Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Av1 - Pedagogia - Ensino de Natureza e Sociedade na Educação Infantil

Ir para baixo 
AutorMensagem
Giovana




Mensagens : 9
Data de inscrição : 22/04/2014

Av1 - Pedagogia - Ensino de Natureza e Sociedade na Educação Infantil Empty
MensagemAssunto: Av1 - Pedagogia - Ensino de Natureza e Sociedade na Educação Infantil   Av1 - Pedagogia - Ensino de Natureza e Sociedade na Educação Infantil EmptyQua maio 06, 2015 6:37 pm

1)
"A Educação Ambiental é fundamental, mas não se pode esquecer que o que queremos é uma sociedade mais justa, mais humana, mais igual… e, sim, também menos poluída, menos degradada, mais respeitosa com todas as formas de vida."

Fonte: <http://www.diariodoprofessor.com/2008/12/20/homem-versus-natureza-que-tipo-de-sociedade-estamos-construindo/> Acesso em 25 fev. 2015

Com base no texto acima e nos seus conhecimentos sobre o ensino de natureza e sociedade na educação infantil analise as afirmativas abaixo:

I – A experimentação direta e a aprendizagem real, pouco contribuem para que as crianças enriquecem seus conhecimentos sobre o mundo que a cerca.

II – Para compreender uma sociedade, é necessário levar em consideração sua organização política, vida econômica, expressões artísticas, produções científicas, em todas as dimensões de sua cultura.

III – Podemos afirmar que temas como ecologia, sustentabilidade e educação ambiental são essenciais à sobrevivência humana.

Com base nas afirmativas acima, assinale a resposta correta:

Alternativas:

a)
Somente a afirmativa I está correta.

b)
Somente a afirmativa II está correta.

c)
Somente as afirmativas I e III estão corretas.

d)
Somente as afirmativas II e III estão corretas.

2)
"Quando chegam à pré-escola, as crianças normalmente já sabem se comunicar oralmente. Dos 2 aos 6 anos, o vocabulário praticamente dobra a cada ano e a pronúncia das palavras evolui consideravelmente. Isso contribui para que elas consigam atribuir explicações cada vez mais lógicas para os fenômenos cotidianos e desenvolvam as aprendizagens contempladas no eixo natureza e sociedade."

Fonte: <http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/natureza-sociedade-pre-escola-636865.shtml?page=1> Acesso em 25 fev. 2015

Com relação aos conceitos relacionados a vida em sociedade e a natureza assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas:

a)
A sociedade apresenta uma interdependência mútua, uma vez que as necessidades humanas são satisfeitas na relação estabelecida entre indivíduos.

b)
A sobrevivência do ser humano ignora a necessidade das condições relacionadas entre a natureza e sociedade.

c)
As relações sociais são pouco alteradas ao longo da história, já que para satisfazer as novas necessidades, as pessoas, as relações sociais e as relações com a natureza não fazem parte de um mesmo processo cíclico.

d)
A identidade humana não pode ser construída como resultado do processo de relação social, ao longo da história individual e coletiva.

3)
"O dia a dia das creches e pré-escolas é repleto de atividades organizadas por educadores que, de uma maneira ou de outra, lidam com o espaço e o tempo a todo o momento. Organizar tempos de brincar, de tomar banho, de se alimentar, de repousar de crianças de diferentes idades nos espaços das salas de atividades, do parque, do refeitório, do banheiro, do pátio, é tarefa dos educadores. A Organização do espaço e o tempo das escolas infantis, sempre deve levar em conta o objetivo de proporcionar o desenvolvimento das crianças."

Fonte: Adaptado de <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/297/1/01d13t08.pdf> Acesso em 25 fev. 2014.

Comumente nas instituições de educação infantil, as atividades voltadas para o desenvolvimento de da noção de tempo e espaço:

Alternativas:

a)
Compromete o desenvolvimento da criança devido a falta de tempo para a realização das atividades no espaço da sala de aula.

b)
Desvincula suas relações com o cotidiano, com costumes, com a História e com o conhecimento geográfico construído na relação entre os homens e a natureza.

c)
Prioriza a noção do tempo real, propiciando as crianças um conhecimento material e concreto, desvinculando o tempo da capacidade de imaginação da criança.

d)
Deve priorizar a organização social, direcionando a aprendizagem a noção de tempo em grandes grupos e estruturas complexas no primeiro momento.

4)
Durante as propostas e práticas escolares, diversas atividades partem fundamentalmente da idéia de que falar da diversidade cultural, social, geográfica e histórica, levam a criança a ir além de sua capacidade de compreensão.

Sobre a os trabalhos com natureza e sociedade, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas:

a)
Em muitas atividades, muitas informações valiosas acabam sendo negadas, dificultando a capacidade da criança de refletir sobre modos distintos de ser, viver e trabalhar de diversos povos e tempos históricos.

b)
O conhecimento da diversidade de formas de explicar e representar o mundo e conhecimento de fenômenos e acontecimentos das natureza, dificultam o processo da criança de conhecer e construir novas formas de pensar sobre eventos que as cercam.

c)
É preciso cuidado para o trabalho com os conhecimentos derivamos das Ciências Humanas e Naturais, pois conceitos difundidos por povos do passado não ajudam a explicar fenômenos reconhecidos no planeta.

d)
Mitos e lendas são formas de explicar os fenômenos da sociedade e da natureza erradas, pois não permitem reconhecer semelhanças e diferenças entre conhecimentos construídos por diferentes povos e culturas.

5)
As crianças aprendem sobre o mundo desde pequenas, interagindo com o meio natural e social, fazendo perguntas e procurando respostas. A construção do conhecimento sobre o mundo que as cerca, é baseada em uma série de conceitos, valores, idéias, objetos e representações sobre variados temas.

Sobre a construção do conhecimento das crianças sobre o ambiente e sociedade em que vivem, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas:

a)
Muitos temas pelos quais as crianças se interessam como pequenos animais, Super-heróis, vulcões, programas de TV, histórias, pouco contribuem para as crianças, pois não fazem parte da realidade social.

b)
Determinados conteúdos não são pertinentes ás áreas das Ciências Nuturais e Humanas, mas sempre estiveram na composição dos currículos e programas de educação infantil.

c)
Muitas datas comemorativas, como o Dia das Mães, Dia do Índio, Dia do Soldado, Páscoa, dentre outros, são ocasiões propicias para propostas criativas de trabalho, podendo ser exploradas com profundidade, favorecendo a construção de conhecimentos sobre diversas realidades sociais, culturais, geográficas e históricas.

d)
A profundidade dos temas trabalhados, pode atrapalhar o desenvolvimento das relações sociais e culturais dos temas abordados, pois muitos temas de interesse das crianças devem ser trabalhados com naturalidade, sem a preocupação com a construção de conhecimentos equivocados sobre hábitos e costumes de diferentes povos.

Colaborar 1.0.2© 2004-2014 UnoparRetornar ao topo
Ir para o topo Ir para baixo
Giovana




Mensagens : 9
Data de inscrição : 22/04/2014

Av1 - Pedagogia - Ensino de Natureza e Sociedade na Educação Infantil Empty
MensagemAssunto: Re: Av1 - Pedagogia - Ensino de Natureza e Sociedade na Educação Infantil   Av1 - Pedagogia - Ensino de Natureza e Sociedade na Educação Infantil EmptyQua maio 06, 2015 7:17 pm

1- D
2- A
3- B
4- A
5- C


cheers cheers lol! lol! lol! CORRETO SEM ERRO afro study
Ir para o topo Ir para baixo
 
Av1 - Pedagogia - Ensino de Natureza e Sociedade na Educação Infantil
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Av2 - Pedagogia - Ensino de Natureza e Sociedade na Educação Infantil
» Respostas AV1 e AV2 ENSINO DE NATUREZA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
» Natureza e Sociedade 5º semestre
» AV 1 e AV2 de ensino de natureza e sociedade na educação infantil
» AV1 E AV2 ENSINO DA NATUREZA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: