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 av1 e av 2 educação inclusiva alguem sabe a repostas?

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cleonilde




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MensagemAssunto: av1 e av 2 educação inclusiva alguem sabe a repostas?   av1 e av 2 educação inclusiva alguem sabe a repostas? EmptySeg Mar 31, 2014 2:51 pm

1-Segundo Sartoretto (2009, p.1) “(...) o fundamento filosófico mais radical para a defesa da inclusão escolar de pessoas com deficiências é, sem dúvida, o fato de que todos nascemos iguais e com os mesmos direitos, entre eles o direito de convivermos com os nossos semelhantes”. Partindo dessa afirmação, entendemos que a inclusão é um processo dinâmico que acompanha mudanças sociais e culturais de um grupo social. Diante disso podemos afirmar corretamente que:

a inclusão escolar é um movimento que ocorre na escola sem a presença de outras redes sociais de apoio
A inclusão escolar é um movimento que precisa da atuação e atendimento das redes sociais de apoio, da família, da instituição escolar e da sociedade, ou seja, pressupõe a construção de uma sociedade mais inclusiva
• A inclusão escolar é um fenômeno muito recente que só se efetiva enquanto legislação educacional e não como um projeto de construção de uma sociedade inclusiva
• A inclusão escolar prevê apenas que são necessárias adaptações curriculares pontuais
• A inclusão parte do pressuposto que devemos educar crianças e jovens diferenciando-os socialmente e culturalmente

2-Entendemos que a escola inclusiva é um tipo de comunidade educativa cujas práticas respondem à diversidade dos seus alunos, atendendo às suas necessidades emocionais, de aprendizagem e sociais. Para que uma aula seja inclusiva é preciso mudanças/transformações:
________________________________________
• nos ambientes físicos
• nas concepções/ paradigmas
• na formação competente do professor
3-Qualquer escola que deseje seguir uma política de Educação Inclusiva terá de desenvolver políticas, práticas e culturas que respeitem a diversidade e a contribuição ativa de cada aluno para a construção de um conhecimento. Partindo dessa ideia é correto afirmar que as políticas educacionais inclusivas:
________________________________________
• dificultam o ato pedagógico inclusivo, já que desconhecem o verdadeiro cotidiano escolar e práticas pedagógicas que promovem a inclusão
• facilitam as práticas inclusivas, pois determinam como deve acontecer o ensino particularizado para os alunos com necessidades educativas especiais
• não asseguram sozinhas o sucesso das práticas educativas inclusivas, pois não têm um significado único ou consensual
• afirmam a importância da escola especial em detrimento da escola comum
• valorizam a criação de escolas especiais e a impossibilidade de realizar a inclusão escolar para todos
4-Qual alternativa abaixo é a correta?
________________________________________
• Segundo a Unesco, a UNICEF e o Banco Mundial algumas crianças têm o direito de serem educadas de forma separada de outras
• A inclusão escolar é irrelevante do ponto de vista educativo
• Os instrumento e documentos internacionais impedem a construção de uma escola inclusiva, preferindo a criação de escolas especializadas
• A Declaração Universal dos direitos humanos de 1948 afirmam que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos
• As pessoas com necessidades especiais não são dotadas de consciência e racionalidade e não devem agir como os outros
5-Apesar do conceito de inclusão se ter expandido rapidamente como um princípio organizador fundamental do sistema educacional ainda continua a existir uma contradição entre legislação e prática nas escolas ou salas de aula. Tanto a legislação como o discurso dos professores se tornaram rapidamente “inclusivos”, mas as práticas nas escolas nem sempre são consistentes com esses discursos (Rodrigues, 2006). Diante dessa problemática, qual alternativa abaixo é a correta?
• A educação inclusiva é um movimento limitado cuja intencionalidade é fortalecer instituições educativas especiais
• A educação inclusiva entende que necessidades educativas especiais abrangem situações e/ou condições decorrentes de uma limitação permanente e que, por mais que haja esforços inclusivos por parte dos professores, as práticas escolares serão pouco consistentes e efetivas
• A educação inclusiva é um movimento que se expressa em inúmeros documentos internacionais e nacionais, porém, entre o previsto em lei e o efetivado no contexto escolar há uma grande distância entre o discurso e a prática
• Ao tratar da educação inclusiva não há nenhum valor em elaborar e discutir as leis, pois entre o que esta prevê e a realidade não há nenhuma possibilidade de aproximação
• Incluir significa prever meios, já que as condições de permanência e acesso na escola é amplamente garantida a todos

• nas práticas pedagógicas e organizações curriculares
• Todas as alternativas anteriores estão inteiramente corretas
Avaliação 2
1-A educação inclusiva só existe se forem introduzidas nas salas de aula estratégias e práticas diferentes daquelas que tradicionalmente se praticam (Sanches, 2005). Estas dependem largamente da atitude, conhecimento, competência e capacidades dos professores para inovarem e criarem contextos para um ensino que vá de encontro às necessidades e potenciais dos seus alunos. Assim, devemos entender a inclusão escolar como o processo de construção de:
________________________________________
• uma escola para todos
• uma escola de todos
• uma escola para muitos
• uma escola especializada
• uma escola especial
2-Criar uma sala de aula inclusiva é um desafio. Os professores devem criar/pensar ambientes de aprendizagem que valorizem a criatividade, o potencial individual, as interações sociais, o trabalho cooperativo, a experimentação e a inovação. Além do mais, é essencial o suporte que os professores podem receber, a vários níveis, dentro e fora da escola. Isso indica que há formas mais adequadas de praticar efetivamente a inclusão em sala de aula. Qual alternativa abaixo indica corretamente a forma mais adequada de inclusão em sala?
________________________________________
• Inclusão condicional que entende que é preciso certas condições para que o aluno com necessidade educacional especial seja atendido com qualidade e plenitude
• Inclusão total ou radical na qual se almeja o início das escolas especiais
• Inclusão responsável que concebe a inclusão como um processo que prevê recursos, inclusive de instituições especializadas, além da necessária presença das redes sociais de apoio
• Inclusão responsável que prevê somente os serviços de instituições especializadas
• Integração, pois devemos modelar o aluno conforme as necessidades da escola
3-Com base nos estudos das webaulas, qual alternativa abaixo está correta?
________________________________________
A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de diferença e que avança em relação à ideia de desigualdade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola
Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, a educação inclusiva assume espaço secundário no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da inclusão
A partir do ideal de construção de sistemas educacionais excludentes, a organização de escolas e classes especiais deve ser mantida, implicando a permanência estrutural e cultural desse modelo escolar

O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação
• Todas as alternativas anteriores estão plenamente corretas
4-Partindo-se do pressuposto de que a escola inclusiva pauta-se no princípio da diversidade e do direito à educação para todos, qual alternativa abaixo está incorreta?
________________________________________
A escola historicamente se caracterizou pela visão da educação que delimita a escolarização como privilégio de um grupo, uma exclusão que foi legitimada nas políticas e práticas educacionais reprodutoras da ordem social
A partir do processo de democratização da escola, evidencia-se o paradoxo inclusão/exclusão quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões homogeneizadores da escola
A partir da visão dos direitos humanos e do conceito de cidadania se reconhece as diferenças e exclusão dos sujeitos que devem ocupar um lugar social segundo os mecanismos e processos de hierarquização que operam na regulação e produção das desigualdades
Sob formas distintas, a exclusão tem apresentado características comuns nos processos de segregação e integração, que pressupõem a seleção, naturalizando o fracasso escolar
Todas as alternativas anteriores estão inteiramente incorretas
5-A educação especial se organizou tradicionalmente como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum, evidenciando diferentes compreensões, terminologias e modalidades que levaram à criação de instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais. Diante dessa consideração, qual é a alternativa correta?
________________________________________
• A educação especial atende somente por meio de recursos destinados ao atendimento de pessoas com transtornos globais do desenvolvimento
• A Educação especial já foi fundamentada no conceito de normalidade/anormalidade, determinando formas de atendimento clínico-terapêuticos fortemente ancorados nos testes psicométricos que, por meio de diagnósticos, definiam as práticas escolares para os alunos com deficiência
A educação especial atende somente por meio de recursos destinados ao atendimento de pessoas com deficiência
A educação especial atende somente por meio de recursos destinados ao atendimento de pessoas com altas habilidades
• A educação especial atualmente se fundamenta na ideia de que todos são diferentes








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Lais Martins




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MensagemAssunto: Re: av1 e av 2 educação inclusiva alguem sabe a repostas?   av1 e av 2 educação inclusiva alguem sabe a repostas? EmptySeg Mar 31, 2014 8:18 pm

1-A educação inclusiva só existe se forem introduzidas nas salas de aula estratégias e práticas diferentes daquelas que tradicionalmente se praticam (Sanches, 2005). Estas dependem largamente da atitude, conhecimento, competência e capacidades dos professores para inovarem e criarem contextos para um ensino que vá de encontro às necessidades e potenciais dos seus alunos. Assim, devemos entender a inclusão escolar como o processo de construção de:
________________________________________
• uma escola para todos
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Lais Martins




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MensagemAssunto: Re: av1 e av 2 educação inclusiva alguem sabe a repostas?   av1 e av 2 educação inclusiva alguem sabe a repostas? EmptySeg Mar 31, 2014 8:19 pm

1-A educação inclusiva só existe se forem introduzidas nas salas de aula estratégias e práticas diferentes daquelas que tradicionalmente se praticam (Sanches, 2005). Estas dependem largamente da atitude, conhecimento, competência e capacidades dos professores para inovarem e criarem contextos para um ensino que vá de encontro às necessidades e potenciais dos seus alunos. Assim, devemos entender a inclusão escolar como o processo de construção de:
________________________________________
• uma escola para todos
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vanessa oliveira




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MensagemAssunto: Re: av1 e av 2 educação inclusiva alguem sabe a repostas?   av1 e av 2 educação inclusiva alguem sabe a repostas? EmptySeg Mar 31, 2014 9:45 pm

Questão 1

Nota: Não gerada
Assinale a alternativa que melhor define a educação inclusiva.
Alternativas

1 - Educação inclusiva significa proporcionar uma escola em que é possível o acesso e a permanência de todos os alunos, é uma proposta que deve garantir a presença e a participação dos alunos na escola, mas, sobretudo, garantir que os mesmos construam conhecimentos, aspecto importante para a vida do aluno em sociedade.
2 - Educação inclusiva significa que todos os alunos, independentemente de suas condições sociais, culturais e físicas, frequentem a escola, exclusivamente como espaço de socialização.
3 - Educação inclusiva requer que a escola reveja o seu papel social para garantir o processo e ensino-aprendizagem aos alunos com necessidades educacionais especiais das classes populares. Os alunos da classe mais favorecida devem freqüentar as escolas especiais.a
4 - A proposta de educação inclusiva, por si só, enseja mudanças na vida da pessoa com necessidades educacionais especiais e garante a sua posterior inclusão social e no mercado de trabalho, contudo somente em atividades simples que não exijam esforço intelectual.
5 - A educação inclusiva deve contribuir somente para que pessoas com necessidades educacionais especiais façam amizades e melhorem suas habilidades de socialização.
Sua resposta

1 - Educação inclusiva significa proporcionar uma escola em que é possível o acesso e a permanência de todos os alunos, é uma proposta que deve garantir a presença e a participação dos alunos na escola, mas, sobretudo, garantir que os mesmos construam conhecimentos, aspecto importante para a vida do aluno em sociedade.
Questão 2

Nota: Não gerada
O ato de incluir, não deve significar simplesmente matricular no ensino regular o aluno com necessidade educativa especial, mas, assegurar ao professor e à escola o suporte necessário à sua ação pedagógica.  Analise as afirmativas abaixo.

I - promover a interação e o desenvolvimento a partir da diversidade.
II - ignorar as necessidades individuais do estudante mediante decisões baseadas em seus tipos de deficiência.
III - limitar oportunidades integradas para alunos com deficiência a atividades “especiais” (como aula de artes e música), quaisquer que sejam suas necessidades individuais.

Assinale a alternativa correta de acordo com o que não é inclusão.
Alternativas

1 - Apenas a afirmativa II é verdadeira.
2 - As afirmativas II e III são verdadeiras.
3 - Apenas a afirmativa III é verdadeira.  
4 - Apenas a afirmativa I é verdadeira.
5 - Todas as afirmativas são verdadeiras.
Sua resposta

4 - Apenas a afirmativa I é verdadeira.
Questão 3

Nota: Não gerada
O currículo escolar, na perspectiva da educação inclusiva, deve: (aponte a alternativa correta)

Alternativas

1 - seguir a lista de conteúdos proposta pela escola para todos os alunos, reduzindo as dificuldades para os alunos com necessidades educacionais especiais, uma vez que devem sempre passar de ano, mesmo que não aprendam. As adaptações curriculares são impossíveis de serem realizadas, devido ao número elevado de alunos por sala.
2 - promover conteúdos escolares que possibilitem o ingresso no mercado de trabalho, para os alunos com necessidades especiais, pois serem incapazes de avançarem para níveis mais superiores.
3 - oferecer atividades que possibilitem o desenvolvimento de habilidades sociais importantes para a vida em sociedade, uma vez que os alunos especiais não aprendem conteúdos conceituais.
4 - trabalhar o conteúdo com o objetivo de, ao final de cada bimestre, avaliar o desenvolvimento dos alunos, classificando-os em mais capazes e menos capazes para o aprendizado.
5 - considerar os conteúdos não como um fim em si mesmo, mas um meio para o desenvolvimento integral de todos os alunos, inclusive daqueles com necessidades educacionais especiais.
Sua resposta

5 - considerar os conteúdos não como um fim em si mesmo, mas um meio para o desenvolvimento integral de todos os alunos, inclusive daqueles com necessidades educacionais especiais.
Questão 4

Nota: Não gerada
O papel do professor enquanto mediador do processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência intelectual incluídos em classe comum do ensino regular é essencial e sua prática pedagógica compreende:

I - Propor atividades desafiadoras e mediar a resolução das atividades propostas.
II - Possibilitar aos alunos realizarem sempre individualmente suas atividades para não copiarem dos colegas.
III - Fornecer pistas aguçando a curiosidade dos alunos e contribuir para a construção e internalização de novos conceitos.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas

1 - Todas as afirmativas são verdadeiras.
2 - Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
3 - Apenas a afirmativa II é verdadeira.
4 - Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
5 - Apenas a afirmativa III é verdadeira.
Sua resposta

2 - Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
Questão 5

Nota: Não gerada
Goffredo (1999) reitera que é a escola a principal instituição responsável pela inclusão e tal processo deve considerar como desafio o sucesso de todos os alunos, sem exceção. Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas

1 - A qualificação do professor se constitui numa forma de fortalecimento da qualidade do atendimento aos alunos no seu conjunto e da crença dos professores de que podem construir novas alternativas e desenvolver novas competências
2 - A formação e/ou a preparação do profissional do professor no contexto da inclusão deve ser, portanto, repensada com bases nas novas realidades e exigências da contemporaneidade.
3 - O professor deve agir isoladamente na escola, criando momentos de reflexão, uma vez que é o único responsável pela inclusão do seu aluno com necessidades educativas especiais.
4 - O professor precisa ter a oportunidade de socializar o seu saber específico junto aos outros profissionais da equipe, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino oferecido na escola e envolvendo-se com essa equipe na busca de alternativas que minimizem as diferenças entre os alunos.
5 - Toda a qualificação profissional na perspectiva inclusiva deve estar empenhada na oferta de condições que favoreçam o desenvolvimento de uma competência voltada para a aceitação da diversidade apresentada pela clientela.
Sua resposta

3 - O professor deve agir isoladamente na escola, criando momentos de reflexão, uma vez que é o único responsável pela inclusão do seu aluno com necessidades educativas especiais.
Av1
1=1
2=4
3=5
4=2
5=3
Não deu erro. cheers cheers cheers bounce bounce
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vanessa oliveira




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MensagemAssunto: Av2 Educação inclusiva e libras   av1 e av 2 educação inclusiva alguem sabe a repostas? EmptySeg Mar 31, 2014 9:48 pm

Questão 1

Nota: Não gerada
O alfabeto manual serve para soletrar algumas palavras que não têm sinal próprio, por exemplo nomes de pessoas, cidades, ruas e outros. Sobre o alfabeto manual podemos dizer que:
Alternativas

1 - O alfabeto manual foi criado por Pedro Ponce de Léon, por isso o alfabeto manual brasileiro é de origem espanhola.
2 - Embora a língua de sinais não seja universal, o alfabeto manual é o mesmo utilizado em todos os países.
3 - No Brasil adotou-se o alfabeto manual de Portugal, devido à influência da língua oral portuguesa.
4 - O alfabeto manual da Libras é idêntico ao alfabeto manual americano, devido à influência dos estudos linguísticos de Stokoe.
5 - Os alfabetos manuais não são universais assim como as línguas de sinais.
Sua resposta

5 - Os alfabetos manuais não são universais assim como as línguas de sinais.
Questão 2

Nota: Não gerada
Sabemos que ao interpretarmos de uma língua para a outra transmitimos o sentido da mensagem, logo
Alternativas

1 - A interpretação deve ser feita palavra por palavra, soletrando sempre.
2 - É necessário conhecer também a cultura dos usuários da língua para uma interpretação mais fidedigna.
3 - Devemos ignorar a harmonia do discurso.
4 - O intérprete deve utilizar somente sinais icônicos para facilitar o entendimento dos interlocutores.
5 - O tradutor não precisa conhecer tão bem a língua do autor que traduz, pois, isto, não interfere na tradução.
Sua resposta

2 - É necessário conhecer também a cultura dos usuários da língua para uma interpretação mais fidedigna.
Questão 3

Nota: Não gerada
A língua de Sinais é uma língua de modalidade gestual-visual ou espaço- visual e é utilizada por surdos no mundo todo. Com base nos conhecimentos adquiridos sobre essa língua, assinale a resposta incorreta.
Alternativas

1 - Cada país tem sua própria língua de sinais
2 - No Brasil é conhecida como Libras.
3 - Utiliza a mesma estrutura gramatical da língua oral oficial do país.
4 - Foi reconhecida no Brasil em 2002, pela lei 10.436.
5 - É a língua natural das pessoas surdas.
Sua resposta

3 - Utiliza a mesma estrutura gramatical da língua oral oficial do país.
Questão 4

Nota: Não gerada
A língua utilizada pelas pessoas surdas é de modalidade espaço-visual, pois é compreendida por um outro canal: a visão. Assinale a afirmativa correta sobre a língua de sinais:
Alternativas

1 - É articulada, apenas, por meio de gestos com as mãos e do alfabeto manual.
2 - É língua de modalidade oral-espacial, que utiliza a estrutura da gramática francesa.
3 - É língua de modalidade visual-espacial, que segue a gramática da língua portuguesa.
4 - É articulada sempre com a mão direita, sendo que a esquerda será sempre passiva.
5 - É articulada por meio das mãos, das expressões faciais e do corpo.
Sua resposta

5 - É articulada por meio das mãos, das expressões faciais e do corpo.
Questão 5

Nota: Não gerada
No período do Oralismo as pessoas surdas sofreram sérias restrições em relação à utilização da língua de sinais, que determinou o método de ensino para escolas de diversos países do mundo. Sobre esse período podemos afirmar que:
Alternativas

1 - No Império Oralista, as aulas eram ministradas em Língua de Sinais.
2 - A língua de sinais foi proibida nas escolas de surdos sob a justificativa de ser um empecilho ao ensino da língua oral.
3 - Iniciou-se no final do século XIX e tinha como ideal a Filosofia Bilíngüe.
4 - O treinamento da fala era intenso e deu-se, exclusivamente em clínicas fonoaudiológicas, fora do espaço escolar.
5 - Os próprios surdos apoiaram o ensino oralista, pois sentiam-se limitados com sua língua de sinais.
Sua resposta

2 - A língua de sinais foi proibida nas escolas de surdos sob a justificativa de ser um empecilho ao ensino da língua oral.
Não deu erro lol! 
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