| Av 2 - Teorias e Práticas do Currículo | |
|
+10mikbral Jôsy Barroso ana comora florzinha!! heloisa ADJANE MARIA elem Giane Macedo Nathy Lins lorraina 14 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
lorraina
Mensagens : 17 Data de inscrição : 10/09/2013
| Assunto: Av 2 - Teorias e Práticas do Currículo Sex Set 27, 2013 4:10 pm | |
| Questão 1:
De acordo com Grande (1998), dentro do processo de execução do currículo, encontramos três modalidades de currículo que todas as escolas ensinam: formal, oculto ou nulo. O Currículo Formal refere-se ao currículo: Alternativas 1 - Que acontece dentro da sala de aula com professores e alunos a cada dia em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino. 2 - Que diz respeito ao currículo que a escola não ensina. 3 - Estabelecido pelos sistemas de ensino. Apresenta-se por meio das diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplina de estudo. Este é o que traz prescrito institucionalmente os conjuntos de diretrizes como os Parâmetros Curriculares Nacionais. 4 - Que representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar. 5 - Voltado à Educação não-formal e às ONGs.
Questão 2: Abaixo há a transcrição de uma fala de um professor.
“Há muito o que fazer. O currículo é sobrecarregado e o que não falta é trabalho para avaliar. É tanto texto para corrigir! Além disso, eu desenvolvo um trabalho com as temáticas de Educação Sexual nos anos iniciais que não constam do currículo, nem mesmo no Projeto Pedagógico da Instituição. Uma sexta-feira sim, outra não, preparamos as refeições e realizamos atividades extra-curriculares que também não constam do currículo. Acho, no entanto, que os alunos precisam destas atividades.”
Você identificaria essa prática com o: Alternativas 1 - currículo oficial 2 - currículo oculto 3 - currículo real 4 - currículo prescrito 5 - currículo realizado
Questão 3: Aprendemos que o currículo real é aquele trabalhado em sala. Porém, sabemos que ele é “enriquecido”, implicitamente, com formas particulares de ideologia e de valores que envolvem certos processos da vida cotidiana que, muitas vezes, passam despercebidos nos espaços e tempos escolares. Ademais, a cultura vivida em sala ultrapassa as propostas do currículo real, como plano explícito, e se desloca para um outro, que considera a experiência real do aluno em situação de escolarização. A este outro currículo Silva (2000) dá o nome de currículo: Alternativas 1 - oficial 2 - externo 3 - funcional 4 - escolar 5 - oculto Sua resposta 3 - funcional
Questão 4: À palavra currículo associam-se distintas concepções, que derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afetam e se fazem hegemônicas em um dado momento. Qual alternativa aponta a concepção correta de currículo? Alternativas 1 - os conteúdos a serem ensinados e aprendidos. 2 - as experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos. 3 - os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais. 4 - os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino e os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização. 5 - todas as alternativas anteriores juntas apontam as possíveis concepções de currículo dependendo da abordagem pedagógica. Sua resposta
Questão 5 Sabe-se que o currículo escolar é um dos pontos mais difíceis a serem enfrentados pela escola. Diante dessa complexidade, qual alternativa abaixo está incorreta? Alternativas 1 - Podemos definir o currículo escolar apenas como uma grade curricular. 2 - O currículo abrange tudo o que ocorre na escola, as atividades programadas e desenvolvidas sob a sua responsabilidade e que envolvem a aprendizagem dos conteúdos escolares pelos alunos, na própria escola ou fora dela, e isso precisa ser muito bem pensado na hora de elaborar um projeto político-pedagógico. 3 - É indispensável que a escola se reúna para discutir a concepção atual de currículo expressa tanto na LDBEN quanto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os diferentes níveis de ensino e também nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). 4 - A Base Nacional Comum é, portanto, uma dimensão obrigatória dos currículos nacionais e é definida pela União. 5 - Todas as questões anteriores estão incorretas. | |
|
| |
Nathy Lins
Mensagens : 26 Data de inscrição : 04/09/2013
| Assunto: Re: Av 2 - Teorias e Práticas do Currículo Sáb Set 28, 2013 1:31 pm | |
| Ainda não enviei, estou na dúvida..
1. 1 ou 3, axo q é a 3.. 2. 3 3. 5 4. 5 5. 1
Postem e vamos tirar dúvidas.. | |
|
| |
Giane Macedo
Mensagens : 6 Data de inscrição : 27/09/2013
| Assunto: Re: Av 2 - Teorias e Práticas do Currículo Sáb Set 28, 2013 9:13 pm | |
| Enviei a av 2 da disciplina Teorias e Práticas do Currículo e deu certo. 1-3 2-2 3-5 4-5 5-1
| |
|
| |
elem
Mensagens : 15 Data de inscrição : 28/05/2013
| Assunto: a sua foi sem erro mesm0 Sáb Set 28, 2013 10:15 pm | |
| | |
|
| |
ADJANE MARIA
Mensagens : 11 Data de inscrição : 22/09/2013 Idade : 43 Localização : RIO VERDE
| Assunto: a v 2 ta cprreta Sáb Set 28, 2013 11:10 pm | |
| | |
|
| |
heloisa
Mensagens : 3 Data de inscrição : 01/10/2013
| Assunto: Av 2 - Teorias e Práticas do Currículo Ter Out 01, 2013 10:48 am | |
| 1-3 2-2 3-5 4-5 5-1 esse e ogabarito da av2 teorias praticas do curriculo e deu certo passou sem erro.
o gabarito da av1 e 1-5 2-2 3-3 4-4 5-4 e tambem passou sem erro. | |
|
| |
florzinha!!
Mensagens : 15 Data de inscrição : 13/09/2013
| Assunto: PROVA PRESENCIAL DE TEORIA E PRATICA DO CURRICULO!!! Ter Out 01, 2013 10:52 am | |
| GENTE SE ALGUEM JA FEZ A PROVA PRESENCIAL POSTEM AS PERGUNTAS ,PQ SÓ AS RESPOSTA NAO ADIANTA PQ PODE VARIAR DE POLO;; OBRIGADA | |
|
| |
ana comora
Mensagens : 28 Data de inscrição : 27/08/2013
| Assunto: prova presencial de politicas Ter Out 01, 2013 8:13 pm | |
| Boa noite,pessoal de todos os polos postem as avaliações presencial de politicas porque as avaliações estão sendo diferentes,não adianta as respostas tem que ter as questões por favor vamos nos ajudar. | |
|
| |
Jôsy Barroso
Mensagens : 7 Data de inscrição : 26/09/2013 Idade : 45
| Assunto: Respostas estão corretas Ter Out 01, 2013 8:49 pm | |
| | |
|
| |
mikbral
Mensagens : 5 Data de inscrição : 06/10/2013
| Assunto: Av 1 e 2 disciplina teoria e práticas de currículo Dom Out 06, 2013 10:03 am | |
| Postei as seguintes respostas e não deu erro: AV 1 1-5 2-2 3-3 4-4 5-4
AV 2 1-3 2-2 3-5 4-5 5-1 | |
|
| |
mazinhaalves
Mensagens : 1 Data de inscrição : 07/10/2013
| Assunto: Teoria e Práticas do Currículo Seg Out 07, 2013 6:43 pm | |
| Postei essas respostas e deu td certinho...Avaliação 2 1-3 2-2 3-5 4-5 5-1 | |
|
| |
Alexandre H Bertoldo
Mensagens : 11 Data de inscrição : 17/09/2013
| Assunto: Seminario 1º semestre polo são josé dos campos-sp Ter Out 08, 2013 3:04 pm | |
| av1 1,3,2,5,4, av2 2,4,3,5,5 | |
|
| |
Alexandre H Bertoldo
Mensagens : 11 Data de inscrição : 17/09/2013
| Assunto: Teorias e práticas 1 e 2 semestre Ter Out 08, 2013 3:06 pm | |
| A avaliação virtual Teorias práticas AV1 está errada, mandei e tirei insuficiente, vamos colaborar galera estamos todos no mesmo barco, se não tem certeza do resultado por favor não postar, ok
| |
|
| |
Dryca S
Mensagens : 29 Data de inscrição : 16/09/2013
| Assunto: Re: Av 2 - Teorias e Práticas do Currículo Ter Out 08, 2013 3:50 pm | |
| Ola, alguém sabe me informar se o trabalho individual " memorial de formação é necessário ter sumario, introdução, desenvolvimento e conclusão?por que o mesmo não exemplifica se é necessário. no trabalho diz que é obrigatório ter capas prefaciais... E como faz pra mim entrar em contato com o tutor virtual? alguém sabe? | |
|
| |
nívea
Mensagens : 2 Data de inscrição : 10/10/2013
| Assunto: trabalho individual Ter Out 15, 2013 8:06 am | |
| querida segue em anexo modelo do trabalho individual. tem que ter tudo o que você disse. | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Av 2 - Teorias e Práticas do Currículo | |
| |
|
| |
| Av 2 - Teorias e Práticas do Currículo | |
|