Pedagogia Unopar |
| | AV 1 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO-FILOSÓFICO | |
| | Autor | Mensagem |
---|
Fernanda Pereira
Mensagens : 14 Data de inscrição : 07/04/2014 Idade : 31 Localização : Rio Verde - GO
| Assunto: AV 1 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO-FILOSÓFICO Ter Jun 10, 2014 2:15 pm | |
| Questao 1
O segundo grande momento do pensamento filosófico foi o socrático. Movimento liderado por Sócrates que mudou o eixo da filosofia – inaugurando a ética- e mudando o espaço de sua discussão. O pensamento deixou o interior dos palácios e ganhou a praça púbica, a ÁGORA. Criticando os sofistas e atraindo a admiração dos jovens, Sócrates provocou também o desafeto de outros que o combatem por considerá-lo um perigo para as tradições da pólis e uma má influência para a juventude. Admirado e criticado, Sócrates foi figura controversa e causou problemas à sociedade da época..
Assinale a alternativa que representa a postura filosófica de Sócrates.
Alternativas •1 - Porque começa a fazer muitas perguntas sobre tudo e incomodar as pessoas
•2 - Porque, era um soldado do exercito ateniense e Filosofia era uma atividade para aristocráticos
•3 - Porque passa a questionar somente a religião da época.
•4 - Porque é jogador e não gosta de trabalhar, Logo, se ocupar e fazer perguntas e nunca encontrar as respostas.
•5 - Porque passa a questionar o agir do homem, os valores sociais e deixa de problematizar a physis a natureza
Sua resposta 5 - Porque passa a questionar o agir do homem, os valores sociais e deixa de problematizar a physis a natureza
Questão 2
Sócrates representou um divisor de águas no pensamento ocidental porque passou a investigar temas sobre o agir humano. Antes, os primeiros investigadores ou primeiros filósofos, ou, os pré-socráticos se ocupavam com outros aspectos relacionados à realidade. Ou seja, eles pesquisavam sobre os fenômenos da natureza ( origem do universo, chuva, sol, etc..), o mundo físico.
Assinale a alternativa correta que representa o tema central da investigação dos primeiros filósofos. Alternativas •1 - Os primeiros filósofos, conhecidos também, como pré-socráticos investigavam a veracidade dos mitos.
•2 - Os primeiros filósofos investigavam a physis, o mundo físico.
•3 - Antes de Sócrates não havia pensamento filosófico considerável
•4 - o ser é conhecido pelos sentidos;
•5 - nada sabemos sobre o ser.
Sua resposta 2 - Os primeiros filósofos investigavam a physis, o mundo físico.
Questão 3
Na busca pela verdade, Sócrates elaborou um método conhecido como MAÊUTICA que se divide em duas partes: ironia e a maiêutica. A ironia tem um duplo aspecto: a refutação e a maiêutica( que se repete aqui). A primeira significa não responder à pergunta formulada, mas retomar a resposta do interlocutor e demonstrar as contradições nela contidas. A função da refutação é a libertação do espírito preparando-o para encontrar a solução. Esse foi o método utilizado por Sócrates para ensinar porque ele considerava o ensino como uma missão da qual ele não podia fugir. Como se constituía esse método?
Assinale a alternativa correta. Alternativas •1 - Sócrates busca, através das perguntas, destruir o saber constituído para reconstruí-lo na busca da definição do conceito.
•2 - O método socrático ou a maiêutica consistia em decorar todos os ensinamentos de Sócrates.
•3 - Sócrates quer sobrepor-se aos seus adversários mostrando que só ele detém um grande conhecimento.
•4 - Não é intenção de Sócrates discutir suas teorias e sim aceitar as opiniões dos seus interlocutores;
•5 - Sócrates reconhece sua incapacidade de argumentar e apresenta respostas prontas que ele aprendeu nas suas "conversas";
Sua resposta 1 - Sócrates busca, através das perguntas, destruir o saber constituído para reconstruí-lo na busca da definição do conceito.
Questão 4 Antes de Sócrates, o mundo grego conheceu os filósofos naturalistas ou pré-socráticos. Dentre eles podemos destacar Heráclito. Para ele, a realidade se constitui pelas mudanças porque nada é eterno ou fixo. Dele temos o fragmento registrado: ‘Ninguém se banha no mesmo rio duas vezes. O rio não é o mesmo e o homem também não’. Assinale a resposta correta que representa o pensamento de Heráclito. Alternativas •1 - Para Heráclito não se deve entrar no mesmo rio, duas vezes.
•2 - Para Heráclito tudo deveria permanecer, no mesmo modo. A verdade está na permanência
•3 - Para Heráclito, o mundo se constitui dos contrários e de movimento.
•4 - Heráclito era extremamente sistemático e por isso não gostava de ir duas vezes ao mesmo lugar.
•5 - Heráclito foi um poeta e gostava de criar frases de efeito
Sua resposta 3 - Para Heráclito, o mundo se constitui dos contrários e de movimento.
Questão 5 Filha dos gregos, a Filosofia tem data e local de nascimento específicos e também um “pai”, considerado o primeiro filósofo datado historicamente: Tales. Mileto, a cidade de Tales, ficava na Jônia, atual Turquia, uma das colônias micênicas desenvolvidas após a invasão dos dóricos. É exatamente aí, portanto, na Jônia, no século VI a. C. que surgiu a primeira proposta filosófica.
Como ficou conhecida a primeira forma de conhecimento filosófico?
Assinale a alternativa correta. Alternativas •1 - Porque começa a fazer muitas perguntas sobre tudo e incomodar as pessoas
•2 - Porque, era um soldado do exercito ateniense e Filosofia era uma atividade para aristocráticos
•3 - Porque passa a questionar somente a religião da época.
•4 - Porque é jogador e não gosta de trabalhar, Logo, se ocupar e fazer perguntas e nunca encontrar as respostas.
•5 - Porque passa a questionar o agir do homem, os valores sociais e deixa de problematizar a physis a natureza
Sua resposta 5 - Porque passa a questionar o agir do homem, os valores sociais e deixa de problematizar a physis a natureza
| |
| | | Fernanda Pereira
Mensagens : 14 Data de inscrição : 07/04/2014 Idade : 31 Localização : Rio Verde - GO
| Assunto: AV 1 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I Ter Jun 10, 2014 2:21 pm | |
| Questão 1
As crianças devem ter a oportunidade de desenvolver sua afetividade. É preciso dar-lhes condições para que seu emocional floresça, se expanda, ganhe espaço. (ROSSINI, 2001, p.15). Analisando a citação e pensando sobre a importância do afeto é incorreto afirmar que:
Alternativas •1 - Quanto mais uma criança se sente amada, mais segura, menos ansiosa e provavelmente mais disciplinada ela será e consequentemente seu rendimento nas aulas será satisfatório.
•2 - Um dos autores de destaque que pesquisou acerca da afetividade foi Henri Wallon.
•3 - A afetividade tem uma concepção mais ampla, envolvendo maiores manifestações, englobando sentimentos (origem psicológica) e emoções (origem biológica).
•4 - Na educação infantil, a preocupação com as emoções dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem torna possível o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos biológico, psíquico, cognitivo e social.
•5 - Os adultos com os quais as crianças convivem, tem pouca importância em sua formação, pois em primeiro lugar estão os amigos da educação infantil.
Sua resposta 5 - Os adultos com os quais as crianças convivem, tem pouca importância em sua formação, pois em primeiro lugar estão os amigos da educação infantil.
Questão 2 A educação escolar tem que agir no sentido de proteger, educar e integrar as emoções do educando, é importante que as crianças aprendam desde muito cedo que podem levar inteligência à suas emoções. Sobre o Trabalho Pedagógico podemos assinalar como incorreta a alternativa:
Alternativas •1 - Os objetivos do trabalho a ser desenvolvido não podem desconsiderar o ponto de vista da criança, isto é, pensar em conhecimentos relevantes que tomam a criança como ponto de referência.
•2 - É necessário levar em conta o que a criança já sabe sobre o objeto a ser aprendido, pois aumenta as possibilidades de construir uma aprendizagem significativa. •3 - Organizar conteúdos de ensino de forma aleatória, não respeitando a lógica da organização do conhecimento na área, facilita o processo de apropriação do objeto de conhecimento. •4 - A escolha das atividades de ensino envolve a relação entre o educador e a criança. •5 - A afetividade está presente em todas as principais decisões de ensino assumidas pelo educador no contexto da Educação Infantil, inclusive na avaliação da aprendizagem. Sua resposta 3 - Organizar conteúdos de ensino de forma aleatória, não respeitando a lógica da organização do conhecimento na área, facilita o processo de apropriação do objeto de conhecimento.
Questão 3
De acordo com Strocchi (2003, p.13), a autoestima é a “[...] a postura que cada pessoa tem em relação a si mesma” e deve ser considerada nos seguintes aspectos: (assinale a alternativa correta) Alternativas •1 - Cognitivo, Emotivo e Potencial; •2 - Cognitivo, Emotivo e Comportamental; •3 - Cognitivo, Emotivo e Relacional;
•4 - Reflexivo, Emotivo e Comportamental;
•5 - Cognitivo, Egocêntrico e Comportamental; Sua resposta 2 - Cognitivo, Emotivo e Comportamental;
Questão 4 A escola pode ser um ambiente que propicia a cada criança aprender a conhecer e regular suas emoções de forma inteligente. Pode propiciar uma convivência entre o cognitivo e o emocional, e esta convivência, uma vez estabelecida, serve de solo fértil para o desenvolvimento da persistência diante das frustrações, da empatia, e principalmente, do auto controle. Sobre as emoções é incorreto afirmar que: Alternativas •1 - As crianças frequentemente se comportam de certo modo como um resultado direto de seus estados emocionais; •2 - Ingressar numa escola de Educação Infantil é uma situação nova que pode provocar medo, cabe a todos na creche saber como lidar com essa realidade para evitar dificuldades no futuro. •3 - É urgente uma educação voltada para um ser dotado de corpo, espírito, razão e emoção; •4 - Oferecendo ao aluno o direito de ser ouvido e compreendido, os professores dão ao aluno a oportunidade de ser um indisciplinado, pois o atendimento individualizado leva os demais alunos a se dispersarem. •5 - Um trabalho carregado de afetividade dos professores é fundamental para que os pequenos se sintam confiantes e protegidos. Sua resposta 4 - Oferecendo ao aluno o direito de ser ouvido e compreendido, os professores dão ao aluno a oportunidade de ser um indisciplinado, pois o atendimento individualizado leva os demais alunos a se dispersarem.
Questão 5 Sobre a autoestima é incorreto afirmar que: Alternativas •1 - A autoestima inclui uma avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo sempre intrinsecamente negativa. •2 - A autoestima é uma das necessidades humanas como um processo vital que oferece força, resistência e capacidade de regeneração •3 - A construção da autoestima depende de um contexto afetivamente positivo que possa fortalecer, privilegiar e permitir a imagem da criança que está em construção. •4 - As decisões sobre as condições de ensino assumidas pelo educador, apresenta inúmeras situações com implicações afetivas para a criança. •5 - O dialogo que o professor estabelece com as crianças diariamente demonstra sua preocupação para com as emoções da criança e contribui com a autoestima.
Sua resposta 1 - A autoestima inclui uma avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo sempre intrinsecamente negativa. | |
| | | Fernanda Pereira
Mensagens : 14 Data de inscrição : 07/04/2014 Idade : 31 Localização : Rio Verde - GO
| Assunto: AV 2 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO-FILOSÓFICO Ter Jun 10, 2014 2:22 pm | |
| Questão 1 Em relação a chegada da idade moderna, pode-se dizer que esta se apresenta como uma revolução em muitos campos. Qual das alternativas abaixo está INCORRETA?
Alternativas •1 - Político, afinal as relações de poder se alternam e se modificam nessa época da nossa história e o ponto central dessa revolução foi o nascimento do estado Moderno, que é um Estado centralizado, controlado pelo rei em todas as suas funções. O Estado Absolutista •2 - Econômico, pois desaparece o sistema econômico baseado na agricultura e nasce o capitalismo, uma economia de intercambio baseada na mercadoria e no dinheiro •3 - Geográfica, afinal o mar mediterrâneo deixa de ser o centro do mundo para ser substituído pelo oceano atlântico, o grande oceano das navegações. •4 - Intelectual porque abandona conceitos e verdades trazidos da idade média e até da antiguidade e renova-os substancialmente •5 - Social, pois promove a formação e afirmação de uma nova classe: a burguesia, que nasce nos centros urbanos e promove um novo processo econômico – o capitalismo – assim como determina uma nova concepção de mundo e novas relações de poder. Sua resposta 4 - Intelectual porque abandona conceitos e verdades trazidos da idade média e até da antiguidade e renova-os substancialmente
Questão 2
Na Modernidade a pedagogia e a educação vão sofrer grandes renovações. Por que isso acontece?
Alternativas •1 - Porque a formação do homem vai acompanhar novos caminhos sociais, o que significa dizer, que será necessário mudar-se os fins da educação. Este novo homem será formado para ser ativo e produtivo na sociedade e não mais para ser um bom cristão. Mudam-se também os meios educativos e a escola se torna um elemento central para o desenvolvimento da sociedade moderna. •2 - Porque com a criação das universidades e a organização dos colégios, tanto a pedagogia como ciência, como a educação dela resultante, vão passar por transformações de ordem conceituais para que esta educação esteja apta a promover no individuo o autocontrole e a autodisciplina tão necessários na nova sociedade. •3 - Para que os novos modelos educacionais promovam a competição entre os alunos e a premiação pública como incentivos à aprendizagem e ao estabelecimento de relações civilizadas entre mestres e alunos. •4 - Nenhuma das anteriores. •5 - Porque era necessário alterar a dinâmica do sistema de ensino então vigente. Sua resposta 1 - Porque a formação do homem vai acompanhar novos caminhos sociais, o que significa dizer, que será necessário mudar-se os fins da educação. Este novo homem será formado para ser ativo e produtivo na sociedade e não mais para ser um bom cristão. Mudam-se também os meios educativos e a escola se torna um elemento central para o desenvolvimento da sociedade moderna.
Questão 3
Diz-se que uma unanimidade em torno de propostas educacionais na idade moderna era impossível, sobretudo pela diversidade social que se constituiu nesse período. Contudo, pode-se identificar algumas predominâncias. Quais foram elas? Alternativas •1 - A crise nas universidades, os colégios e a pedagogia humanista. •2 - Os colégios protestantes e o humanismo. •3 - A ampliação dos currículos. •4 - Os colégios jesuítas e os colégios protestantes, a pedagogia humanista, a crise nas universidades e os poucos empreendimentos em favor da educação dos pobres. •5 - A e D estão corretas. Sua resposta 5 - A e D estão corretas.
Questão 4 Quais foram os principais agentes da educação na época colonial e por quê?
Alternativas •1 - Os franciscanos, afinal foram eles a rezar a primeira missa no Brasil. •2 - Os jesuítas. A associação entre a colonização portuguesa e as iniciativas missionárias da Igreja, serviu tanto aos interesses econômicos e políticos de Portugal quanto as estratégias do Vaticano para impedir a propagação do protestantismo no novo mundo. Os jesuítas foram o mais importante grupo religioso na manutenção dos princípios da reação católica ao protestantismo e isso, evidentemente incluía a educação. •3 - As irmandades, pois além de ensinarem uma profissão, muitas vezes também eram centros de educação e cultura. •4 - As famílias, como células da sociedade e detentoras do direito natural sobre a criança. •5 - As escolas isoladas. Sua resposta 2 - Os jesuítas. A associação entre a colonização portuguesa e as iniciativas missionárias da Igreja, serviu tanto aos interesses econômicos e políticos de Portugal quanto as estratégias do Vaticano para impedir a propagação do protestantismo no novo mundo. Os jesuítas foram o mais importante grupo religioso na manutenção dos princípios da reação católica ao protestantismo e isso, evidentemente incluía a educação.
Questão 5 A necessidade de consolidar e tornar obrigatório o ensino elementar, ainda no império, evidencia que relações historicamente construídas?
Alternativas •1 - As relações entre os processos de estruturação do Estado e a educação escolar. •2 - Evidencia a relevância da escola como elemento principal na construção do Estado, assim como aconteceu na Europa. •3 - Todas as alternativas estão corretas •4 - O estabelecimento de normas e regulamentos deixa claro o caráter compulsório da alfabetização e suas relações com a construção do Estado Nação.
•5 - A partir da presença estatal, a proliferação de debates sobre a validade ou não de se escolarizar crianças, negros, índios, mulheres, quando se procurava afirmar a necessidade da escola como agente civilizadora. Sua resposta 3 - Todas as alternativas estão corretas | |
| | | Fernanda Pereira
Mensagens : 14 Data de inscrição : 07/04/2014 Idade : 31 Localização : Rio Verde - GO
| Assunto: AV 2 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I Ter Jun 10, 2014 2:27 pm | |
| Questão 1 De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade "é uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir, de pensar e da história pessoal". Nesse sentido, é incorreto afirmar que: Alternativas •1 - Ser autônomo significa não cumprir as regras estabelecidas pelo Centro de Educação Infantil. •2 - O objetivo da educação das crianças de 0 a 5 anos consiste na promoção da autonomia •3 - A autonomia pode ser uma referência nas tarefas de cuidar, educar e acolher. •4 - A criança autônoma possui a capacidade de seguir suas próprias orientações na execução de uma tarefa. •5 - Autonomia é a possibilidade de decidir e saber por que realizar determinada ação. Sua resposta 1 - Ser autônomo significa não cumprir as regras estabelecidas pelo Centro de Educação Infantil.
Questão 2
A fase em que a criança apresenta ausência total de regras denomina-se: Alternativas •1 - Autonomia •2 - Anomia •3 - Sincretismo subjetivo •4 - Heteronomia •5 - Sistema simbólico Sua resposta 2 - Anomia
Questão 3 Sobre a autonomia e a educação de crianças de 0 a 3 anos é incorreto afirmar que: Alternativas •1 - Explorar o eixo identidade e autonomia envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem. •2 - O objetivo é que as crianças se identifiquem como seres únicos, com corpo, hábitos e preferências próprias. •3 - É desejável que os bebês ganhem independência progressiva para realizar ações cotidianas, como brincar e se expressar por meio da linguagem, quanto para o cuidado com a higiene e a alimentação. •4 - O caminho privilegiado para conseguir esse desenvolvimento são as atividades de interação, que possibilitam a criação de vínculos afetivos e o aprendizado das regras para a vida em sociedade. •5 - A autonomia da criança se consolida aos 3 anos, na fase da heteronomia. Sua resposta 5 - A autonomia da criança se consolida aos 3 anos, na fase da heteronomia.
Questão 4 Piaget (1999) indica-nos três conceitos fundamentais para a construção da moralidade infantil, são eles: Alternativas •1 - anomia, heteronomia e sistema simbólico. •2 - Sincretismo subjetivo, heteronomia e autonomia. •3 - anomia, heteronomia e autonomia. •4 - interacionismo, heteronomia e autonomia. •5 - anomia, heteronomia e dependência.
Sua resposta 3 - anomia, heteronomia e autonomia.
Questão 5 A roda de conversa é um momento onde a criança tem a oportunidade de expressar seus pensamentos de maneira informal, mas em se tratando de crianças pequenas torna-se uma atividade fundamental para ampliar sua competência comunicativa. Seu trabalho requer, exceto:
Alternativas •1 - Intencionalidade educativa, planejamento e reflexão constante. •2 - É importante que o professor esteja atento a fala das crianças, para ser mediador e participante, atribuindo sentido as mesmas. •3 - O professor deve ter um real interesse por sua fala atribuindo-lhe sentido comunicativo desde as mais simples enunciações. •4 - A Roda da Conversa deve ser muito demorada e a criança deve exercer uma liderança sutil. •5 - Por meio da roda de conversa as crianças contam suas atividades cotidianas de sua casa, dividem seus sentimentos, elaboram regras e tomam decisões que afetam suas vidas nas salas de aula, entre outros objetivos. Sua resposta 4 - A Roda da Conversa deve ser muito demorada e a criança deve exercer uma liderança sutil. | |
| | | dicmala
Mensagens : 35 Data de inscrição : 11/06/2013 Localização : Guarulhos -SP
| Assunto: Re: AV 1 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO-FILOSÓFICO Ter Jun 10, 2014 2:30 pm | |
| Ola vc já enviou Av1 e AV2 do fundamentos do processo educativo no contexto escolar as minhas respostas bateram com as suas mas não enviei ainda | |
| | | bialoka
Mensagens : 3 Data de inscrição : 10/06/2014
| Assunto: Re: AV 1 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO-FILOSÓFICO Ter Jun 10, 2014 3:11 pm | |
| Av1 de fundamentos do processo educativo no contexto histórico e filosófico Autor Mensagem Anakollas Mensagens: 7 Data de inscrição: 10/06/2014 Assunto: Av1 de fundamentos do processo educativo no contexto histórico e filosófico Hoje à(s) 6:46 pm -------------------------------------------------------------------------------- Questão 1 O segundo grande momento do pensamento filosófico foi o socrático. Movimento liderado por Sócrates que mudou o eixo da filosofia – inaugurando a ética- e mudando o espaço de sua discussão. O pensamento deixou o interior dos palácios e ganhou a praça púbica, a ÁGORA. Criticando os sofistas e atraindo a admiração dos jovens, Sócrates provocou também o desafeto de outros que o combatem por considerá-lo um perigo para as tradições da pólis e uma má influência para a juventude. Admirado e criticado, Sócrates foi figura controversa e causou problemas à sociedade da época.. Assinale a alternativa que representa a postura filosófica de Sócrates. Alternativas • 1 - Porque começa a fazer muitas perguntas sobre tudo e incomodar as pessoas • 2 - Porque, era um soldado do exercito ateniense e Filosofia era uma atividade para aristocráticos • 3 - Porque passa a questionar somente a religião da época. • 4 - Porque é jogador e não gosta de trabalhar, Logo, se ocupar e fazer perguntas e nunca encontrar as respostas. • 5 - Porque passa a questionar o agir do homem, os valores sociais e deixa de problematizar aphysis a natureza Questão 2 Sócrates representou um divisor de águas no pensamento ocidental porque passou a investigar temas sobre o agir humano. Antes, os primeiros investigadores ou primeiros filósofos, ou, os pré-socráticos se ocupavam com outros aspectos relacionados à realidade. Ou seja, eles pesquisavam sobre os fenômenos da natureza ( origem do universo, chuva, sol, etc..), o mundo físico. Assinale a alternativa correta que representa o tema central da investigação dos primeiros filósofos. Alternativas • 1 - Os primeiros filósofos, conhecidos também, como pré-socráticos investigavam a veracidade dos mitos. • 2 - Os primeiros filósofos investigavam a physis, o mundo físico. • 3 - Antes de Sócrates não havia pensamento filosófico considerável • 4 - o ser é conhecido pelos sentidos; • 5 - nada sabemos sobre o ser. Questão 3 Na busca pela verdade, Sócrates elaborou um método conhecido como MAÊUTICA que se divide em duas partes: ironia e a maiêutica. A ironia tem um duplo aspecto: a refutação e a maiêutica( que se repete aqui). A primeira significa não responder à pergunta formulada, mas retomar a resposta do interlocutor e demonstrar as contradições nela contidas. A função da refutação é a libertação do espírito preparando-o para encontrar a solução. Esse foi o método utilizado por Sócrates para ensinar porque ele considerava o ensino como uma missão da qual ele não podia fugir. Como se constituía esse método? Assinale a alternativa correta. Alternativas • 1 - Sócrates busca, através das perguntas, destruir o saber constituído para reconstruí-lo na busca da definição do conceito. • 2 - O método socrático ou a maiêutica consistia em decorar todos os ensinamentos de Sócrates. • 3 - Sócrates quer sobrepor-se aos seus adversários mostrando que só ele detém um grande conhecimento. • 4 - Não é intenção de Sócrates discutir suas teorias e sim aceitar as opiniões dos seus interlocutores; • 5 - Sócrates reconhece sua incapacidade de argumentar e apresenta respostas prontas que ele aprendeu nas suas "conversas"; Questão 4 Antes de Sócrates, o mundo grego conheceu os filósofos naturalistas ou pré-socráticos. Dentre eles podemos destacar Heráclito. Para ele, a realidade se constitui pelas mudanças porque nada é eterno ou fixo. Dele temos o fragmento registrado: ‘Ninguém se banha no mesmo rio duas vezes. O rio não é o mesmo e o homem também não’. Assinale a resposta correta que representa o pensamento de Heráclito. Alternativas • 1 - Para Heráclito não se deve entrar no mesmo rio, duas vezes. • 2 - Para Heráclito tudo deveria permanecer, no mesmo modo. A verdade está na permanência • 3 - Para Heráclito, o mundo se constitui dos contrários e de movimento. • 4 - Heráclito era extremamente sistemático e por isso não gostava de ir duas vezes ao mesmo lugar. • 5 - Heráclito foi um poeta e gostava de criar frases de efeito Questão 5 Filha dos gregos, a Filosofia tem data e local de nascimento específicos e também um “pai”, considerado o primeiro filósofo datado historicamente: Tales. Mileto, a cidade de Tales, ficava na Jônia, atual Turquia, uma das colônias micênicas desenvolvidas após a invasão dos dóricos. É exatamente aí, portanto, na Jônia, no século VI a. C. que surgiu a primeira proposta filosófica. Como ficou conhecida a primeira forma de conhecimento filosófico? Assinale a alternativa correta. Alternativas • 1 - Porque começa a fazer muitas perguntas sobre tudo e incomodar as pessoas • 2 - Porque, era um soldado do exercito ateniense e Filosofia era uma atividade para aristocráticos • 3 - Porque passa a questionar somente a religião da época. • 4 - Porque é jogador e não gosta de trabalhar, Logo, se ocupar e fazer perguntas e nunca encontrar as respostas. • 5 - Porque passa a questionar o agir do homem, os valores sociais e deixa de problematizar aphysis a natureza Gabarito:vamos conferir? 1-5 2-2 3-1 4-3 5-5 Anakollas Mensagens: 7 Data de inscrição: 10/06/2014 Assunto: Re: Av1 de fundamentos do processo educativo no contexto histórico e filosófico Hoje à(s) 7:48 pm -------------------------------------------------------------------------------- Alguém mandou sem erro? Diva Mensagens: 13 Data de inscrição: 18/03/2014 Assunto: Re: Av1 de fundamentos do processo educativo no contexto histórico e filosófico Hoje à(s) 8:37 pm -------------------------------------------------------------------------------- enviei sem erros \0/ dicmala Mensagens: 13 Data de inscrição: 11/06/2013 Localização: Guarulhos -SP Assunto: Re: Av1 de fundamentos do processo educativo no contexto histórico e filosófico Hoje à(s) 8:43 pm -------------------------------------------------------------------------------- vc enviou iguais estas respostas ai bialoka Mensagens: 1 Data de inscrição: 10/06/2014 Assunto: Re: Av1 de fundamentos do processo educativo no contexto histórico e filosófico Hoje à(s) 9:08 pm -------------------------------------------------------------------------------- av I foi sem erro 1-5 2-2 3-1 4-3 5-5 AV II foi sem erro 1-4 2-1 3-5 4-2 5-3 | |
| | | Anakollas
Mensagens : 24 Data de inscrição : 10/06/2014
| Assunto: Re: AV 1 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO-FILOSÓFICO Ter Jun 10, 2014 7:35 pm | |
| Sim sem erro pode enviar as duas avaliações estão certas!! | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: AV 1 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO-FILOSÓFICO | |
| |
| | | | AV 1 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO-FILOSÓFICO | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |
|