Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 PROVAS VIRTUAIS DO 3 SEMESTRE ,PEDAGOGIA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS E NÃO ESCOLARES

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
maristela




Mensagens : 44
Data de inscrição : 09/04/2013
Idade : 40
Localização : ceu azul

PROVAS VIRTUAIS DO 3 SEMESTRE ,PEDAGOGIA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS E NÃO ESCOLARES Empty
MensagemAssunto: PROVAS VIRTUAIS DO 3 SEMESTRE ,PEDAGOGIA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS E NÃO ESCOLARES   PROVAS VIRTUAIS DO 3 SEMESTRE ,PEDAGOGIA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS E NÃO ESCOLARES EmptySex Mar 28, 2014 10:56 pm


BOA NOITE  flower SAIU AS PROVAS VIRTUAIS DE PEDAGOGIA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS E NÃO ESCOLARES,DO 3 SEMESTRE

ESSA É A AV1


Questão 1

Nota: Não gerada

Seguindo a WEB Aula, entendemos que a escola, a partir da lei 9394/96, deve efetivar a implantação de instâncias colegiadas, tais como o Conselho Escolar, Associação de Pais, Mestres e Funcionários e Grêmio Estudantil. Nesta perspectiva, a gestão na escola torna-se o processo que rege seu funcionamento, compreendendo tomadas de decisão conjunta no planejamento, execução, acompanhamento e avaliação das questões administrativas e pedagógicas. Ainda são entendidos como elementos fundamentais da gestão o estabelecimento de uma prática pautada no diálogo, para a participação da comunidade escolar na elaboração de Projeto Político Pedagógico, Proposta Curricular e Plano de Ação para o trabalho da escola e do professor. A partir dessa referência é CORRETO afirmar que:


Alternativas
• 1 - O Conselho Escolar constitui-se um dos mais importantes mecanismos de democratização da Gestão de uma escola.
• 2 - Mesmo sem participação da comunidade no Conselho Escolar, existe fortalecimento na decisão coletiva, pois quem indica a palavra final é o diretor da escola,
• 3 - As decisões do Conselho Escolar, seguem seus próprios caminhos sem reportar-se ao amparo legal,
• 4 - O Conselho Escolar escolhe os representantes dos diversos segmentos que compõem a comunidade escolar por indicação do diretor da escola,

• 5 - A participação de representantes de diversas áreas no Conselho Escolar, inviabiliza favorece a discussão do grupo, pois cada um pensa de um jeito..


Sua resposta

Sem resposta

Questão 2

Nota: Não gerada

Com a nova caracterização apresentada pelas Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia, compete ao Licenciado, formado em Pedagogia:

Alternativas
• 1 - Exercer a docência restrita às atividades pedagógicas realizadas em sala de aula.
• 2 - Definir o sistema de avaliação a ser adotado pela instituição de ensino na qual esse participa como assessor pedagógico.
• 3 - Estar preparado para desenvolver trabalhos de natureza educativa somente no espaço da escola pública que ministra a educação formal.
• 4 - Exercer a docência na Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Ensino Médio na modalidade Normal, em Cursos de Educação Profissional, apoio a gestão escolar e demais áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
• 5 - Tornar-se liderança na estruturação do Projeto Político Pedagógico, administrando apenas a parte financeira, gastos e demais despesas que se fizerem necessárias.


Sua resposta

Sem resposta

Questão 3

Nota: Não gerada

A Gestão no espaço escolar exige um planejamento global da instituição, envolvendo processo de reflexão sobre a dinâmica do trabalho a ser desenvolvido. Quanto às decisões que permeiam a organização e o funcionamento da instituição de forma ampla ou mais especificamente em sala de aula, sugere-se a participação coletiva de todos envolvidos, como meio de articulação entre a instituição e a problemática do contexto social. Seguindo tais argumentos, destaque das indicações abaixo, a afirmativa que melhor complementa esse pensamento:

Alternativas
• 1 - A Direção da escola, de forma autoritária se torna responsável pelo controle social,
• 2 - A Equipe Pedagógica, é quem sabe relacionar apenas as questões administrativas e educacionais de forma pouco coletiva,

• 3 - Direção, equipe pedagógica, professores, funcionários, família e comunidade, participam de forma integrada da proposta de gestão, cada um com sua especificidade no trabalho, somam resultados considerados positivos, pois a avaliação institucional indica o caminho.
• 4 - Funcionários e Comunidade, são dois elementos que devem ser observados de perto quando a gestão propõe trabalho coletivo, pois cada um fragmenta seu trabalho,
• 5 - Os Professores, estão em contato direto com os alunos, responsabilizando-se pelo ambiente autoritário que a gestão democrática exige,


Sua resposta

Sem resposta

Questão 4

Nota: Não gerada

Na Web Aula, destaca-se que: “Planejamento compreende a ideia de que, sem um mínimo de conhecimento das condições existentes numa determinada situação e sem um esforço de previsão das alterações possíveis da situação, nenhuma mudança será eficaz, ainda que haja clareza dos objetivos”. Seguindo esse raciocínio, é CORRETO considerar que na gestão:


Alternativas
• 1 - Fica a cargo do pedagogo; mediar a estruturação dos documentos que dão vida à dinâmica escolar,

• 2 - Fica a cargo apenas do diretor a organização do Calendário Escolar e da Hora Atividade do professor,
• 3 - O Planejamento que norteia a educação, propostos pela esfera Federal, Estadual e Municipal, deve ser organizado pela família do aluno,
• 4 - O planejamento das ações do pedagogo deve ser indicada somente pelo diretor da escola,

• 5 - O Plano de Trabalho Docente, das diferentes disciplinas deve ser elaborado pelo pedagogo da instituição de ensino.


Sua resposta

Sem resposta

Questão 5

Nota: Não gerada

Pensar nas novas atribuições do professor e da escola, se torna tema importante para a formação do Licenciado. Haja vista, que a Sociedade do Conhecimento está tornando a informação acessível a um número cada vez maior de pessoas e a escola não é mais a única fonte de informação buscada pelos jovens. A internet está provocando uma mudança de paradigma na produção e na divulgação dessas informações. A afirmativa acima; descreve a necessidade de reflexão sobre o papel do professor, assim, não basta apenas as informações volumosas, mas transformá-la em conhecimento científico, acadêmico. Diante disso, o professor deve ser:

Alternativas
• 1 - Aquele que detém o conteúdo repassa aos alunos e avalia. O condutor do processo de ensino e aprendizagem. Pesquisa pelo aluno e lhe entrega pronto, como conhecimento verdadeiro e acabado.

• 2 - Aquele que possibilita o trânsito pelos diferentes saberes, realizando a mediação entre o conhecimento e o aluno, orientando a aprendizagem.

• 3 - Aquele que propõe avaliação daquilo que o aluno aprendeu de forma estática, repetitiva e mecânica.
• 4 - Aquele que determina os conteúdos curriculares de forma fixa, pronta e acabada como uma verdade.
• 5 - Aquele que utiliza a tecnologia na educação apenas como recurso didático, com o fim de tornar a aula mais atraente.


Sua resposta

Sem resposta


ESSA É A AV2 flower  flower 




Questão 1

Nota: Não gerada

A política da Gestão Democrática, implantada no sistema de ensino com a Constituição de 1988 e assegurada pela LDB 9394/96, reforçou o caráter público e democrático da escola como uma instância viva de participação da comunidade em suas decisões. Concretizou-se legalmente a tentativa de implementação de um trabalho pedagógico articulado, com o objetivo de tornar possível a elaboração de um projeto educacional que vincule as ações dos profissionais da educação a um projeto educativo mais amplo que vislumbra pela educação a emancipação social e política de todos. Nesta perspectiva, a gestão na escola, não mais deve ser organizada por uma diretoria, o funcionamento da escola, compreendendo tomadas de decisão conjunta no planejamento, execução, acompanhamento e avaliação das questões administrativas e pedagógicas, agora deve ser realizada por:

Alternativas
• 1 - Associação de Bairro
• 2 - Conselho Escolar
• 3 - Parâmetros Curriculares Nacionais
• 4 - Conselho de Classe

• 5 - Nenhuma das anteriores



Sua resposta

Sem resposta

Questão 2

Nota: Não gerada

Com o paradigma da gestão foram incorporados ao currículo escolar, desafios educacionais resultantes de acordos firmados entre países e organizações multilaterais. As questões sociais, econômicas, raciais, e ambientais, agora devem fazer parte do trabalho desenvolvido pelo professor em sala de aula. Esses desafios nos são apresentados com o sentido de auxiliar na defesa e Combate ao Racismo, à Discriminação Racial, e no respeito à diversidade. Os movimentos culturais, ou seja, a produção humana, dentre outras intenções, busca redefinir a identidade feminina, negra, indígena, do campo, ao mesmo tempo em que expressa e organiza os saberes que circunstanciam a prática escolar e a formação dos sujeitos de forma intencional. Ainda, de acordo com o texto da WEB Aula, é CORRETO afirmar que obrigatoriamente, outros desafios/conteúdos são apresentados para o professor trabalhar em sala de aula:


Alternativas
• 1 - Ensino enfocando a necessidade de uma direção defensiva após incitar o Consumo de bebida alcoólica para maior tranquilidade do motorista ao dirigir nos grandes centros.

• 2 - Conteúdo que trata sobre a importância da mulher respeitar seu marido ou companheiro de forma submissa para não incitar a Violência doméstica e aplicação da Lei Maria da Penha.
• 3 - O tema Quilombolas, deve ser indicado em História do Brasil, com sentido de favorecer discussão sobre a valorização humana vivenciada atualmente pelo negro, porém durante a escravidão sua vida era muito confortável nas fazendas de cana-de-acúcar.

• 4 - Valorização do Ensino de História e cultura afro- brasileira e africana, através da Lei 10639/03, do ensino de História e cultura afro-brasileira, africana e indígena, Lei nº11648/08, Estatuto da Criança e do Adolescente e Estatuto do Idoso e Educação para a Paz.
• 5 - Nenhuma das anteriores.


Sua resposta

Sem resposta

Questão 3

Nota: Não gerada


Considere as Afirmativas, destacando as INCORRETAS:

I) O trabalho pedagógico deve ser entendido como um processo intencional, organizado, dosado, sequenciado que deve ser construído de forma a oportunizar a participação de todos.
II) As ações definidas de forma coletiva no espaço escolar sugerem mudanças diante das velhas relações de poder autoritárias e centralizadoras.
III) O trabalho pedagógico deve ser organizado apenas pelo pedagogo de forma a que todos participem sem questionamento.
IV) O objetivo maior da instituição educativa, ou seja, a escola, centra-se na transmissão fragmentada e sistematizada de informações veiculadas pelas diferentes mídias.
V) Aos que compõe a equipe diretiva e pedagógica da instituição, cabe dimensionar a prática pedagógica, no que diz respeito à sua intencionalidade, coerência e compromisso político com o processo de ensino e aprendizagem.

Após leitura e interpretação, podemos considerar como INCORRETA:

Alternativas
• 1 - A alternativa I e IV apresenta dados incorretos.

• 2 - A alternativa I, II apresentam dados incorretos.
• 3 - A alternativa III e IV apresenta dados incorretos.

• 4 - A alternativa II e IV apresenta dados incorretos.
• 5 - Todas as alternativas apresentam dados incorretos.



Sua resposta

Sem resposta

Questão 4

Nota: Não gerada

considere a INCORRETA.

I) Planejamento compreende a ideia de que, sem um mínimo de conhecimento das condições existentes numa determinada situação, nenhuma mudança será eficaz, ainda que haja clareza dos objetivos.
II) Planejamento envolve processo de análise crítica, buscando ampliação da consciência em relação aos problemas pedagógicos que permeiam o cotidiano.
III) Plano de Ação pode ser entendido como formalização das ações, apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas.
IV) O papel político da escola é atrelado ao pedagógico, assim o Plano de Ação da escola permite uma visão geral do contexto.
V) A produção do conhecimento conquistada no espaço escolar deve torna-se fonte para efetivação de um processo de submissão humana visando a manutenção das relações sociais hierárquicas.

Após leitura e interpretação, podemos considerar como INCORRETA:


Alternativas
• 1 - A alternativa I e IV apresenta dados incorretos.
• 2 - A alternativa V apresenta dados incorretos.
• 3 - A alternativa III e IV apresenta dados incorretos.
• 4 - A alternativa II e IV apresenta dados incorretos.

• 5 - A alternativa II e V apresenta dados incorretos.



Sua resposta

Sem resposta

Questão 5

Nota: Não gerada

Destaque abaixo qual o elemento que não merece prioridade no espaço escolar, frente à perspectiva de construção da gestão democrática na instituição de ensino público.

Alternativas
• 1 - Estabelecimento de uma prática pautada no diálogo,

• 2 - Participação da comunidade escolar na elaboração de Projeto Político Pedagógico, Proposta Curricular.
• 3 - Tomada de decisão conjunta Na organização das questões administrativas e pedagógicas da escola.
• 4 - Garantia do acesso, entrada e permanência do aluno no espaço escolar.
• 5 - Reprodução e ênfase envolvendo questões burocráticas e relações de poder autoritário.


Sua resposta

Sem resposta

RESPOSTAS DA AV1,EU FIZ MAIS AINDA NÃO POSTEI.
1-1
2-4
3-3
4-1
5-2

AV2

1-2
2-4
3-3
4-2
5-5
BJOSSSS.
Ir para o topo Ir para baixo
letissiabatista




Mensagens : 2
Data de inscrição : 28/03/2014

PROVAS VIRTUAIS DO 3 SEMESTRE ,PEDAGOGIA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS E NÃO ESCOLARES Empty
MensagemAssunto: Av 1 - PED - Sem 3 - PEDAGOGIA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS E NÃO - ESCOLARES   PROVAS VIRTUAIS DO 3 SEMESTRE ,PEDAGOGIA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS E NÃO ESCOLARES EmptySáb Mar 29, 2014 8:10 am

alien ENVIEI NÃO DEU ERRO
1-1
2-4
3-3
4-1
5-2

AV2 ENVIEI NÃO DEU ERRO

1-2
2-4
3-3
4-2
5-5

abraço!!
Ir para o topo Ir para baixo
monteiro




Mensagens : 26
Data de inscrição : 20/10/2013

PROVAS VIRTUAIS DO 3 SEMESTRE ,PEDAGOGIA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS E NÃO ESCOLARES Empty
MensagemAssunto: AVALIAÇÃO VIRTUAL PEDAGOGIA NOS ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES   PROVAS VIRTUAIS DO 3 SEMESTRE ,PEDAGOGIA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS E NÃO ESCOLARES EmptySáb Mar 29, 2014 5:44 pm

OLÁ PESSOAL,ENVIEI E DEU CERTINHO,PODE CONFIAR.

RESPOSTAS DA AV1,

1-1
2-4
3-3
4-1
5-2

AV2

1-2
2-4
3-3
4-2
5-5
BJOSSSS.
Ir para o topo Ir para baixo
guilherme carvalho




Mensagens : 5
Data de inscrição : 26/09/2013

PROVAS VIRTUAIS DO 3 SEMESTRE ,PEDAGOGIA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS E NÃO ESCOLARES Empty
MensagemAssunto: Re: PROVAS VIRTUAIS DO 3 SEMESTRE ,PEDAGOGIA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS E NÃO ESCOLARES   PROVAS VIRTUAIS DO 3 SEMESTRE ,PEDAGOGIA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS E NÃO ESCOLARES EmptyDom Mar 30, 2014 4:47 pm

.


Última edição por guilherme carvalho em Dom Mar 30, 2014 5:02 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
guilherme carvalho




Mensagens : 5
Data de inscrição : 26/09/2013

PROVAS VIRTUAIS DO 3 SEMESTRE ,PEDAGOGIA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS E NÃO ESCOLARES Empty
MensagemAssunto: Re: PROVAS VIRTUAIS DO 3 SEMESTRE ,PEDAGOGIA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS E NÃO ESCOLARES   PROVAS VIRTUAIS DO 3 SEMESTRE ,PEDAGOGIA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS E NÃO ESCOLARES EmptyDom Mar 30, 2014 4:57 pm

Ola meu povo , so pra reforça q a melhor coisa q fizeram foi este grupo na net pra todos debaterem e se ajudar juntos na faculdade ..
Parabens a todos os alunos de pedagogia q esta lutando para se forma ...

Minhas respostas q acabei de fazer e enviei e nao deu erro foi .. Pedagogia em espaços educativos e nao escolares .
av1
1-1
2-4
3-3
4-1
5-2

av2
1-2
2-4
3-3
4-2
5-5
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





PROVAS VIRTUAIS DO 3 SEMESTRE ,PEDAGOGIA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS E NÃO ESCOLARES Empty
MensagemAssunto: Re: PROVAS VIRTUAIS DO 3 SEMESTRE ,PEDAGOGIA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS E NÃO ESCOLARES   PROVAS VIRTUAIS DO 3 SEMESTRE ,PEDAGOGIA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS E NÃO ESCOLARES Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
PROVAS VIRTUAIS DO 3 SEMESTRE ,PEDAGOGIA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS E NÃO ESCOLARES
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Avaliações virtuais de Pedagogia em espaços Educativos e Não Escolares
» PROVA PRESENCIAL,3 SEMESTRE, PEDAGOGIA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS E NÃO ESCOLARES
» Avaliações Virtuais - PEDAGOGIA - 5º SEMESTRE - Organização dos Espaços Escolares
» Avaliações Virtuais - PEDAGOGIA - 6º SEMESTRE - Organização dos Espaços Escolares
» Avaliações Virtuais - PEDAGOGIA - 6º SEMESTRE - Organização dos Espaços Escolares

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: