Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014

Ir para baixo 
+10
dianasccruz
fabiola salinas
Amanda lima
fabrina Jesus
Angel Mary
marcia lisiani
lelianepalheta
tharama
juliana12
pola
14 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
pola




Mensagens : 28
Data de inscrição : 01/04/2014
Idade : 31

Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Empty
MensagemAssunto: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014   Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 EmptyQua Abr 02, 2014 10:16 pm

Por favor me ajudem.....

av 1

Questão 1

Nota: Não gerada
Quando pensamos em alfabetização temos que pressupor que vivemos numa sociedade __________________, isto é, uma sociedade centrada na cultura escrita. Partindo disso, ser alfabetizado além de ser uma necessidade individual do sujeito é, também, condição indispensável de _____________. Historicamente, a alfabetização enquanto processo pedagógico constituiu demandas específicas. Hoje, ser alfabetizado, ou seja, saber ler e escrever, tem se mostrado como condição insuficiente às demandas contemporâneas. O sujeito precisa ir além do codificar e decodificar o sistema de escrita. É preciso que ele faça o uso da leitura e da escrita no cotidiano e aproprie-se da ____________________ que reveste essas duas práticas. Dizemos, então, que é preciso letrar-se.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna:
Alternativas

1 - Grafocêntrica   -  cidadania  - função social
2 - Adultocêntrica   - economicamente   -  função escolar
3 - Adultocêntrica  - função social   -  cidadania
4 - Igualitátia     -   cidadania   - função social
5 - Grafocêntrica   - cidadania -  função escolar
Sua resposta

Sem resposta
Questão 2

Nota: Não gerada
Um ambiente alfabetizador deve ser concebido como sendo:
Alternativas

1 - Aquele no qual há o alfabeto colado na parede
2 - Aquele no qual há a presença de vivências culturais de leitura e escrita experienciadas por meio do contato com livros, textos, revistas, jornais e jogos e atividades contextualizadas
3 - Aquele no qual há muitos livros e o professor solicita aos alunos muita produção escrita
4 - Aquele onde há muitos livros e o professor solicita aos alunos muita leitura e cópia
5 - Aquele que possui o silabário colado na parede para facilitar a junção das sílabas e formar palavras
Sua resposta

Sem resposta
Questão 3

Nota: Não gerada
Sobre a alfabetização qual é a alternativa INCORRETA?
Alternativas

1 - Para aprender a ler e a escrever é preciso pensar sobre a escrita
2 - Estudos em diferentes línguas têm mostrado que o alfabetizando progride em direção a um procedimento de análise em que ele relaciona o falado com o escrito
3 - Ler e escrever são atividades comunicativas e que devem, portanto, ocorrer por meio de textos reais, nos quais a criança lança mão de seus conhecimentos da língua
4 - A leitura e a escrita devem ser aprendidas/ ensinadas mediadas pela ação intencional e sistemática do professor
5 - Deve-se aprender a ler apenas quando souber decodificar a escrita
Sua resposta

Sem resposta
Questão 4

Nota: Não gerada
Qual é a alternativa incorreta?
Alternativas

1 - As ideias das crianças sobre o que está escrito e o que se pode ler evoluem de acordo com as oportunidades de contato com a escrita e a mediação do professor
2 - O trabalho com listas de animais, brincadeiras preferidas, ajudantes da semana também é adequado na fase inicial da alfabetização
3 - Iniciar a alfabetização pelas vogais e palavras como “ovo, uva, pé”, facilita e garante totalmente a aprendizagem dos alunos
4 - a alfabetização é mais importante que o letramento
5 - alfabetizar é a mesma coisa que letrar
Sua resposta

Sem resposta
Questão 5

Nota: Não gerada
No nosso cotidiano as práticas de leitura e escrita estão presentes em todos os espaços e a todo momento cumprindo diferentes funções. Qual alternativa abaixo NÃO apresenta uma situação adequada para o desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento?
Alternativas

1 - antes de tudo, ler livros, jornais e revistas e conversar sobre a leitura
2 - reconhecer e classificar, pelo formato, diversos suportes da escrita, tais como livros, revistas, jornais, folhetos
3 - limitar e impedir o acesso a textos de diferentes suportes, já que as crianças não conseguem agir sobre eles
4 - identificar as finalidades e funções da leitura de alguns textos a partir do exame de seus suportes
5 - relacionar o suporte às possibilidades de significação do texto
Sua resposta


AV 2:

Nota: Não gerada
O ensino da leitura e da escrita, na alfabetização, deve ser fundamentado nos seguintes aspectos:
Alternativas

1 - Textos que enfatizam o padrão silábico
2 - Atividades organizadas com base na repetição e memorização
3 - Conteúdos contextualizados, utilização da diversidade textual e análise e reflexão sobre a língua
4 - Metodologias que valorizem a soletração e a memorização dos conteúdos
5 - Textos que não expressam uma situação real
Sua resposta

Sem resposta
Questão 2

Nota: Não gerada
Assinale a alternativa que apresenta as situações de aprendizagem que envolvem o letramento:
Alternativas

1 - práticas e atividades de leitura e escrita memorizadas por meio do uso de cartilhas
2 - reconhecimento do próprio nome e o de alguns colegas em fichas ou listas de nomes
3 - leitura da professora para as crianças de lista de palavras e textos simples
4 - leitura por parte dos alunos de palavras novas com sílabas já conhecidas
5 - relatos e observações de práticas sociais de leitura e de escrita em diferentes contextos e situações sociais
Sua resposta

Sem resposta
Questão 3

Nota: Não gerada
Assinale a alternativa que indica o que compreendemos hoje sobre o processo de alfabetização
Alternativas

1 - Apropriação de conhecimento do alfabeto e suas letras
2 - Apropriação de diferentes textos simples para que as crianças memorizem
3 - Apropriação da leitura
4 - Aquisição da tecnologia da leitura e da escrita a partir do sistema alfabético e ortográfico
5 - Apropriação da escrita
Sua resposta

Sem resposta
Questão 4

Nota: Não gerada
Na prática pedagógica, que tipo de leitura deve ser utilizado no processo de alfabetização e letramento? Assinale a alternativa correta
Alternativas

1 - Trabalhar somente com livro didático, já que o mesmo traz leituras adequadas à faixa etária trabalhada
2 - A leitura deverá ser escolhida somente pelo professor, já que o mesmo é o detentor do saber
3 - Apresentar textos pequenos, que identifiquem símbolos, palavras e letras
4 - Proporcionar à criança o contato com instrumentos diversos, tais como: livros literários, revistas, jogos, jornais, internet e textos variados
5 - Não é possível trabalhar a leitura com as crianças que ainda não sabem escrever
Sua resposta

Sem resposta
Questão 5

Nota: Não gerada
Qual das atividades abaixo está de acordo com o desafio contemporâneo da escola brasileira de “alfabetizar letrando”?
Alternativas

1 - ler e escrever um bilhete
2 - Exploração de suportes de escrita e de gêneros textuais diferenciados, tais como: livros de histórias, livro didático, jornal, cartaz, folhetos e revista em quadrinho
3 - Trabalho apenas com a leitura silenciosa
4 - Produções textuais sem erros ortográficos
5 - Reprodução do quadro de sílabas
Sua resposta
Ir para o topo Ir para baixo
juliana12




Mensagens : 79
Data de inscrição : 02/04/2013
Idade : 29

Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Empty
MensagemAssunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014   Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 EmptySáb Abr 05, 2014 6:13 pm

achei ate agora so a resposta da AV1 só a numero 1-1, 4-4
Ir para o topo Ir para baixo
tharama




Mensagens : 1
Data de inscrição : 20/10/2013

Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Empty
MensagemAssunto: ...................   Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 EmptyTer Abr 08, 2014 3:01 pm

Questão 1

Nota: Não gerada
Quando pensamos em alfabetização temos que pressupor que vivemos numa sociedade __________________, isto é, uma sociedade centrada na cultura escrita. Partindo disso, ser alfabetizado além de ser uma necessidade individual do sujeito é, também, condição indispensável de _____________. Historicamente, a alfabetização enquanto processo pedagógico constituiu demandas específicas. Hoje, ser alfabetizado, ou seja, saber ler e escrever, tem se mostrado como condição insuficiente às demandas contemporâneas. O sujeito precisa ir além do codificar e decodificar o sistema de escrita. É preciso que ele faça o uso da leitura e da escrita no cotidiano e aproprie-se da ____________________ que reveste essas duas práticas. Dizemos, então, que é preciso letrar-se.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna:
Alternativas

1 - Grafocêntrica - cidadania - função social
2 - Adultocêntrica - economicamente - função escolar
3 - Adultocêntrica - função social - cidadania
4 - Igualitátia - cidadania - função social
5 - Grafocêntrica - cidadania - função escolar
Sua resposta

1 - Grafocêntrica - cidadania - função social
Questão 2

Nota: Não gerada
Um ambiente alfabetizador deve ser concebido como sendo:
Alternativas

1 - Aquele no qual há o alfabeto colado na parede
2 - Aquele no qual há a presença de vivências culturais de leitura e escrita experienciadas por meio do contato com livros, textos, revistas, jornais e jogos e atividades contextualizadas
3 - Aquele no qual há muitos livros e o professor solicita aos alunos muita produção escrita
4 - Aquele onde há muitos livros e o professor solicita aos alunos muita leitura e cópia
5 - Aquele que possui o silabário colado na parede para facilitar a junção das sílabas e formar palavras
Sua resposta

2 - Aquele no qual há a presença de vivências culturais de leitura e escrita experienciadas por meio do contato com livros, textos, revistas, jornais e jogos e atividades contextualizadas
Questão 3

Nota: Não gerada
Sobre a alfabetização qual é a alternativa INCORRETA?
Alternativas

1 - Para aprender a ler e a escrever é preciso pensar sobre a escrita
2 - Estudos em diferentes línguas têm mostrado que o alfabetizando progride em direção a um procedimento de análise em que ele relaciona o falado com o escrito
3 - Ler e escrever são atividades comunicativas e que devem, portanto, ocorrer por meio de textos reais, nos quais a criança lança mão de seus conhecimentos da língua
4 - A leitura e a escrita devem ser aprendidas/ ensinadas mediadas pela ação intencional e sistemática do professor
5 - Deve-se aprender a ler apenas quando souber decodificar a escrita
Sua resposta

5 - Deve-se aprender a ler apenas quando souber decodificar a escrita
Questão 4

Nota: Não gerada
Qual é a alternativa incorreta?
Alternativas

1 - As ideias das crianças sobre o que está escrito e o que se pode ler evoluem de acordo com as oportunidades de contato com a escrita e a mediação do professor
2 - O trabalho com listas de animais, brincadeiras preferidas, ajudantes da semana também é adequado na fase inicial da alfabetização
3 - Iniciar a alfabetização pelas vogais e palavras como “ovo, uva, pé”, facilita e garante totalmente a aprendizagem dos alunos
4 - a alfabetização é mais importante que o letramento
5 - alfabetizar é a mesma coisa que letrar
Sua resposta

4 - a alfabetização é mais importante que o letramento
Questão 5

Nota: Não gerada
No nosso cotidiano as práticas de leitura e escrita estão presentes em todos os espaços e a todo momento cumprindo diferentes funções. Qual alternativa abaixo NÃO apresenta uma situação adequada para o desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento?
Alternativas

1 - antes de tudo, ler livros, jornais e revistas e conversar sobre a leitura
2 - reconhecer e classificar, pelo formato, diversos suportes da escrita, tais como livros, revistas, jornais, folhetos
3 - limitar e impedir o acesso a textos de diferentes suportes, já que as crianças não conseguem agir sobre eles
4 - identificar as finalidades e funções da leitura de alguns textos a partir do exame de seus suportes
5 - relacionar o suporte às possibilidades de significação do texto
Sua resposta

3 - limitar e impedir o acesso a textos de diferentes suportes, já que as crianças não conseguem agir sobre eles
Ir para o topo Ir para baixo
lelianepalheta




Mensagens : 33
Data de inscrição : 29/08/2012

Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Empty
MensagemAssunto: a minha deu erro   Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 EmptyQua Abr 09, 2014 9:03 am

tharama escreveu:
Questão 1

Nota: Não gerada
Quando pensamos em alfabetização temos que pressupor que vivemos numa sociedade __________________, isto é, uma sociedade centrada na cultura escrita. Partindo disso, ser alfabetizado além de ser uma necessidade individual do sujeito é, também, condição indispensável de _____________. Historicamente, a alfabetização enquanto processo pedagógico constituiu demandas específicas. Hoje, ser alfabetizado, ou seja, saber ler e escrever, tem se mostrado como condição insuficiente às demandas contemporâneas. O sujeito precisa ir além do codificar e decodificar o sistema de escrita. É preciso que ele faça o uso da leitura e da escrita no cotidiano e aproprie-se da ____________________ que reveste essas duas práticas. Dizemos, então, que é preciso letrar-se.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna:
Alternativas

1 - Grafocêntrica   -  cidadania  - função social
2 - Adultocêntrica   - economicamente   -  função escolar
3 - Adultocêntrica  - função social   -  cidadania
4 - Igualitátia     -   cidadania   - função social
5 - Grafocêntrica   - cidadania -  função escolar
Sua resposta

1 - Grafocêntrica   -  cidadania  - função social
Questão 2

Nota: Não gerada
Um ambiente alfabetizador deve ser concebido como sendo:
Alternativas

1 - Aquele no qual há o alfabeto colado na parede
2 - Aquele no qual há a presença de vivências culturais de leitura e escrita experienciadas por meio do contato com livros, textos, revistas, jornais e jogos e atividades contextualizadas
3 - Aquele no qual há muitos livros e o professor solicita aos alunos muita produção escrita
4 - Aquele onde há muitos livros e o professor solicita aos alunos muita leitura e cópia
5 - Aquele que possui o silabário colado na parede para facilitar a junção das sílabas e formar palavras
Sua resposta

2 - Aquele no qual há a presença de vivências culturais de leitura e escrita experienciadas por meio do contato com livros, textos, revistas, jornais e jogos e atividades contextualizadas
Questão 3

Nota: Não gerada
Sobre a alfabetização qual é a alternativa INCORRETA?
Alternativas

1 - Para aprender a ler e a escrever é preciso pensar sobre a escrita
2 - Estudos em diferentes línguas têm mostrado que o alfabetizando progride em direção a um procedimento de análise em que ele relaciona o falado com o escrito
3 - Ler e escrever são atividades comunicativas e que devem, portanto, ocorrer por meio de textos reais, nos quais a criança lança mão de seus conhecimentos da língua
4 - A leitura e a escrita devem ser aprendidas/ ensinadas mediadas pela ação intencional e sistemática do professor
5 - Deve-se aprender a ler apenas quando souber decodificar a escrita
Sua resposta

5 - Deve-se aprender a ler apenas quando souber decodificar a escrita
Questão 4

Nota: Não gerada
Qual é a alternativa incorreta?
Alternativas

1 - As ideias das crianças sobre o que está escrito e o que se pode ler evoluem de acordo com as oportunidades de contato com a escrita e a mediação do professor
2 - O trabalho com listas de animais, brincadeiras preferidas, ajudantes da semana também é adequado na fase inicial da alfabetização
3 - Iniciar a alfabetização pelas vogais e palavras como “ovo, uva, pé”, facilita e garante totalmente a aprendizagem dos alunos
4 - a alfabetização é mais importante que o letramento
5 - alfabetizar é a mesma coisa que letrar
Sua resposta

4 - a alfabetização é mais importante que o letramento
Questão 5

Nota: Não gerada
No nosso cotidiano as práticas de leitura e escrita estão presentes em todos os espaços e a todo momento cumprindo diferentes funções. Qual alternativa abaixo NÃO apresenta uma situação adequada para o desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento?
Alternativas

1 - antes de tudo, ler livros, jornais e revistas e conversar sobre a leitura
2 - reconhecer e classificar, pelo formato, diversos suportes da escrita, tais como livros, revistas, jornais, folhetos
3 - limitar e impedir o acesso a textos de diferentes suportes, já que as crianças não conseguem agir sobre eles
4 - identificar as finalidades e funções da leitura de alguns textos a partir do exame de seus suportes
5 - relacionar o suporte às possibilidades de significação do texto
Sua resposta

3 - limitar e impedir o acesso a textos de diferentes suportes, já que as crianças não conseguem agir sobre eles
Ir para o topo Ir para baixo
marcia lisiani




Mensagens : 3
Data de inscrição : 09/04/2014
Idade : 50
Localização : primavera do leste

Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Empty
MensagemAssunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014   Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 EmptyQua Abr 09, 2014 11:04 am

lelianepalheta escreveu:
tharama escreveu:
Questão 1

Nota: Não gerada
Quando pensamos em alfabetização temos que pressupor que vivemos numa sociedade __________________, isto é, uma sociedade centrada na cultura escrita. Partindo disso, ser alfabetizado além de ser uma necessidade individual do sujeito é, também, condição indispensável de _____________. Historicamente, a alfabetização enquanto processo pedagógico constituiu demandas específicas. Hoje, ser alfabetizado, ou seja, saber ler e escrever, tem se mostrado como condição insuficiente às demandas contemporâneas. O sujeito precisa ir além do codificar e decodificar o sistema de escrita. É preciso que ele faça o uso da leitura e da escrita no cotidiano e aproprie-se da ____________________ que reveste essas duas práticas. Dizemos, então, que é preciso letrar-se.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna:
Alternativas

1 - Grafocêntrica   -  cidadania  - função social
2 - Adultocêntrica   - economicamente   -  função escolar
3 - Adultocêntrica  - função social   -  cidadania
4 - Igualitátia     -   cidadania   - função social
5 - Grafocêntrica   - cidadania -  função escolar
Sua resposta

1 - Grafocêntrica   -  cidadania  - função social
Questão 2

Nota: Não gerada
Um ambiente alfabetizador deve ser concebido como sendo:
Alternativas

1 - Aquele no qual há o alfabeto colado na parede
2 - Aquele no qual há a presença de vivências culturais de leitura e escrita experienciadas por meio do contato com livros, textos, revistas, jornais e jogos e atividades contextualizadas
3 - Aquele no qual há muitos livros e o professor solicita aos alunos muita produção escrita
4 - Aquele onde há muitos livros e o professor solicita aos alunos muita leitura e cópia
5 - Aquele que possui o silabário colado na parede para facilitar a junção das sílabas e formar palavras
Sua resposta

2 - Aquele no qual há a presença de vivências culturais de leitura e escrita experienciadas por meio do contato com livros, textos, revistas, jornais e jogos e atividades contextualizadas
Questão 3

Nota: Não gerada
Sobre a alfabetização qual é a alternativa INCORRETA?
Alternativas

1 - Para aprender a ler e a escrever é preciso pensar sobre a escrita
2 - Estudos em diferentes línguas têm mostrado que o alfabetizando progride em direção a um procedimento de análise em que ele relaciona o falado com o escrito
3 - Ler e escrever são atividades comunicativas e que devem, portanto, ocorrer por meio de textos reais, nos quais a criança lança mão de seus conhecimentos da língua
4 - A leitura e a escrita devem ser aprendidas/ ensinadas mediadas pela ação intencional e sistemática do professor
5 - Deve-se aprender a ler apenas quando souber decodificar a escrita
Sua resposta

5 - Deve-se aprender a ler apenas quando souber decodificar a escrita
Questão 4

Nota: Não gerada
Qual é a alternativa incorreta?
Alternativas

1 - As ideias das crianças sobre o que está escrito e o que se pode ler evoluem de acordo com as oportunidades de contato com a escrita e a mediação do professor
2 - O trabalho com listas de animais, brincadeiras preferidas, ajudantes da semana também é adequado na fase inicial da alfabetização
3 - Iniciar a alfabetização pelas vogais e palavras como “ovo, uva, pé”, facilita e garante totalmente a aprendizagem dos alunos
4 - a alfabetização é mais importante que o letramento
5 - alfabetizar é a mesma coisa que letrar
Sua resposta

4 - a alfabetização é mais importante que o letramento
Questão 5

Nota: Não gerada
No nosso cotidiano as práticas de leitura e escrita estão presentes em todos os espaços e a todo momento cumprindo diferentes funções. Qual alternativa abaixo NÃO apresenta uma situação adequada para o desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento?
Alternativas

1 - antes de tudo, ler livros, jornais e revistas e conversar sobre a leitura
2 - reconhecer e classificar, pelo formato, diversos suportes da escrita, tais como livros, revistas, jornais, folhetos
3 - limitar e impedir o acesso a textos de diferentes suportes, já que as crianças não conseguem agir sobre eles
4 - identificar as finalidades e funções da leitura de alguns textos a partir do exame de seus suportes
5 - relacionar o suporte às possibilidades de significação do texto
Sua resposta

3 - limitar e impedir o acesso a textos de diferentes suportes, já que as crianças não conseguem agir sobre eles




eu enviei assim e deu erro
Ir para o topo Ir para baixo
juliana12




Mensagens : 79
Data de inscrição : 02/04/2013
Idade : 29

Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Empty
MensagemAssunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014   Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 EmptyQua Abr 09, 2014 2:58 pm

tem tei asim mais deu erros
1-1
2-2
3-3
4-4
5-3
Ir para o topo Ir para baixo
juliana12




Mensagens : 79
Data de inscrição : 02/04/2013
Idade : 29

Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Empty
MensagemAssunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014   Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 EmptyQua Abr 09, 2014 3:01 pm

tem tei assim tambem deu erro
1-1
2-2
3-3
4-3
5-3
Ir para o topo Ir para baixo
Angel Mary




Mensagens : 14
Data de inscrição : 08/11/2013

Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Empty
MensagemAssunto: alfabetização e letramento 2014    Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 EmptyQua Abr 09, 2014 8:39 pm

av1
1 1
2 2
3 5
4 3
5 3 deu legal
Ir para o topo Ir para baixo
juliana12




Mensagens : 79
Data de inscrição : 02/04/2013
Idade : 29

Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Empty
MensagemAssunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014   Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 EmptyQui Abr 10, 2014 9:59 am

deu certo sem nenhum erro.
Ir para o topo Ir para baixo
pola




Mensagens : 28
Data de inscrição : 01/04/2014
Idade : 31

Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Empty
MensagemAssunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014   Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 EmptyQui Abr 10, 2014 11:40 am

juliana12 escreveu:
tem tei asim mais deu erros
1-1
2-2
3-3
4-4
5-3

vc trocou as respostas.... na questão 03 a alternativa é a 5 e vc colocou 3, acho q por isso nao deu certo  Smile 
Ir para o topo Ir para baixo
fabrina Jesus




Mensagens : 2
Data de inscrição : 10/04/2014

Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Empty
MensagemAssunto: av Alfaberto e letramento   Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 EmptyQui Abr 10, 2014 12:52 pm

1-1
2-2
3-5
4-3
5-3
deu certo
Ir para o topo Ir para baixo
fabrina Jesus




Mensagens : 2
Data de inscrição : 10/04/2014

Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Empty
MensagemAssunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014   Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 EmptyQui Abr 10, 2014 12:53 pm

pola escreveu:
Por favor me ajudem.....

av 1

Questão 1

Nota: Não gerada
Quando pensamos em alfabetização temos que pressupor que vivemos numa sociedade __________________, isto é, uma sociedade centrada na cultura escrita. Partindo disso, ser alfabetizado além de ser uma necessidade individual do sujeito é, também, condição indispensável de _____________. Historicamente, a alfabetização enquanto processo pedagógico constituiu demandas específicas. Hoje, ser alfabetizado, ou seja, saber ler e escrever, tem se mostrado como condição insuficiente às demandas contemporâneas. O sujeito precisa ir além do codificar e decodificar o sistema de escrita. É preciso que ele faça o uso da leitura e da escrita no cotidiano e aproprie-se da ____________________ que reveste essas duas práticas. Dizemos, então, que é preciso letrar-se.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna:
Alternativas

1 - Grafocêntrica   -  cidadania  - função social
2 - Adultocêntrica   - economicamente   -  função escolar
3 - Adultocêntrica  - função social   -  cidadania
4 - Igualitátia     -   cidadania   - função social
5 - Grafocêntrica   - cidadania -  função escolar
Sua resposta

Sem resposta
Questão 2

Nota: Não gerada
Um ambiente alfabetizador deve ser concebido como sendo:
Alternativas

1 - Aquele no qual há o alfabeto colado na parede
2 - Aquele no qual há a presença de vivências culturais de leitura e escrita experienciadas por meio do contato com livros, textos, revistas, jornais e jogos e atividades contextualizadas
3 - Aquele no qual há muitos livros e o professor solicita aos alunos muita produção escrita
4 - Aquele onde há muitos livros e o professor solicita aos alunos muita leitura e cópia
5 - Aquele que possui o silabário colado na parede para facilitar a junção das sílabas e formar palavras
Sua resposta

Sem resposta
Questão 3

Nota: Não gerada
Sobre a alfabetização qual é a alternativa INCORRETA?
Alternativas

1 - Para aprender a ler e a escrever é preciso pensar sobre a escrita
2 - Estudos em diferentes línguas têm mostrado que o alfabetizando progride em direção a um procedimento de análise em que ele relaciona o falado com o escrito
3 - Ler e escrever são atividades comunicativas e que devem, portanto, ocorrer por meio de textos reais, nos quais a criança lança mão de seus conhecimentos da língua
4 - A leitura e a escrita devem ser aprendidas/ ensinadas mediadas pela ação intencional e sistemática do professor
5 - Deve-se aprender a ler apenas quando souber decodificar a escrita
Sua resposta

Sem resposta
Questão 4

Nota: Não gerada
Qual é a alternativa incorreta?
Alternativas

1 - As ideias das crianças sobre o que está escrito e o que se pode ler evoluem de acordo com as oportunidades de contato com a escrita e a mediação do professor
2 - O trabalho com listas de animais, brincadeiras preferidas, ajudantes da semana também é adequado na fase inicial da alfabetização
3 - Iniciar a alfabetização pelas vogais e palavras como “ovo, uva, pé”, facilita e garante totalmente a aprendizagem dos alunos
4 - a alfabetização é mais importante que o letramento
5 - alfabetizar é a mesma coisa que letrar
Sua resposta

Sem resposta
Questão 5

Nota: Não gerada
No nosso cotidiano as práticas de leitura e escrita estão presentes em todos os espaços e a todo momento cumprindo diferentes funções. Qual alternativa abaixo NÃO apresenta uma situação adequada para o desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento?
Alternativas

1 - antes de tudo, ler livros, jornais e revistas e conversar sobre a leitura
2 - reconhecer e classificar, pelo formato, diversos suportes da escrita, tais como livros, revistas, jornais, folhetos
3 - limitar e impedir o acesso a textos de diferentes suportes, já que as crianças não conseguem agir sobre eles
4 - identificar as finalidades e funções da leitura de alguns textos a partir do exame de seus suportes
5 - relacionar o suporte às possibilidades de significação do texto
Sua resposta


AV 2:

Nota: Não gerada
O ensino da leitura e da escrita, na alfabetização, deve ser fundamentado nos seguintes aspectos:
Alternativas

1 - Textos que enfatizam o padrão silábico
2 - Atividades organizadas com base na repetição e memorização
3 - Conteúdos contextualizados, utilização da diversidade textual e análise e reflexão sobre a língua
4 - Metodologias que valorizem a soletração e a memorização dos conteúdos
5 - Textos que não expressam uma situação real
Sua resposta

Sem resposta
Questão 2

Nota: Não gerada
Assinale a alternativa que apresenta as situações de aprendizagem que envolvem o letramento:
Alternativas

1 - práticas e atividades de leitura e escrita memorizadas por meio do uso de cartilhas
2 - reconhecimento do próprio nome e o de alguns colegas em fichas ou listas de nomes
3 - leitura da professora para as crianças de lista de palavras e textos simples
4 - leitura por parte dos alunos de palavras novas com sílabas já conhecidas
5 - relatos e observações de práticas sociais de leitura e de escrita em diferentes contextos e situações sociais
Sua resposta

Sem resposta
Questão 3

Nota: Não gerada
Assinale a alternativa que indica o que compreendemos hoje sobre o processo de alfabetização
Alternativas

1 - Apropriação de conhecimento do alfabeto e suas letras
2 - Apropriação de diferentes textos simples para que as crianças memorizem
3 - Apropriação da leitura
4 - Aquisição da tecnologia da leitura e da escrita a partir do sistema alfabético e ortográfico
5 - Apropriação da escrita
Sua resposta

Sem resposta
Questão 4

Nota: Não gerada
Na prática pedagógica, que tipo de leitura deve ser utilizado no processo de alfabetização e letramento? Assinale a alternativa correta
Alternativas

1 - Trabalhar somente com livro didático, já que o mesmo traz leituras adequadas à faixa etária trabalhada
2 - A leitura deverá ser escolhida somente pelo professor, já que o mesmo é o detentor do saber
3 - Apresentar textos pequenos, que identifiquem símbolos, palavras e letras
4 - Proporcionar à criança o contato com instrumentos diversos, tais como: livros literários, revistas, jogos, jornais, internet e textos variados
5 - Não é possível trabalhar a leitura com as crianças que ainda não sabem escrever
Sua resposta

Sem resposta
Questão 5

Nota: Não gerada
Qual das atividades abaixo está de acordo com o desafio contemporâneo da escola brasileira de “alfabetizar letrando”?
Alternativas

1 - ler e escrever um bilhete
2 - Exploração de suportes de escrita e de gêneros textuais diferenciados, tais como: livros de histórias, livro didático, jornal, cartaz, folhetos e revista em quadrinho
3 - Trabalho apenas com a leitura silenciosa
4 - Produções textuais sem erros ortográficos
5 - Reprodução do quadro de sílabas
Sua resposta

Resposta
1-1
2-2
3-5
4-3
5-3
deu certinho
Ir para o topo Ir para baixo
Angel Mary




Mensagens : 14
Data de inscrição : 08/11/2013

Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Empty
MensagemAssunto: av2 alfabetização e letramento   Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 EmptyQui Abr 10, 2014 4:22 pm

alguém conseguiu responder a av2 de alfabetização e letramento?
eu tentei assim:
1/3
2/5 e 2/2
3/4
4/4
5/2 deu erro nas duas
Ir para o topo Ir para baixo
Amanda lima




Mensagens : 6
Data de inscrição : 09/04/2014

Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Empty
MensagemAssunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014   Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 EmptyQui Abr 10, 2014 5:38 pm

pola escreveu:
Por favor me ajudem.....

av 1

Questão 1

Nota: Não gerada
Quando pensamos em alfabetização temos que pressupor que vivemos numa sociedade __________________, isto é, uma sociedade centrada na cultura escrita. Partindo disso, ser alfabetizado além de ser uma necessidade individual do sujeito é, também, condição indispensável de _____________. Historicamente, a alfabetização enquanto processo pedagógico constituiu demandas específicas. Hoje, ser alfabetizado, ou seja, saber ler e escrever, tem se mostrado como condição insuficiente às demandas contemporâneas. O sujeito precisa ir além do codificar e decodificar o sistema de escrita. É preciso que ele faça o uso da leitura e da escrita no cotidiano e aproprie-se da ____________________ que reveste essas duas práticas. Dizemos, então, que é preciso letrar-se.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna:
Alternativas

1 - Grafocêntrica   -  cidadania  - função social
2 - Adultocêntrica   - economicamente   -  função escolar
3 - Adultocêntrica  - função social   -  cidadania
4 - Igualitátia     -   cidadania   - função social
5 - Grafocêntrica   - cidadania -  função escolar
Sua resposta

1-1
Questão 2

Nota: Não gerada
Um ambiente alfabetizador deve ser concebido como sendo:
Alternativas

1 - Aquele no qual há o alfabeto colado na parede
2 - Aquele no qual há a presença de vivências culturais de leitura e escrita experienciadas por meio do contato com livros, textos, revistas, jornais e jogos e atividades contextualizadas
3 - Aquele no qual há muitos livros e o professor solicita aos alunos muita produção escrita
4 - Aquele onde há muitos livros e o professor solicita aos alunos muita leitura e cópia
5 - Aquele que possui o silabário colado na parede para facilitar a junção das sílabas e formar palavras


2-2
Questão 3

Nota: Não gerada
Sobre a alfabetização qual é a alternativa INCORRETA?
Alternativas

1 - Para aprender a ler e a escrever é preciso pensar sobre a escrita
2 - Estudos em diferentes línguas têm mostrado que o alfabetizando progride em direção a um procedimento de análise em que ele relaciona o falado com o escrito
3 - Ler e escrever são atividades comunicativas e que devem, portanto, ocorrer por meio de textos reais, nos quais a criança lança mão de seus conhecimentos da língua
4 - A leitura e a escrita devem ser aprendidas/ ensinadas mediadas pela ação intencional e sistemática do professor
5 - Deve-se aprender a ler apenas quando souber decodificar a escrita
Sua resposta

3-5
Questão 4

Nota: Não gerada
Qual é a alternativa incorreta?
Alternativas

1 - As ideias das crianças sobre o que está escrito e o que se pode ler evoluem de acordo com as oportunidades de contato com a escrita e a mediação do professor
2 - O trabalho com listas de animais, brincadeiras preferidas, ajudantes da semana também é adequado na fase inicial da alfabetização
3 - Iniciar a alfabetização pelas vogais e palavras como “ovo, uva, pé”, facilita e garante totalmente a aprendizagem dos alunos
4 - a alfabetização é mais importante que o letramento
5 - alfabetizar é a mesma coisa que letrar
Sua resposta

4-3
Questão 5

Nota: Não gerada
No nosso cotidiano as práticas de leitura e escrita estão presentes em todos os espaços e a todo momento cumprindo diferentes funções. Qual alternativa abaixo NÃO apresenta uma situação adequada para o desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento?
Alternativas

1 - antes de tudo, ler livros, jornais e revistas e conversar sobre a leitura
2 - reconhecer e classificar, pelo formato, diversos suportes da escrita, tais como livros, revistas, jornais, folhetos
3 - limitar e impedir o acesso a textos de diferentes suportes, já que as crianças não conseguem agir sobre eles
4 - identificar as finalidades e funções da leitura de alguns textos a partir do exame de seus suportes
5 - relacionar o suporte às possibilidades de significação do texto
5-3

AV 2:

Nota: Não gerada
O ensino da leitura e da escrita, na alfabetização, deve ser fundamentado nos seguintes aspectos:
Alternativas

1 - Textos que enfatizam o padrão silábico
2 - Atividades organizadas com base na repetição e memorização
3 - Conteúdos contextualizados, utilização da diversidade textual e análise e reflexão sobre a língua
4 - Metodologias que valorizem a soletração e a memorização dos conteúdos
5 - Textos que não expressam uma situação real
Sua resposta

Sem resposta
Questão 2

Nota: Não gerada
Assinale a alternativa que apresenta as situações de aprendizagem que envolvem o letramento:
Alternativas

1 - práticas e atividades de leitura e escrita memorizadas por meio do uso de cartilhas
2 - reconhecimento do próprio nome e o de alguns colegas em fichas ou listas de nomes
3 - leitura da professora para as crianças de lista de palavras e textos simples
4 - leitura por parte dos alunos de palavras novas com sílabas já conhecidas
5 - relatos e observações de práticas sociais de leitura e de escrita em diferentes contextos e situações sociais
Sua resposta

Sem resposta
Questão 3

Nota: Não gerada
Assinale a alternativa que indica o que compreendemos hoje sobre o processo de alfabetização
Alternativas

1 - Apropriação de conhecimento do alfabeto e suas letras
2 - Apropriação de diferentes textos simples para que as crianças memorizem
3 - Apropriação da leitura
4 - Aquisição da tecnologia da leitura e da escrita a partir do sistema alfabético e ortográfico
5 - Apropriação da escrita
Sua resposta

Sem resposta
Questão 4

Nota: Não gerada
Na prática pedagógica, que tipo de leitura deve ser utilizado no processo de alfabetização e letramento? Assinale a alternativa correta
Alternativas

1 - Trabalhar somente com livro didático, já que o mesmo traz leituras adequadas à faixa etária trabalhada
2 - A leitura deverá ser escolhida somente pelo professor, já que o mesmo é o detentor do saber
3 - Apresentar textos pequenos, que identifiquem símbolos, palavras e letras
4 - Proporcionar à criança o contato com instrumentos diversos, tais como: livros literários, revistas, jogos, jornais, internet e textos variados
5 - Não é possível trabalhar a leitura com as crianças que ainda não sabem escrever
Sua resposta

Sem resposta
Questão 5

Nota: Não gerada
Qual das atividades abaixo está de acordo com o desafio contemporâneo da escola brasileira de “alfabetizar letrando”?
Alternativas

1 - ler e escrever um bilhete
2 - Exploração de suportes de escrita e de gêneros textuais diferenciados, tais como: livros de histórias, livro didático, jornal, cartaz, folhetos e revista em quadrinho
3 - Trabalho apenas com a leitura silenciosa
4 - Produções textuais sem erros ortográficos
5 - Reprodução do quadro de sílabas
Sua resposta
Ir para o topo Ir para baixo
Amanda lima




Mensagens : 6
Data de inscrição : 09/04/2014

Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Empty
MensagemAssunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014   Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 EmptyQui Abr 10, 2014 5:41 pm

fabrina Jesus escreveu:
1-1
2-2
3-5
4-3
5-3
deu certo


tentaste a av2 de alfabetização tentei assim mas deu erro
1-3
2-5
3-4
4-4
5-2
Ir para o topo Ir para baixo
Amanda lima




Mensagens : 6
Data de inscrição : 09/04/2014

Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Empty
MensagemAssunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014   Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 EmptyQui Abr 10, 2014 5:45 pm

marcia lisiani escreveu:
lelianepalheta escreveu:
tharama escreveu:
Questão 1

Nota: Não gerada
Quando pensamos em alfabetização temos que pressupor que vivemos numa sociedade __________________, isto é, uma sociedade centrada na cultura escrita. Partindo disso, ser alfabetizado além de ser uma necessidade individual do sujeito é, também, condição indispensável de _____________. Historicamente, a alfabetização enquanto processo pedagógico constituiu demandas específicas. Hoje, ser alfabetizado, ou seja, saber ler e escrever, tem se mostrado como condição insuficiente às demandas contemporâneas. O sujeito precisa ir além do codificar e decodificar o sistema de escrita. É preciso que ele faça o uso da leitura e da escrita no cotidiano e aproprie-se da ____________________ que reveste essas duas práticas. Dizemos, então, que é preciso letrar-se.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna:
Alternativas

1 - Grafocêntrica   -  cidadania  - função social
2 - Adultocêntrica   - economicamente   -  função escolar
3 - Adultocêntrica  - função social   -  cidadania
4 - Igualitátia     -   cidadania   - função social
5 - Grafocêntrica   - cidadania -  função escolar
Sua resposta

1 - Grafocêntrica   -  cidadania  - função social
Questão 2

Nota: Não gerada
Um ambiente alfabetizador deve ser concebido como sendo:
Alternativas

1 - Aquele no qual há o alfabeto colado na parede
2 - Aquele no qual há a presença de vivências culturais de leitura e escrita experienciadas por meio do contato com livros, textos, revistas, jornais e jogos e atividades contextualizadas
3 - Aquele no qual há muitos livros e o professor solicita aos alunos muita produção escrita
4 - Aquele onde há muitos livros e o professor solicita aos alunos muita leitura e cópia
5 - Aquele que possui o silabário colado na parede para facilitar a junção das sílabas e formar palavras
Sua resposta

2 - Aquele no qual há a presença de vivências culturais de leitura e escrita experienciadas por meio do contato com livros, textos, revistas, jornais e jogos e atividades contextualizadas
Questão 3

Nota: Não gerada
Sobre a alfabetização qual é a alternativa INCORRETA?
Alternativas

1 - Para aprender a ler e a escrever é preciso pensar sobre a escrita
2 - Estudos em diferentes línguas têm mostrado que o alfabetizando progride em direção a um procedimento de análise em que ele relaciona o falado com o escrito
3 - Ler e escrever são atividades comunicativas e que devem, portanto, ocorrer por meio de textos reais, nos quais a criança lança mão de seus conhecimentos da língua
4 - A leitura e a escrita devem ser aprendidas/ ensinadas mediadas pela ação intencional e sistemática do professor
5 - Deve-se aprender a ler apenas quando souber decodificar a escrita
Sua resposta

5 - Deve-se aprender a ler apenas quando souber decodificar a escrita
Questão 4

Nota: Não gerada
Qual é a alternativa incorreta?
Alternativas

1 - As ideias das crianças sobre o que está escrito e o que se pode ler evoluem de acordo com as oportunidades de contato com a escrita e a mediação do professor
2 - O trabalho com listas de animais, brincadeiras preferidas, ajudantes da semana também é adequado na fase inicial da alfabetização
3 - Iniciar a alfabetização pelas vogais e palavras como “ovo, uva, pé”, facilita e garante totalmente a aprendizagem dos alunos
4 - a alfabetização é mais importante que o letramento
5 - alfabetizar é a mesma coisa que letrar
Sua resposta

4 - a alfabetização é mais importante que o letramento
Questão 5

Nota: Não gerada
No nosso cotidiano as práticas de leitura e escrita estão presentes em todos os espaços e a todo momento cumprindo diferentes funções. Qual alternativa abaixo NÃO apresenta uma situação adequada para o desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento?
Alternativas

1 - antes de tudo, ler livros, jornais e revistas e conversar sobre a leitura
2 - reconhecer e classificar, pelo formato, diversos suportes da escrita, tais como livros, revistas, jornais, folhetos
3 - limitar e impedir o acesso a textos de diferentes suportes, já que as crianças não conseguem agir sobre eles
4 - identificar as finalidades e funções da leitura de alguns textos a partir do exame de seus suportes
5 - relacionar o suporte às possibilidades de significação do texto
Sua resposta

3 - limitar e impedir o acesso a textos de diferentes suportes, já que as crianças não conseguem agir sobre eles




eu enviei assim e deu erro
Eu enviei av 1 assim e deu certo 1-1/2-2/3-5/4-3/5-3.
Ir para o topo Ir para baixo
pola




Mensagens : 28
Data de inscrição : 01/04/2014
Idade : 31

Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Empty
MensagemAssunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014   Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 EmptyQui Abr 10, 2014 7:21 pm

eu tentei assim e deu erro tmbm...
1-3
2-5
3-4
4-4
5-2
Ir para o topo Ir para baixo
juliana12




Mensagens : 79
Data de inscrição : 02/04/2013
Idade : 29

Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Empty
MensagemAssunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014   Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 EmptySex Abr 11, 2014 2:15 pm

gente a repostada AV1
1
2
5
3
3
a AV2 vou tentar
Ir para o topo Ir para baixo
fabiola salinas




Mensagens : 4
Data de inscrição : 03/04/2014
Idade : 33

Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Empty
MensagemAssunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014   Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 EmptyDom Abr 13, 2014 10:04 am

fabrina Jesus escreveu:
1-1
2-2
3-5
4-3
5-3
deu certo
Fabrina assim deu erro
Ir para o topo Ir para baixo
fabiola salinas




Mensagens : 4
Data de inscrição : 03/04/2014
Idade : 33

Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Empty
MensagemAssunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014   Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 EmptyDom Abr 13, 2014 10:26 am

Amanda lima escreveu:
fabrina Jesus escreveu:
1-1
2-2
3-5
4-3
5-3
deu certo


tentaste a av2 de alfabetização tentei assim mas deu erro
1-3
2-5
3-4
4-4
5-2  
Eu Postei Diferente de vcs Smile
1-5
2-5
3-5
4-4
5-3
Ir para o topo Ir para baixo
juliana12




Mensagens : 79
Data de inscrição : 02/04/2013
Idade : 29

Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Empty
MensagemAssunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014   Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 EmptySeg Abr 14, 2014 8:30 am

tentei e deu erro
3
1
4
4
2
Ir para o topo Ir para baixo
juliana12




Mensagens : 79
Data de inscrição : 02/04/2013
Idade : 29

Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Empty
MensagemAssunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014   Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 EmptySeg Abr 14, 2014 8:32 am

fabiola deu certo a sua av2
Ir para o topo Ir para baixo
Angel Mary




Mensagens : 14
Data de inscrição : 08/11/2013

Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Empty
MensagemAssunto: av2 alfabetização e letramento 4 semestre 2014   Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 EmptySeg Abr 14, 2014 9:09 pm

ALGUÉM CONSEGUIU RESOLVER A AV 2? A MINHA DEU ERRO
Ir para o topo Ir para baixo
dianasccruz




Mensagens : 9
Data de inscrição : 05/09/2013

Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Empty
MensagemAssunto: Alguém postou e deu certo? Respondi assim, porém deu erros.   Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 EmptyQui Abr 17, 2014 8:56 pm

AV 2
Questão 1
O ensino da leitura e da escrita, na alfabetização, deve ser fundamentado nos seguintes aspectos:
Alternativas
• 1 - Textos que enfatizam o padrão silábico
• 2 - Atividades organizadas com base na repetição e memorização
• 3 - Conteúdos contextualizados, utilização da diversidade textual e análise e reflexão sobre a língua
• 4 - Metodologias que valorizem a soletração e a memorização dos conteúdos
• 5 - Textos que não expressam uma situação real

Resposta: 3

Questão 2

Assinale a alternativa que apresenta as situações de aprendizagem que envolvem o letramento:
Alternativas
• 1 - práticas e atividades de leitura e escrita memorizadas por meio do uso de cartilhas
• 2 - reconhecimento do próprio nome e o de alguns colegas em fichas ou listas de nomes
• 3 - leitura da professora para as crianças de lista de palavras e textos simples
• 4 - leitura por parte dos alunos de palavras novas com sílabas já conhecidas
• 5 - relatos e observações de práticas sociais de leitura e de escrita em diferentes contextos e situações sociais

Resposta:5

Questão 3

Assinale a alternativa que indica o que compreendemos hoje sobre o processo de alfabetização
Alternativas
• 1 - Apropriação de conhecimento do alfabeto e suas letras
• 2 - Apropriação de diferentes textos simples para que as crianças memorizem
• 3 - Apropriação da leitura
• 4 - Aquisição da tecnologia da leitura e da escrita a partir do sistema alfabético e ortográfico
• 5 - Apropriação da escrita

Resposta:4

Questão 4

Na prática pedagógica, que tipo de leitura deve ser utilizado no processo de alfabetização e letramento? Assinale a alternativa correta
Alternativas
• 1 - Trabalhar somente com livro didático, já que o mesmo traz leituras adequadas à faixa etária trabalhada
• 2 - A leitura deverá ser escolhida somente pelo professor, já que o mesmo é o detentor do saber
• 3 - Apresentar textos pequenos, que identifiquem símbolos, palavras e letras
• 4 - Proporcionar à criança o contato com instrumentos diversos, tais como: livros literários, revistas, jogos, jornais, internet e textos variados
• 5 - Não é possível trabalhar a leitura com as crianças que ainda não sabem escrever

Resposta:4

Questão 5

Qual das atividades abaixo está de acordo com o desafio contemporâneo da escola brasileira de “alfabetizar letrando”?
Alternativas
• 1 - ler e escrever um bilhete
• 2 - Exploração de suportes de escrita e de gêneros textuais diferenciados, tais como: livros de histórias, livro didático, jornal, cartaz, folhetos e revista em quadrinho
• 3 - Trabalho apenas com a leitura silenciosa
• 4 - Produções textuais sem erros ortográficos
• 5 - Reprodução do quadro de sílabas

Resposta:2
Ir para o topo Ir para baixo
juliana12




Mensagens : 79
Data de inscrição : 02/04/2013
Idade : 29

Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Empty
MensagemAssunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014   Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 EmptyTer Abr 22, 2014 3:27 pm

diana tentei a q vc fez deu erro
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Empty
MensagemAssunto: Re: Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014   Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Av 1 e 2- PED - Sem 4 - Alfabetização e Letramento 2014
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» alguém já fez a prova presencial de Alfabetização e Letramento- 4 Sem- 2014
» quem fez a av2 de alfabetizaçao e letramento
» Av 1 - Alfabetização e Letramento
» alguem tem a av 2 alfabetzaçao e letramento 4°p
» AV1 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 5 SEM

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: