Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Educação e Diversidade: Relações Étnico-raciais DP

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
karinapaixao




Mensagens : 71
Data de inscrição : 29/06/2012
Idade : 34
Localização : São Vicente

Educação e Diversidade: Relações Étnico-raciais  DP Empty
MensagemAssunto: Educação e Diversidade: Relações Étnico-raciais DP   Educação e Diversidade: Relações Étnico-raciais  DP EmptyQua maio 08, 2013 5:33 am

pessoal as avaliações de Educação e Diversidade: Relações Étnico-raciais DP é ate dia 17 se alguem puder ajudar....

Questão 1:

Nota: Não gerada

Observe as imagens e leia o texto:

Vamos fazer uso de uma imagem para tratar dos problemas da educação brasileira. Imagine que a educação como uma corrida. Deram-nos aquele carrinho verde da imagem, mas como não estamos conseguindo vencer a Bugatti Aventador (o carro vermelho), os teóricos e técnicos na educação afirmam que nós professores é que não sabemos dirigir direito... Segundo essa imagem e pensando na questão da inclusão, podemos afirmar que:

Alternativas
1 - o Bugatti representa as dificuldades para a implantação da inclusão e o carrinho verde representa a estrutura que o Estado oferece aos professores para vencer tais dificuldades.
2 - devemos nos preocupar somente ensinar a vencer na vida, utilizando fusquinhas ou outro automóvel qualquer.
3 - podemos acreditar que os técnicos da educação sempre estão certos em culpar os professores pelos fracassos na implantação de políticas de inclusão.
4 - a melhor conclusão é que a inclusão dos alunos no sistema educacional brasileiro já é uma realidade, dispensando-se os estudos teóricos a respeito desse assunto.
5 - o problema é preparar todos os alunos para dirigirem fusquinhas, independentemente das diferenças individuais.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 2:

Nota: Não gerada

Observe a charge:

O autor da charge ironiza uma das temáticas da questão da inclusão em nossa sociedade, a inclusão digital. Sobre a ideia de inclusão, podemos considerar que:

Alternativas
1 - com os computadores na escola, não é preciso se preocupar com esse problema.
2 - inclusão resume-se em colocar um computador na sala de aula.
3 - incluir é mais que enviar um computador para a escola, é garantir a formação de cidadãos plenos de deveres e direitos.
4 - é preparar mão-de-obra barata, e que saiba usar computador, para o mercado de trabalho.
5 - é promover a segregação dos diferentes para favorecer a aprendizagem através da informática.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 3:

Nota: Não gerada

Observe a imagem:

O autor da charge quer chamar a atenção do leitor para os graves problemas da educação pública no Brasil e as pseudossoluções governamentais. Leia o texto a seguir, que trata desse mesmo tema: “Se realmente pretendessem resolver o problema da educação no Brasil, o problema da reprovação, do analfabetismo, da avaliação, os governantes deveriam investir no professor (isto quer dizer salário mesmo, não se vive só de esperança) e investir na estrutura: menos alunos em sala, menos alunos por professor, menor carga horária de trabalho.”. Podemos afirmar que os autores consideram que:


Alternativas
1 - são acertadas as políticas educacionais implantadas pelas autoridades públicas.
2 - é impossível resolver os graves problemas da educação brasileira.
3 - a única responsabilidade em solucionar a crise educacional é dos professores.
4 - são muito graves os problemas enfrentados pelas escolas brasileiras.
5 - os únicos responsáveis pela educação brasileira são os governantes.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 4:

Nota: Não gerada

Observe as imagens:





As imagens mostram duas escolas diferentes, em períodos diferentes. Podemos afirmar que ambas demonstram diferentes representações da educação. A partir do que estudamos, podemos afirmar que as representações são as:

Alternativas
1 - ideias preconceituosas que todos nós temos.
2 - estruturas mentais que nos permitem ler o mundo.
3 - salas de aula de diversos tipos.
4 - posturas que devemos lutar para eliminar, como o uso de quadro branco.
5 - construções mentais criadas para encobrir certos aspectos da realidade.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 5:

Nota: Não gerada

Observe a imagem:



A imagem ironiza a política da inclusão digital, que é uma das muitas faces da questão da educação inclusiva. Em relação a esse tema, inclusão, percebemos muitas contradições entre os discursos oficiais e a prática cotidiana nas escolas, situação criticada pelo autor da charge. Sobre isso, pondere sobre as seguintes afirmações:

I – Como mostra a imagem, o processo de inclusão social das crianças nas escolas já foi concluído.
II – Independentemente da iniciativa dos governantes, os educadores têm o dever de promover a cultura da inclusão.
III – A inclusão também diz respeito ao uso correto das tecnologias da informação nas escolas públicas.

São verdadeiras as afirmações:
Alternativas
1 - apenas a I
2 - apenas a II
3 - apenas a III
4 - apenas I e III
5 - apenas II e III




av2




Observe a imagem:

Ela mostra uma turma de estudantes numa escola multicultural. Preste atenção à diversidade cultural e biológica presente nesse grupo. Sobre esse tema, a diversidade nas escolas, podemos afirmar que os professores devem garantir:
Alternativas
1 - uma isenção no julgamento os alunos, aumentando os preconceitos.
2 - uma mentalidade aberta, capaz de reconhecer a importância do respeito à diversidade.
3 -

a defesa de suas representações a respeito dos alunos, impondo a sua cultura.
4 -

a mentalidade fechada da escola, capaz de identificar as diferenças e eliminá-las.
5 - a ignorância a respeito das diferenças entre os alunos.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 2:

Nota: Não gerada

Observe as imagens:

A primeira imagem mostra um grupo de adolescentes e a segunda uma representação do bullying. Nessa idade, a busca por modelos que integrem a identidade do jovem é parte cotidiana da vida contemporânea. Em uma sociedade padroniza a beleza podemos apontar como consequência:

Alternativas
1 - a grande tendência para uma uniformidade, como mostra a primeira foto, e que ocorre sem conflitos.
2 - a diferenciação cada vez maior entre os indivíduos, fato sem importância na escola, pois a segunda imagem é ficção.
3 - o preconceito e a discriminação, pois grande parte das pessoas está excluída dos padrões socialmente difundidos, talvez seja o caso do menino da segunda imagem.
4 - o estabelecimento da democracia, pois todos partilharão a mesma aparência, situação exemplificada na primeira imagem.
5 - a construção de uma sociedade cada vez mais bela e inteligente, que é o desejo de todos, inclusive do menino da segunda imagem.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 3:

Nota: Não gerada

Observe a imagem:

A imagem mostra uma turma de alunos numa situação que deveria ser tão comum quanto viver: diversos alunos na escola. Sobre esse tema é correto afirmar que:

Alternativas
1 - todos devemos promover a interação das diferenças, enriquecendo a cultura.
2 - somente a igualdade absoluta e o uso de uniforme garante uma sociedade melhor.
3 - o esquecimento é o melhor caminho para que o preconceito seja superado.
4 - as leis já garantem a igualdade legal, logo a questão está resolvida no Brasil.
5 - o reconhecimento da existência das diferenças humanas basta para a inclusão.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 4:

Nota: Não gerada

Observe a charge:

A charge ironiza o chamado “jeitinho brasileiro”, que é um exemplo da falta de cidadania. Também se fala muito que o direito a ser diferente é uma questão de cidadania. Aliás, palavra mais utilizada do que compreendida. Cidadania é o direito de participar da cidade, ser cidadão. Então, sobre a ideia de cidadania, podemos afirmar que:
Alternativas
1 - a garantimos pela assistência social somente.
2 - já existia na Grécia antiga, quando era estendida a todos.
3 - manifestou-se da mesma forma ao longo dos diversos períodos históricos.
4 - é recente, fruto do processo de desmoronamento da URSS.
5 - devemos considerar que todas as pessoas têm direito à cidadania.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 5:

Nota: Não gerada

Observe a imagem:

A partir o que estudamos e da análise da imagem, podemos afirmar sobre o processo de inclusão escolar no Brasil, EXCETO:

Alternativas
1 - a imagem demonstra que a escola brasileira nem sempre foi inclusiva.
2 - a preocupação com a inclusão é um fato recente na história da educação.
3 - a escola pública brasileira já foi menos inclusiva que hoje.
4 - a inclusão no Brasil foi um problema até a metade do século XX, mas já solucionado.
5 - mesmo com avanços, temos muito para fazer em termos de inclusão.
Ir para o topo Ir para baixo
Adriana Freitas




Mensagens : 12
Data de inscrição : 30/04/2013

Educação e Diversidade: Relações Étnico-raciais  DP Empty
MensagemAssunto: oi..   Educação e Diversidade: Relações Étnico-raciais  DP EmptySex maio 10, 2013 1:45 pm

Alguém fez? pra me passar?
Ir para o topo Ir para baixo
 
Educação e Diversidade: Relações Étnico-raciais DP
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Av 3 e av 4- Educação e Diversidade : Relações Étnico - Raciais
» Av1 - Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais
» Av2 - Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais
» vs 1 e 2 Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais.
» Pedagogia 3º Período - Educação Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: