1- A educação inclusiva só existe se forem introduzidas nas salas de aula estratégias e práticas diferentes daquelas que tradicionalmente se praticam (Sanches, 2005). Estas dependem largamente da atitude, conhecimento, competência e capacidades dos professores para inovarem e criarem contextos para um ensino que vá de encontro às necessidades e potenciais dos seus alunos. Assim, devemos entender a inclusão escolar como o processo de construção de:
*uma escola para todos
*uma escola de todos
*uma escola para muitos
*uma escola especializada
*uma escola especial
2-Criar uma sala de aula inclusiva é um desafio. Os professores devem criar/pensar ambientes de aprendizagem que valorizem a criatividade, o potencial individual, as interações sociais, o trabalho cooperativo, a experimentação e a inovação. Além do mais, é essencial o suporte que os professores podem receber, a vários níveis, dentro e fora da escola. Isso indica que há formas mais adequadas de praticar efetivamente a inclusão em sala de aula. Qual alternativa abaixo indica corretamente a forma mais adequada de inclusão em sala?
*Inclusão condicional que entende que é preciso certas condições para que o aluno com necessidade educacional especial seja atendido com qualidade e plenitude
*Inclusão total ou radical na qual se almeja o início das escolas especiais
* Inclusão responsável que concebe a inclusão como um processo que prevê recursos, inclusive de instituições especializadas, além da necessária presença das redes sociais de apoio
* Inclusão responsável que prevê somente os serviços de instituições especializadas
*Integração, pois devemos modelar o aluno conforme as necessidades da escola
3- Com base nos estudos das webaulas, qual alternativa abaixo está correta?
* A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de diferença e que avança em relação à ideia de desigualdade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola
*Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, a educação inclusiva assume espaço secundário no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da inclusão
*A partir do ideal de construção de sistemas educacionais excludentes, a organização de escolas e classes especiais deve ser mantida, implicando a permanência estrutural e cultural desse modelo escolar
*O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação
* Todas as alternativas anteriores estão plenamente corretas
4- Partindo-se do pressuposto de que a escola inclusiva pauta-se no princípio da diversidade e do direito à educação para todos, qual alternativa abaixo está incorreta?
* A escola historicamente se caracterizou pela visão da educação que delimita a escolarização como privilégio de um grupo, uma exclusão que foi legitimada nas políticas e práticas educacionais reprodutoras da ordem social
*A partir do processo de democratização da escola, evidencia-se o paradoxo inclusão/exclusão quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões homogeneizadores da escola
* A partir da visão dos direitos humanos e do conceito de cidadania se reconhece as diferenças e exclusão dos sujeitos que devem ocupar um lugar social segundo os mecanismos e processos de hierarquização que operam na regulação e produção das desigualdades
* Sob formas distintas, a exclusão tem apresentado características comuns nos processos de segregação e integração, que pressupõem a seleção, naturalizando o fracasso escolar
*Todas as alternativas anteriores estão inteiramente incorretas
5- A educação especial se organizou tradicionalmente como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum, evidenciando diferentes compreensões, terminologias e modalidades que levaram à criação de instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais. Diante dessa consideração, qual é a alternativa correta?
*A educação especial atende somente por meio de recursos destinados ao atendimento de pessoas com transtornos globais do desenvolvimento
*A Educação especial já foi fundamentada no conceito de normalidade/anormalidade, determinando formas de atendimento clínico-terapêuticos fortemente ancorados nos testes psicométricos que, por meio de diagnósticos, definiam as práticas escolares para os alunos com deficiência
*A educação especial atende somente por meio de recursos destinados ao atendimento de pessoas com deficiência
*A educação especial atende somente por meio de recursos destinados ao atendimento de pessoas com altas habilidades
*A educação especial atualmente se fundamenta na ideia de que todos são diferentes