Pedagogia Unopar |
| | AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA | |
|
+12karinecal wal_band CRISTIANE SILVA Prislaine Glaucilaves kellynha cristania Leley P@ty Thaisv estela marcelini maristela 16 participantes | |
Autor | Mensagem |
---|
maristela
Mensagens : 44 Data de inscrição : 09/04/2013 Idade : 40 Localização : ceu azul
| Assunto: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Qui Jun 06, 2013 2:10 pm | |
| OLÁ PESSOAL,JÁ SAIU MAIS 2 PROVAS,QUEM TIVER RESPOSTA PARA NÓS TRACARMOS DUVIDAS,COLOQUE AI.
AV1 PED –SEM 1 –SEMINARIO 1
Questão 1:
Conforme esclarece Bock (2004); “Para Leontiev não há aptidões e características especificamente humanas que tenham sido transmitidas por hereditariedade biológica; todas foram adquiridas no decurso da vida por um processo de apropriação da cultura criada pelas gerações precedentes... Podemos dizer que cada indivíduo aprende a ser um homem. O que a natureza lhe dá quando nasce não lhe basta para viver em sociedade. É-lhe ainda preciso adquirir o que foi alcançado no decurso do desenvolvimento histórico da sociedade humana. (Leontiev, 1978). Leontiev participava das mesmas ideias de Vygotsky. No trecho, ele trata do processo em que a sociedade promove a internalização dos instrumentos da cultura. Podemos denominar este processo como: Alternativas 1 - Instrumentalização, no sentido sociocultural, como transmissão e formação de instrumentos psicológicos para intervir em si e no mundo. 2 - Capacitação, enquanto ensino tecnocrático responsável pela evolução tecnológica que possibilitou o surgimento das civilizações industriais. 3 - Instrumentalização, como ensino exclusivo do uso de ferramentas específicas voltadas para a execução de pinturas e diagramas. 4 - Normatização, enquanto processo de educação moral para a vida em sociedade. 5 - Instrumentalização, no sentido piagetiano, como processo que estimula a aquisição de técnicas e modos de viver em sociedade. Questão 2:
Segundo Piaget, refere-se ao conjunto de ações mentais adaptadas aos objetos que se generalizam ou transferem no momento em que surgem objetos análogos àqueles já acomodados por tal estrutura cognitiva. Falamos aqui de: Alternativas 1 - Mecanismo de Equilibração. 2 - Assimilação. 3 - Esquema. 4 - Acomodação. 5 - Reequilíbrio.
Questão 3: Reuven Feuerstein concebe inteligência não como acúmulo de conhecimentos oriundos do processo de Aprendizagem Local, mas como Modificabilidade Cognitiva Estrutural, que é: Alternativas 1 - Uma estruturação cognitiva bem concretizada, fixa e segura, capaz de aplicar quaisquer esquemas padronizados em situações inesperadas com vistas à boa adaptação ou resolução de problemas. 2 - Uma propensão da estrutura cognitiva flexível de modificar-se e mobilizar todos os seus recursos internos diante de situações inesperadas com vistas à boa adaptação ou resolução de problemas. 3 - Uma mudança da estrutura cognitiva que acaba de ocorrer quando o ser humano se depara com situações inesperadas, mas sempre idênticas àquelas conhecidas, com vistas à boa adaptação ou resolução de problemas. 4 - Um conjunto de operações mentais capaz de classificar qualquer objeto que apareça à consciência do sujeito e assim gerar boa adaptação ou resolução de problemas. 5 - A manutenção do estado puro da razão kantiana que não se deixa contaminar por preconceitos sobre objetos da realidade, o que sempre garante boa adaptação ou resolução de problemas. Questão 4:
Vimos que, segundo Sasson (2006), Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM) se refere à natureza e à qualidade de toda interação humana destinada a produzir mudanças significativas e duradouras no indivíduo, com o objetivo de promover seu potencial para aprender. Em outras palavras, só pode ser caracterizada como EAM a intervenção educacional que gera Modificabilidade Cognitiva Estrutural. Portanto, para Feuerstein: Alternativas 1 - Sempre que ocorre um ensino em que um representante da cultura mais experiente fornece uma série de conceitos úteis ao mediado, temos uma EAM. 2 - Qualquer ação do “sujeito - conhecedor” sobre o “objeto - a ser conhecido” oportunizada por um mediador da cultura é uma EAM. 3 - EAM, essencialmente, é toda ação educacional que visa restabelecer um equilíbrio mental perturbado pelo contato do mediado com um dado incompatível com aquilo que se conhece até então. 4 - EAM é dotar o homem de conscientização sobre as contingências que geram seu sofrimento diante das opressões da realidade e modificá-las em prol do bem próprio e coletivo. 5 - Será EAM toda ação intencional e significativa que visa desenvolver potencial para modificar e mobilizar esquemas prévios e futuros (transcendência) em prol da melhor adaptação do sujeito à realidade e vice-versa. Questão 5: Uma das condições para afirmarmos que uma interação humana favorece uma Experiência de Aprendizagem Mediada é o favorecimento, por parte do mediador, da Metacognição para criar Autoperpetuação e Autoregulação da capacidade de aprender. Por Metacognição entendemos: Alternativas 1 - Acomodação de novos elementos mediante estruturação cognitiva. 2 - Cognição ou pensamento que está além do pensamento presente, voltado à existência prévia de uma realidade inerente aos objetos (ação metafísica). 3 - O pensamento objetivo e focado, direcionado a uma meta específica para solucionar problemas inesperados. 4 - Atividade reflexiva, ação mental de autopercepção de nossas próprias elaborações cognitivas. 5 - Planejamento de ações para atingir determinados fins e atingir bons resultados.
Av2 - PED - Sem 1 - Seminário I ________________________________________ Questão 1:
A estruturação cognitiva, segundo Feuerstein, se dá por ações mentais denominadas como: Alternativas 1 - Esquemas Simbólicos e Operações Mentais. 2 - Funções Cognitivas e Operações Mentais. 3 - Funções Metacognitivas e Operações Racionais. 4 - Aquisições Operacionais e Funções Cognitivas. 5 - Input-Elaboração-Output. ________________________________________ Questão 2:
O mediador, segundo Sasson e Macionk (2006), tem diversas funções e dentre elas NÃO PODEMOS CONSIDERAR COMO VÁLIDA a seguinte: Alternativas 1 - Regular a intensidade, a freqüência e a ordem em que aparecem os vários estímulos. 2 - Relacionar novos estímulos/experiências a eventos prévios e que possam ocorrer no futuro. 3 - Estabelecer relações (causa-efeito, meio-fim, identidade, similaridade, diferença, exclusividade etc.) entre os estímulos percebidos. 4 - Regular e adaptar as respostas do aprendiz ao seu modo de pensar (do mediador). 5 - Promover a representação mental e a antecipação dos possíveis efeitos e conseqüências de diferentes respostas a estímulos dados. ________________________________________ Questão 3:
O Programa de Enriquecimento Instrumental de Reuven Feuerstein se revela como: Alternativas 1 - A conclusão de sua teoria, por se constituir de uma série de exercícios que favorecem a compreensão de seus postulados. 2 - Um conjunto de cadernos de exercícios, chamados de instrumentos, que têm o objetivo de treinar crianças para atividades escolares. 3 - Uma ferramenta desenvolvida a partir de suas teorias, cuja eficácia se verifica apenas quando utilizada por mediadores apropriadamente formados em dimensões técnicas, teóricas e pessoais. 4 - Uma série de exercícios organizados de modo progressivo que, por si mesmos, ativam operações mentais e funções cognitivas. 5 - Um guia que leva as pessoas a se tornarem mais inteligentes (cognitivamente flexíveis) pela aplicação de alguns atos mentais simples e determinados. ________________________________________ Questão 4:
A estruturação cognitiva, segundo Feuerstein, se dá por ações mentais inter-relacionadas. Esta inter-relação significa que: Alternativas 1 - Toda Operação Mental se dá por uma seqüência de Funções Cognitivas de Input, Elaboração e Output para organizar de determinado modo uma realidade. 2 - Cada Função Cognitiva se dá por uma seqüência de Operações Mentais de Input, Elaboração e Output para organizar de determinado modo uma realidade. 3 - Depois de ter realizado uma Operação Mental, o sujeito começa a colocar em prática suas Funções Cognitivas para coletar dados, trabalhar com eles e emitir respostas. 4 - Depois de ter posto em prática todas as Funções Cognitivas, o sujeito começa a apresentar Operações Mentais especializadas em coleta de dados, elaboração e respostas. 5 - Para cada Função Cognitiva existe uma Operação Mental específica de coleta de dados, elaboração e resposta.
Questão 5:
O Mediador, na concepção de Feuerstein, tem sua atuação centrada sobretudo: Alternativas 1 - No conteúdo, dando importância a explicações completas, ricas e aprofundadas teoricamente. 2 - Na instituição de ensino para a qual trabalha, de modo a demonstrar resultados de seu trabalho. 3 - Na sociedade, visto sua preocupação com a formação de um cidadão que exerça liderança cultural. 4 - Na família do mediado, uma vez que não há como haver aprendizagem sem o acompanhamento da família. 5 - Nos processos cognitivos do mediado durante situações de aprendizagem, regulando de diversas formas o comportamento do mediado e o conteúdo.
| |
| | | estela marcelini
Mensagens : 15 Data de inscrição : 25/04/2013 Idade : 30
| Assunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Sex Jun 07, 2013 9:17 am | |
| eu tbm estou precisando se alguem ja lançou e deu certo passa para mim fazendo favor... | |
| | | Thaisv
Mensagens : 13 Data de inscrição : 22/04/2013
| Assunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Seg Jun 10, 2013 6:35 am | |
| Fiz assim e passou...Av. 1 Seminário I
1-1 2-3 3-2 4-5 5-4
| |
| | | P@ty
Mensagens : 55 Data de inscrição : 16/04/2013 Idade : 35
| Assunto: RESPOSTA AV1 SEMINARIO 1° SEMESTRE PEDAGOGIA Seg Jun 10, 2013 1:01 pm | |
| OBRIGADA THASI DEU CERTO.... AGORA VAMOS TENTAR A AV2 QUEM CONSEGUI POSTA 1°... | |
| | | Thaisv
Mensagens : 13 Data de inscrição : 22/04/2013
| Assunto: Av 2 de Seminario I Ter Jun 11, 2013 8:47 am | |
| Segue as respostas: 1-2 2-4 3-3 4-5 5-5 | |
| | | P@ty
Mensagens : 55 Data de inscrição : 16/04/2013 Idade : 35
| Assunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Ter Jun 11, 2013 10:07 am | |
| Thais essas suas resposta av2 passou sem erro? | |
| | | Thaisv
Mensagens : 13 Data de inscrição : 22/04/2013
| Assunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Ter Jun 11, 2013 10:18 am | |
| Sim, pq o seu esta dando erro????? | |
| | | P@ty
Mensagens : 55 Data de inscrição : 16/04/2013 Idade : 35
| Assunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Ter Jun 11, 2013 10:30 am | |
| Agora não sei pois fiz uma vez e deu erro agora não sei se vai dar erro por isso perguntei para postar com a certeza rsrsrs | |
| | | P@ty
Mensagens : 55 Data de inscrição : 16/04/2013 Idade : 35
| Assunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Ter Jun 11, 2013 10:34 am | |
| Agora não sei pois fiz uma vez e deu erro agora não sei se vai dar erro por isso perguntei para postar com a certeza rsrsrs | |
| | | Thaisv
Mensagens : 13 Data de inscrição : 22/04/2013
| Assunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Ter Jun 11, 2013 10:38 am | |
| Eu tb, mas uma amiga disse q fez e deu certo....kkkkk | |
| | | P@ty
Mensagens : 55 Data de inscrição : 16/04/2013 Idade : 35
| Assunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Ter Jun 11, 2013 11:15 am | |
| Thais deu erro uma amiga acabou de postar e deu erro... | |
| | | maristela
Mensagens : 44 Data de inscrição : 09/04/2013 Idade : 40 Localização : ceu azul
| Assunto: AV 1 SEMINARIO I PEDAGOGIA Ter Jun 11, 2013 12:23 pm | |
| OI,AMIGAS EU POSTEI A AV 1 E DEU CORRETA,SEM NENHUM ERRO
1-1 2-3 3-2 4-5 5-4
MAS A AV 2 EU ESTOU EM DUVIDAS.AINDA NÃO POSTEI SE ALGUEM TIVER ELA CORRETA ME AJUDE.OBRIGADA.
1-2 2-3 3-5 4-5 5-4
MARI. | |
| | | P@ty
Mensagens : 55 Data de inscrição : 16/04/2013 Idade : 35
| Assunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Ter Jun 11, 2013 1:06 pm | |
| Mari me desculpa por não podeui me daumr ajudar na av2 pois ja postei uma vez e deu erro agora estou esperando alguem que posta sem erro mas se vc consegui me da um toque bjs | |
| | | Leley
Mensagens : 3 Data de inscrição : 11/06/2013
| Assunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Ter Jun 11, 2013 1:42 pm | |
| A av1 deu certo, mas a av2 tá dando erro. | |
| | | Leley
Mensagens : 3 Data de inscrição : 11/06/2013
| Assunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Ter Jun 11, 2013 1:47 pm | |
| A av2 da Thais tá diferente da Mari. Qual vcs. tentaram ? | |
| | | Thaisv
Mensagens : 13 Data de inscrição : 22/04/2013
| Assunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Ter Jun 11, 2013 2:23 pm | |
| Nossa agora já foi com erro...buaaaaaaaaaa mas esta bem difícil a av.2, boa sorte meninas... Vamos nós ajudando...obrigada pelo apoio. | |
| | | Thaisv
Mensagens : 13 Data de inscrição : 22/04/2013
| Assunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Ter Jun 11, 2013 2:41 pm | |
| Meninas a Nea, postou assim em outro fórum!!!!!!!! Colei e Copiei para vcs!!!!!
Nea
Mensagens: 1 Data de inscrição: 11/06/2013
MensagemAssunto: Resposta AV2 Hoje à(s) 3:33 pm Responder com citação
--------------------------------------------------------------------------------
Olá, respondi as questões da AV2 e pra mim deu certo. Ficou assim: 1 - 2 2 - 4 3 - 3 4 - 1 5 - 5 | |
| | | Leley
Mensagens : 3 Data de inscrição : 11/06/2013
| Assunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Qua Jun 12, 2013 6:52 am | |
| Bom dia !!! Respondi a av2 deste jeito e deu certo: 1-2 2-4 3-3 4-1 5-5 | |
| | | cristania
Mensagens : 2 Data de inscrição : 16/06/2013
| Assunto: Urgenteeeeeeeeeeee Dom Jun 16, 2013 9:59 am | |
| Gente a resposta para seminário av2 de Eliane Oliveira está errada e a minha deu erro agora estou com medo de mandar a segunda vez e a resposta dela foi:
1 2 2 4 3 3 4 1 5 1 | |
| | | kellynha
Mensagens : 13 Data de inscrição : 17/06/2013
| Assunto: Quero sua ajuda Qua Jun 19, 2013 3:24 pm | |
| - Thaisv escreveu:
- Fiz assim e passou...Av. 1 Seminário I
1-1 2-3 3-2 4-5 5-4
Thaisv manda para mim por favor flor a resposta da Av.1 seminário I por escrito ex: 1-3: tal, tal..... 2-1 tal tal enfim já que as minhas não acompanham a mesma ordem aleatória como a sua bjsss:bounce: ficarei ansiosa pela sua resposta bjin | |
| | | kellynha
Mensagens : 13 Data de inscrição : 17/06/2013
| Assunto: Quero sua ajuda Qua Jun 19, 2013 3:24 pm | |
| - Thaisv escreveu:
- Fiz assim e passou...Av. 1 Seminário I
1-1 2-3 3-2 4-5 5-4
Thaisv manda para mim por favor flor a resposta da Av.1 seminário I por escrito ex: 1-3: tal, tal..... 2-1 tal tal enfim já que as minhas não acompanham a mesma ordem aleatória como a sua bjsss:bounce: ficarei ansiosa pela sua resposta bjin | |
| | | Thaisv
Mensagens : 13 Data de inscrição : 22/04/2013
| Assunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Qui Jun 20, 2013 12:26 pm | |
| Segue Kellinha.......
Questão 1:
Conforme esclarece Bock (2004); “Para Leontiev não há aptidões e características especificamente humanas que tenham sido transmitidas por hereditariedade biológica; todas foram adquiridas no decurso da vida por um processo de apropriação da cultura criada pelas gerações precedentes... Podemos dizer que cada indivíduo aprende a ser um homem. O que a natureza lhe dá quando nasce não lhe basta para viver em sociedade. É-lhe ainda preciso adquirir o que foi alcançado no decurso do desenvolvimento histórico da sociedade humana. (Leontiev, 1978). Leontiev participava das mesmas ideias de Vygotsky. No trecho, ele trata do processo em que a sociedade promove a internalização dos instrumentos da cultura. Podemos denominar este processo como:
Alternativas
1 - Instrumentalização, no sentido sociocultural, como transmissão e formação de instrumentos psicológicos para intervir em si e no mundo.
2 - Capacitação, enquanto ensino tecnocrático responsável pela evolução tecnológica que possibilitou o surgimento das civilizações industriais.
3 - Instrumentalização, como ensino exclusivo do uso de ferramentas específicas voltadas para a execução de pinturas e diagramas.
4 - Normatização, enquanto processo de educação moral para a vida em sociedade.
5 - Instrumentalização, no sentido piagetiano, como processo que estimula a aquisição de técnicas e modos de viver em sociedade.
Sua resposta
1 - Instrumentalização, no sentido sociocultural, como transmissão e formação de instrumentos psicológicos para intervir em si e no mundo.
Questão 2:
Segundo Piaget, refere-se ao conjunto de ações mentais adaptadas aos objetos que se generalizam ou transferem no momento em que surgem objetos análogos àqueles já acomodados por tal estrutura cognitiva. Falamos aqui de:
Alternativas
1 - Mecanismo de Equilibração.
2 - Assimilação.
3 - Esquema.
4 - Acomodação.
5 - Reequilíbrio.
Sua resposta
3 - Esquema.
Questão 3:
Reuven Feuerstein concebe inteligência não como acúmulo de conhecimentos oriundos do processo de Aprendizagem Local, mas como Modificabilidade Cognitiva Estrutural, que é:
Alternativas
1 - Uma estruturação cognitiva bem concretizada, fixa e segura, capaz de aplicar quaisquer esquemas padronizados em situações inesperadas com vistas à boa adaptação ou resolução de problemas.
2 - Uma propensão da estrutura cognitiva flexível de modificar-se e mobilizar todos os seus recursos internos diante de situações inesperadas com vistas à boa adaptação ou resolução de problemas.
3 - Uma mudança da estrutura cognitiva que acaba de ocorrer quando o ser humano se depara com situações inesperadas, mas sempre idênticas àquelas conhecidas, com vistas à boa adaptação ou resolução de problemas.
4 - Um conjunto de operações mentais capaz de classificar qualquer objeto que apareça à consciência do sujeito e assim gerar boa adaptação ou resolução de problemas.
5 - A manutenção do estado puro da razão kantiana que não se deixa contaminar por preconceitos sobre objetos da realidade, o que sempre garante boa adaptação ou resolução de problemas.
Sua resposta
2 - Uma propensão da estrutura cognitiva flexível de modificar-se e mobilizar todos os seus recursos internos diante de situações inesperadas com vistas à boa adaptação ou resolução de problemas.
Questão 4:
Vimos que, segundo Sasson (2006), Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM) se refere à natureza e à qualidade de toda interação humana destinada a produzir mudanças significativas e duradouras no indivíduo, com o objetivo de promover seu potencial para aprender. Em outras palavras, só pode ser caracterizada como EAM a intervenção educacional que gera Modificabilidade Cognitiva Estrutural. Portanto, para Feuerstein:
Alternativas
1 - Sempre que ocorre um ensino em que um representante da cultura mais experiente fornece uma série de conceitos úteis ao mediado, temos uma EAM.
2 - Qualquer ação do “sujeito - conhecedor” sobre o “objeto - a ser conhecido” oportunizada por um mediador da cultura é uma EAM.
3 - EAM, essencialmente, é toda ação educacional que visa restabelecer um equilíbrio mental perturbado pelo contato do mediado com um dado incompatível com aquilo que se conhece até então.
4 - EAM é dotar o homem de conscientização sobre as contingências que geram seu sofrimento diante das opressões da realidade e modificá-las em prol do bem próprio e coletivo.
5 - Será EAM toda ação intencional e significativa que visa desenvolver potencial para modificar e mobilizar esquemas prévios e futuros (transcendência) em prol da melhor adaptação do sujeito à realidade e vice-versa.
Sua resposta
5 - Será EAM toda ação intencional e significativa que visa desenvolver potencial para modificar e mobilizar esquemas prévios e futuros (transcendência) em prol da melhor adaptação do sujeito à realidade e vice-versa.
Questão 5:
Uma das condições para afirmarmos que uma interação humana favorece uma Experiência de Aprendizagem Mediada é o favorecimento, por parte do mediador, da Metacognição para criar Autoperpetuação e Autoregulação da capacidade de aprender. Por Metacognição entendemos:
Alternativas
1 - Acomodação de novos elementos mediante estruturação cognitiva.
2 - Cognição ou pensamento que está além do pensamento presente, voltado à existência prévia de uma realidade inerente aos objetos (ação metafísica).
3 - O pensamento objetivo e focado, direcionado a uma meta específica para solucionar problemas inesperados.
4 - Atividade reflexiva, ação mental de autopercepção de nossas próprias elaborações cognitivas.
5 - Planejamento de ações para atingir determinados fins e atingir bons resultados.
Sua resposta
4 - Atividade reflexiva, ação mental de autopercepção de nossas próprias elaborações cognitivas. | |
| | | Glaucilaves
Mensagens : 2 Data de inscrição : 25/06/2013
| Assunto: Av1 do seminario Ter Jun 25, 2013 1:40 pm | |
| 1-1,2-3,3-2,4-5,5-4 deu certo!!!! | |
| | | Glaucilaves
Mensagens : 2 Data de inscrição : 25/06/2013
| Assunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Ter Jun 25, 2013 1:41 pm | |
| | |
| | | Prislaine
Mensagens : 28 Data de inscrição : 27/05/2013 Idade : 33 Localização : Cataguases - Mg
| Assunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Ter Jun 25, 2013 6:27 pm | |
| Olá galerinha!! Tenho a resposta da av2, já mandei e deu certo viu? 1) 2 2) 4 3) 3 4) 1 5) 5 Bjokas!! | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA | |
| |
| | | | AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |
|