Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistrarEntrar

 

 AV 1 Ludicidade e educação

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Angel Mary




Mensagens : 14
Data de inscrição : 08/11/2013

AV 1 Ludicidade e educação Empty
MensagemAssunto: AV 1 Ludicidade e educação   AV 1 Ludicidade e educação EmptyDom Abr 27, 2014 4:13 pm


Questão 1
Nota: Não gerada
Assinale a alternativa a baixo que demonstra como o adulto durante as atividades lúdicas podem ser um mediador de novos conhecimentos para a criança, segundo a perspectiva de Vygotsky.
Alternativas

1 - Na medida em que reconhece que o planejamento é de sua responsabilidade e organiza as atividades sem que haja a interação da criança.
2 - Ao conceber que a criança é um ser ativo e participativo, devendo, construir novos conhecimentos sem a intervenção do adulto.
3 - Ao reconhecer que a criança não é dotada de inteligência devendo sempre se ensinada por um adulto.
4 - Quando acredita que a criança aprende somente por meio da interação com os brinquedos.
5 - Quando reconhece que é por meio da interação da criança com o adulto que a criança começa a imitá-lo, dando inicio ao seu processo de humanização.

Questão 2
Nota: Não gerada
Na sala do Pré II da escola “Chapeuzinho vermelho” a professora Ana Cláudia organizou para seus alunos uma atividade lúdica em que os alunos deveriam se organizar em dois grupos e passarem a bola por cima da cabeça e depois por baixo das pernas, sendo que vencia o grupo que terminasse de passar a bola primeiro. Mas, sua aluna Carla, recusou-se a participar da brincadeira e imediatamente a professora Ana Cláudia colocou-a no continho do castigo. Diante desta situação “Heloysa Dantas” diz que o professor precisa compreender que .... . Assinale a alternativa correta.

Alternativas

1 - Nem toda atividade lúdica é prazerosa para a criança.
2 - A criança não é capaz de compreender as atividades lúdicas dirigidas.
3 - A criança é livre para escolher como participar da brincadeira, mas não é livre para escolher do que quer brincar.
4 - A liberdade da brincadeira esta na oportunidade que o adulto dá a criança de brincar.
5 - É um direito de toda criança recusar-se a brincar da brincadeira proposta pelo professor.

Questão 3
Nota: Não gerada
Ao problematizar o diálogo existente entre o “Jogo-trabalho”, Heloysa Dantas procura instrumentalizar o professor de como ele pode utilizar o jogo em sua organização docente sem que ele tenha um caráter tarefeiro. Assinale a alternativa que contempla esta ação.
Alternativas

1 - Todas as vezes que o professor conta uma história para a criança deve pedir que ao final ela faça um desenho.
2 - Todas as atividades lúdicas devem ser um meio para atingir um objetivo pedagógico, assim, o jogo é pedagogizado.
3 - Como jogo e as brincadeiras infantis ocupam o maior tempo da criança, o professor precisa compreender que eles são a materialização do trabalho infantil.
4 - O jogo na educação infantil deve assegurar a liberdade, caso contrário torna-se obrigação.
5 - Por ser “inútil”, “fútil”, do ponto de vista imediato, a ludicidade deve ser cada vez mais substituída pelos trabalhos pedagógicos.


Questão 4
Nota: Não gerada
Janaina tem quatro anos e frequenta o Centro de Educação Infantil “Criança Feliz”. Todos os dias ao chegar a sua casa Janaina coloca suas bonecas sentada uma ao lado da outra brinca de escolinha Cabeleireira. O curioso deste fato é que a mãe de Janina é cabeleireira. Para Vygotsky que fase Lúdica Janaina se encontra. Assinale a alternativa correta.
Alternativas

1 - Jogos de exercício.
2 - Jogo de papéis sociais.
3 - Jogo de Construção.
4 - Jogos de Regra.
5 - Jogo Operatório Concreto.


Questão 5
Nota: Não gerada
O direito a liberdade de brincar da criança não deve ser relacionada ao fato de excluirmos o adulto desta ação lúdica, ao contrário, o adulto deve fazer parte em alguns momentos de ludicidade infantil. Desta forma, assinale a alternativa que materializada de que forma liberdade de brincar da criança deve ser preservada pelo adulto.
Alternativas

1 - Povoando o espaço da criança com um amontoado de brinquedos.
2 - Desconsiderando necessária a presença do lúdico na escola.
3 - Povoando o espaço com jogos dirigidos pelo adulto.
4 - Povoando o espaço com jogos viáveis as necessidades das crianças, bem como, passíveis de utilização autônoma pela criança.
5 - Incluindo o jogo dirigido pelo professor em seu planejamento.
Ir para o topo Ir para baixo
lelianepalheta




Mensagens : 33
Data de inscrição : 29/08/2012

AV 1 Ludicidade e educação Empty
MensagemAssunto: ava1 ludicidade e educação   AV 1 Ludicidade e educação EmptyTer Abr 29, 2014 7:24 am

Algúem já respondeu?? Very Happy 
Ir para o topo Ir para baixo
Angel Mary




Mensagens : 14
Data de inscrição : 08/11/2013

AV 1 Ludicidade e educação Empty
MensagemAssunto: Re: AV 1 Ludicidade e educação   AV 1 Ludicidade e educação EmptyTer Abr 29, 2014 8:24 pm

gente eu tentei a 1 de ludicidade e educação assim mas deu erro
5,1,4,2,4
5,5,4,2,4
5,1,4,4,4
5,1,3,4,4
Ir para o topo Ir para baixo
fernandamiranda




Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/05/2014

AV 1 Ludicidade e educação Empty
MensagemAssunto: Re: AV 1 Ludicidade e educação   AV 1 Ludicidade e educação EmptySeg maio 05, 2014 3:27 pm

gente esta muito difícil esta AV 01 de LUDICIDADE E EDUCAÇÃO.
Alguem ja fez ??? flower 
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





AV 1 Ludicidade e educação Empty
MensagemAssunto: Re: AV 1 Ludicidade e educação   AV 1 Ludicidade e educação Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
AV 1 Ludicidade e educação
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Av2 ludicidade e educação
» Ludicidade e Educação
» AV1 - PEDAGOGIA - LUDICIDADE E EDUCAÇÃO
» Ludicidade e Educação
» Av 1 - Ludicidade e Educação

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: