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 AV 1 - LICENCIATURA - SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CULTURA

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maia




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MensagemAssunto: AV 1 - LICENCIATURA - SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CULTURA   AV 1 - LICENCIATURA - SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CULTURA EmptyQui Mar 20, 2014 3:04 pm

Questão 1

Nota: Não gerada
A Antropologia é uma ciência bastante jovem e que vem contribuindo muito com as inúmeras questões que envolvem o homem na sua interação com o mundo e com os demais. Para esta ciência, o homem, na vida em sociedade,

Alternativas

1 -
Consegue tornar-se o ser mais forte da natureza, e assim garante sua superioridade em relação aos outros animais

2 -
Afirma sua natureza essencialmente coletiva e desenvolve diversos arranjos socioculturais

3 -
Se revela um ser egoísta, individualista e pouco influenciável

4 -
Perde sua liberdade natural e tem que se submeter às regras coletivas, tornando-se infeliz e permanentemente insatisfeito

5 -
Tem muita dificuldade em adaptar-se às imposições culturais, daí sua constante necessidade de romper com os valores e normas da sociedade

Sua resposta

Sem resposta
Questão 2

Nota: Não gerada
Por que, no contexto do século XIX, surgiu uma ciência interessada em explicar o homem e suas diversidades?

Alternativas

1 -
Por que até então ninguém tinha conseguido pensar sobre o que era exatamente o ser humano

2 -
Até a Revolução Industrial ainda não havia surgido a necessidade de se desenvolver as potencialidades humanas para o trabalho e para a produção da vida material

3 -
Durante esse período os europeus estavam colonizando outros continentes, o que motivou a curiosidade científica em relação às diferenças existentes entre estes e os outros povos

4 -
A diversidade humana somente foi percebida durante a modernidade, pois até o período medieval não ocorreu o contato entre povos diferentes

5 -
Durante o período moderno as várias religiões cristãs se uniram em torno do objetivo de compreender o porquê de Deus ter criado o homem à sua imagem e semelhança

Sua resposta

Sem resposta
Questão 3

Nota: Não gerada
Um dos principais temas estudados pela Antropologia é o que trata da diversidade cultural. O conceito de cultura, no sentido antropológico, define:

Alternativas

1 -
A capacidade natural que todos os animais possuem de elaborar uma forma de comunicação entre a espécie

2 -
A necessidade que o ser humano tem de pertencer a um grupo, mesmo quando não se identifica com o mesmo

3 -
Os comportamentos instintivos do ser humano, que se desenvolveram por meio da evolução da espécie e que são comuns a todos os indivíduos  

4 -
A ausência de uma liberdade individual na medida em que obriga o ser humano a pertencer a uma determinada sociedade

5 -
padrões de comportamento e costumes aceitos e reproduzidos pelos membros de uma mesma sociedade

Sua resposta

Sem resposta
Questão 4

Nota: Não gerada
Considerando as informações e conteúdos abordados na web aula, responda: como se deu o contato entre os europeus colonizadores e os povos colonizados ao longo da modernidade?

Alternativas

1 -
Estranhamento entre ambos os grupos, fato que ocorreu somente no período da dominação europeia após o chamado “Descobrimento”.

2 -
Atitude relativista por parte dos europeus, necessária no sentido de facilitar o processo de dominação intercultural.

3 -
Um amplo e respeitoso conhecimento sobre o “outro”, por ambas as partes, o que possibilitou uma melhor compreensão acerca do próprio “eu” de cada povo, reforçando, portanto, as identidades socioculturais.

4 -
Uso da imposição cultural e da força como meios de exercer o poder e a dominação, expressando o viés etnocêntrico dos povos europeus

5 -
Formação de uma cultura homogênea entre os diversos povos, e a defesa de relações inter-étnicas pautadas no princípio da ética humana universal.

Sua resposta

Sem resposta
Questão 5

Nota: Não gerada
O processo de interação humana é permanentemente marcado por atributos e códigos culturais, mas cada povo elabora sua própria dinâmica cultural. Como se pode observar nas diferentes sociedades, os costumes e tradições variam em função de uma infinidade de razões. Porém, quando diferentes grupos socioculturais se encontram podem ocorrer reações de estranhamento e conflito. Analise cada uma das alternativas a seguir e assinale a única que descreve uma alternativa viável para a superação dos conflitos existentes entre os grupos humanos.

Alternativas

1 -
Investimento dos governos em projetos etnocêntricos, que viabilizem a universalização de um único parâmetro cultural.  

2 -
A não aceitação das diversidades existentes entre grupos e indivíduos a partir de um conjunto de leis e normas regulamentadoras

3 -
A promoção de uma educação pautada na aceitação das diferenças socioculturais, visando o aprendizado coletivo da tolerância e do respeito mútuo

4 -
O impedimento do contato entre grupos divergentes em espaços públicos, tendo em vista que o contato social costuma levar a atitudes de rejeição ao “outro”.

5 -
Criação de leis que estimulem uma visão homogênea de mundo e que assim impeçam a disseminação de práticas sociais diversificadas e heterogêneas

Sua resposta

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Lukas_Maluf




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MensagemAssunto: Acho que é essa a resposta!   AV 1 - LICENCIATURA - SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CULTURA EmptyQui Mar 20, 2014 4:08 pm

AV 1 - LICENCIATURA - SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CULTURA
1)2
2)3
3)5
4)4
5)3
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maia




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MensagemAssunto: Re: AV 1 - LICENCIATURA - SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CULTURA   AV 1 - LICENCIATURA - SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CULTURA EmptySex Mar 21, 2014 7:29 am

oi a sua foi direto.
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maia




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MensagemAssunto: AV 2 - LICENCIATURA - SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CULTURA   AV 1 - LICENCIATURA - SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CULTURA EmptySex Mar 21, 2014 7:33 am

Questão 1

Nota: Não gerada
A formação social e cultural do Brasil deu-se, ao longo do tempo, a partir da articulação de práticas, costumes e saberes de diferentes povos, dentre os quais se destacam os indígenas e os africanos. Contudo, essa articulação não ocorreu de modo harmônico como sugeriu Gilberto Freyre em sua produção sociológica. A chamada “democracia racial” proposta por este importante autor não se revela, de fato, na realidade brasileira; ao contrário, profundas desigualdades marcam as relações sociais no país. Sobre isto, considere as alternativas e assinale a única que está correta de acordo com os conhecimentos trabalhados nas web aulas.

Alternativas

1 -
A dificuldade de inclusão e de ascensão social de indígenas e afrodescendentes na sociedade brasileira resulta de um processo histórico pautado em raízes etnocêntricas

2 -
Ao contrário do que defende Gilberto Freyre, o problema das desigualdades sociais no Brasil é a grande diversidade de raças que compõem o povo brasileiro

3 -
O critério de divisão da sociedade brasileira em categorias raciais é uma forma de reparar as desigualdades historicamente determinadas

4 -
A dificuldade de inclusão e de ascensão social de certos grupos étnicos no Brasil está basicamente mais relacionada ao fator racial em si do que ao histórico-econômico

5 -
A sociedade brasileira é pouco diversa e desigual quando comparada com as demais sociedades latino-americanas, por isso o Brasil é reconhecido por sua democracia racial

Sua resposta

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Questão 2

Nota: Não gerada
No documento “Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas Transversais – Pluralidade Cultural” é dado lugar de destaque à necessidade de se incluir nos currículos escolares a temática das culturas africanas e indígenas. O grande objetivo desta proposta é fazer com que professores e alunos compreendam que, para viver democraticamente em uma sociedade plural, é preciso

Alternativas

1 -
Deixar de considerar a existência de processos históricos que conduziram a práticas sociais discriminatórias

2 -
Organizar as turmas segundo critérios homogêneos, o que levará ao fortalecimento das identidades socioculturais específicas

3 -
Acabar com os discursos moralizantes e que pregam a conduta ética, pois a democracia verdadeira depende da total liberdade de pensamento e de ação

4 -
Admitir que a coexistência entre grupos e indivíduos culturalmente diferentes produz atraso e incivilidade social

5 -
Aprender a agir com tolerância e respeito em relação aos diferentes grupos socioculturais

Sua resposta

Sem resposta
Questão 3

Nota: Não gerada
É certo que se torna impossível a compreensão da formação social e cultural do Brasil sem que seja reconhecida a importância do papel dos escravos africanos e de seus descendentes para nossa sociedade. Pensando especificamente na questão dos afrodescendentes brasileiros é correto afirmar que:

Alternativas

1 -
A abolição da escravatura por meio da Lei Áurea garantiu a ascensão e a promoção social dos afrodescendentes no Brasil

2 -
Os problemas ocasionados pela história de escravidão no Brasil já foram superados, fato que merece comemoração, por isso foi criado o Dia da Consciência Negra no país

3 -
Na atualidade não há motivos para continuar defendendo o argumento de que o Brasil ainda é um país desigual, visto que nos últimos anos as políticas afirmativas e de cotas conseguiram reparar os danos históricos contra os afrodescendentes

4 -
Apesar de terem conquistado alguns direitos, como os sistemas de cotas em vagas universitárias e em concursos públicos, os afrodescendentes brasileiros ainda sofrem com as contradições históricas e com a exclusão social

5 -
Analisando atentamente o percurso histórico dos afrodescendentes no Brasil constata-se que esse grupo étnico não conseguiu preservar elementos de suas raízes culturais originárias, por isso é preciso resgatar a cultura afro por meio dos currículos escolares

Sua resposta

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Questão 4

Nota: Não gerada
Segundo documento publicado pela UNESCO em 2006, o Brasil é “[...] um dos nove países mais populosos do mundo que se comprometeram a encarar a educação como fator de importância-chave para o desenvolvimento [...]”. Significa que o Brasil possui um enorme potencial para contribuir com a transformação das disparidades sociais, étnicas e econômicas que tanto afetam os países na atualidade. Contudo, o Brasil ainda tem esse potencial limitado em função da persistência de desigualdades e de discriminação étnico-racial. Quase um terço dos brasileiros ainda vive abaixo da linha de pobreza, com base nas mensurações mais recentes, e entre esses cerca de 20 milhões vivem em situação de pobreza absoluta. O Brasil não é um país pobre, mas um país extremamente desigual e injusto, possuindo enorme número de pessoas vivendo nos limites intoleráveis da miséria e da pobreza. (UNESCO. Marco estratégico para a Unesco no Brasil. Brasília, 2006). Nesse sentido, é correto o que se afirma em:

Alternativas

1 -
O número de famílias pobres no Brasil vem aumentando significativamente nas últimas décadas, acompanhando o expressivo crescimento populacional do país. Tal fato vem desafiando os governos, seja em nível federal, estadual ou municipal, visto que em todas as regiões há mais pobres do que não pobres.

2 -
O Brasil tem se destacado no cenário internacional por suas políticas de enfrentamento das desigualdades sociais, tendo em vista que nos últimos anos a pobreza no país foi praticamente extinta.

3 -
O problema das desigualdades no país apresenta componentes estruturais, cujas raízes se encontram no desenvolvimento de um modelo social pautado na hierarquia entre as classes sociais, no modelo econômico e nas relações étnico-raciais.

4 -
É preciso negar o fato de que a miséria e a pobreza no Brasil sejam resultado do processo histórico, pois as desigualdades sociais resultam das escolhas pessoais que cada cidadão faz ao longo de sua vida.

5 - Ao contrário das desigualdades socioeconômicas, as desigualdades étnico-raciais já não fazem mais parte da sociedade brasileira, tendo em vista o sucesso das políticas governamentais de combate à discriminação e de afirmação do direitos das minorias.
Sua resposta

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Questão 5

Nota: Não gerada
Sobre o tema das desigualdades étnico-raciais no Brasil, analise as afirmativas abaixo e responda corretamente de acordo com o que foi trabalhado nas web-aulas.

I – Em países pobres e subdesenvolvidos, como o Brasil, que sofrem com a precariedade da educação, as desigualdades sociais são mantidas devido tanto aos interesses econômicos das classes dominantes quanto ao desinteresse geral dos cidadãos em relação à transformação da realidade social

II - Os custos sociais do modelo econômico capitalista são muito altos. No Brasil, esses custos se expressam nos elevados níveis de desigualdade social, pois persistem distâncias imensas entre os mais pobres e os mais ricos, fato que também reflete a desigualdade étnico-racial existente

III – Desigualdades sociais e étnico-raciais existem em todas as sociedades, pois isto é um fato natural. Contudo, o Brasil se destaca no enfrentamento desse problema, pois nos últimos anos houve uma redução significativa da concentração de renda, aproximando sensivelmente a extrema pobreza da burguesia capitalista.

Sobre as afirmativas:

Alternativas

1 -
Somente II e III estão corretas

2 -
Somente I e II estão corretas

3 -
Somente II está correta

4 -
Somente III está correta

5 -
Somente I está correta

Sua resposta

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maia




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MensagemAssunto: AV 1 - LICENCIATURA - SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CULTURA   AV 1 - LICENCIATURA - SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CULTURA EmptySex Mar 21, 2014 7:37 am

tambem respondi a sim lukas mas não enviei ainda  vc fez av2 to na duvida 1-2,2-5 ou a 4,3-4,4-1,5-1 ou a 2
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maia




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MensagemAssunto: Re: AV 1 - LICENCIATURA - SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CULTURA   AV 1 - LICENCIATURA - SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CULTURA EmptySex Mar 21, 2014 7:42 am

oi pessoal alguem fez e foi direto
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maia




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MensagemAssunto: av1   AV 1 - LICENCIATURA - SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CULTURA EmptySex Mar 21, 2014 4:54 pm

ssunto: AV 1 - LICENCIATURA - SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CULTURA Ontem à(s) 8:04 pm Responder com citação Editar/excluir esta mensagem
Questão 1

Nota: Não gerada
A Antropologia é uma ciência bastante jovem e que vem contribuindo muito com as inúmeras questões que envolvem o homem na sua interação com o mundo e com os demais. Para esta ciência, o homem, na vida em sociedade,

Alternativas

1 -
Consegue tornar-se o ser mais forte da natureza, e assim garante sua superioridade em relação aos outros animais

2 -
Afirma sua natureza essencialmente coletiva e desenvolve diversos arranjos socioculturais

3 -
Se revela um ser egoísta, individualista e pouco influenciável

4 -
Perde sua liberdade natural e tem que se submeter às regras coletivas, tornando-se infeliz e permanentemente insatisfeito

5 -
Tem muita dificuldade em adaptar-se às imposições culturais, daí sua constante necessidade de romper com os valores e normas da sociedade

Sua resposta

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Questão 2

Nota: Não gerada
Por que, no contexto do século XIX, surgiu uma ciência interessada em explicar o homem e suas diversidades?

Alternativas

1 -
Por que até então ninguém tinha conseguido pensar sobre o que era exatamente o ser humano

2 -
Até a Revolução Industrial ainda não havia surgido a necessidade de se desenvolver as potencialidades humanas para o trabalho e para a produção da vida material

3 -
Durante esse período os europeus estavam colonizando outros continentes, o que motivou a curiosidade científica em relação às diferenças existentes entre estes e os outros povos

4 -
A diversidade humana somente foi percebida durante a modernidade, pois até o período medieval não ocorreu o contato entre povos diferentes

5 -
Durante o período moderno as várias religiões cristãs se uniram em torno do objetivo de compreender o porquê de Deus ter criado o homem à sua imagem e semelhança

Sua resposta

Sem resposta
Questão 3

Nota: Não gerada
Um dos principais temas estudados pela Antropologia é o que trata da diversidade cultural. O conceito de cultura, no sentido antropológico, define:

Alternativas

1 -
A capacidade natural que todos os animais possuem de elaborar uma forma de comunicação entre a espécie

2 -
A necessidade que o ser humano tem de pertencer a um grupo, mesmo quando não se identifica com o mesmo

3 -
Os comportamentos instintivos do ser humano, que se desenvolveram por meio da evolução da espécie e que são comuns a todos os indivíduos

4 -
A ausência de uma liberdade individual na medida em que obriga o ser humano a pertencer a uma determinada sociedade

5 -
padrões de comportamento e costumes aceitos e reproduzidos pelos membros de uma mesma sociedade

Sua resposta

Sem resposta
Questão 4

Nota: Não gerada
Considerando as informações e conteúdos abordados na web aula, responda: como se deu o contato entre os europeus colonizadores e os povos colonizados ao longo da modernidade?

Alternativas

1 -
Estranhamento entre ambos os grupos, fato que ocorreu somente no período da dominação europeia após o chamado “Descobrimento”.

2 -
Atitude relativista por parte dos europeus, necessária no sentido de facilitar o processo de dominação intercultural.

3 -
Um amplo e respeitoso conhecimento sobre o “outro”, por ambas as partes, o que possibilitou uma melhor compreensão acerca do próprio “eu” de cada povo, reforçando, portanto, as identidades socioculturais.

4 -
Uso da imposição cultural e da força como meios de exercer o poder e a dominação, expressando o viés etnocêntrico dos povos europeus

5 -
Formação de uma cultura homogênea entre os diversos povos, e a defesa de relações inter-étnicas pautadas no princípio da ética humana universal.

Sua resposta

Sem resposta
Questão 5

Nota: Não gerada
O processo de interação humana é permanentemente marcado por atributos e códigos culturais, mas cada povo elabora sua própria dinâmica cultural. Como se pode observar nas diferentes sociedades, os costumes e tradições variam em função de uma infinidade de razões. Porém, quando diferentes grupos socioculturais se encontram podem ocorrer reações de estranhamento e conflito. Analise cada uma das alternativas a seguir e assinale a única que descreve uma alternativa viável para a superação dos conflitos existentes entre os grupos humanos.

Alternativas

1 -
Investimento dos governos em projetos etnocêntricos, que viabilizem a universalização de um único parâmetro cultural.

2 -
A não aceitação das diversidades existentes entre grupos e indivíduos a partir de um conjunto de leis e normas regulamentadoras

3 -
A promoção de uma educação pautada na aceitação das diferenças socioculturais, visando o aprendizado coletivo da tolerância e do respeito mútuo

4 -
O impedimento do contato entre grupos divergentes em espaços públicos, tendo em vista que o contato social costuma levar a atitudes de rejeição ao “outro”.

5 -
Criação de leis que estimulem uma visão homogênea de mundo e que assim impeçam a disseminação de práticas sociais diversificadas e heterogêneas

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maia




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MensagemAssunto: av1   AV 1 - LICENCIATURA - SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CULTURA EmptySex Mar 21, 2014 4:54 pm

alguem ja enviou essas
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dry




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MensagemAssunto: Av2 - Licenciatura - Sociedade, Educação e Cultura................ALGUEM JÁ FEZ ?? primeiro semestre...   AV 1 - LICENCIATURA - SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CULTURA EmptyTer Mar 24, 2015 2:11 pm

Gilberto Freyre é um autor que se preocupou em expor a contribuição luso-brasileiro à humanidade, segundo o pensador o Brasil contribui oferecendo ao mundo um novo tipo de democracia que é a democracia racial. Para Freyre a democracia racial se dá pela ausência de distinções rígidas entre negros e brancos.

Com base no texto acima assinale a alternativa que pode ser considerada como exemplo de democracia racial.

Alternativas:

a)
Perto de mim, um preto exausto pelo esforço do dia, deixava cair sua cabeça pesada, coberta de suor e adormecida, sobre o ombro de um empregado de escritório, um branco que ajeitava cuidadosamente suas espáduas de maneira a receber esta cabeça como num ninho, como numa carícia. (Roger Bastides)

b)
Entendo que o negro e o mulato – os homens de cor – precisam, devem ter uma contra-ideologia racial e uma contra-posição em matéria econômico-social (Abdias Nascimento).

c)
O brasileiro de cor tem de se bater simultaneamente por uma dupla mudança: a) a mudança econômico-social do país; b) a mudança nas relações de raça e cor. (Florestan Fernandes)

d)
O status de raça, manipulado pelos brancos, impede que o negro tome consciência do logro que no Brasil chamam de democracia racial e de cor (Abdias Nascimento)

2)
Octavio Ianni ao debater a questão racial no Brasil aponta que o desenvolvimento do de nosso país se deu de forma desigual e combinado em que formas modernas de trabalho ainda convive com formas arcaicas. Para compreender o Brasil é preciso compreender o desenvolvimento dialético da história e perceber que a questão de classe, a questão racial e as desigualdades regionais marcam essa história.

Compreender o Brasil moderno é uma questão complexa, assinale a alternativa que melhor se relaciona com pensamento de Octavio Ianni.

Alternativas:

a)
Compreender o Brasil moderno é compreender que o desenvolvimento que aqui se teve foi marcado pelo respeito mutuo e cada uma das culturas que ajudaram o país a crescer foi preservada

b)
O Brasil se desenvolveu como resultado da relação harmoniosa entre as três raças fundantes (negros, brancos e indígenas) e qualquer explicação deve enaltecer esta evidência histórica.

c)
Para compreender a sociedade brasileira em sua totalidade é preciso um corte temporal em que se possa pensar apenas no fato sem se preocupar com a historicidade das conformações sociais

d)
Para compreender a sociedade brasileira, com todas as suas características e problemas, é preciso entender os elementos constitutivos das relações sociais em nosso país ao longo do tempo.

3)
Atualmente no Brasil, segundo dados mais recentes do IBGE e da Funai, há mais de 200 etnias indígenas diferentes entre si, com uma imensa diversidade de línguas, de conformação social, de tradições e costumes.

Assinale a alternativa que melhor define a situação deste povos hoje em nosso território

Alternativas:

a)
Os povos indígenas vivem hoje, no Brasil, em condições de grande vulnerabilidade, expostos a várias formas de violência, exclusão e adoecimento

b)
Os indígenas representam mais de 30% da população brasileira

c)
Como legítimos representantes da sociedade brasileira, seus modos de vida são preservados e respeitados por parte do governo federal e das empresas privadas

d)
O respeito às terras indígenas tem sido constante durante toda história do Brasil

4)
Observe a Charge abaixo:



Assinale a alternativa que melhor se aproxima do que está presente na Charge.

Alternativas:

a)
Os portugueses quando chegaram em nosso continente trataram de estabelecer contato com os povos que aqui habitavam e a tônica destes contatos sempre foi norteada pelo respeitos aos valores e tradições deste povos

b)
Comunidades pré-colombianas já habitavam o território que, após a dominação europeia, passou a se chamar "Brasil". Nesse sentido, há que se levar em conta o modo como os povos da Europa estabeleceram contato e dominaram as populações nativas

c)
Os povos indígenas abraçaram rapidamente os costumes do povos que chegavam em suas terras por entenderem que estes costumes eram mais civilizados que os seus próprios costumes

d)
O contato dos europeus com os povos indígena conseguiu preservar os traços característicos desta população, uma vez que o interesse dos portugueses era puramente financeiro

5)
"O maior saldo da Constituição de 1988, que rompeu com uma tradição da legislação brasileira, diz respeito ao abandono da postura integracionista, que sempre procurou incorporar os índios à "comunidade nacional", vendo-os como uma categoria étnica e social transitória fadada ao desaparecimento. Com a aprovação do novo texto constitucional, os índios não só deixaram de ser considerados uma espécie em via de extinção, como passaram a ter assegurado o direito à diferença cultural, isto é, o direito" (GRUPIONI, Luis Donizete Benzi. Do nacional ao local, do federal ao estadual: as leis e a educação escolar indígena. Brasília: MEC, 1998. P. 131)

Assinale a alternativa que melhor se relaciona com o texto acima:

Alternativas: lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol!

a)
A partir da constituição de 1988 o governo brasileiro desistiu de promover a integração dos povos indígenas, pois entenderam que não é possível fazer tal integração pela incapacidade destes povos a se adaptarem ao meio civilizado

b)
A partir de 1988 se tornou obrigatória a presença das crianças indígenas nas escolas como meio de integração e de superação do atraso que estes povos possuem em relação à sociedade ocidental

c)
Os povos indígenas têm direitos especiais reconhecidos e garantidos pela Constituição de 1988 e se organizam em movimentos pela compensação de dívidas históricas e pelo reconhecimento das identidades indígenas específicas

d)
A constituição de 1988 marca fim dos direitos indígenas, bem como de qualquer solução para os problemas relativos à demarcação de terra, ou preservação da identidade, os povos indígenas são vistos como um momento transitório da passagem para a modernidade lol! lol! lol! lol! lol!
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