Pedagogia Unopar |
| | Comunicação e Linguagem | |
|
+8wal IVANI lelianepalheta Elaine priscilla chediak juliana12 julianamayra Ane1986 12 participantes | Autor | Mensagem |
---|
Ane1986
Mensagens : 3 Data de inscrição : 28/03/2013 Idade : 37 Localização : Linhares-ES
| Assunto: Comunicação e Linguagem Sex Abr 05, 2013 7:29 am | |
| GENTE PRECISO DAS RESPOSTAS DESSAS AVS.
AV 1 Comunicação e Linguagem
Questão 1: Nota: Não gerada Quanto às primeiras tentativas de escrita na pré-história, assinale a alternativa incorreta: Alternativas 1 - As primeiras tentativas de escrita ocorreram com o intuito registrar as histórias e feitos dos homens pré-históricos, uma vez que é natural que a memória falhe e muitos aspectos se percam com o tempo. 2 - As primeiras tentativas de registros das histórias e feitos do homem pré-histórico ocorreram por meio de representações pintadas nas paredes das cavernas (pintura rupestre). 3 - A escrita cuneiforme foi criada pelos sumérios, por volta de 4.000 a.C.. 4 - Os egípcios antigos foram os responsáveis por desenvolverem as escritas demótica e hieroglífica. 5 - O primeiro alfabeto da humanidade é de origem grega. Sua resposta Sem resposta
Questão 2: Nota: Não gerada Observe as seguintes opções: I. A reflexão sobre a linguagem, no ensino fundamental, é importante, uma vez somente discussões a respeito dos conteúdos e técnicas pedagógicas não são suficientes para que haja um entrosamento linguístico adequado entre professor e alunos; II. O professor, ao trabalhar com crianças do ensino fundamental, deve optar por uma fala difícil, mesmo que este nível de linguagem seja muito diferente do utilizado por seus alunos; III. O professor não pode adaptar-se ao nível de linguagem do aluno, pois o objetivo da escola é justamente oferecer ao estudante a possibilidade de adquirir outros dialetos e praticar outros níveis de linguagem diferentes do seu. Quanto à reflexão e à postura do professor em relação à linguagem, assinale a alternativa que apresenta a(s) opção(ões) adequada(s): Alternativas 1 - I e III, apenas. 2 - I e II, apenas. 3 - I, II, e III. 4 - I, apenas. 5 - II, apenas. Sua resposta Sem resposta
Questão 3: Nota: Não gerada Observe o texto abaixo:
A imagem acima trata-se da obra Guernica de Pablo Picasso, que foi pintada em 1937, inspirado na cidade espanhola destruída durante a Guerra Civil da Espanha e que possuía o mesmo nome. Como envolve todo um contexto, podemos chamá-la de texto. Nesse sentido, para construir o texto (a obra Guernica) acima o autor fez uso de que tipos de linguagem:
I. Somente a linguagem verbal; II. As linguagens verbal e não-verbal; III. Somente a linguagem visual (não-verbal). Assinale a alternativa correta:
Alternativas 1 - Está correta a alternativa II; 2 - Está correta a alternativa I; 3 - Está correta a alternativa III; 4 - Estão corretas as alternativas II e III; 5 - Estão corretas as alternativas I e III. Sua resposta Sem resposta
Questão 4: Nota: Não gerada É um mito afirmar que a língua é homogênea, ou seja, que todos falantes a utilizam da mesma forma. Isso ocorre, pois as línguas variam influenciadas por diversos fatores. Assim, tendo em vista tais aspectos, assinale a alternativa que NÃO indica um fator que leva as línguas a sofrerem mudanças e variações: Alternativas 1 - Fatores regionais, os quais podem ser notados pela pronúncia, vocabulário e o uso de algumas normas gramaticais. 2 - Posição social, idade e sexo. 3 - Nível de estudos, cultura e profissão. 4 - Pela dinamicidade da escrita, que permite as variações da língua. 5 - Fatores contextuais: assunto, lugar, momento, relação entre os interlocutores. Sua resposta Sem resposta
Questão 5: Nota: Não gerada Assinale a única alternativa que apresenta uma frase no sentido denotativo: Alternativas 1 - Aquele aluno é um menino de ouro. 2 - Meu relógio de ouro é um Rolex. 3 - Rolou pelo rosto dela uma chuva de lágrimas. 4 - Lupo, a meia da Loba. 5 - Os alunos de Pedagogia são uns anjos. Sua resposta
AV2 DE Comunicação e Linguagem
Questão 1: Nota: Não gerada Ao produzir um texto, existem vários fatores que interferem na estrutura e na organização das informações. Assim, assinale a alternativa que NÃO apresenta um desses fatores: Alternativas 1 - Para quem o texto é dirigido. 2 - A finalidade, ou seja, o porquê da produção textual. 3 - Os efeitos de sentido que o autor quer provocar. 4 - O genêro textual em que o texto irá se enquadrar. 5 - Exclusivamente, a adequação ao padrão da língua, ou seja, a a adequação do texto às regras da gramática normativa. Sua resposta Sem resposta
Questão 2: Nota: Não gerada Observe as opções abaixo: I) O que se fala; II) Quem fala; III) A quem fala; IV) Em que situação histórica se fala. Tendo em vista a perspectiva discursiva da linguagem, assinale a alternativa que traz os fatores essenciais que precisam ser considerados: Alternativas 1 - I, II, III e IV. 2 - I, II e III, apenas. 3 - II, III e IV, apenas. 4 - III e IV, apenas. 5 - I e II, apenas. Sua resposta Sem resposta
Questão 3: Nota: Não gerada Por que a tripartição descrição, narração, dissertação usada tradicionalmente nas aulas de redação era falha? Assinale a alternativa correta: Alternativas 1 - Por que, somente a dissertação é uma tipologia adequada a ser trabalhada com os alunos em sala de aula. 2 - Pelo fato de, nos anos iniciais ser adequado trabalhar somente a narração. 3 - Esta tripartição era falha, uma vez que não englobava satisfatoriamente os diversos textos com os quais o aluno se deparava no seu dia-a-dia. 4 - A descrição é a única tipologia que deve ser abordada nos anos iniciais, sendo que a narração e a dissertação deverão ser trabalhadas somente no ensino fundamental II. 5 - A descrição é a única tipologia que deve ser abordada nos anos iniciais, sendo que a narração e a dissertação deverão ser trabalhadas somente no ensino fundamental II. Sua resposta Sem resposta
Questão 4: Nota: Não gerada Leia com atenção a fábula abaixo:
O Mosquito e o Touro Um Mosquito que estava voando, a zunir em volta da cabeça de um Touro, depois de um longo tempo, pousou em seu chifre, e pedindo perdão pelo incômodo que supostamente lhe causava, disse: "Mas, se, no entanto, meu peso incomoda o senhor, por favor é só dizer, e eu irei imediatamente embora!" Ao que lhe respondeu o Touro: "Oh, nenhum incômodo há para mim! Tanto faz você ir ou ficar, e, para falar a verdade, nem sabia que você estava em meu chifre." Com frequência, diante de nossos olhos, julgamos-nos o centro das atenções e deveras importantes, bem mais do que realmente somos diante dos olhos do outros. Autor: Esopo Moral da História: Quanto menor a mente, maior a presunção.
Dolz e Schneuwly propuseram, para efeito didático, dividir os gêneros em 05 grupos. Assim, o texto acima pertence ao agrupamento: Alternativas 1 - do instruir. 2 - do argumentar. 3 - do relatar. 4 - do narrar. 5 - do expor. Sua resposta Sem resposta
Questão 5: Nota: Não gerada Observe a seguinte frase publicada pela folha on-line em março de 2012:
Análise de DNA indica que feijão surgiu no México e se espalhou pelas Américas.
O enunciado acima se enquadra no gênero do expor, pois: Alternativas 1 - Relata uma experiência vivida por alguém. 2 - Divulga um saber produzido pelo homem. 3 - Indica uma narrativa de imaginação. 4 - Apresenta um texto de opinião. 5 - Transmite uma informação fictícia. Sua resposta Sem respos | |
| | | julianamayra
Mensagens : 24 Data de inscrição : 16/11/2012 Localização : Ipatinga MG
| Assunto: Re: Comunicação e Linguagem Sex Abr 05, 2013 8:09 am | |
| Tentou fazer? Como ficou seu gabarito, mandei o meu e deu certo... Manda o seu ai... Aposto q nem tentou fazer né? as Av dessa matéria foram liberadas ontem... | |
| | | juliana12
Mensagens : 79 Data de inscrição : 02/04/2013 Idade : 29
| Assunto: Re: Comunicação e Linguagem Dom Abr 07, 2013 9:46 am | |
| tb preciso dessa resposta so q n estou com meus livro pra responder. quando eu tiver e ter prazo mando meu gabarito pra vc mesmo se tiver errado, nao sei pq ta abrindo rapido de mais diz q vai fecha dia 19-04 assim mem tem prazo de fazer. | |
| | | priscilla chediak
Mensagens : 3 Data de inscrição : 06/04/2013
| Assunto: Re: Comunicação e Linguagem Dom Abr 07, 2013 10:52 pm | |
| Eu respondi assim mas não foi direto. Depois vou olhar de novo, alguém pode me dizer onde errei ou se errei tudo rsrrsr Questão 1: Quanto às primeiras tentativas de escrita na pré-história, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas 1 - As primeiras tentativas de escrita ocorreram com o intuito registrar as histórias e feitos dos homens pré-históricos, uma vez que é natural que a memória falhe e muitos aspectos se percam com o tempo. 2 - As primeiras tentativas de registros das histórias e feitos do homem pré-histórico ocorreram por meio de representações pintadas nas paredes das cavernas (pintura rupestre). 3 - A escrita cuneiforme foi criada pelos sumérios, por volta de 4.000 a.C.. 4 - Os egípcios antigos foram os responsáveis por desenvolverem as escritas demótica e hieroglífica. 5 - O primeiro alfabeto da humanidade é de origem grega. Sua resposta 5 - O primeiro alfabeto da humanidade é de origem grega.
Questão 2:
Observe as seguintes opções: I. A reflexão sobre a linguagem, no ensino fundamental, é importante, uma vez somente discussões a respeito dos conteúdos e técnicas pedagógicas não são suficientes para que haja um entrosamento linguístico adequado entre professor e alunos; II. O professor, ao trabalhar com crianças do ensino fundamental, deve optar por uma fala difícil, mesmo que este nível de linguagem seja muito diferente do utilizado por seus alunos; III. O professor não pode adaptar-se ao nível de linguagem do aluno, pois o objetivo da escola é justamente oferecer ao estudante a possibilidade de adquirir outros dialetos e praticar outros níveis de linguagem diferentes do seu. Quanto à reflexão e à postura do professor em relação à linguagem, assinale a alternativa que apresenta a(s) opção(ões) adequada(s):
Alternativas 1 - I e III, apenas. 2 - I e II, apenas. 3 - I, II, e III. 4 - I, apenas. 5 - II, apenas.
Sua resposta 1 - I e III, apenas.
Questão 3: Observe o texto abaixo:
A imagem acima trata-se da obra Guernica de Pablo Picasso, que foi pintada em 1937, inspirado na cidade espanhola destruída durante a Guerra Civil da Espanha e que possuía o mesmo nome. Como envolve todo um contexto, podemos chamá-la de texto. Nesse sentido, para construir o texto (a obra Guernica) acima o autor fez uso de que tipos de linguagem:
I. Somente a linguagem verbal; II. As linguagens verbal e não-verbal; III. Somente a linguagem visual (não-verbal). Assinale a alternativa correta:
Alternativas 1 - Está correta a alternativa II; 2 - Está correta a alternativa I; 3 - Está correta a alternativa III; 4 - Estão corretas as alternativas II e III; 5 - Estão corretas as alternativas I e III.
Sua resposta 3 - Está correta a alternativa III;
Questão 4: É um mito afirmar que a língua é homogênea, ou seja, que todos falantes a utilizam da mesma forma. Isso ocorre, pois as línguas variam influenciadas por diversos fatores. Assim, tendo em vista tais aspectos, assinale a alternativa que NÃO indica um fator que leva as línguas a sofrerem mudanças e variações:
Alternativas 1 - Fatores regionais, os quais podem ser notados pela pronúncia, vocabulário e o uso de algumas normas gramaticais. 2 - Posição social, idade e sexo. 3 - Nível de estudos, cultura e profissão. 4 - Pela dinamicidade da escrita, que permite as variações da língua. 5 - Fatores contextuais: assunto, lugar, momento, relação entre os interlocutores.
Sua resposta 1 - Fatores regionais, os quais podem ser notados pela pronúncia, vocabulário e o uso de algumas normas gramaticais.
Questão 5:
Assinale a única alternativa que apresenta uma frase no sentido denotativo:
Alternativas 1 - Aquele aluno é um menino de ouro. 2 - Meu relógio de ouro é um Rolex. 3 - Rolou pelo rosto dela uma chuva de lágrimas. 4 - Lupo, a meia da Loba. 5 - Os alunos de Pedagogia são uns anjos.
Sua resposta 2 - Meu relógio de ouro é um Rolex. | |
| | | Elaine
Mensagens : 10 Data de inscrição : 11/11/2012
| Assunto: AV1 e AV2 - Sem 2 - Comunicação e Linguagem- DP Seg Abr 08, 2013 9:40 am | |
| Pessoal por favor nos ajude!!! Eu tbm preciso dessas avaliações e estou sem o material.. Um abraço | |
| | | lelianepalheta
Mensagens : 33 Data de inscrição : 29/08/2012
| Assunto: AVA1 E 2 DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM Ter Abr 09, 2013 9:13 pm | |
| ALGÚEM JÁ TEM O GABARITO DAS AVAS DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM CERTO?ATÉ DIA 19/04 AS DUAS.. | |
| | | lelianepalheta
Mensagens : 33 Data de inscrição : 29/08/2012
| Assunto: AVA1 E 2 DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM Ter Abr 09, 2013 9:15 pm | |
| ALGÚEM JÁ TEM O GABARITO DAS AVAS DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM CERTO?ATÉ DIA 19/04 AS DUAS.. | |
| | | IVANI
Mensagens : 3 Data de inscrição : 10/04/2013
| Assunto: Re: Comunicação e Linguagem Qua Abr 10, 2013 9:06 am | |
| eu responde e deu tudo certo ficou assim:
av 1:
1- 5 2- 4 3- 1 4- 4 5- 4
av 2:
1- 5 2- 1 3- 3 4- 4 5- 2
todas foi de primeira. Mas ainda preciso do resutado da av1 de o trabalho do pedagogo nos espaços educativos 07/06 | |
| | | wal
Mensagens : 3 Data de inscrição : 02/04/2013 Idade : 41
| Assunto: Re: Comunicação e Linguagem Qua Abr 10, 2013 1:11 pm | |
| - IVANI escreveu:
- eu responde e deu tudo certo ficou assim:
av 1:
1- 5 2- 4 3- 1 4- 4 5- 4
av 2:
1- 5 2- 1 3- 3 4- 4 5- 2
todas foi de primeira. Mas ainda preciso do resutado da av1 de o trabalho do pedagogo nos espaços educativos 07/06 minha AV1 deu erro a AV2 deu certinho,muito obrigada. | |
| | | erica fabricia
Mensagens : 2 Data de inscrição : 10/04/2013
| Assunto: comunicação e linguagem Qua Abr 10, 2013 1:15 pm | |
| 1-5 2-1 3-3 4-4 5-2 essa foi direta | |
| | | juliana12
Mensagens : 79 Data de inscrição : 02/04/2013 Idade : 29
| Assunto: Re: Comunicação e Linguagem Qua Abr 10, 2013 1:51 pm | |
| a minha AV 2 deu certa ja a minha AV 1 DEU erro ai eu fiz assim tb deu erro AV1 1-5 2-1 3-3 4-1 5-2 | |
| | | juliana12
Mensagens : 79 Data de inscrição : 02/04/2013 Idade : 29
| Assunto: Re: Comunicação e Linguagem Qua Abr 10, 2013 1:52 pm | |
| e assim tb deu erro AV 1 1-5 2-4 3-3 4-4 5-4 precisso que vc mim ajuda | |
| | | Ane1986
Mensagens : 3 Data de inscrição : 28/03/2013 Idade : 37 Localização : Linhares-ES
| Assunto: GENTE PRECISO DESSAS ATIVIDADES, ALGUÉM TEM A RESPOSTA DELAS? Qua Abr 10, 2013 2:17 pm | |
| - Ane1986 escreveu:
- GENTE PRECISO DAS RESPOSTAS DESSAS AVS.
AV 1 Comunicação e Linguagem
Questão 1: Nota: Não gerada Quanto às primeiras tentativas de escrita na pré-história, assinale a alternativa incorreta: Alternativas 1 - As primeiras tentativas de escrita ocorreram com o intuito registrar as histórias e feitos dos homens pré-históricos, uma vez que é natural que a memória falhe e muitos aspectos se percam com o tempo. 2 - As primeiras tentativas de registros das histórias e feitos do homem pré-histórico ocorreram por meio de representações pintadas nas paredes das cavernas (pintura rupestre). 3 - A escrita cuneiforme foi criada pelos sumérios, por volta de 4.000 a.C.. 4 - Os egípcios antigos foram os responsáveis por desenvolverem as escritas demótica e hieroglífica. 5 - O primeiro alfabeto da humanidade é de origem grega. Sua resposta Sem resposta
Questão 2: Nota: Não gerada Observe as seguintes opções: I. A reflexão sobre a linguagem, no ensino fundamental, é importante, uma vez somente discussões a respeito dos conteúdos e técnicas pedagógicas não são suficientes para que haja um entrosamento linguístico adequado entre professor e alunos; II. O professor, ao trabalhar com crianças do ensino fundamental, deve optar por uma fala difícil, mesmo que este nível de linguagem seja muito diferente do utilizado por seus alunos; III. O professor não pode adaptar-se ao nível de linguagem do aluno, pois o objetivo da escola é justamente oferecer ao estudante a possibilidade de adquirir outros dialetos e praticar outros níveis de linguagem diferentes do seu. Quanto à reflexão e à postura do professor em relação à linguagem, assinale a alternativa que apresenta a(s) opção(ões) adequada(s): Alternativas 1 - I e III, apenas. 2 - I e II, apenas. 3 - I, II, e III. 4 - I, apenas. 5 - II, apenas. Sua resposta Sem resposta
Questão 3: Nota: Não gerada Observe o texto abaixo:
A imagem acima trata-se da obra Guernica de Pablo Picasso, que foi pintada em 1937, inspirado na cidade espanhola destruída durante a Guerra Civil da Espanha e que possuía o mesmo nome. Como envolve todo um contexto, podemos chamá-la de texto. Nesse sentido, para construir o texto (a obra Guernica) acima o autor fez uso de que tipos de linguagem:
I. Somente a linguagem verbal; II. As linguagens verbal e não-verbal; III. Somente a linguagem visual (não-verbal). Assinale a alternativa correta:
Alternativas 1 - Está correta a alternativa II; 2 - Está correta a alternativa I; 3 - Está correta a alternativa III; 4 - Estão corretas as alternativas II e III; 5 - Estão corretas as alternativas I e III. Sua resposta Sem resposta
Questão 4: Nota: Não gerada É um mito afirmar que a língua é homogênea, ou seja, que todos falantes a utilizam da mesma forma. Isso ocorre, pois as línguas variam influenciadas por diversos fatores. Assim, tendo em vista tais aspectos, assinale a alternativa que NÃO indica um fator que leva as línguas a sofrerem mudanças e variações: Alternativas 1 - Fatores regionais, os quais podem ser notados pela pronúncia, vocabulário e o uso de algumas normas gramaticais. 2 - Posição social, idade e sexo. 3 - Nível de estudos, cultura e profissão. 4 - Pela dinamicidade da escrita, que permite as variações da língua. 5 - Fatores contextuais: assunto, lugar, momento, relação entre os interlocutores. Sua resposta Sem resposta
Questão 5: Nota: Não gerada Assinale a única alternativa que apresenta uma frase no sentido denotativo: Alternativas 1 - Aquele aluno é um menino de ouro. 2 - Meu relógio de ouro é um Rolex. 3 - Rolou pelo rosto dela uma chuva de lágrimas. 4 - Lupo, a meia da Loba. 5 - Os alunos de Pedagogia são uns anjos. Sua resposta
AV2 DE Comunicação e Linguagem
Questão 1: Nota: Não gerada Ao produzir um texto, existem vários fatores que interferem na estrutura e na organização das informações. Assim, assinale a alternativa que NÃO apresenta um desses fatores: Alternativas 1 - Para quem o texto é dirigido. 2 - A finalidade, ou seja, o porquê da produção textual. 3 - Os efeitos de sentido que o autor quer provocar. 4 - O genêro textual em que o texto irá se enquadrar. 5 - Exclusivamente, a adequação ao padrão da língua, ou seja, a a adequação do texto às regras da gramática normativa. Sua resposta Sem resposta
Questão 2: Nota: Não gerada Observe as opções abaixo: I) O que se fala; II) Quem fala; III) A quem fala; IV) Em que situação histórica se fala. Tendo em vista a perspectiva discursiva da linguagem, assinale a alternativa que traz os fatores essenciais que precisam ser considerados: Alternativas 1 - I, II, III e IV. 2 - I, II e III, apenas. 3 - II, III e IV, apenas. 4 - III e IV, apenas. 5 - I e II, apenas. Sua resposta Sem resposta
Questão 3: Nota: Não gerada Por que a tripartição descrição, narração, dissertação usada tradicionalmente nas aulas de redação era falha? Assinale a alternativa correta: Alternativas 1 - Por que, somente a dissertação é uma tipologia adequada a ser trabalhada com os alunos em sala de aula. 2 - Pelo fato de, nos anos iniciais ser adequado trabalhar somente a narração. 3 - Esta tripartição era falha, uma vez que não englobava satisfatoriamente os diversos textos com os quais o aluno se deparava no seu dia-a-dia. 4 - A descrição é a única tipologia que deve ser abordada nos anos iniciais, sendo que a narração e a dissertação deverão ser trabalhadas somente no ensino fundamental II. 5 - A descrição é a única tipologia que deve ser abordada nos anos iniciais, sendo que a narração e a dissertação deverão ser trabalhadas somente no ensino fundamental II. Sua resposta Sem resposta
Questão 4: Nota: Não gerada Leia com atenção a fábula abaixo:
O Mosquito e o Touro Um Mosquito que estava voando, a zunir em volta da cabeça de um Touro, depois de um longo tempo, pousou em seu chifre, e pedindo perdão pelo incômodo que supostamente lhe causava, disse: "Mas, se, no entanto, meu peso incomoda o senhor, por favor é só dizer, e eu irei imediatamente embora!" Ao que lhe respondeu o Touro: "Oh, nenhum incômodo há para mim! Tanto faz você ir ou ficar, e, para falar a verdade, nem sabia que você estava em meu chifre." Com frequência, diante de nossos olhos, julgamos-nos o centro das atenções e deveras importantes, bem mais do que realmente somos diante dos olhos do outros. Autor: Esopo Moral da História: Quanto menor a mente, maior a presunção.
Dolz e Schneuwly propuseram, para efeito didático, dividir os gêneros em 05 grupos. Assim, o texto acima pertence ao agrupamento: Alternativas 1 - do instruir. 2 - do argumentar. 3 - do relatar. 4 - do narrar. 5 - do expor. Sua resposta Sem resposta
Questão 5: Nota: Não gerada Observe a seguinte frase publicada pela folha on-line em março de 2012:
Análise de DNA indica que feijão surgiu no México e se espalhou pelas Américas.
O enunciado acima se enquadra no gênero do expor, pois: Alternativas 1 - Relata uma experiência vivida por alguém. 2 - Divulga um saber produzido pelo homem. 3 - Indica uma narrativa de imaginação. 4 - Apresenta um texto de opinião. 5 - Transmite uma informação fictícia. Sua resposta Sem respos | |
| | | wal
Mensagens : 3 Data de inscrição : 02/04/2013 Idade : 41
| Assunto: Re: Comunicação e Linguagem Qua Abr 10, 2013 2:30 pm | |
| - erica fabricia escreveu:
- 1-5
2-1 3-3 4-4 5-2 essa foi direta av1 e av2 são as mesmas respostas mandei e deu tudo certo. | |
| | | Tina
Mensagens : 2 Data de inscrição : 11/04/2013 Localização : Alagoas
| Assunto: Av2 - PED - Sem 2 - Comunicação e Linguagem Qui Abr 11, 2013 6:42 pm | |
| Ola pessoa respondi a avaliação de comunicação de linguagem e deu certo Questão 1: Nota: Não gerada Ao produzir um texto, existem vários fatores que interferem na estrutura e na organização das informações. Assim, assinale a alternativa que NÃO apresenta um desses fatores: Alternativas 1 - Para quem o texto é dirigido. 2 - A finalidade, ou seja, o porquê da produção textual. 3 - Os efeitos de sentido que o autor quer provocar. 4 - O genêro textual em que o texto irá se enquadrar. 5 - Exclusivamente, a adequação ao padrão da língua, ou seja, a a adequação do texto às regras da gramática normativa. Sua resposta 5 - Exclusivamente, a adequação ao padrão da língua, ou seja, a a adequação do texto às regras da gramática normativa. Questão 2: Nota: Não gerada Observe as opções abaixo: I) O que se fala; II) Quem fala; III) A quem fala; IV) Em que situação histórica se fala. Tendo em vista a perspectiva discursiva da linguagem, assinale a alternativa que traz os fatores essenciais que precisam ser considerados: Alternativas 1 - I, II, III e IV. 2 - I, II e III, apenas. 3 - II, III e IV, apenas. 4 - III e IV, apenas. 5 - I e II, apenas. Sua resposta 1 - I, II, III e IV. Questão 3: Nota: Não gerada Por que a tripartição descrição, narração, dissertação usada tradicionalmente nas aulas de redação era falha? Assinale a alternativa correta: Alternativas 1 - Por que, somente a dissertação é uma tipologia adequada a ser trabalhada com os alunos em sala de aula. 2 - Pelo fato de, nos anos iniciais ser adequado trabalhar somente a narração. 3 - Esta tripartição era falha, uma vez que não englobava satisfatoriamente os diversos textos com os quais o aluno se deparava no seu dia-a-dia. 4 - A descrição é a única tipologia que deve ser abordada nos anos iniciais, sendo que a narração e a dissertação deverão ser trabalhadas somente no ensino fundamental II. 5 - A descrição é a única tipologia que deve ser abordada nos anos iniciais, sendo que a narração e a dissertação deverão ser trabalhadas somente no ensino fundamental II. Sua resposta 3 - Esta tripartição era falha, uma vez que não englobava satisfatoriamente os diversos textos com os quais o aluno se deparava no seu dia-a-dia. Questão 4: Nota: Não gerada Leia com atenção a fábula abaixo:
O Mosquito e o Touro Um Mosquito que estava voando, a zunir em volta da cabeça de um Touro, depois de um longo tempo, pousou em seu chifre, e pedindo perdão pelo incômodo que supostamente lhe causava, disse: "Mas, se, no entanto, meu peso incomoda o senhor, por favor é só dizer, e eu irei imediatamente embora!" Ao que lhe respondeu o Touro: "Oh, nenhum incômodo há para mim! Tanto faz você ir ou ficar, e, para falar a verdade, nem sabia que você estava em meu chifre." Com frequência, diante de nossos olhos, julgamos-nos o centro das atenções e deveras importantes, bem mais do que realmente somos diante dos olhos do outros. Autor: Esopo Moral da História: Quanto menor a mente, maior a presunção.
Dolz e Schneuwly propuseram, para efeito didático, dividir os gêneros em 05 grupos. Assim, o texto acima pertence ao agrupamento: Alternativas 1 - do instruir. 2 - do argumentar. 3 - do relatar. 4 - do narrar. 5 - do expor. Sua resposta 4 - do narrar. Questão 5: Nota: Não gerada Observe a seguinte frase publicada pela folha on-line em março de 2012:
Análise de DNA indica que feijão surgiu no México e se espalhou pelas Américas.
O enunciado acima se enquadra no gênero do expor, pois: Alternativas 1 - Relata uma experiência vivida por alguém. 2 - Divulga um saber produzido pelo homem. 3 - Indica uma narrativa de imaginação. 4 - Apresenta um texto de opinião. 5 - Transmite uma informação fictícia. Sua resposta 2 - Divulga um saber produzido pelo homem. | |
| | | Tina
Mensagens : 2 Data de inscrição : 11/04/2013 Localização : Alagoas
| Assunto: Av2 - PED - Sem 2 - Psicologia da Educação II Qui Abr 11, 2013 6:49 pm | |
| Respondi a avaliação de Psicologia da Educação II é está certa
Questão 1: Nota: Não gerada Segundo o interacionista Piaget, ao aprendermos, colocamos em prática alguns mecanismos de ação mental. Um deles, conhecido como acomodação, significa: Alternativas 1 - imposição de nossos modos de conhecer já aprendidos (esquemas) aos objetos que se apresentam, gerando seu reconhecimento 2 - modificação de nossos modos padronizados de conhecer devido a presença de novos objetos ou de novas características de objetos para os quais não tínhamos esquemas já formados 3 - impacto perturbador que os conteúdos difíceis causam no aprendiz 4 - vontade de ficar acomodado com aquilo que já se sabe, afinal, não é necessário mais esforço 5 - modo como o mediador molda seu conteúdo para que fique bem acomodado na mente do aluno. Sua resposta 2 - modificação de nossos modos padronizados de conhecer devido a presença de novos objetos ou de novas características de objetos para os quais não tínhamos esquemas já formados
Questão 2: Nota: Não gerada Qual o principal objetivo de Piaget ao formular sua teoria denominada Epistemologia Genética? Alternativas 1 - Elaborar um método de pesquisa que permitisse entender como ocorre a construção das estruturas necessárias para a elaboração do conhecimento humano. 2 - Formular um método de ensino, ou seja, uma forma de ensinar que possa ser empregada por professores dos mais diferentes níveis da educação. 3 - Estudar as diferentes fases do desenvolvimento infantil, para assim, entender o desenvolvimento de seus próprios filhos. 4 - Contrariar todos os teóricos que, até o momento em que elaborou sua teoria, se dedicavam ao estudo da criança e do adolescente. 5 - Fundar o Centro de Psicologia Genética em Genebra. Sua resposta 1 - Elaborar um método de pesquisa que permitisse entender como ocorre a construção das estruturas necessárias para a elaboração do conhecimento humano.
Questão 3: Nota: Não gerada Em relação aos Estágios de Desenvolvimento Cognitivo segundo Piaget é CORRETO afirmar: Alternativas 1 - Obedecem normas fixas em relação à idade cronológica, de modo que uma criança de oito anos, independente da forma como raciocina, estará sempre no período denominado como operatório concreto. 2 - O estágio pré-operatório é marcado pela aquisição da linguagem 3 - O estágio denominado como operatório formal é caracterizado pela necessidade que a criança/adolescente tem de objetos concretos para entender os conteúdos que lhe estão sendo explicados. 4 - No estágio operatório concreto ainda não houve a aquisição da capacidade de reversibilidade do pensamento. 5 - Durante o período sensório motor ocorre a aquisição da linguagem. Sua resposta 2 - O estágio pré-operatório é marcado pela aquisição da linguagem
Questão 4: Nota: Não gerada A visão de Vygotsky sobre a relação entre o desenvolvimento e a aprendizagem se diferencia bastante das visões de Piaget e Skinner, por exemplo. Assim, qual das alternativas abaixo expressa corretamente a posição de Vygotsky? Alternativas 1 - A de que a aprendizagem depende do desenvolvimento de estruturas cognitivas, que devem primeiro estar totalmente formadas para que apenas depois o indivíduo possa aprender alguma coisa. 2 - A de que não é possível ensinar nada a ninguém, visto que cada indivíduo deve construir sozinho o seu conhecimento. 3 - A de que os processos de aprendizagem e desenvolvimento caminham sempre juntos, de uma forma interdependente. 4 - A de que aprendizagem e desenvolvimento não tem nenhuma relação um com o outro, visto que o desenvolvimento trata apenas de questões biológicas, enquanto que a aprendizagem se dedica apenas a conhecimentos teóricos. 5 - A de que não existe uma relação entre desenvolvimento e aprendizagem, já que o fato de aprender algo novo não garante uma relação com aquilo que foi desenvolvido em um momento anterior. Sua resposta 3 - A de que os processos de aprendizagem e desenvolvimento caminham sempre juntos, de uma forma interdependente.
Questão 5: Nota: Não gerada Um conceito inerente à Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky e que está muito ligado à atividade diagnóstica do professor, é o de Nível de Desenvolvimento Real, o qual corresponde: Alternativas 1 - ao nível de conhecimento a ser alcançado pelo aprendiz, conforme projeto pedagógico 2 - ao crescente nível de conhecimento que ocorre durante as aulas e exercícios 3 - ao amadurecimento orgânico do aprendiz, ou seja, quando seu cérebro está maduro para aprender 4 - a um nível ideal de conhecimento, meta de todo professor 5 - ao nível de conhecimento já alcançado pelo aprendiz, a partir do qual o professor estipulará o Nível de Desenvolvimento Potencial Sua resposta 5 - ao nível de conhecimento já alcançado pelo aprendiz, a partir do qual o professor estipulará o Nível de Desenvolvimento Potencial | |
| | | Hellen Moreira Pinheiro
Mensagens : 17 Data de inscrição : 16/04/2013
| Assunto: Respostas de tds as avs Ter Abr 16, 2013 2:14 pm | |
| Oi pessoal segue abaixo as respostas das Avs do 2° semestre de pedagogia, que eu já fiz, nenhuma deu erro.Espero que ajude: Av 1 Psicologia da Educação: 1-1 2-5 3-3 4-2 5-4 Av 2 Psicologia da Educação 1-2 2-1 3-2 4-3 5-5 Av 1 trabalho Pedagogo 1-2 2-3 3-4 4-3 5-4 Av 2 trabalho Pedagogo 1-4 2-5 3-3 4-2 5-3
AV 1 Comunicação e Linguagem 1 - 5 2 - 1 3 - 3 4 - 4 5 - 2
AV 2 Comunicação e Linguagem 1 - 5 2 - 1 3 - 3 4 - 4 5 - 2 | |
| | | Dexter
Mensagens : 52 Data de inscrição : 02/12/2018
| Assunto: Re: Comunicação e Linguagem Qua Set 04, 2019 1:15 am | |
| (47) 98415-9400 *PROVAS NOMINAIS DE TODOS OS CURSOS, PRESENCIAL, À DISTÂNCIA, 100% ONLINE, PRÁTICAS, PROFICIÊNCIA, 1° e 2° CHAMADA, REC, DP, GABARITOS* Enviado pelo Topic'it | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Comunicação e Linguagem | |
| |
| | | | Comunicação e Linguagem | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |
|