de ensino da matematica na educação infantil EmptyTer Set 23, 2014 6:25 pm

respondi a av1 e passou direto assim 1c2d3b4a5c
Ir para o topo Ir para baixo
juliana12




Mensagens : 79
Data de inscrição : 02/04/2013
Idade : 29

av1 e 2 de ensino da matematica na educação infantil Empty
MensagemAssunto: Re: av1 e 2 de ensino da matematica na educação infantil   av1 e 2 de ensino da matematica na educação infantil EmptySex Set 26, 2014 2:03 pm

obrigada pela a resposta foram todas corretas.
Ir para o topo Ir para baixo
claudiane santos




Mensagens : 1
Data de inscrição : 07/10/2014

av1 e 2 de ensino da matematica na educação infantil Empty
MensagemAssunto: avaliação 2   av1 e 2 de ensino da matematica na educação infantil EmptyTer Out 07, 2014 7:19 pm

Ja respondi, deu certo e foi direto
ALTERNATIVA DA AV-2
1-2
2-4
3-2
4-4
5-3
Ir para o topo Ir para baixo
juliana12




Mensagens : 79
Data de inscrição : 02/04/2013
Idade : 29

av1 e 2 de ensino da matematica na educação infantil Empty
MensagemAssunto: Re: av1 e 2 de ensino da matematica na educação infantil   av1 e 2 de ensino da matematica na educação infantil EmptyQui Out 09, 2014 9:26 pm

Obrigado foi tudo certinho.
Ir para o topo Ir para baixo
vanessaamiga




Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/10/2014

av1 e 2 de ensino da matematica na educação infantil Empty
MensagemAssunto: av 1 respostas foram diretas   av1 e 2 de ensino da matematica na educação infantil EmptyDom Out 12, 2014 6:30 pm

1-3,2-4,3-2,4-1,5-3
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





av1 e 2 de ensino da matematica na educação infantil Empty
MensagemAssunto: Re: av1 e 2 de ensino da matematica na educação infantil   av1 e 2 de ensino da matematica na educação infantil Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
av1 e 2 de ensino da matematica na educação infantil
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ensino de matemática na educação infantil
» Alguém já fez as av1 e av2 do Ensino da Matemática 7 Período?
» av1 ensino da matemática na educação infantil
» AV 1 e AV 2 ensino de matemática na educação infantil
» AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: