Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 AV 1 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO-FILOSÓFICO

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Fernanda Pereira




Mensagens : 14
Data de inscrição : 07/04/2014
Idade : 31
Localização : Rio Verde - GO

AV 1 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO-FILOSÓFICO Empty
MensagemAssunto: AV 1 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO-FILOSÓFICO   AV 1 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO-FILOSÓFICO EmptyTer Jun 10, 2014 2:15 pm

Questao 1

O segundo grande momento do pensamento filosófico foi o socrático. Movimento liderado por Sócrates que mudou o eixo da filosofia – inaugurando a ética- e mudando o espaço de sua discussão. O pensamento deixou o interior dos palácios e ganhou a praça púbica, a ÁGORA. Criticando os sofistas e atraindo a admiração dos jovens, Sócrates provocou também o desafeto de outros que o combatem por considerá-lo um perigo para as tradições da pólis e uma má influência para a juventude. Admirado e criticado, Sócrates foi figura controversa e causou problemas à sociedade da época..

Assinale a alternativa que representa a postura filosófica de Sócrates.

Alternativas
•1 -
Porque começa a fazer muitas perguntas sobre tudo e incomodar as pessoas

•2 -
Porque, era um soldado do exercito ateniense e Filosofia era uma atividade para aristocráticos

•3 -
Porque passa a questionar somente a religião da época.

•4 -
Porque é jogador e não gosta de trabalhar, Logo, se ocupar e fazer perguntas e nunca encontrar as respostas.

•5 -
Porque passa a questionar o agir do homem, os valores sociais e deixa de problematizar a physis a natureza

Sua resposta
5 -
Porque passa a questionar o agir do homem, os valores sociais e deixa de problematizar a physis a natureza

Questão 2

Sócrates representou um divisor de águas no pensamento ocidental porque passou a investigar temas sobre o agir humano. Antes, os primeiros investigadores ou primeiros filósofos, ou, os pré-socráticos se ocupavam com outros aspectos relacionados à realidade. Ou seja, eles pesquisavam sobre os fenômenos da natureza ( origem do universo, chuva, sol, etc..), o mundo físico.

Assinale a alternativa correta que representa o tema central da investigação dos primeiros filósofos.
Alternativas
•1 -
Os primeiros filósofos, conhecidos também, como pré-socráticos investigavam a veracidade dos mitos.

•2 -
Os primeiros filósofos investigavam a physis, o mundo físico.

•3 -
Antes de Sócrates não havia pensamento filosófico considerável

•4 -
o ser é conhecido pelos sentidos;

•5 -
nada sabemos sobre o ser.

Sua resposta
2 -
Os primeiros filósofos investigavam a physis, o mundo físico.

Questão 3

Na busca pela verdade, Sócrates elaborou um método conhecido como MAÊUTICA que se divide em duas partes: ironia e a maiêutica. A ironia tem um duplo aspecto: a refutação e a maiêutica( que se repete aqui). A primeira significa não responder à pergunta formulada, mas retomar a resposta do interlocutor e demonstrar as contradições nela contidas. A função da refutação é a libertação do espírito preparando-o para encontrar a solução. Esse foi o método utilizado por Sócrates para ensinar porque ele considerava o ensino como uma missão da qual ele não podia fugir.
Como se constituía esse método?

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
•1 -
Sócrates busca, através das perguntas, destruir o saber constituído para reconstruí-lo na busca da definição do conceito.

•2 -
O método socrático ou a maiêutica consistia em decorar todos os ensinamentos de Sócrates.

•3 -
Sócrates quer sobrepor-se aos seus adversários mostrando que só ele detém um grande conhecimento.

•4 -
Não é intenção de Sócrates discutir suas teorias e sim aceitar as opiniões dos seus interlocutores;

•5 -
Sócrates reconhece sua incapacidade de argumentar e apresenta respostas prontas que ele aprendeu nas suas "conversas";

Sua resposta
1 -
Sócrates busca, através das perguntas, destruir o saber constituído para reconstruí-lo na busca da definição do conceito.

Questão 4

Antes de Sócrates, o mundo grego conheceu os filósofos naturalistas ou pré-socráticos. Dentre eles podemos destacar Heráclito. Para ele, a realidade se constitui pelas mudanças porque nada é eterno ou fixo. Dele temos o fragmento registrado: ‘Ninguém se banha no mesmo rio duas vezes. O rio não é o mesmo e o homem também não’.
Assinale a resposta correta que representa o pensamento de Heráclito.
Alternativas
•1 -
Para Heráclito não se deve entrar no mesmo rio, duas vezes.

•2 -
Para Heráclito tudo deveria permanecer, no mesmo modo. A verdade está na permanência

•3 -
Para Heráclito, o mundo se constitui dos contrários e de movimento.

•4 -
Heráclito era extremamente sistemático e por isso não gostava de ir duas vezes ao mesmo lugar.

•5 -
Heráclito foi um poeta e gostava de criar frases de efeito

Sua resposta
3 -
Para Heráclito, o mundo se constitui dos contrários e de movimento.

Questão 5

Filha dos gregos, a Filosofia tem data e local de nascimento específicos e também um “pai”, considerado o primeiro filósofo datado historicamente: Tales. Mileto, a cidade de Tales, ficava na Jônia, atual Turquia, uma das colônias micênicas desenvolvidas após a invasão dos dóricos. É exatamente aí, portanto, na Jônia, no século VI a. C. que surgiu a primeira proposta filosófica.

Como ficou conhecida a primeira forma de conhecimento filosófico?

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
•1 -
Porque começa a fazer muitas perguntas sobre tudo e incomodar as pessoas

•2 -
Porque, era um soldado do exercito ateniense e Filosofia era uma atividade para aristocráticos

•3 -
Porque passa a questionar somente a religião da época.

•4 -
Porque é jogador e não gosta de trabalhar, Logo, se ocupar e fazer perguntas e nunca encontrar as respostas.

•5 -
Porque passa a questionar o agir do homem, os valores sociais e deixa de problematizar a physis a natureza

Sua resposta
5 -
Porque passa a questionar o agir do homem, os valores sociais e deixa de problematizar a physis a natureza

Ir para o topo Ir para baixo
Fernanda Pereira




Mensagens : 14
Data de inscrição : 07/04/2014
Idade : 31
Localização : Rio Verde - GO

AV 1 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO-FILOSÓFICO Empty
MensagemAssunto: AV 1 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I   AV 1 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO-FILOSÓFICO EmptyTer Jun 10, 2014 2:21 pm

Questão 1

As crianças devem ter a oportunidade de desenvolver sua afetividade. É preciso dar-lhes condições para que seu emocional floresça, se expanda, ganhe espaço. (ROSSINI, 2001, p.15). Analisando a citação e pensando sobre a importância do afeto é incorreto afirmar que:

Alternativas
•1 -
Quanto mais uma criança se sente amada, mais segura, menos ansiosa e provavelmente mais disciplinada ela será e consequentemente seu rendimento nas aulas será satisfatório.

•2 -
Um dos autores de destaque que pesquisou acerca da afetividade foi Henri Wallon.

•3 -
A afetividade tem uma concepção mais ampla, envolvendo maiores manifestações, englobando sentimentos (origem psicológica) e emoções (origem biológica).

•4 -
Na educação infantil, a preocupação com as emoções dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem torna possível o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos biológico, psíquico, cognitivo e social.

•5 -
Os adultos com os quais as crianças convivem, tem pouca importância em sua formação, pois em primeiro lugar estão os amigos da educação infantil.

Sua resposta
5 -
Os adultos com os quais as crianças convivem, tem pouca importância em sua formação, pois em primeiro lugar estão os amigos da educação infantil.

Questão 2

A educação escolar tem que agir no sentido de proteger, educar e integrar as emoções do educando, é importante que as crianças aprendam desde muito cedo que podem levar inteligência à suas emoções. Sobre o Trabalho Pedagógico podemos assinalar como incorreta a alternativa:

Alternativas
•1 -
Os objetivos do trabalho a ser desenvolvido não podem desconsiderar o ponto de vista da criança, isto é, pensar em conhecimentos relevantes que tomam a criança como ponto de referência.

•2 -
É necessário levar em conta o que a criança já sabe sobre o objeto a ser aprendido, pois aumenta as possibilidades de construir uma aprendizagem significativa.
•3 -
Organizar conteúdos de ensino de forma aleatória, não respeitando a lógica da organização do conhecimento na área, facilita o processo de apropriação do objeto de conhecimento.
•4 -
A escolha das atividades de ensino envolve a relação entre o educador e a criança.
•5 -
A afetividade está presente em todas as principais decisões de ensino assumidas pelo educador no contexto da Educação Infantil, inclusive na avaliação da aprendizagem.
Sua resposta
3 -
Organizar conteúdos de ensino de forma aleatória, não respeitando a lógica da organização do conhecimento na área, facilita o processo de apropriação do objeto de conhecimento.

Questão 3

De acordo com Strocchi (2003, p.13), a autoestima é a “[...] a postura que cada pessoa tem em relação a si mesma” e deve ser considerada nos seguintes aspectos: (assinale a alternativa correta)
Alternativas
•1 - Cognitivo, Emotivo e Potencial;
•2 - Cognitivo, Emotivo e Comportamental;
•3 - Cognitivo, Emotivo e Relacional;

•4 - Reflexivo, Emotivo e Comportamental;

•5 - Cognitivo, Egocêntrico e Comportamental;
Sua resposta
2 - Cognitivo, Emotivo e Comportamental;

Questão 4

A escola pode ser um ambiente que propicia a cada criança aprender a conhecer e regular suas emoções de forma inteligente. Pode propiciar uma convivência entre o cognitivo e o emocional, e esta convivência, uma vez estabelecida, serve de solo fértil para o desenvolvimento da persistência diante das frustrações, da empatia, e principalmente, do auto controle. Sobre as emoções é incorreto afirmar que:
Alternativas
•1 - As crianças frequentemente se comportam de certo modo como um resultado direto de seus estados emocionais;
•2 - Ingressar numa escola de Educação Infantil é uma situação nova que pode provocar medo, cabe a todos na creche saber como lidar com essa realidade para evitar dificuldades no futuro.
•3 - É urgente uma educação voltada para um ser dotado de corpo, espírito, razão e emoção;
•4 - Oferecendo ao aluno o direito de ser ouvido e compreendido, os professores dão ao aluno a oportunidade de ser um indisciplinado, pois o atendimento individualizado leva os demais alunos a se dispersarem.
•5 - Um trabalho carregado de afetividade dos professores é fundamental para que os pequenos se sintam confiantes e protegidos.
Sua resposta
4 - Oferecendo ao aluno o direito de ser ouvido e compreendido, os professores dão ao aluno a oportunidade de ser um indisciplinado, pois o atendimento individualizado leva os demais alunos a se dispersarem.

Questão 5

Sobre a autoestima é incorreto afirmar que:
Alternativas
•1 - A autoestima inclui uma avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo sempre intrinsecamente negativa.
•2 - A autoestima é uma das necessidades humanas como um processo vital que oferece força, resistência e capacidade de regeneração
•3 - A construção da autoestima depende de um contexto afetivamente positivo que possa fortalecer, privilegiar e permitir a imagem da criança que está em construção.
•4 - As decisões sobre as condições de ensino assumidas pelo educador, apresenta inúmeras situações com implicações afetivas para a criança.
•5 - O dialogo que o professor estabelece com as crianças diariamente demonstra sua preocupação para com as emoções da criança e contribui com a autoestima.

Sua resposta
1 - A autoestima inclui uma avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo sempre intrinsecamente negativa.
Ir para o topo Ir para baixo
Fernanda Pereira




Mensagens : 14
Data de inscrição : 07/04/2014
Idade : 31
Localização : Rio Verde - GO

AV 1 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO-FILOSÓFICO Empty
MensagemAssunto: AV 2 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO-FILOSÓFICO   AV 1 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO-FILOSÓFICO EmptyTer Jun 10, 2014 2:22 pm

Questão 1

Em relação a chegada da idade moderna, pode-se dizer que esta se apresenta como uma revolução em muitos campos. Qual das alternativas abaixo está INCORRETA?

Alternativas
•1 - Político, afinal as relações de poder se alternam e se modificam nessa época da nossa história e o ponto central dessa revolução foi o nascimento do estado Moderno, que é um Estado centralizado, controlado pelo rei em todas as suas funções. O Estado Absolutista
•2 - Econômico, pois desaparece o sistema econômico baseado na agricultura e nasce o capitalismo, uma economia de intercambio baseada na mercadoria e no dinheiro
•3 - Geográfica, afinal o mar mediterrâneo deixa de ser o centro do mundo para ser substituído pelo oceano atlântico, o grande oceano das navegações.
•4 - Intelectual porque abandona conceitos e verdades trazidos da idade média e até da antiguidade e renova-os substancialmente
•5 - Social, pois promove a formação e afirmação de uma nova classe: a burguesia, que nasce nos centros urbanos e promove um novo processo econômico – o capitalismo – assim como determina uma nova concepção de mundo e novas relações de poder.
Sua resposta
4 - Intelectual porque abandona conceitos e verdades trazidos da idade média e até da antiguidade e renova-os substancialmente

Questão 2

Na Modernidade a pedagogia e a educação vão sofrer grandes renovações. Por que isso acontece?

Alternativas
•1 - Porque a formação do homem vai acompanhar novos caminhos sociais, o que significa dizer, que será necessário mudar-se os fins da educação. Este novo homem será formado para ser ativo e produtivo na sociedade e não mais para ser um bom cristão. Mudam-se também os meios educativos e a escola se torna um elemento central para o desenvolvimento da sociedade moderna.
•2 - Porque com a criação das universidades e a organização dos colégios, tanto a pedagogia como ciência, como a educação dela resultante, vão passar por transformações de ordem conceituais para que esta educação esteja apta a promover no individuo o autocontrole e a autodisciplina tão necessários na nova sociedade.
•3 - Para que os novos modelos educacionais promovam a competição entre os alunos e a premiação pública como incentivos à aprendizagem e ao estabelecimento de relações civilizadas entre mestres e alunos.
•4 - Nenhuma das anteriores.
•5 - Porque era necessário alterar a dinâmica do sistema de ensino então vigente.
Sua resposta
1 - Porque a formação do homem vai acompanhar novos caminhos sociais, o que significa dizer, que será necessário mudar-se os fins da educação. Este novo homem será formado para ser ativo e produtivo na sociedade e não mais para ser um bom cristão. Mudam-se também os meios educativos e a escola se torna um elemento central para o desenvolvimento da sociedade moderna.

Questão 3

Diz-se que uma unanimidade em torno de propostas educacionais na idade moderna era impossível, sobretudo pela diversidade social que se constituiu nesse período. Contudo, pode-se identificar algumas predominâncias. Quais foram elas?
Alternativas
•1 - A crise nas universidades, os colégios e a pedagogia humanista.
•2 - Os colégios protestantes e o humanismo.
•3 - A ampliação dos currículos.
•4 - Os colégios jesuítas e os colégios protestantes, a pedagogia humanista, a crise nas universidades e os poucos empreendimentos em favor da educação dos pobres.
•5 - A e D estão corretas.
Sua resposta
5 - A e D estão corretas.

Questão 4

Quais foram os principais agentes da educação na época colonial e por quê?

Alternativas
•1 - Os franciscanos, afinal foram eles a rezar a primeira missa no Brasil.
•2 - Os jesuítas. A associação entre a colonização portuguesa e as iniciativas missionárias da Igreja, serviu tanto aos interesses econômicos e políticos de Portugal quanto as estratégias do Vaticano para impedir a propagação do protestantismo no novo mundo. Os jesuítas foram o mais importante grupo religioso na manutenção dos princípios da reação católica ao protestantismo e isso, evidentemente incluía a educação.
•3 - As irmandades, pois além de ensinarem uma profissão, muitas vezes também eram centros de educação e cultura.
•4 - As famílias, como células da sociedade e detentoras do direito natural sobre a criança.
•5 - As escolas isoladas.
Sua resposta
2 - Os jesuítas. A associação entre a colonização portuguesa e as iniciativas missionárias da Igreja, serviu tanto aos interesses econômicos e políticos de Portugal quanto as estratégias do Vaticano para impedir a propagação do protestantismo no novo mundo. Os jesuítas foram o mais importante grupo religioso na manutenção dos princípios da reação católica ao protestantismo e isso, evidentemente incluía a educação.

Questão 5

A necessidade de consolidar e tornar obrigatório o ensino elementar, ainda no império, evidencia que relações historicamente construídas?


Alternativas
•1 - As relações entre os processos de estruturação do Estado e a educação escolar.
•2 - Evidencia a relevância da escola como elemento principal na construção do Estado, assim como aconteceu na Europa.
•3 - Todas as alternativas estão corretas
•4 - O estabelecimento de normas e regulamentos deixa claro o caráter compulsório da alfabetização e suas relações com a construção do Estado Nação.

•5 - A partir da presença estatal, a proliferação de debates sobre a validade ou não de se escolarizar crianças, negros, índios, mulheres, quando se procurava afirmar a necessidade da escola como agente civilizadora.
Sua resposta
3 - Todas as alternativas estão corretas
Ir para o topo Ir para baixo
Fernanda Pereira




Mensagens : 14
Data de inscrição : 07/04/2014
Idade : 31
Localização : Rio Verde - GO

AV 1 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO-FILOSÓFICO Empty
MensagemAssunto: AV 2 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I   AV 1 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO-FILOSÓFICO EmptyTer Jun 10, 2014 2:27 pm

Questão 1

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade "é uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir, de pensar e da história pessoal". Nesse sentido, é incorreto afirmar que:
Alternativas
•1 - Ser autônomo significa não cumprir as regras estabelecidas pelo Centro de Educação Infantil.
•2 - O objetivo da educação das crianças de 0 a 5 anos consiste na promoção da autonomia
•3 - A autonomia pode ser uma referência nas tarefas de cuidar, educar e acolher.
•4 - A criança autônoma possui a capacidade de seguir suas próprias orientações na execução de uma tarefa.
•5 - Autonomia é a possibilidade de decidir e saber por que realizar determinada ação.
Sua resposta
1 - Ser autônomo significa não cumprir as regras estabelecidas pelo Centro de Educação Infantil.

Questão 2

A fase em que a criança apresenta ausência total de regras denomina-se:
Alternativas
•1 - Autonomia
•2 - Anomia
•3 - Sincretismo subjetivo
•4 - Heteronomia
•5 - Sistema simbólico
Sua resposta
2 - Anomia

Questão 3

Sobre a autonomia e a educação de crianças de 0 a 3 anos é incorreto afirmar que:
Alternativas
•1 - Explorar o eixo identidade e autonomia envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem.
•2 - O objetivo é que as crianças se identifiquem como seres únicos, com corpo, hábitos e preferências próprias.
•3 - É desejável que os bebês ganhem independência progressiva para realizar ações cotidianas, como brincar e se expressar por meio da linguagem, quanto para o cuidado com a higiene e a alimentação.
•4 - O caminho privilegiado para conseguir esse desenvolvimento são as atividades de interação, que possibilitam a criação de vínculos afetivos e o aprendizado das regras para a vida em sociedade.
•5 - A autonomia da criança se consolida aos 3 anos, na fase da heteronomia.
Sua resposta
5 - A autonomia da criança se consolida aos 3 anos, na fase da heteronomia.

Questão 4

Piaget (1999) indica-nos três conceitos fundamentais para a construção da moralidade infantil, são eles:
Alternativas
•1 - anomia, heteronomia e sistema simbólico.
•2 - Sincretismo subjetivo, heteronomia e autonomia.
•3 - anomia, heteronomia e autonomia.
•4 - interacionismo, heteronomia e autonomia.
•5 - anomia, heteronomia e dependência.

Sua resposta
3 - anomia, heteronomia e autonomia.

Questão 5

A roda de conversa é um momento onde a criança tem a oportunidade de expressar seus pensamentos de maneira informal, mas em se tratando de crianças pequenas torna-se uma atividade fundamental para ampliar sua competência comunicativa. Seu trabalho requer, exceto:

Alternativas
•1 - Intencionalidade educativa, planejamento e reflexão constante.
•2 - É importante que o professor esteja atento a fala das crianças, para ser mediador e participante, atribuindo sentido as mesmas.
•3 - O professor deve ter um real interesse por sua fala atribuindo-lhe sentido comunicativo desde as mais simples enunciações.
•4 - A Roda da Conversa deve ser muito demorada e a criança deve exercer uma liderança sutil.
•5 - Por meio da roda de conversa as crianças contam suas atividades cotidianas de sua casa, dividem seus sentimentos, elaboram regras e tomam decisões que afetam suas vidas nas salas de aula, entre outros objetivos.
Sua resposta
4 - A Roda da Conversa deve ser muito demorada e a criança deve exercer uma liderança sutil.
Ir para o topo Ir para baixo
dicmala




Mensagens : 35
Data de inscrição : 11/06/2013
Localização : Guarulhos -SP

AV 1 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO-FILOSÓFICO Empty
MensagemAssunto: Re: AV 1 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO-FILOSÓFICO   AV 1 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO-FILOSÓFICO EmptyTer Jun 10, 2014 2:30 pm

Ola vc já enviou Av1 e AV2 do fundamentos do processo educativo no contexto escolar as minhas respostas bateram com as suas mas não enviei ainda affraid 
Ir para o topo Ir para baixo
bialoka




Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/06/2014

AV 1 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO-FILOSÓFICO Empty
MensagemAssunto: Re: AV 1 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO-FILOSÓFICO   AV 1 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO-FILOSÓFICO EmptyTer Jun 10, 2014 3:11 pm

Av1 de fundamentos do processo educativo no contexto histórico e filosófico

Autor Mensagem
Anakollas



Mensagens: 7
Data de inscrição: 10/06/2014

Assunto: Av1 de fundamentos do processo educativo no contexto histórico e filosófico Hoje à(s) 6:46 pm

--------------------------------------------------------------------------------

Questão 1

O segundo grande momento do pensamento filosófico foi o socrático. Movimento liderado por Sócrates que mudou o eixo da filosofia – inaugurando a ética- e mudando o espaço de sua discussão. O pensamento deixou o interior dos palácios e ganhou a praça púbica, a ÁGORA. Criticando os sofistas e atraindo a admiração dos jovens, Sócrates provocou também o desafeto de outros que o combatem por considerá-lo um perigo para as tradições da pólis e uma má influência para a juventude. Admirado e criticado, Sócrates foi figura controversa e causou problemas à sociedade da época..

Assinale a alternativa que representa a postura filosófica de Sócrates.
Alternativas
• 1 -
Porque começa a fazer muitas perguntas sobre tudo e incomodar as pessoas
• 2 -
Porque, era um soldado do exercito ateniense e Filosofia era uma atividade para aristocráticos
• 3 -
Porque passa a questionar somente a religião da época.
• 4 -
Porque é jogador e não gosta de trabalhar, Logo, se ocupar e fazer perguntas e nunca encontrar as respostas.
• 5 -
Porque passa a questionar o agir do homem, os valores sociais e deixa de problematizar aphysis a natureza



Questão 2
Sócrates representou um divisor de águas no pensamento ocidental porque passou a investigar temas sobre o agir humano. Antes, os primeiros investigadores ou primeiros filósofos, ou, os pré-socráticos se ocupavam com outros aspectos relacionados à realidade. Ou seja, eles pesquisavam sobre os fenômenos da natureza ( origem do universo, chuva, sol, etc..), o mundo físico.

Assinale a alternativa correta que representa o tema central da investigação dos primeiros filósofos.
Alternativas
• 1 -
Os primeiros filósofos, conhecidos também, como pré-socráticos investigavam a veracidade dos mitos.
• 2 -
Os primeiros filósofos investigavam a physis, o mundo físico.
• 3 -
Antes de Sócrates não havia pensamento filosófico considerável
• 4 -
o ser é conhecido pelos sentidos;
• 5 -
nada sabemos sobre o ser.





Questão 3
Na busca pela verdade, Sócrates elaborou um método conhecido como MAÊUTICA que se divide em duas partes: ironia e a maiêutica. A ironia tem um duplo aspecto: a refutação e a maiêutica( que se repete aqui). A primeira significa não responder à pergunta formulada, mas retomar a resposta do interlocutor e demonstrar as contradições nela contidas. A função da refutação é a libertação do espírito preparando-o para encontrar a solução. Esse foi o método utilizado por Sócrates para ensinar porque ele considerava o ensino como uma missão da qual ele não podia fugir.
Como se constituía esse método?

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
• 1 -
Sócrates busca, através das perguntas, destruir o saber constituído para reconstruí-lo na busca da definição do conceito.
• 2 -
O método socrático ou a maiêutica consistia em decorar todos os ensinamentos de Sócrates.
• 3 -
Sócrates quer sobrepor-se aos seus adversários mostrando que só ele detém um grande conhecimento.
• 4 -
Não é intenção de Sócrates discutir suas teorias e sim aceitar as opiniões dos seus interlocutores;
• 5 -
Sócrates reconhece sua incapacidade de argumentar e apresenta respostas prontas que ele aprendeu nas suas "conversas";


Questão 4
Antes de Sócrates, o mundo grego conheceu os filósofos naturalistas ou pré-socráticos. Dentre eles podemos destacar Heráclito. Para ele, a realidade se constitui pelas mudanças porque nada é eterno ou fixo. Dele temos o fragmento registrado: ‘Ninguém se banha no mesmo rio duas vezes. O rio não é o mesmo e o homem também não’.
Assinale a resposta correta que representa o pensamento de Heráclito.
Alternativas
• 1 -
Para Heráclito não se deve entrar no mesmo rio, duas vezes.
• 2 -
Para Heráclito tudo deveria permanecer, no mesmo modo. A verdade está na permanência
• 3 -
Para Heráclito, o mundo se constitui dos contrários e de movimento.
• 4 -
Heráclito era extremamente sistemático e por isso não gostava de ir duas vezes ao mesmo lugar.
• 5 -
Heráclito foi um poeta e gostava de criar frases de efeito



Questão 5
Filha dos gregos, a Filosofia tem data e local de nascimento específicos e também um “pai”, considerado o primeiro filósofo datado historicamente: Tales. Mileto, a cidade de Tales, ficava na Jônia, atual Turquia, uma das colônias micênicas desenvolvidas após a invasão dos dóricos. É exatamente aí, portanto, na Jônia, no século VI a. C. que surgiu a primeira proposta filosófica.

Como ficou conhecida a primeira forma de conhecimento filosófico?

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
• 1 -
Porque começa a fazer muitas perguntas sobre tudo e incomodar as pessoas
• 2 -
Porque, era um soldado do exercito ateniense e Filosofia era uma atividade para aristocráticos
• 3 -
Porque passa a questionar somente a religião da época.
• 4 -
Porque é jogador e não gosta de trabalhar, Logo, se ocupar e fazer perguntas e nunca encontrar as respostas.
• 5 -
Porque passa a questionar o agir do homem, os valores sociais e deixa de problematizar aphysis a natureza

Gabarito:vamos conferir?
1-5
2-2
3-1
4-3
5-5



Anakollas



Mensagens: 7
Data de inscrição: 10/06/2014

Assunto: Re: Av1 de fundamentos do processo educativo no contexto histórico e filosófico Hoje à(s) 7:48 pm

--------------------------------------------------------------------------------

Alguém mandou sem erro?




Diva Surprised



Mensagens: 13
Data de inscrição: 18/03/2014

Assunto: Re: Av1 de fundamentos do processo educativo no contexto histórico e filosófico Hoje à(s) 8:37 pm

--------------------------------------------------------------------------------

enviei sem erros \0/




dicmala



Mensagens: 13
Data de inscrição: 11/06/2013
Localização: Guarulhos -SP

Assunto: Re: Av1 de fundamentos do processo educativo no contexto histórico e filosófico Hoje à(s) 8:43 pm

--------------------------------------------------------------------------------

vc enviou iguais estas respostas ai



bialoka



Mensagens: 1
Data de inscrição: 10/06/2014

Assunto: Re: Av1 de fundamentos do processo educativo no contexto histórico e filosófico Hoje à(s) 9:08 pm

--------------------------------------------------------------------------------

av I foi sem erro
1-5
2-2
3-1
4-3
5-5

AV II foi sem erro

1-4
2-1
3-5
4-2
5-3

Ir para o topo Ir para baixo
Anakollas




Mensagens : 24
Data de inscrição : 10/06/2014

AV 1 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO-FILOSÓFICO Empty
MensagemAssunto: Re: AV 1 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO-FILOSÓFICO   AV 1 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO-FILOSÓFICO EmptyTer Jun 10, 2014 7:35 pm

Sim sem erro pode enviar as duas avaliações estão certas!! flower 
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





AV 1 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO-FILOSÓFICO Empty
MensagemAssunto: Re: AV 1 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO-FILOSÓFICO   AV 1 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO-FILOSÓFICO Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
AV 1 - PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO-FILOSÓFICO
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Av1 - Pedagogia 1º Semestre - Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico-filosófico
» AV 1 de pedagogia licenciatura-fundamentos do processo educativo no contexto historico e filosofico
» Av 2 Pedagogia licenciatura-fundamentos do processo educativo no contexto historico e filosofico
» av1 e av2 pedagogia unopar 2 semestre Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico-filosófico
» Av2 de fundamentos do processo educativo no contexto histórico e filosófico pedagogia primeiro semestre 2014

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: