Pedagogia Unopar |
| | Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 | |
|
+10dianasccruz fabiola salinas Amanda lima fabrina Jesus Angel Mary marcia lisiani lelianepalheta tharama juliana12 pola 14 participantes | |
Autor | Mensagem |
---|
pola
Mensagens : 28 Data de inscrição : 01/04/2014 Idade : 31
| Assunto: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Qua Abr 02, 2014 10:16 pm | |
| Por favor me ajudem.....
av 1
Questão 1
Nota: Não gerada Quando pensamos em alfabetização temos que pressupor que vivemos numa sociedade __________________, isto é, uma sociedade centrada na cultura escrita. Partindo disso, ser alfabetizado além de ser uma necessidade individual do sujeito é, também, condição indispensável de _____________. Historicamente, a alfabetização enquanto processo pedagógico constituiu demandas específicas. Hoje, ser alfabetizado, ou seja, saber ler e escrever, tem se mostrado como condição insuficiente às demandas contemporâneas. O sujeito precisa ir além do codificar e decodificar o sistema de escrita. É preciso que ele faça o uso da leitura e da escrita no cotidiano e aproprie-se da ____________________ que reveste essas duas práticas. Dizemos, então, que é preciso letrar-se. Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna: Alternativas
1 - Grafocêntrica - cidadania - função social 2 - Adultocêntrica - economicamente - função escolar 3 - Adultocêntrica - função social - cidadania 4 - Igualitátia - cidadania - função social 5 - Grafocêntrica - cidadania - função escolar Sua resposta
Sem resposta Questão 2
Nota: Não gerada Um ambiente alfabetizador deve ser concebido como sendo: Alternativas
1 - Aquele no qual há o alfabeto colado na parede 2 - Aquele no qual há a presença de vivências culturais de leitura e escrita experienciadas por meio do contato com livros, textos, revistas, jornais e jogos e atividades contextualizadas 3 - Aquele no qual há muitos livros e o professor solicita aos alunos muita produção escrita 4 - Aquele onde há muitos livros e o professor solicita aos alunos muita leitura e cópia 5 - Aquele que possui o silabário colado na parede para facilitar a junção das sílabas e formar palavras Sua resposta
Sem resposta Questão 3
Nota: Não gerada Sobre a alfabetização qual é a alternativa INCORRETA? Alternativas
1 - Para aprender a ler e a escrever é preciso pensar sobre a escrita 2 - Estudos em diferentes línguas têm mostrado que o alfabetizando progride em direção a um procedimento de análise em que ele relaciona o falado com o escrito 3 - Ler e escrever são atividades comunicativas e que devem, portanto, ocorrer por meio de textos reais, nos quais a criança lança mão de seus conhecimentos da língua 4 - A leitura e a escrita devem ser aprendidas/ ensinadas mediadas pela ação intencional e sistemática do professor 5 - Deve-se aprender a ler apenas quando souber decodificar a escrita Sua resposta
Sem resposta Questão 4
Nota: Não gerada Qual é a alternativa incorreta? Alternativas
1 - As ideias das crianças sobre o que está escrito e o que se pode ler evoluem de acordo com as oportunidades de contato com a escrita e a mediação do professor 2 - O trabalho com listas de animais, brincadeiras preferidas, ajudantes da semana também é adequado na fase inicial da alfabetização 3 - Iniciar a alfabetização pelas vogais e palavras como “ovo, uva, pé”, facilita e garante totalmente a aprendizagem dos alunos 4 - a alfabetização é mais importante que o letramento 5 - alfabetizar é a mesma coisa que letrar Sua resposta
Sem resposta Questão 5
Nota: Não gerada No nosso cotidiano as práticas de leitura e escrita estão presentes em todos os espaços e a todo momento cumprindo diferentes funções. Qual alternativa abaixo NÃO apresenta uma situação adequada para o desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento? Alternativas
1 - antes de tudo, ler livros, jornais e revistas e conversar sobre a leitura 2 - reconhecer e classificar, pelo formato, diversos suportes da escrita, tais como livros, revistas, jornais, folhetos 3 - limitar e impedir o acesso a textos de diferentes suportes, já que as crianças não conseguem agir sobre eles 4 - identificar as finalidades e funções da leitura de alguns textos a partir do exame de seus suportes 5 - relacionar o suporte às possibilidades de significação do texto Sua resposta
AV 2:
Nota: Não gerada O ensino da leitura e da escrita, na alfabetização, deve ser fundamentado nos seguintes aspectos: Alternativas
1 - Textos que enfatizam o padrão silábico 2 - Atividades organizadas com base na repetição e memorização 3 - Conteúdos contextualizados, utilização da diversidade textual e análise e reflexão sobre a língua 4 - Metodologias que valorizem a soletração e a memorização dos conteúdos 5 - Textos que não expressam uma situação real Sua resposta
Sem resposta Questão 2
Nota: Não gerada Assinale a alternativa que apresenta as situações de aprendizagem que envolvem o letramento: Alternativas
1 - práticas e atividades de leitura e escrita memorizadas por meio do uso de cartilhas 2 - reconhecimento do próprio nome e o de alguns colegas em fichas ou listas de nomes 3 - leitura da professora para as crianças de lista de palavras e textos simples 4 - leitura por parte dos alunos de palavras novas com sílabas já conhecidas 5 - relatos e observações de práticas sociais de leitura e de escrita em diferentes contextos e situações sociais Sua resposta
Sem resposta Questão 3
Nota: Não gerada Assinale a alternativa que indica o que compreendemos hoje sobre o processo de alfabetização Alternativas
1 - Apropriação de conhecimento do alfabeto e suas letras 2 - Apropriação de diferentes textos simples para que as crianças memorizem 3 - Apropriação da leitura 4 - Aquisição da tecnologia da leitura e da escrita a partir do sistema alfabético e ortográfico 5 - Apropriação da escrita Sua resposta
Sem resposta Questão 4
Nota: Não gerada Na prática pedagógica, que tipo de leitura deve ser utilizado no processo de alfabetização e letramento? Assinale a alternativa correta Alternativas
1 - Trabalhar somente com livro didático, já que o mesmo traz leituras adequadas à faixa etária trabalhada 2 - A leitura deverá ser escolhida somente pelo professor, já que o mesmo é o detentor do saber 3 - Apresentar textos pequenos, que identifiquem símbolos, palavras e letras 4 - Proporcionar à criança o contato com instrumentos diversos, tais como: livros literários, revistas, jogos, jornais, internet e textos variados 5 - Não é possível trabalhar a leitura com as crianças que ainda não sabem escrever Sua resposta
Sem resposta Questão 5
Nota: Não gerada Qual das atividades abaixo está de acordo com o desafio contemporâneo da escola brasileira de “alfabetizar letrando”? Alternativas
1 - ler e escrever um bilhete 2 - Exploração de suportes de escrita e de gêneros textuais diferenciados, tais como: livros de histórias, livro didático, jornal, cartaz, folhetos e revista em quadrinho 3 - Trabalho apenas com a leitura silenciosa 4 - Produções textuais sem erros ortográficos 5 - Reprodução do quadro de sílabas Sua resposta | |
| | | juliana12
Mensagens : 79 Data de inscrição : 02/04/2013 Idade : 29
| Assunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Sáb Abr 05, 2014 6:13 pm | |
| achei ate agora so a resposta da AV1 só a numero 1-1, 4-4 | |
| | | tharama
Mensagens : 1 Data de inscrição : 20/10/2013
| Assunto: ................... Ter Abr 08, 2014 3:01 pm | |
| Questão 1
Nota: Não gerada Quando pensamos em alfabetização temos que pressupor que vivemos numa sociedade __________________, isto é, uma sociedade centrada na cultura escrita. Partindo disso, ser alfabetizado além de ser uma necessidade individual do sujeito é, também, condição indispensável de _____________. Historicamente, a alfabetização enquanto processo pedagógico constituiu demandas específicas. Hoje, ser alfabetizado, ou seja, saber ler e escrever, tem se mostrado como condição insuficiente às demandas contemporâneas. O sujeito precisa ir além do codificar e decodificar o sistema de escrita. É preciso que ele faça o uso da leitura e da escrita no cotidiano e aproprie-se da ____________________ que reveste essas duas práticas. Dizemos, então, que é preciso letrar-se. Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna: Alternativas
1 - Grafocêntrica - cidadania - função social 2 - Adultocêntrica - economicamente - função escolar 3 - Adultocêntrica - função social - cidadania 4 - Igualitátia - cidadania - função social 5 - Grafocêntrica - cidadania - função escolar Sua resposta
1 - Grafocêntrica - cidadania - função social Questão 2
Nota: Não gerada Um ambiente alfabetizador deve ser concebido como sendo: Alternativas
1 - Aquele no qual há o alfabeto colado na parede 2 - Aquele no qual há a presença de vivências culturais de leitura e escrita experienciadas por meio do contato com livros, textos, revistas, jornais e jogos e atividades contextualizadas 3 - Aquele no qual há muitos livros e o professor solicita aos alunos muita produção escrita 4 - Aquele onde há muitos livros e o professor solicita aos alunos muita leitura e cópia 5 - Aquele que possui o silabário colado na parede para facilitar a junção das sílabas e formar palavras Sua resposta
2 - Aquele no qual há a presença de vivências culturais de leitura e escrita experienciadas por meio do contato com livros, textos, revistas, jornais e jogos e atividades contextualizadas Questão 3
Nota: Não gerada Sobre a alfabetização qual é a alternativa INCORRETA? Alternativas
1 - Para aprender a ler e a escrever é preciso pensar sobre a escrita 2 - Estudos em diferentes línguas têm mostrado que o alfabetizando progride em direção a um procedimento de análise em que ele relaciona o falado com o escrito 3 - Ler e escrever são atividades comunicativas e que devem, portanto, ocorrer por meio de textos reais, nos quais a criança lança mão de seus conhecimentos da língua 4 - A leitura e a escrita devem ser aprendidas/ ensinadas mediadas pela ação intencional e sistemática do professor 5 - Deve-se aprender a ler apenas quando souber decodificar a escrita Sua resposta
5 - Deve-se aprender a ler apenas quando souber decodificar a escrita Questão 4
Nota: Não gerada Qual é a alternativa incorreta? Alternativas
1 - As ideias das crianças sobre o que está escrito e o que se pode ler evoluem de acordo com as oportunidades de contato com a escrita e a mediação do professor 2 - O trabalho com listas de animais, brincadeiras preferidas, ajudantes da semana também é adequado na fase inicial da alfabetização 3 - Iniciar a alfabetização pelas vogais e palavras como “ovo, uva, pé”, facilita e garante totalmente a aprendizagem dos alunos 4 - a alfabetização é mais importante que o letramento 5 - alfabetizar é a mesma coisa que letrar Sua resposta
4 - a alfabetização é mais importante que o letramento Questão 5
Nota: Não gerada No nosso cotidiano as práticas de leitura e escrita estão presentes em todos os espaços e a todo momento cumprindo diferentes funções. Qual alternativa abaixo NÃO apresenta uma situação adequada para o desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento? Alternativas
1 - antes de tudo, ler livros, jornais e revistas e conversar sobre a leitura 2 - reconhecer e classificar, pelo formato, diversos suportes da escrita, tais como livros, revistas, jornais, folhetos 3 - limitar e impedir o acesso a textos de diferentes suportes, já que as crianças não conseguem agir sobre eles 4 - identificar as finalidades e funções da leitura de alguns textos a partir do exame de seus suportes 5 - relacionar o suporte às possibilidades de significação do texto Sua resposta
3 - limitar e impedir o acesso a textos de diferentes suportes, já que as crianças não conseguem agir sobre eles | |
| | | lelianepalheta
Mensagens : 33 Data de inscrição : 29/08/2012
| Assunto: a minha deu erro Qua Abr 09, 2014 9:03 am | |
| - tharama escreveu:
- Questão 1
Nota: Não gerada Quando pensamos em alfabetização temos que pressupor que vivemos numa sociedade __________________, isto é, uma sociedade centrada na cultura escrita. Partindo disso, ser alfabetizado além de ser uma necessidade individual do sujeito é, também, condição indispensável de _____________. Historicamente, a alfabetização enquanto processo pedagógico constituiu demandas específicas. Hoje, ser alfabetizado, ou seja, saber ler e escrever, tem se mostrado como condição insuficiente às demandas contemporâneas. O sujeito precisa ir além do codificar e decodificar o sistema de escrita. É preciso que ele faça o uso da leitura e da escrita no cotidiano e aproprie-se da ____________________ que reveste essas duas práticas. Dizemos, então, que é preciso letrar-se. Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna: Alternativas
1 - Grafocêntrica - cidadania - função social 2 - Adultocêntrica - economicamente - função escolar 3 - Adultocêntrica - função social - cidadania 4 - Igualitátia - cidadania - função social 5 - Grafocêntrica - cidadania - função escolar Sua resposta
1 - Grafocêntrica - cidadania - função social Questão 2
Nota: Não gerada Um ambiente alfabetizador deve ser concebido como sendo: Alternativas
1 - Aquele no qual há o alfabeto colado na parede 2 - Aquele no qual há a presença de vivências culturais de leitura e escrita experienciadas por meio do contato com livros, textos, revistas, jornais e jogos e atividades contextualizadas 3 - Aquele no qual há muitos livros e o professor solicita aos alunos muita produção escrita 4 - Aquele onde há muitos livros e o professor solicita aos alunos muita leitura e cópia 5 - Aquele que possui o silabário colado na parede para facilitar a junção das sílabas e formar palavras Sua resposta
2 - Aquele no qual há a presença de vivências culturais de leitura e escrita experienciadas por meio do contato com livros, textos, revistas, jornais e jogos e atividades contextualizadas Questão 3
Nota: Não gerada Sobre a alfabetização qual é a alternativa INCORRETA? Alternativas
1 - Para aprender a ler e a escrever é preciso pensar sobre a escrita 2 - Estudos em diferentes línguas têm mostrado que o alfabetizando progride em direção a um procedimento de análise em que ele relaciona o falado com o escrito 3 - Ler e escrever são atividades comunicativas e que devem, portanto, ocorrer por meio de textos reais, nos quais a criança lança mão de seus conhecimentos da língua 4 - A leitura e a escrita devem ser aprendidas/ ensinadas mediadas pela ação intencional e sistemática do professor 5 - Deve-se aprender a ler apenas quando souber decodificar a escrita Sua resposta
5 - Deve-se aprender a ler apenas quando souber decodificar a escrita Questão 4
Nota: Não gerada Qual é a alternativa incorreta? Alternativas
1 - As ideias das crianças sobre o que está escrito e o que se pode ler evoluem de acordo com as oportunidades de contato com a escrita e a mediação do professor 2 - O trabalho com listas de animais, brincadeiras preferidas, ajudantes da semana também é adequado na fase inicial da alfabetização 3 - Iniciar a alfabetização pelas vogais e palavras como “ovo, uva, pé”, facilita e garante totalmente a aprendizagem dos alunos 4 - a alfabetização é mais importante que o letramento 5 - alfabetizar é a mesma coisa que letrar Sua resposta
4 - a alfabetização é mais importante que o letramento Questão 5
Nota: Não gerada No nosso cotidiano as práticas de leitura e escrita estão presentes em todos os espaços e a todo momento cumprindo diferentes funções. Qual alternativa abaixo NÃO apresenta uma situação adequada para o desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento? Alternativas
1 - antes de tudo, ler livros, jornais e revistas e conversar sobre a leitura 2 - reconhecer e classificar, pelo formato, diversos suportes da escrita, tais como livros, revistas, jornais, folhetos 3 - limitar e impedir o acesso a textos de diferentes suportes, já que as crianças não conseguem agir sobre eles 4 - identificar as finalidades e funções da leitura de alguns textos a partir do exame de seus suportes 5 - relacionar o suporte às possibilidades de significação do texto Sua resposta
3 - limitar e impedir o acesso a textos de diferentes suportes, já que as crianças não conseguem agir sobre eles | |
| | | marcia lisiani
Mensagens : 3 Data de inscrição : 09/04/2014 Idade : 50 Localização : primavera do leste
| Assunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Qua Abr 09, 2014 11:04 am | |
| - lelianepalheta escreveu:
- tharama escreveu:
- Questão 1
Nota: Não gerada Quando pensamos em alfabetização temos que pressupor que vivemos numa sociedade __________________, isto é, uma sociedade centrada na cultura escrita. Partindo disso, ser alfabetizado além de ser uma necessidade individual do sujeito é, também, condição indispensável de _____________. Historicamente, a alfabetização enquanto processo pedagógico constituiu demandas específicas. Hoje, ser alfabetizado, ou seja, saber ler e escrever, tem se mostrado como condição insuficiente às demandas contemporâneas. O sujeito precisa ir além do codificar e decodificar o sistema de escrita. É preciso que ele faça o uso da leitura e da escrita no cotidiano e aproprie-se da ____________________ que reveste essas duas práticas. Dizemos, então, que é preciso letrar-se. Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna: Alternativas
1 - Grafocêntrica - cidadania - função social 2 - Adultocêntrica - economicamente - função escolar 3 - Adultocêntrica - função social - cidadania 4 - Igualitátia - cidadania - função social 5 - Grafocêntrica - cidadania - função escolar Sua resposta
1 - Grafocêntrica - cidadania - função social Questão 2
Nota: Não gerada Um ambiente alfabetizador deve ser concebido como sendo: Alternativas
1 - Aquele no qual há o alfabeto colado na parede 2 - Aquele no qual há a presença de vivências culturais de leitura e escrita experienciadas por meio do contato com livros, textos, revistas, jornais e jogos e atividades contextualizadas 3 - Aquele no qual há muitos livros e o professor solicita aos alunos muita produção escrita 4 - Aquele onde há muitos livros e o professor solicita aos alunos muita leitura e cópia 5 - Aquele que possui o silabário colado na parede para facilitar a junção das sílabas e formar palavras Sua resposta
2 - Aquele no qual há a presença de vivências culturais de leitura e escrita experienciadas por meio do contato com livros, textos, revistas, jornais e jogos e atividades contextualizadas Questão 3
Nota: Não gerada Sobre a alfabetização qual é a alternativa INCORRETA? Alternativas
1 - Para aprender a ler e a escrever é preciso pensar sobre a escrita 2 - Estudos em diferentes línguas têm mostrado que o alfabetizando progride em direção a um procedimento de análise em que ele relaciona o falado com o escrito 3 - Ler e escrever são atividades comunicativas e que devem, portanto, ocorrer por meio de textos reais, nos quais a criança lança mão de seus conhecimentos da língua 4 - A leitura e a escrita devem ser aprendidas/ ensinadas mediadas pela ação intencional e sistemática do professor 5 - Deve-se aprender a ler apenas quando souber decodificar a escrita Sua resposta
5 - Deve-se aprender a ler apenas quando souber decodificar a escrita Questão 4
Nota: Não gerada Qual é a alternativa incorreta? Alternativas
1 - As ideias das crianças sobre o que está escrito e o que se pode ler evoluem de acordo com as oportunidades de contato com a escrita e a mediação do professor 2 - O trabalho com listas de animais, brincadeiras preferidas, ajudantes da semana também é adequado na fase inicial da alfabetização 3 - Iniciar a alfabetização pelas vogais e palavras como “ovo, uva, pé”, facilita e garante totalmente a aprendizagem dos alunos 4 - a alfabetização é mais importante que o letramento 5 - alfabetizar é a mesma coisa que letrar Sua resposta
4 - a alfabetização é mais importante que o letramento Questão 5
Nota: Não gerada No nosso cotidiano as práticas de leitura e escrita estão presentes em todos os espaços e a todo momento cumprindo diferentes funções. Qual alternativa abaixo NÃO apresenta uma situação adequada para o desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento? Alternativas
1 - antes de tudo, ler livros, jornais e revistas e conversar sobre a leitura 2 - reconhecer e classificar, pelo formato, diversos suportes da escrita, tais como livros, revistas, jornais, folhetos 3 - limitar e impedir o acesso a textos de diferentes suportes, já que as crianças não conseguem agir sobre eles 4 - identificar as finalidades e funções da leitura de alguns textos a partir do exame de seus suportes 5 - relacionar o suporte às possibilidades de significação do texto Sua resposta
3 - limitar e impedir o acesso a textos de diferentes suportes, já que as crianças não conseguem agir sobre eles
eu enviei assim e deu erro
| |
| | | juliana12
Mensagens : 79 Data de inscrição : 02/04/2013 Idade : 29
| Assunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Qua Abr 09, 2014 2:58 pm | |
| tem tei asim mais deu erros 1-1 2-2 3-3 4-4 5-3 | |
| | | juliana12
Mensagens : 79 Data de inscrição : 02/04/2013 Idade : 29
| Assunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Qua Abr 09, 2014 3:01 pm | |
| tem tei assim tambem deu erro 1-1 2-2 3-3 4-3 5-3
| |
| | | Angel Mary
Mensagens : 14 Data de inscrição : 08/11/2013
| Assunto: alfabetização e letramento 2014 Qua Abr 09, 2014 8:39 pm | |
| av1 1 1 2 2 3 5 4 3 5 3 deu legal | |
| | | juliana12
Mensagens : 79 Data de inscrição : 02/04/2013 Idade : 29
| Assunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Qui Abr 10, 2014 9:59 am | |
| deu certo sem nenhum erro. | |
| | | pola
Mensagens : 28 Data de inscrição : 01/04/2014 Idade : 31
| Assunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Qui Abr 10, 2014 11:40 am | |
| - juliana12 escreveu:
- tem tei asim mais deu erros
1-1 2-2 3-3 4-4 5-3 vc trocou as respostas.... na questão 03 a alternativa é a 5 e vc colocou 3, acho q por isso nao deu certo | |
| | | fabrina Jesus
Mensagens : 2 Data de inscrição : 10/04/2014
| Assunto: av Alfaberto e letramento Qui Abr 10, 2014 12:52 pm | |
| 1-1 2-2 3-5 4-3 5-3 deu certo | |
| | | fabrina Jesus
Mensagens : 2 Data de inscrição : 10/04/2014
| Assunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Qui Abr 10, 2014 12:53 pm | |
| - pola escreveu:
- Por favor me ajudem.....
av 1
Questão 1
Nota: Não gerada Quando pensamos em alfabetização temos que pressupor que vivemos numa sociedade __________________, isto é, uma sociedade centrada na cultura escrita. Partindo disso, ser alfabetizado além de ser uma necessidade individual do sujeito é, também, condição indispensável de _____________. Historicamente, a alfabetização enquanto processo pedagógico constituiu demandas específicas. Hoje, ser alfabetizado, ou seja, saber ler e escrever, tem se mostrado como condição insuficiente às demandas contemporâneas. O sujeito precisa ir além do codificar e decodificar o sistema de escrita. É preciso que ele faça o uso da leitura e da escrita no cotidiano e aproprie-se da ____________________ que reveste essas duas práticas. Dizemos, então, que é preciso letrar-se. Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna: Alternativas
1 - Grafocêntrica - cidadania - função social 2 - Adultocêntrica - economicamente - função escolar 3 - Adultocêntrica - função social - cidadania 4 - Igualitátia - cidadania - função social 5 - Grafocêntrica - cidadania - função escolar Sua resposta
Sem resposta Questão 2
Nota: Não gerada Um ambiente alfabetizador deve ser concebido como sendo: Alternativas
1 - Aquele no qual há o alfabeto colado na parede 2 - Aquele no qual há a presença de vivências culturais de leitura e escrita experienciadas por meio do contato com livros, textos, revistas, jornais e jogos e atividades contextualizadas 3 - Aquele no qual há muitos livros e o professor solicita aos alunos muita produção escrita 4 - Aquele onde há muitos livros e o professor solicita aos alunos muita leitura e cópia 5 - Aquele que possui o silabário colado na parede para facilitar a junção das sílabas e formar palavras Sua resposta
Sem resposta Questão 3
Nota: Não gerada Sobre a alfabetização qual é a alternativa INCORRETA? Alternativas
1 - Para aprender a ler e a escrever é preciso pensar sobre a escrita 2 - Estudos em diferentes línguas têm mostrado que o alfabetizando progride em direção a um procedimento de análise em que ele relaciona o falado com o escrito 3 - Ler e escrever são atividades comunicativas e que devem, portanto, ocorrer por meio de textos reais, nos quais a criança lança mão de seus conhecimentos da língua 4 - A leitura e a escrita devem ser aprendidas/ ensinadas mediadas pela ação intencional e sistemática do professor 5 - Deve-se aprender a ler apenas quando souber decodificar a escrita Sua resposta
Sem resposta Questão 4
Nota: Não gerada Qual é a alternativa incorreta? Alternativas
1 - As ideias das crianças sobre o que está escrito e o que se pode ler evoluem de acordo com as oportunidades de contato com a escrita e a mediação do professor 2 - O trabalho com listas de animais, brincadeiras preferidas, ajudantes da semana também é adequado na fase inicial da alfabetização 3 - Iniciar a alfabetização pelas vogais e palavras como “ovo, uva, pé”, facilita e garante totalmente a aprendizagem dos alunos 4 - a alfabetização é mais importante que o letramento 5 - alfabetizar é a mesma coisa que letrar Sua resposta
Sem resposta Questão 5
Nota: Não gerada No nosso cotidiano as práticas de leitura e escrita estão presentes em todos os espaços e a todo momento cumprindo diferentes funções. Qual alternativa abaixo NÃO apresenta uma situação adequada para o desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento? Alternativas
1 - antes de tudo, ler livros, jornais e revistas e conversar sobre a leitura 2 - reconhecer e classificar, pelo formato, diversos suportes da escrita, tais como livros, revistas, jornais, folhetos 3 - limitar e impedir o acesso a textos de diferentes suportes, já que as crianças não conseguem agir sobre eles 4 - identificar as finalidades e funções da leitura de alguns textos a partir do exame de seus suportes 5 - relacionar o suporte às possibilidades de significação do texto Sua resposta
AV 2:
Nota: Não gerada O ensino da leitura e da escrita, na alfabetização, deve ser fundamentado nos seguintes aspectos: Alternativas
1 - Textos que enfatizam o padrão silábico 2 - Atividades organizadas com base na repetição e memorização 3 - Conteúdos contextualizados, utilização da diversidade textual e análise e reflexão sobre a língua 4 - Metodologias que valorizem a soletração e a memorização dos conteúdos 5 - Textos que não expressam uma situação real Sua resposta
Sem resposta Questão 2
Nota: Não gerada Assinale a alternativa que apresenta as situações de aprendizagem que envolvem o letramento: Alternativas
1 - práticas e atividades de leitura e escrita memorizadas por meio do uso de cartilhas 2 - reconhecimento do próprio nome e o de alguns colegas em fichas ou listas de nomes 3 - leitura da professora para as crianças de lista de palavras e textos simples 4 - leitura por parte dos alunos de palavras novas com sílabas já conhecidas 5 - relatos e observações de práticas sociais de leitura e de escrita em diferentes contextos e situações sociais Sua resposta
Sem resposta Questão 3
Nota: Não gerada Assinale a alternativa que indica o que compreendemos hoje sobre o processo de alfabetização Alternativas
1 - Apropriação de conhecimento do alfabeto e suas letras 2 - Apropriação de diferentes textos simples para que as crianças memorizem 3 - Apropriação da leitura 4 - Aquisição da tecnologia da leitura e da escrita a partir do sistema alfabético e ortográfico 5 - Apropriação da escrita Sua resposta
Sem resposta Questão 4
Nota: Não gerada Na prática pedagógica, que tipo de leitura deve ser utilizado no processo de alfabetização e letramento? Assinale a alternativa correta Alternativas
1 - Trabalhar somente com livro didático, já que o mesmo traz leituras adequadas à faixa etária trabalhada 2 - A leitura deverá ser escolhida somente pelo professor, já que o mesmo é o detentor do saber 3 - Apresentar textos pequenos, que identifiquem símbolos, palavras e letras 4 - Proporcionar à criança o contato com instrumentos diversos, tais como: livros literários, revistas, jogos, jornais, internet e textos variados 5 - Não é possível trabalhar a leitura com as crianças que ainda não sabem escrever Sua resposta
Sem resposta Questão 5
Nota: Não gerada Qual das atividades abaixo está de acordo com o desafio contemporâneo da escola brasileira de “alfabetizar letrando”? Alternativas
1 - ler e escrever um bilhete 2 - Exploração de suportes de escrita e de gêneros textuais diferenciados, tais como: livros de histórias, livro didático, jornal, cartaz, folhetos e revista em quadrinho 3 - Trabalho apenas com a leitura silenciosa 4 - Produções textuais sem erros ortográficos 5 - Reprodução do quadro de sílabas Sua resposta Resposta 1-1 2-2 3-5 4-3 5-3 deu certinho | |
| | | Angel Mary
Mensagens : 14 Data de inscrição : 08/11/2013
| Assunto: av2 alfabetização e letramento Qui Abr 10, 2014 4:22 pm | |
| alguém conseguiu responder a av2 de alfabetização e letramento? eu tentei assim: 1/3 2/5 e 2/2 3/4 4/4 5/2 deu erro nas duas | |
| | | Amanda lima
Mensagens : 6 Data de inscrição : 09/04/2014
| Assunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Qui Abr 10, 2014 5:38 pm | |
| - pola escreveu:
- Por favor me ajudem.....
av 1
Questão 1
Nota: Não gerada Quando pensamos em alfabetização temos que pressupor que vivemos numa sociedade __________________, isto é, uma sociedade centrada na cultura escrita. Partindo disso, ser alfabetizado além de ser uma necessidade individual do sujeito é, também, condição indispensável de _____________. Historicamente, a alfabetização enquanto processo pedagógico constituiu demandas específicas. Hoje, ser alfabetizado, ou seja, saber ler e escrever, tem se mostrado como condição insuficiente às demandas contemporâneas. O sujeito precisa ir além do codificar e decodificar o sistema de escrita. É preciso que ele faça o uso da leitura e da escrita no cotidiano e aproprie-se da ____________________ que reveste essas duas práticas. Dizemos, então, que é preciso letrar-se. Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna: Alternativas
1 - Grafocêntrica - cidadania - função social 2 - Adultocêntrica - economicamente - função escolar 3 - Adultocêntrica - função social - cidadania 4 - Igualitátia - cidadania - função social 5 - Grafocêntrica - cidadania - função escolar Sua resposta
1-1 Questão 2
Nota: Não gerada Um ambiente alfabetizador deve ser concebido como sendo: Alternativas
1 - Aquele no qual há o alfabeto colado na parede 2 - Aquele no qual há a presença de vivências culturais de leitura e escrita experienciadas por meio do contato com livros, textos, revistas, jornais e jogos e atividades contextualizadas 3 - Aquele no qual há muitos livros e o professor solicita aos alunos muita produção escrita 4 - Aquele onde há muitos livros e o professor solicita aos alunos muita leitura e cópia 5 - Aquele que possui o silabário colado na parede para facilitar a junção das sílabas e formar palavras
2-2 Questão 3
Nota: Não gerada Sobre a alfabetização qual é a alternativa INCORRETA? Alternativas
1 - Para aprender a ler e a escrever é preciso pensar sobre a escrita 2 - Estudos em diferentes línguas têm mostrado que o alfabetizando progride em direção a um procedimento de análise em que ele relaciona o falado com o escrito 3 - Ler e escrever são atividades comunicativas e que devem, portanto, ocorrer por meio de textos reais, nos quais a criança lança mão de seus conhecimentos da língua 4 - A leitura e a escrita devem ser aprendidas/ ensinadas mediadas pela ação intencional e sistemática do professor 5 - Deve-se aprender a ler apenas quando souber decodificar a escrita Sua resposta
3-5 Questão 4
Nota: Não gerada Qual é a alternativa incorreta? Alternativas
1 - As ideias das crianças sobre o que está escrito e o que se pode ler evoluem de acordo com as oportunidades de contato com a escrita e a mediação do professor 2 - O trabalho com listas de animais, brincadeiras preferidas, ajudantes da semana também é adequado na fase inicial da alfabetização 3 - Iniciar a alfabetização pelas vogais e palavras como “ovo, uva, pé”, facilita e garante totalmente a aprendizagem dos alunos 4 - a alfabetização é mais importante que o letramento 5 - alfabetizar é a mesma coisa que letrar Sua resposta
4-3 Questão 5
Nota: Não gerada No nosso cotidiano as práticas de leitura e escrita estão presentes em todos os espaços e a todo momento cumprindo diferentes funções. Qual alternativa abaixo NÃO apresenta uma situação adequada para o desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento? Alternativas
1 - antes de tudo, ler livros, jornais e revistas e conversar sobre a leitura 2 - reconhecer e classificar, pelo formato, diversos suportes da escrita, tais como livros, revistas, jornais, folhetos 3 - limitar e impedir o acesso a textos de diferentes suportes, já que as crianças não conseguem agir sobre eles 4 - identificar as finalidades e funções da leitura de alguns textos a partir do exame de seus suportes 5 - relacionar o suporte às possibilidades de significação do texto 5-3
AV 2:
Nota: Não gerada O ensino da leitura e da escrita, na alfabetização, deve ser fundamentado nos seguintes aspectos: Alternativas
1 - Textos que enfatizam o padrão silábico 2 - Atividades organizadas com base na repetição e memorização 3 - Conteúdos contextualizados, utilização da diversidade textual e análise e reflexão sobre a língua 4 - Metodologias que valorizem a soletração e a memorização dos conteúdos 5 - Textos que não expressam uma situação real Sua resposta
Sem resposta Questão 2
Nota: Não gerada Assinale a alternativa que apresenta as situações de aprendizagem que envolvem o letramento: Alternativas
1 - práticas e atividades de leitura e escrita memorizadas por meio do uso de cartilhas 2 - reconhecimento do próprio nome e o de alguns colegas em fichas ou listas de nomes 3 - leitura da professora para as crianças de lista de palavras e textos simples 4 - leitura por parte dos alunos de palavras novas com sílabas já conhecidas 5 - relatos e observações de práticas sociais de leitura e de escrita em diferentes contextos e situações sociais Sua resposta
Sem resposta Questão 3
Nota: Não gerada Assinale a alternativa que indica o que compreendemos hoje sobre o processo de alfabetização Alternativas
1 - Apropriação de conhecimento do alfabeto e suas letras 2 - Apropriação de diferentes textos simples para que as crianças memorizem 3 - Apropriação da leitura 4 - Aquisição da tecnologia da leitura e da escrita a partir do sistema alfabético e ortográfico 5 - Apropriação da escrita Sua resposta
Sem resposta Questão 4
Nota: Não gerada Na prática pedagógica, que tipo de leitura deve ser utilizado no processo de alfabetização e letramento? Assinale a alternativa correta Alternativas
1 - Trabalhar somente com livro didático, já que o mesmo traz leituras adequadas à faixa etária trabalhada 2 - A leitura deverá ser escolhida somente pelo professor, já que o mesmo é o detentor do saber 3 - Apresentar textos pequenos, que identifiquem símbolos, palavras e letras 4 - Proporcionar à criança o contato com instrumentos diversos, tais como: livros literários, revistas, jogos, jornais, internet e textos variados 5 - Não é possível trabalhar a leitura com as crianças que ainda não sabem escrever Sua resposta
Sem resposta Questão 5
Nota: Não gerada Qual das atividades abaixo está de acordo com o desafio contemporâneo da escola brasileira de “alfabetizar letrando”? Alternativas
1 - ler e escrever um bilhete 2 - Exploração de suportes de escrita e de gêneros textuais diferenciados, tais como: livros de histórias, livro didático, jornal, cartaz, folhetos e revista em quadrinho 3 - Trabalho apenas com a leitura silenciosa 4 - Produções textuais sem erros ortográficos 5 - Reprodução do quadro de sílabas Sua resposta | |
| | | Amanda lima
Mensagens : 6 Data de inscrição : 09/04/2014
| Assunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Qui Abr 10, 2014 5:41 pm | |
| - fabrina Jesus escreveu:
- 1-1
2-2 3-5 4-3 5-3 deu certo tentaste a av2 de alfabetização tentei assim mas deu erro 1-3 2-5 3-4 4-4 5-2 | |
| | | Amanda lima
Mensagens : 6 Data de inscrição : 09/04/2014
| Assunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Qui Abr 10, 2014 5:45 pm | |
| - marcia lisiani escreveu:
- lelianepalheta escreveu:
- tharama escreveu:
- Questão 1
Nota: Não gerada Quando pensamos em alfabetização temos que pressupor que vivemos numa sociedade __________________, isto é, uma sociedade centrada na cultura escrita. Partindo disso, ser alfabetizado além de ser uma necessidade individual do sujeito é, também, condição indispensável de _____________. Historicamente, a alfabetização enquanto processo pedagógico constituiu demandas específicas. Hoje, ser alfabetizado, ou seja, saber ler e escrever, tem se mostrado como condição insuficiente às demandas contemporâneas. O sujeito precisa ir além do codificar e decodificar o sistema de escrita. É preciso que ele faça o uso da leitura e da escrita no cotidiano e aproprie-se da ____________________ que reveste essas duas práticas. Dizemos, então, que é preciso letrar-se. Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna: Alternativas
1 - Grafocêntrica - cidadania - função social 2 - Adultocêntrica - economicamente - função escolar 3 - Adultocêntrica - função social - cidadania 4 - Igualitátia - cidadania - função social 5 - Grafocêntrica - cidadania - função escolar Sua resposta
1 - Grafocêntrica - cidadania - função social Questão 2
Nota: Não gerada Um ambiente alfabetizador deve ser concebido como sendo: Alternativas
1 - Aquele no qual há o alfabeto colado na parede 2 - Aquele no qual há a presença de vivências culturais de leitura e escrita experienciadas por meio do contato com livros, textos, revistas, jornais e jogos e atividades contextualizadas 3 - Aquele no qual há muitos livros e o professor solicita aos alunos muita produção escrita 4 - Aquele onde há muitos livros e o professor solicita aos alunos muita leitura e cópia 5 - Aquele que possui o silabário colado na parede para facilitar a junção das sílabas e formar palavras Sua resposta
2 - Aquele no qual há a presença de vivências culturais de leitura e escrita experienciadas por meio do contato com livros, textos, revistas, jornais e jogos e atividades contextualizadas Questão 3
Nota: Não gerada Sobre a alfabetização qual é a alternativa INCORRETA? Alternativas
1 - Para aprender a ler e a escrever é preciso pensar sobre a escrita 2 - Estudos em diferentes línguas têm mostrado que o alfabetizando progride em direção a um procedimento de análise em que ele relaciona o falado com o escrito 3 - Ler e escrever são atividades comunicativas e que devem, portanto, ocorrer por meio de textos reais, nos quais a criança lança mão de seus conhecimentos da língua 4 - A leitura e a escrita devem ser aprendidas/ ensinadas mediadas pela ação intencional e sistemática do professor 5 - Deve-se aprender a ler apenas quando souber decodificar a escrita Sua resposta
5 - Deve-se aprender a ler apenas quando souber decodificar a escrita Questão 4
Nota: Não gerada Qual é a alternativa incorreta? Alternativas
1 - As ideias das crianças sobre o que está escrito e o que se pode ler evoluem de acordo com as oportunidades de contato com a escrita e a mediação do professor 2 - O trabalho com listas de animais, brincadeiras preferidas, ajudantes da semana também é adequado na fase inicial da alfabetização 3 - Iniciar a alfabetização pelas vogais e palavras como “ovo, uva, pé”, facilita e garante totalmente a aprendizagem dos alunos 4 - a alfabetização é mais importante que o letramento 5 - alfabetizar é a mesma coisa que letrar Sua resposta
4 - a alfabetização é mais importante que o letramento Questão 5
Nota: Não gerada No nosso cotidiano as práticas de leitura e escrita estão presentes em todos os espaços e a todo momento cumprindo diferentes funções. Qual alternativa abaixo NÃO apresenta uma situação adequada para o desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento? Alternativas
1 - antes de tudo, ler livros, jornais e revistas e conversar sobre a leitura 2 - reconhecer e classificar, pelo formato, diversos suportes da escrita, tais como livros, revistas, jornais, folhetos 3 - limitar e impedir o acesso a textos de diferentes suportes, já que as crianças não conseguem agir sobre eles 4 - identificar as finalidades e funções da leitura de alguns textos a partir do exame de seus suportes 5 - relacionar o suporte às possibilidades de significação do texto Sua resposta
3 - limitar e impedir o acesso a textos de diferentes suportes, já que as crianças não conseguem agir sobre eles
eu enviei assim e deu erro
Eu enviei av 1 assim e deu certo 1-1/2-2/3-5/4-3/5-3.
| |
| | | pola
Mensagens : 28 Data de inscrição : 01/04/2014 Idade : 31
| Assunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Qui Abr 10, 2014 7:21 pm | |
| eu tentei assim e deu erro tmbm... 1-3 2-5 3-4 4-4 5-2 | |
| | | juliana12
Mensagens : 79 Data de inscrição : 02/04/2013 Idade : 29
| Assunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Sex Abr 11, 2014 2:15 pm | |
| gente a repostada AV1 1 2 5 3 3 a AV2 vou tentar
| |
| | | fabiola salinas
Mensagens : 4 Data de inscrição : 03/04/2014 Idade : 33
| Assunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Dom Abr 13, 2014 10:04 am | |
| - fabrina Jesus escreveu:
- 1-1
2-2 3-5 4-3 5-3 deu certo Fabrina assim deu erro | |
| | | fabiola salinas
Mensagens : 4 Data de inscrição : 03/04/2014 Idade : 33
| Assunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Dom Abr 13, 2014 10:26 am | |
| - Amanda lima escreveu:
- fabrina Jesus escreveu:
- 1-1
2-2 3-5 4-3 5-3 deu certo
tentaste a av2 de alfabetização tentei assim mas deu erro 1-3 2-5 3-4 4-4 5-2 Eu Postei Diferente de vcs 1-5 2-5 3-5 4-4 5-3 | |
| | | juliana12
Mensagens : 79 Data de inscrição : 02/04/2013 Idade : 29
| Assunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Seg Abr 14, 2014 8:30 am | |
| | |
| | | juliana12
Mensagens : 79 Data de inscrição : 02/04/2013 Idade : 29
| Assunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Seg Abr 14, 2014 8:32 am | |
| fabiola deu certo a sua av2 | |
| | | Angel Mary
Mensagens : 14 Data de inscrição : 08/11/2013
| Assunto: av2 alfabetização e letramento 4 semestre 2014 Seg Abr 14, 2014 9:09 pm | |
| ALGUÉM CONSEGUIU RESOLVER A AV 2? A MINHA DEU ERRO
| |
| | | dianasccruz
Mensagens : 9 Data de inscrição : 05/09/2013
| Assunto: Alguém postou e deu certo? Respondi assim, porém deu erros. Qui Abr 17, 2014 8:56 pm | |
| AV 2 Questão 1 O ensino da leitura e da escrita, na alfabetização, deve ser fundamentado nos seguintes aspectos: Alternativas • 1 - Textos que enfatizam o padrão silábico • 2 - Atividades organizadas com base na repetição e memorização • 3 - Conteúdos contextualizados, utilização da diversidade textual e análise e reflexão sobre a língua • 4 - Metodologias que valorizem a soletração e a memorização dos conteúdos • 5 - Textos que não expressam uma situação real Resposta: 3
Questão 2
Assinale a alternativa que apresenta as situações de aprendizagem que envolvem o letramento: Alternativas • 1 - práticas e atividades de leitura e escrita memorizadas por meio do uso de cartilhas • 2 - reconhecimento do próprio nome e o de alguns colegas em fichas ou listas de nomes • 3 - leitura da professora para as crianças de lista de palavras e textos simples • 4 - leitura por parte dos alunos de palavras novas com sílabas já conhecidas • 5 - relatos e observações de práticas sociais de leitura e de escrita em diferentes contextos e situações sociais
Resposta:5
Questão 3
Assinale a alternativa que indica o que compreendemos hoje sobre o processo de alfabetização Alternativas • 1 - Apropriação de conhecimento do alfabeto e suas letras • 2 - Apropriação de diferentes textos simples para que as crianças memorizem • 3 - Apropriação da leitura • 4 - Aquisição da tecnologia da leitura e da escrita a partir do sistema alfabético e ortográfico • 5 - Apropriação da escrita
Resposta:4
Questão 4
Na prática pedagógica, que tipo de leitura deve ser utilizado no processo de alfabetização e letramento? Assinale a alternativa correta Alternativas • 1 - Trabalhar somente com livro didático, já que o mesmo traz leituras adequadas à faixa etária trabalhada • 2 - A leitura deverá ser escolhida somente pelo professor, já que o mesmo é o detentor do saber • 3 - Apresentar textos pequenos, que identifiquem símbolos, palavras e letras • 4 - Proporcionar à criança o contato com instrumentos diversos, tais como: livros literários, revistas, jogos, jornais, internet e textos variados • 5 - Não é possível trabalhar a leitura com as crianças que ainda não sabem escrever
Resposta:4
Questão 5
Qual das atividades abaixo está de acordo com o desafio contemporâneo da escola brasileira de “alfabetizar letrando”? Alternativas • 1 - ler e escrever um bilhete • 2 - Exploração de suportes de escrita e de gêneros textuais diferenciados, tais como: livros de histórias, livro didático, jornal, cartaz, folhetos e revista em quadrinho • 3 - Trabalho apenas com a leitura silenciosa • 4 - Produções textuais sem erros ortográficos • 5 - Reprodução do quadro de sílabas
Resposta:2 | |
| | | juliana12
Mensagens : 79 Data de inscrição : 02/04/2013 Idade : 29
| Assunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Ter Abr 22, 2014 3:27 pm | |
| diana tentei a q vc fez deu erro | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 | |
| |
| | | | Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |
|