Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Alguem sabe as resposta para a Av2 - Educação Inclusiva Unopar

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Frank

Frank


Mensagens : 3
Data de inscrição : 21/02/2019

Alguem sabe as resposta para a Av2 - Educação Inclusiva Unopar Empty
MensagemAssunto: Alguem sabe as resposta para a Av2 - Educação Inclusiva Unopar   Alguem sabe as resposta para a Av2 - Educação Inclusiva Unopar EmptyQui Fev 21, 2019 2:18 pm

1)
A Charge, a seguir, demonstra o comportamento da maioria dos professores quando recebem em sala de aula um aluno com deficiência.

charge sobre professor em sala de aula


Segue a transcrição do diálogo entre as professoras.

"- Não aprendemos no Curso Normal nada sobre Educação Especial".

"- Nós, professores, não conhecemos essas crianças. Nossas escolas não estão preparadas".

Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. As instituições de ensino superior devem prever em sua organização curricular formação docente voltada para a atenção à diversidade e que contemple conhecimentos sobre as especificidades dos alunos público alvo da educação especial (PAEE), para a formação de professores da educação básica.



PORQUE



II. As pessoas PAEE têm os mesmos direitos e liberdades fundamentais que as demais pessoas. É considerada discriminação toda diferenciação ou exclusão que possa impedir ou anular o exercício dos direitos humanos e de suas liberdades fundamentais.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas:

a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

e)
As asserções I e II são proposições falsas.

2)
Segundo Viviane Maito, membro da equipe da Coordenadoria de Atendimento às Necessidades Especiais (Cane) da Secretaria Municipal da Educação, a comunicação é um fator essencial para a integração do sujeito à sociedade e a dificuldade de se comunicar pode atrapalhar o processo de integração e socialização do indivíduo eximindo-o de manifestar seus sentimentos, emoções, necessidades e vontades. Visando melhorar a comunicação entre os estudantes, de acordo com a reportagem publicada no site da Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba (2015), um grupo de professores municipais que trabalha com estudantes com incapacidade de se comunicar, seja de forma temporária ou permanente, desenvolveu materiais e projetos para trabalhar a comunicação alternativa no processo de educação. Os resultados dos trabalhos foram compartilhados durante uma troca de experiências realizada na Escola Municipal Senador Enéas Faria, no Cajuru. Conforme informado pela Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba (2015), o encontro foi promovido pela Coordenadora de Atendimento às Necessidades Especiais (Cane) da Secretaria Municipal da Educação para reunir autoras das práticas que tem feito estudantes que não falam, ou com dificuldade de expressão, a se desenvolverem e ampliarem a comunicação. Materiais alternativos apresentados como soluções para problemas de comunicação integram o projeto de comunicação alternativa nas salas de recursos multifuncionais, salas de escolarização hospitalar e em escolas especiais. Sequência numérica, pareamento, cartões de comunicação, prancha de comunicação, recursos de comunicação alfabética, prancha com símbolos, fotos ou figuras, livros, calendários personalizados, tabuleiro de nome, painel de expressões, estavam entre os materiais apresentados.


Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A comunicação alternativa é um recurso para compensar a incapacidade de desempenhar a função comunicativa do estudante. Crianças em tratamento médico, com traqueostomia são um exemplo.

PORQUE



II. A comunicação alternativa reduz a dificuldade ou deficiência para realizar as atividades funcionais de maneira independente, além de auxiliar o aluno em suas funções cognitivas.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas:

a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

e)
As asserções I e II são proposições falsas.

3)
Conforme citado nas "Diretrizes de Estimulação Precoce" (Brasil, 2016, p. 11), "[...] o cuidado à saúde da criança, por meio do acompanhamento do desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida é tarefa essencial para a promoção à saúde, prevenção de agravos e a identificação de atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor".


Com base nas "Diretrizes de Estimulação Precoce", avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O acompanhamento do desenvolvimento infantil, nos primeiros anos de vida, garante acesso à avaliação, diagnóstico, tratamento e reabilitação, inclusive a estimulação precoce, das crianças que necessitem de cuidados especializados.

PORQUE



II. Um cuidado integral e articulado entre os serviços da atenção básica e especializada da Rede de Atenção à Saúde (RAS) do SUS possibilitará a conquista de uma maior funcionalidade das crianças que apresentem alguma deficiência, permitindo, assim, um futuro com mais autonomia e inclusão social.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas:

a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.

b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.

d)
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.

e)
As asserções I e II são proposições falsas.

4)
Conforme publicado por Monzani (2012) no portal Educação da UOL, "Patrícia Rodrigues de Campos Rocha, 33, mãe do Guilherme, 7, diagnosticado com autismo, conta que ouviu muito "não" até conseguir matricular o filho em uma escola de ensino regular. Patrícia conta que escutou "diversas desculpas": "não estamos preparados para recebê-lo"’, "aqui tem muitas escadas e pode ser perigoso", "ele usa cadeira de rodas?", "só podemos aceitá-lo se você pagar uma profissional para cuidar dele por fora".

MONZANI, Mariana. Educação: Ouvi muito "não" até conseguir matricular meu filho, conta mãe de menino autista. UOL: São Paulo, 30 set.2012.

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir.

I. As escolas não são obrigadas a matricular aluno cadeirante, caso elas não possuam infraestrutura adequada, como, por exemplo, rampa de acesso às salas de aula, ao invés de escadas.

II. A rede pública de ensino deve cobrar dos pais pela contratação do profissional que irá cuidar pessoalmente do filho com deficiência, pois a escola já oferece o professor para atender a todos os alunos em sala de aula.

III. Pessoa autista deve estudar em escola especializada e não em escola de ensino regular.

IV. A escola é um direito de todos, seja em situação de inclusão ou não.

É correto o que se afirma em

Alternativas:

a)
III e IV apenas.

b)
IV apenas.

c)
I e IV, apenas.

d)
I, II e III apenas.

e)
II, III e IV apenas.

5)
A creche pré-escola Oeste da USP (Universidade de São Paulo), fica na Cidade Universitária, em São Paulo e, conforme citado por Monzani (2012) no portal Educação da UOL, "a diversidade é parte da rotina", pois "recebe, com naturalidade, alunos deficientes, estrangeiros recém-chegados ao país e crianças das diversas classes sociais". A imagem, a seguir, mostra a Sala do Grupo Árvore, da Creche Inclusiva da USP, onde as crianças, após brincarem no parquinho, "vão para as salas de descansar e se preparar para as próximas atividades do dia: as rodas de conversa e o momento de grupo, momento em que as crianças, na intimidade de seu pequeno grupo, vão fazer pesquisas, perguntas e descobertas, desenhos, brincadeiras, pinturas, ouvir e contar causos e histórias".

MONZANI. Mariana. Educação: em creche de SP, crianças aprendem a conviver com deficiente e estrangeiro sem preconceito. UOL. SP. 30 set.2012.

CRECHE INCLUSIVA DA USP

Sala do Grupo Árvore


Tomando como referência as informações apresentadas e com base nos preceitos da educação inclusiva, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

(   ) O ambiente da creche foi configurado para que o diferente fosse bem aceito e tolerado. Esse tipo de experiência é positiva no desenvolvimento da educação infantil.

( ) As crianças mantêm atitudes de abertura ao relacionamento com pessoas significativamente diferentes, independentemente de valores familiares.

(  ) Vivenciar a experiência da educação inclusiva na pré-escola, no exemplo de creche apresentado, pode evitar diversos tipos de preconceito de forma duradoura.

(   ) A creche possibilita essa oportunidade para que essas crianças aprendam a trabalhar e a conviver em grupo com quem é diferente (seja por alguma condição física ou social) e a aceitar essas diferenças.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Alternativas:

a)
F – F – F – F.

b)
V – V – F – F.

c)
V – F – V – F.

d)
V – V – F – V.

e)
V – V – V – V.
Ir para o topo Ir para baixo
Abreu

Abreu


Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/03/2019

Alguem sabe as resposta para a Av2 - Educação Inclusiva Unopar Empty
MensagemAssunto: Resposta confirmada da Av2 - Educação Inclusiva    Alguem sabe as resposta para a Av2 - Educação Inclusiva Unopar EmptySeg Mar 18, 2019 8:47 am

A - A - B - B - E
Ir para o topo Ir para baixo
 
Alguem sabe as resposta para a Av2 - Educação Inclusiva Unopar
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» qual é a resposta alguém sabe?
» avas 1 e ava 2 de seminario 8º semestre
» av1 e av 2 educação inclusiva alguem sabe a repostas?
» Alguém sabe as respostas das Av1 e av 2 Sociedade, educação e cultura , me ajuda ai.
» oi galera alguém sabe as respostas? av 1 av 2 educação inclusivas, sendo estas perguntas..

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: