Questão 1
Nota: Não gerada
Assinale a alternativa a baixo que demonstra como o adulto durante as atividades lúdicas podem ser um mediador de novos conhecimentos para a criança, segundo a perspectiva de Vygotsky.
Alternativas
1 - Na medida em que reconhece que o planejamento é de sua responsabilidade e organiza as atividades sem que haja a interação da criança.
2 - Ao conceber que a criança é um ser ativo e participativo, devendo, construir novos conhecimentos sem a intervenção do adulto.
3 - Ao reconhecer que a criança não é dotada de inteligência devendo sempre se ensinada por um adulto.
4 - Quando acredita que a criança aprende somente por meio da interação com os brinquedos.
5 - Quando reconhece que é por meio da interação da criança com o adulto que a criança começa a imitá-lo, dando inicio ao seu processo de humanização.
Questão 2
Nota: Não gerada
Na sala do Pré II da escola “Chapeuzinho vermelho” a professora Ana Cláudia organizou para seus alunos uma atividade lúdica em que os alunos deveriam se organizar em dois grupos e passarem a bola por cima da cabeça e depois por baixo das pernas, sendo que vencia o grupo que terminasse de passar a bola primeiro. Mas, sua aluna Carla, recusou-se a participar da brincadeira e imediatamente a professora Ana Cláudia colocou-a no continho do castigo. Diante desta situação “Heloysa Dantas” diz que o professor precisa compreender que .... . Assinale a alternativa correta.
Alternativas
1 - Nem toda atividade lúdica é prazerosa para a criança.
2 - A criança não é capaz de compreender as atividades lúdicas dirigidas.
3 - A criança é livre para escolher como participar da brincadeira, mas não é livre para escolher do que quer brincar.
4 - A liberdade da brincadeira esta na oportunidade que o adulto dá a criança de brincar.
5 - É um direito de toda criança recusar-se a brincar da brincadeira proposta pelo professor.
Questão 3
Nota: Não gerada
Ao problematizar o diálogo existente entre o “Jogo-trabalho”, Heloysa Dantas procura instrumentalizar o professor de como ele pode utilizar o jogo em sua organização docente sem que ele tenha um caráter tarefeiro. Assinale a alternativa que contempla esta ação.
Alternativas
1 - Todas as vezes que o professor conta uma história para a criança deve pedir que ao final ela faça um desenho.
2 - Todas as atividades lúdicas devem ser um meio para atingir um objetivo pedagógico, assim, o jogo é pedagogizado.
3 - Como jogo e as brincadeiras infantis ocupam o maior tempo da criança, o professor precisa compreender que eles são a materialização do trabalho infantil.
4 - O jogo na educação infantil deve assegurar a liberdade, caso contrário torna-se obrigação.
5 - Por ser “inútil”, “fútil”, do ponto de vista imediato, a ludicidade deve ser cada vez mais substituída pelos trabalhos pedagógicos.
Questão 4
Nota: Não gerada
Janaina tem quatro anos e frequenta o Centro de Educação Infantil “Criança Feliz”. Todos os dias ao chegar a sua casa Janaina coloca suas bonecas sentada uma ao lado da outra brinca de escolinha Cabeleireira. O curioso deste fato é que a mãe de Janina é cabeleireira. Para Vygotsky que fase Lúdica Janaina se encontra. Assinale a alternativa correta.
Alternativas
1 - Jogos de exercício.
2 - Jogo de papéis sociais.
3 - Jogo de Construção.
4 - Jogos de Regra.
5 - Jogo Operatório Concreto.
Questão 5
Nota: Não gerada
O direito a liberdade de brincar da criança não deve ser relacionada ao fato de excluirmos o adulto desta ação lúdica, ao contrário, o adulto deve fazer parte em alguns momentos de ludicidade infantil. Desta forma, assinale a alternativa que materializada de que forma liberdade de brincar da criança deve ser preservada pelo adulto.
Alternativas
1 - Povoando o espaço da criança com um amontoado de brinquedos.
2 - Desconsiderando necessária a presença do lúdico na escola.
3 - Povoando o espaço com jogos dirigidos pelo adulto.
4 - Povoando o espaço com jogos viáveis as necessidades das crianças, bem como, passíveis de utilização autônoma pela criança.
5 - Incluindo o jogo dirigido pelo professor em seu planejamento.