Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 AV1 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 5 SEM

Ir para baixo 
AutorMensagem
Rosangela-ssa




Mensagens : 24
Data de inscrição : 12/09/2014

AV1 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 5 SEM Empty
MensagemAssunto: AV1 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 5 SEM   AV1 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 5 SEM EmptySáb Mar 12, 2016 5:10 pm

1)Letramento é palavra e conceito recentes, introduzidos na linguagem da educação e das ciências linguísticas há pouco mais de duas décadas. Seu surgimento pode ser interpretado como decorrência da necessidade de configurar e nomear comportamentos e práticas sociais na área da leitura e da escrita que ultrapassem o domínio do sistema alfabético e ortográfico. (SOARES, M. Alfabetização e Letramento, Caminhos e Descaminhos. São Paulo: Pátio, 2004)
Segundo esta autora já não basta apenas alfabetizar, entretanto é necessário entender que:
Alternativas:
• a)Esses dois processos são não complementares e dissociáveis.
• b)Esses dois processos são complementares e independentes.
• c)Esses dois processos são complementares e indissociáveis.
• d)Esses dois processos são não complementares e indissociáveis.
• e)Esses dois processos não são complementares e indissociáveis.

2)Alfabetização e Letramento na escola dentro do contexto dessa disciplina podem ser definidos assim:
Alternativas:

• a)Alfabetização compreende o domínio da tecnologia que envolve a leitura e a escrita, com suas características e usos dos instrumentos necessários. Enquanto letramento é a imersão dos alunos nas práticas sociais de leitura e escrita.
• b)Alfabetização é o resultado da memorização do alfabeto em vários contextos e letramento é a possibilidade de utilizar a leitura e escrita na escola.
• c) Alfabetização compreende o domínio da tecnologia que envolve somente a leitura, com suas normas e instrumentos, enquanto o letramento é a imersão dos alunos nas práticas sociais de escrita.
• d)Alfabetização compreende o domínio das técnicas de escrita, suas normas e instrumentos. Enquanto letramentos é a imersão dos alunos em práticas sociais de leitura.
• e)Alfabetização compreende o domínio da tecnologia que envolve a leitura e a escrita, com suas características e usos dos instrumentos necessários. Enquanto letramento não precisa dessas técnicas, pois só visa as práticas sociais de leitura e escrita.

3)Os métodos tradicionais sempre estiveram no palco das discussões sobre métodos de alfabetização, sobre os métodos sintéticos podemos afirmar que:
As primeiras cartilhas são datadas partir da metade do século XIX, em que a alfabetização foi marcada pelos métodos de marcha sintética (da "parte" para o "todo"): da ___________ (alfabético), partindo do nome das letras; ___________ (partindo dos sons correspondentes às letras); e da _________(emissão de sons), partindo das sílabas. Dever-se-ia, naquele tempo, iniciar o ensino da leitura com a apresentação das letras e seus nomes, ou de seus sons, ou das famílias silábicas, sempre de acordo com certa ordem crescente de dificuldade.
De acordo com o contexto da discussão complete os espaços com a sequência correta:
Alternativas:
• a)silabação – fônico – soletração
• b)fônico – soletração – silabação
• c)silabação – fônico – soletração
• d)fônico – silabação – soletração
• e)soletração – fônico - silabação

4)Diferentemente dos métodos de marcha sintética até então utilizados, o método analítico, sob forte influência da pedagogia norte-americana, baseava-se em princípios didáticos derivados de uma nova concepção — de caráter biopsicofisiológico — da criança, cuja forma de apreensão do mundo era entendida como sincrética. A despeito das disputas sobre as diferentes formas de processuação do método analítico, o ponto em comum entre seus defensores consistia na necessidade de se adaptar o ensino da leitura a essa nova concepção de criança. (MORTATTI, 2004, p. 7)
Os métodos analíticos, ao contrário dos sintéticos, partiam do todo (palavras, frases e textos) para as unidades menores (grafemas e fonemas). Nesse período encontramos os métodos:

Alternativas:
• a)palavração – oração – conto/estória
• b)palavração – sentenciação – conto/estória
• c)setenciação – palavração – história
• d)sentenciação – textos – conto/história
• e)conto/história – textos – oração

5)Na instituição de educação infantil, as crianças podem aprender a escrever produzindo oralmente textos com destino escrito. Nessas situações o professor é o escriba. A criança também aprende a escrever, fazendo-o da forma como sabe, escrevendo de próprio punho. Em ambos os casos, é necessário ter acesso à diversidade de textos escritos, testemunhar a utilização que se faz da escrita em diferentes circunstâncias, considerando as condições nas quais é produzida: para que, para quem, onde e como. (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998, p. 134)
Refletindo sobre o que o RCN orienta acima, podemos compreender a importância do planejamento do professor, pois a ação docente na educação Infantil não pode ser vista de maneira espontânea, mas como uma ação intencional. Sendo assim o planejamento:
Alternativas:

• a)Permite prever as condições mais adequadas para alcançar os objetivos propostos, pois tem critérios para regular parte do processo.
• b)Permite desconsiderar as condições mais adequadas para alcançar os objetivos propostos, pois não tem critérios para regular o processo.
• c)Permite prever as condições mais adequadas para alcançar os objetivos propostos, pois dispõe de critérios para regular todo o processo.
• d)Permite prever as condições menos adequadas para alcançar os objetivos propostos, pois dispõe de critérios para regular todo o processo.
• e)Permite prever as condições mais adequadas sem objetivos propostos, pois dispõe de critérios para regular somente uma parte do processo.

RESPOSTAS: 1C 2A 3E 4B 5C Very Happy Very Happy Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
 
AV1 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 5 SEM
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Av 1 - Alfabetização e Letramento
» alguem tem a av 2 alfabetzaçao e letramento 4°p
» quem fez a av2 de alfabetizaçao e letramento
» alfabetização e letramento
» Alfabetização e Letramento

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: