Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 AV1 DO 3 SEMESTRE ME AJUDEM POR FAVOR.

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
val de história.




Mensagens : 9
Data de inscrição : 17/10/2013

AV1 DO 3 SEMESTRE ME AJUDEM POR FAVOR. Empty
MensagemAssunto: AV1 DO 3 SEMESTRE ME AJUDEM POR FAVOR.   AV1 DO 3 SEMESTRE ME AJUDEM POR FAVOR. EmptyQui Mar 13, 2014 1:17 pm

Questão 1
Leia os trechos selecionados de Carlos Drummond de Andrade e em seguida, analise as afirmativas abaixo:

"Aconteceu há mil anos?
Continua acontecendo.
Nos mais desbotados panos
Estou me lendo e relendo."

"O tempo é minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente)"

Com o auxílio das observações de Drummond, julgue os seguintes itens, referentes ao conceito de História e ao ofício do historiador.

I Nos dois trechos dos poemas, o autor ressalta a importância da dimensão espacial para o estudo da história.
II O trecho que diz que aconteceu a mil anos e continua acontecendo nos passa a ideia de uma histórica cíclica, algo comum para os historiadores do mundo antigo, como Heródoto.
III Os trechos dos poemas nos mostram a importância de todas as dimensões temporais, não se apegando ao passado, comumente colocado como grande objeto do historiador.
IV O autor dos poemas concorda com a visão de História de Marc Bloch, que afirma que o tempo é a parte mais importante da História, colocando em segundo plano os homens e o espaço.
Estão corretas as afirmativas?
________________________________________
• I,II e IV
• I, II e III
• III e IV
• II, III e IV
• Todas estão corretas.
Questão 2
Quando o historiador escolhe um tema para ser estudado, ele deverá ter alguns cuidados para viabilizar este estudo. Estes cuidados fazem parte do método que este pesquisador utilizará para tornar sua pesquisa possível, um método que não é o empírico, mas não deixa de ter seu lado científico. Assinale a alternativa que demonstra corretamente alguns destes cuidados.
________________________________________
• Definir um tema, focar a análise de uma única fonte histórica, isolar a análise com relação a outros campos do conhecimento.
• Não problematizar em excesso as questões, fazer uma delimitação extremamente ampla do objeto e não se preocupar com os métodos de análise das fontes.
• Escolha de um tema de caráter pessoal, fazer uma rápida pesquisa sobre as fontes principais e jamais utilizar as fontes primárias para sua análise.
• Delimitar corretamente o tema, os recortes temporal e espacial, reunir as fontes para análise, se necessário, fazer uso de fontes auxiliares e lançar mão de pesquisas que contribuam com o estudo.
• Problematizar as questões propostas, isolar as fontes, escolher um método de análise e não se preocupar com pesquisar sobre outros autores que trabalham o tema.

Questão 3
As fontes históricas são a matéria-prima do historiador. Através delas, o fazer histórico torna-se possível. Todo historiador trabalha com a fontes e depende delas para executar seu ofício. Sabendo da importância das fontes para a História, assinale a alternativa que melhor as define:
________________________________________
• Fontes históricas são os vestígios que os seres humanos deixam na sua epopeia ao longo do tempo. Quase tudo que o homem fez, modificou e até mesmo tocou, pode ser considerado um fonte, como objetos de cerâmica, fotografias, depoimentos e documentos escritos.
• Fontes históricas são os documentos oficiais produzidos pelos homens, principalmente os governos, durante sua vigência no poder.
• Fontes históricas são elos entre o historiador no tempo presente e o passado, enquanto objeto de estudo, e são exclusivamente materiais.
• Fontes históricas são as ferramentas que os historiadores utilizam para analisar o presente e projetar o futuro.
• Fontes históricas são um dos conceitos que o historiador deve dominar para estar apto ao ofício, assim como as noções sobre revoluções e evoluções.
Questão 4
Analise o texto a seguir.
"E repare o leitor como a língua portuguesa é engenhosa. Um contador de histórias é justamente o contrário do historiador, não sendo um historiador, afinal de contas, mais do que um contador de histórias. (...)"
Fonte: ASSIS, Machado de apud CHALHOUB, S. e PEREIRA, L.A. de M. (Org) A HISTÓRIA CONTADA. Rio de Janeiro: NovaFronteira, 1998, p.67.

Ante as novas tendências interpretativas da História, há uma diferença entre o contador de histórias e o historiador, de acordo com a qual é correto afirmar que:
________________________________________
• a literatura torna-se inexpressiva ao historiador, que se fundamenta nos documentos manuscritos e impressos.
• a autenticidade dos fatos históricos exclui a força da subjetividade, presente na reconstrução do passado.
• a interpretação do historiador, apesar de valorizar a diversidade de informações, deve limitar-se à do contador de histórias.
• a história do cotidiano passou a ser depreciada pelos profissionais da História por menosprezar a análise social.
• o contador de história recorre à ficção e o historiador envolve-se com as fontes, tentando apresentar novas versões aos acontecimentos históricos estudados.
Questão 5
Emprestando uma das concepções de Jacques LE Goff, nas línguas românicas (português, espanhol, italiano, francês, romeno e catalão), 'história' exprime dois conceitos diferentes. O primeiro significa esta "procura das ações realizadas pelos homens" de que Heródoto falou, que se esforça por se constituir em ciência, a ciência histórica. O segundo, que o objeto dessa procura é exatamente aquilo que os homens fizeram, ou seja, as ações dos homens (Le Goff, 1990). Com base nesta afirmação, podemos concluir que uma definição clara sobre o que é história é:
________________________________________
• O estudo do passado, a tentativa quase que desesperada, de recriar os fatos históricos tendo como base o empirismo.
• A ciência que estuda o tempo, especificamente o passado, permeando algumas ações humanas e indiferentemente do local a ser estudado.
• A ciência que estuda a ação humana em um determinado período de tempo e espaço (lugar geográfico).
• A análise das transformações geográficas que as ações humanas proporcionaram ao longo dos tempos.
• O recontar das histórias do passado, dos principais acontecimentos e dos sujeitos históricos importantes.
Ir para o topo Ir para baixo
vanilza




Mensagens : 5
Data de inscrição : 30/10/2013

AV1 DO 3 SEMESTRE ME AJUDEM POR FAVOR. Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 DO 3 SEMESTRE ME AJUDEM POR FAVOR.   AV1 DO 3 SEMESTRE ME AJUDEM POR FAVOR. EmptyDom Mar 16, 2014 12:11 pm

2-4-1-5-3  I love you certinha para vc
Ir para o topo Ir para baixo
val de história.




Mensagens : 9
Data de inscrição : 17/10/2013

AV1 DO 3 SEMESTRE ME AJUDEM POR FAVOR. Empty
MensagemAssunto: vanilza   AV1 DO 3 SEMESTRE ME AJUDEM POR FAVOR. EmptyQui Mar 20, 2014 10:27 pm

obrigado vanilza espero um dia poder te ajudar tbm abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





AV1 DO 3 SEMESTRE ME AJUDEM POR FAVOR. Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 DO 3 SEMESTRE ME AJUDEM POR FAVOR.   AV1 DO 3 SEMESTRE ME AJUDEM POR FAVOR. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
AV1 DO 3 SEMESTRE ME AJUDEM POR FAVOR.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» PROVA PRESENCIAL DE ENSINO DE HISTORIA E GEOGRAFIA: 7º SEMESTRE ME AJUDEM POR FAVOR. OBRIGADA
» Prova Presencial de Metodologia Cientifica
» urgente galera, mim ajudem por favor...
» ME AJUDEM POR FAVOR!! NOVO NIVELAMENTO PARA 12 DE DEZEMBRO
» por favor ajudem algem respodeu diferente av2 o trabalho do ped...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: