Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo

Ir para baixo 
+10
Lucivani Haimann
mariane smith
Anakollas
gonzaguinha
Jucieli
erica roberta
emanuel.castro
daniela da rosa
larissa cruz
Andreza Pinto
14 participantes
AutorMensagem
Andreza Pinto




Mensagens : 10
Data de inscrição : 17/10/2014

AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo Empty
MensagemAssunto: AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo   AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo EmptySex Out 17, 2014 2:40 pm

Alguém já fez estas provas?
Av1 - Pedagogia - Teorias e Práticas do Currículo
1)
Vários são os teóricos da educação que afirmam em seus estudos a importância do conteúdo escolar ser significativo para o aluno. Desta forma, todo aluno deve compreender o que vai estudar; para que vai estudar determinado conteúdo e onde irá utilizá-lo no seu cotidiano. Desta forma, assinale a alternativa correta que apresenta quais são os motivos que um aluno de Pedagogia deve estudar Currículo.
I) Os Currículos são orientadores de todas as práticas educativas realizadas na escola.
II) O currículo é parte das discussões sobre a educação pública e mobiliza, portanto, múltiplas reflexões acerca das teorias, das tendências e das intenções políticas que permeiam a construção de uma Diretriz Curricular, ou seja, de um Currículo.
III) O educador é o grande artífice do currículo que se materializam na escola.
Alternativas:
• a) Estão corretas as alternativas I e II.
• b) Estão corretas as alternativas II e III.
• c) Estão corretas as alternativas I e III.
• d) Todas as alternativas estão corretas.
2) Vale dizer que todo professor deve compreender a relação existente entre currículo e cultura. Mas, para que isso aconteça é fundamental que o professor compreenda o que é Cultura. Assinale a alternativa abaixo que define o que é Cultura.
I) Cultura significa a formação do homem, sua melhoria e refinamento.
II) Cultura é o conjunto dos modos de viver e de pensar cultivados, civilizados, polidos por uma civilização.
III) Cultura é o conjunto de conteúdos cognitivos e simbólicos selecionados, organizados, normalizados rotinizados, sob efeitos de imperativos de didatização.
Alternativas:
• a) Estão corretas as alternativas I e II.
• b)Estão corretas as alternativas II e III.
• c)Estão corretas as alternativas I e III.
• d)Todas as alternativas estão corretas.
3)Assinale a alternativa a baixo em que a Professora Lauro promoveu em seus alunos a aprendizagem de conhecimentos escolares.

Alternativas:
• a) Na aula de Ciências a professora ensinou seus alunos a fazerem uma salada de fruta.
• b) Na aula de Geografia fez um passeio com os alunos no bairro.
• c) Na aula de história contou uma história infantil.
• d)Na aula de Ciências ensinou para seus alunos quais eram as vitaminas presentes em cada fruta e os benefícios para a saúde.

4) Qual é a definição de Currículo Escolar? Assinale a resposta correta.
I) Currículo é um território específico que expressa os modos como à educação escolar é concebida;
II) Currículo escolar é construído de acordo com as influências históricas, políticas e sociais que afetam a estrutura da escola e da ação docente.
III) O Currículo escolar é elaborado pela Direção e obedecido pelos professores e alunos.
IV) O Currículo escolar é elaborado pelo MEC e enviado para as escolas.
Alternativas:
• a) Estão corretas as alternativas I e II.
• b) Estão corretas as alternativas II e III.
• c) Estão corretas as alternativas I e IV.
• d)Todas as alternativas estão corretas.
5) Assinale a alternativa correta que demonstra que Teoria curricular é esta? Os conteúdos transmitidos eram acumulados pela humanidade, o método de ensino utilizado pelo professor era de exposição e demonstração, o professor é autoridade máxima do saber, cabendo ao aluno uma atitude receptiva e submissa.
Alternativas:
• a)Pedagogia Tecnicista.
• b) Pedagogia Renovada Progressivista.
• c) Pedagogia Tradicional.
• d)Pedagogia Renovada não-diretiva.


Av2 - Pedagogia - Teorias e Práticas do Currículo
1) Há muitas discussões acerca do princípio da seletividade dos conteúdos: quais conteúdos devem ser ensinados tendo em vista a concepção de homem que queremos formar? Quais tipos de habilidades e competências, valores, comportamentos devem estar expostos no currículo escolar? De um modo bem sintético, podemos dizer que a decisão de inserir determinados conhecimentos em detrimento de outros no currículo escolar é um processo essencialmente:
Alternativas:
• a) educacional
• b) cultural
• c) político
• d)social
2) É o conhecimento que faz parte do cotidiano de nossas vidas e é veiculado por todas as instâncias sociais: jornais, revistas, televisão, internet. Eles influenciam na construção da identidade pessoal e social do sujeito. Referimo-nos ao conhecimento
Alternativas:
• a) acadêmico
• b) pessoal
• c) popular
• d) científico
3) James Bank (1993) apresenta o conhecimento escolar em quatro tipos de conhecimentos, exceto:
Alternativas:
• a) acadêmico
• b) popular
• c) social
• d) pessoal
4) Um dos pontos mais difíceis a serem enfrentados pela escola é o currículo escolar. Diante dessa complexidade, qual alternativa abaixo está incorreta?
Alternativas:
• a) O currículo abrange tudo o que ocorre na escola, as atividades programadas e desenvolvidas sob a sua responsabilidade e que envolvem a aprendizagem dos conteúdos escolares pelos alunos, na própria escola ou fora dela, e isso precisa ser muito bem pensado na hora de elaborar um projeto político-pedagógico.
• b) Podemos definir o currículo escolar apenas como uma grade curricular
• c) É indispensável que a escola se reúna para discutir a concepção atual de currículo expressa tanto na LDBEN quanto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os diferentes níveis de ensino e também nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
• d) A Base Nacional Comum é, portanto, uma dimensão obrigatória dos currículos nacionais e é definida pela União.
5) Considerando o processo de execução do currículo, Grande (1998), são destacadas três modalidades de currículo que todas as escolas ensinam: formal, oculto ou nulo. O Currículo oculto refere-se ao currículo:
Alternativas:
• a) Que os alunos aprendem no cotidiano escolar, mas que não é intencionalmente ensinado pela escola
• b) Que diz respeito ao currículo que a escola não ensina.
• c) Estabelecido pelos sistemas de ensino. Apresenta-se por meio das diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplina de estudo. Este é o que traz prescrito institucionalmente os conjuntos de diretrizes como os Parâmetros Curriculares Nacionais.
• d)Voltado à Educação não-formal e às ONGs.
Ir para o topo Ir para baixo
larissa cruz

larissa cruz


Mensagens : 58
Data de inscrição : 22/09/2014
Idade : 33

AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo   AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo EmptySáb Out 18, 2014 5:49 pm

Eu TB queria as respostas
Ir para o topo Ir para baixo
daniela da rosa




Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/10/2014

AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo Empty
MensagemAssunto: alguem ja conseguiu fazer estes trabalhos ???   AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo EmptyQua Out 22, 2014 3:43 pm

alguem ja tem as respostas destes trabalhos ???
Ir para o topo Ir para baixo
emanuel.castro




Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/10/2014
Idade : 36

AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo Empty
MensagemAssunto: AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo   AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo EmptyQua Out 22, 2014 10:19 pm

tenho as respostas da av1 e parte da av1, mas preciso confirmar.
logo que tenha certeza repasso a vocês.
Ir para o topo Ir para baixo
erica roberta




Mensagens : 1
Data de inscrição : 24/10/2014
Localização : minas gerai

AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo   AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo EmptySex Out 24, 2014 10:08 am

bom diaaaaaa.....gente descobri esse site q nossa vai ser de grande valia ...
a prova av1 teorias e praticas do curriculo
1a
2b
3d
4a
5c
e vai ter prova presencial na proxima terca ,alguem ai ja fez????
so q vou ter q participar da segunda chamada se alguem ja tiver feitoooo....
me ajudem...brigadinha Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Jucieli




Mensagens : 1
Data de inscrição : 24/10/2014

AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo Empty
MensagemAssunto: Av1 - Pedagogia - Teorias e Práticas do Currículo   AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo EmptySex Out 24, 2014 10:32 am

Essa tenho, mas não enviei..segue

1-A
2-B
3-D
4-A
5-C

Gostaria de saber se fizeram a AV 2
Ir para o topo Ir para baixo
Andreza Pinto




Mensagens : 10
Data de inscrição : 17/10/2014

AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo Empty
MensagemAssunto: AV1 de teorias e práticas do curriculo   AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo EmptySáb Out 25, 2014 9:42 am

A minha esta assim: AV1 1D 2A 3D 4A 5C, AV2 1C 2C 3C 4B 5A, postei a prova e foi sem erros.


Última edição por Andreza Pinto em Qua Out 29, 2014 9:58 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
gonzaguinha




Mensagens : 22
Data de inscrição : 18/03/2014

AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo Empty
MensagemAssunto: respostas erradas, não enviaram   AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo EmptyDom Out 26, 2014 10:27 pm

Jucieli escreveu:
Essa tenho, mas não enviei..segue

1-A
2-B
3-D
4-A
5-C

Gostaria de saber se fizeram a AV 2



repostas erradas não enviou


Última edição por gonzaguinha em Dom Out 26, 2014 10:30 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
gonzaguinha




Mensagens : 22
Data de inscrição : 18/03/2014

AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo Empty
MensagemAssunto: enviei as suas da outa colega e estão erradas   AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo EmptyDom Out 26, 2014 10:29 pm

Andreza Pinto escreveu:
A minha esta assim: 1D 2D 3D 4A 5C, não enviei ainda porque está fora do prazo, li as WEB aulas, encontrei assim nas WEBs e no livro. A AV2 estou finalizando, depois eu posto para verificarmos. É o primeiro local que escolhi para estudar junto e estou gostando já que um ajuda o outro. Abraços a todos os participantes. : : flower





respostas erradas não enviou
Ir para o topo Ir para baixo
emanuel.castro




Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/10/2014
Idade : 36

AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo Empty
MensagemAssunto: AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo. 2º semestre   AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo EmptyDom Out 26, 2014 10:45 pm

AV1
1D
2A
3D
4A
5C.

AV2
1C
2C
3C
4B
5A
foram sem erros. podem enviar.
Ir para o topo Ir para baixo
Anakollas




Mensagens : 24
Data de inscrição : 10/06/2014

AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo   AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo EmptySeg Out 27, 2014 1:43 am

av1 DADAC mandei a primeira vez e deu erro corrigi e acho que é assim alguém mandou sem erro?

av2 CCCBA foi sem erro
Ir para o topo Ir para baixo
mariane smith




Mensagens : 4
Data de inscrição : 24/09/2014

AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo Empty
MensagemAssunto: av1 av2 teorias resultado   AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo EmptySeg Out 27, 2014 6:33 am

Colegas Unopar Gramado....fiz av1 2 =====av1=adadc av2=cccba........ cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Lucivani Haimann




Mensagens : 10
Data de inscrição : 12/10/2014

AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo   AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo EmptySeg Out 27, 2014 12:45 pm

Gente, eu acabei de postar e a minha av1 tinha erro, dai eu conferi e posteia s duas agora esta certo: AV1 DADAC AV2CCCBA
Ir para o topo Ir para baixo
walisagmachl




Mensagens : 9
Data de inscrição : 09/09/2014

AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo   AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo EmptySeg Out 27, 2014 2:14 pm

av1 e av2 teorias e práticas do currículo
av1
1d
2a
3d
4a
5c
av2
1c
2c
3c
4b
5a foram sem erros flower flower flower flower flower flower flower flower flower
Ir para o topo Ir para baixo
Rivana Cristina




Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/10/2014
Idade : 52

AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo   AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo EmptySeg Out 27, 2014 6:49 pm

Teorias e Práticas do curriculo
AV1 DADAC
AV2 CCCBA
Ir para o topo Ir para baixo
Andreza Pinto




Mensagens : 10
Data de inscrição : 17/10/2014

AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo Empty
MensagemAssunto: AV1 e AV2 Teorias e práticas do curriculo   AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo EmptyQua Out 29, 2014 9:53 am

AV1DADAC AV2CCCBA a minha foi direto.
Ir para o topo Ir para baixo
vmvo2014




Mensagens : 17
Data de inscrição : 21/08/2014
Idade : 48
Localização : Capanema

AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo Empty
MensagemAssunto: respostas das AV1 E AV2 - TEORIAS E PRÁTICAS DO CURRICULO   AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo EmptyQui Out 30, 2014 7:06 am

AV1 - DADAC
AV2 - CCCBA, as minhas foram sem erros
Ir para o topo Ir para baixo
lívia




Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/10/2014

AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo   AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo EmptyQui Out 30, 2014 12:24 pm

gonzaguinha escreveu:
Andreza Pinto escreveu:
A minha esta assim: 1D 2D 3D 4A 5C, não enviei ainda porque está fora do prazo, li as WEB aulas, encontrei assim nas WEBs e no livro. A AV2 estou finalizando, depois eu posto para verificarmos. É o primeiro local que escolhi para estudar junto e estou gostando já que um ajuda o outro. Abraços a todos os participantes. : : flower





respostas erradas não enviou

oi andreza eu tambem sou novata e preciso da p´rova presencial de teorias e praticas do curriculo sera que vc pode mim ajudar?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo   AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
AV1 e AV2 Teorias e Práticas do Currículo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» terias praticas do curriculo 2° semestre
» teorias e práticas do currículo
» AV-2 TEORIAS E PRATICAS DO CURRICULO
» teorias e práticas do curriculo
» Av 2 - Teorias e Práticas do Currículo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: