Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA

Ir para baixo 
+12
karinecal
wal_band
CRISTIANE SILVA
Prislaine
Glaucilaves
kellynha
cristania
Leley
P@ty
Thaisv
estela marcelini
maristela
16 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
maristela




Mensagens : 44
Data de inscrição : 09/04/2013
Idade : 40
Localização : ceu azul

AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Empty
MensagemAssunto: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA   AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA EmptyQui Jun 06, 2013 2:10 pm

OLÁ PESSOAL,JÁ SAIU MAIS 2 PROVAS,QUEM TIVER RESPOSTA PARA NÓS TRACARMOS DUVIDAS,COLOQUE AI.

AV1 PED –SEM 1 –SEMINARIO 1

Questão 1:

Conforme esclarece Bock (2004);
“Para Leontiev não há aptidões e características especificamente humanas que tenham sido transmitidas por hereditariedade biológica; todas foram adquiridas no decurso da vida por um processo de apropriação da cultura criada pelas gerações precedentes... Podemos dizer que cada indivíduo aprende a ser um homem. O que a natureza lhe dá quando nasce não lhe basta para viver em sociedade. É-lhe ainda preciso adquirir o que foi alcançado no decurso do desenvolvimento histórico da sociedade humana. (Leontiev, 1978). Leontiev participava das mesmas ideias de Vygotsky. No trecho, ele trata do processo em que a sociedade promove a internalização dos instrumentos da cultura. Podemos denominar este processo como:
Alternativas
1 - Instrumentalização, no sentido sociocultural, como transmissão e formação de instrumentos psicológicos para intervir em si e no mundo.
2 - Capacitação, enquanto ensino tecnocrático responsável pela evolução tecnológica que possibilitou o surgimento das civilizações industriais.
3 - Instrumentalização, como ensino exclusivo do uso de ferramentas específicas voltadas para a execução de pinturas e diagramas.
4 - Normatização, enquanto processo de educação moral para a vida em sociedade.
5 - Instrumentalização, no sentido piagetiano, como processo que estimula a aquisição de técnicas e modos de viver em sociedade.
Questão 2:

Segundo Piaget, refere-se ao conjunto de ações mentais adaptadas aos objetos que se generalizam ou transferem no momento em que surgem objetos análogos àqueles já acomodados por tal estrutura cognitiva. Falamos aqui de:
Alternativas
1 - Mecanismo de Equilibração.
2 - Assimilação.
3 - Esquema.
4 - Acomodação.
5 - Reequilíbrio.




Questão 3:
Reuven Feuerstein concebe inteligência não como acúmulo de conhecimentos oriundos do processo de Aprendizagem Local, mas como Modificabilidade Cognitiva Estrutural, que é:
Alternativas
1 - Uma estruturação cognitiva bem concretizada, fixa e segura, capaz de aplicar quaisquer esquemas padronizados em situações inesperadas com vistas à boa adaptação ou resolução de problemas.
2 - Uma propensão da estrutura cognitiva flexível de modificar-se e mobilizar todos os seus recursos internos diante de situações inesperadas com vistas à boa adaptação ou resolução de problemas.
3 - Uma mudança da estrutura cognitiva que acaba de ocorrer quando o ser humano se depara com situações inesperadas, mas sempre idênticas àquelas conhecidas, com vistas à boa adaptação ou resolução de problemas.
4 - Um conjunto de operações mentais capaz de classificar qualquer objeto que apareça à consciência do sujeito e assim gerar boa adaptação ou resolução de problemas.
5 - A manutenção do estado puro da razão kantiana que não se deixa contaminar por preconceitos sobre objetos da realidade, o que sempre garante boa adaptação ou resolução de problemas.
Questão 4:

Vimos que, segundo Sasson (2006), Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM) se refere à natureza e à qualidade de toda interação humana destinada a produzir mudanças significativas e duradouras no indivíduo, com o objetivo de promover seu potencial para aprender. Em outras palavras, só pode ser caracterizada como EAM a intervenção educacional que gera Modificabilidade Cognitiva Estrutural. Portanto, para Feuerstein:
Alternativas
1 - Sempre que ocorre um ensino em que um representante da cultura mais experiente fornece uma série de conceitos úteis ao mediado, temos uma EAM.
2 - Qualquer ação do “sujeito - conhecedor” sobre o “objeto - a ser conhecido” oportunizada por um mediador da cultura é uma EAM.
3 - EAM, essencialmente, é toda ação educacional que visa restabelecer um equilíbrio mental perturbado pelo contato do mediado com um dado incompatível com aquilo que se conhece até então.
4 - EAM é dotar o homem de conscientização sobre as contingências que geram seu sofrimento diante das opressões da realidade e modificá-las em prol do bem próprio e coletivo.
5 - Será EAM toda ação intencional e significativa que visa desenvolver potencial para modificar e mobilizar esquemas prévios e futuros (transcendência) em prol da melhor adaptação do sujeito à realidade e vice-versa.
Questão 5:

Uma das condições para afirmarmos que uma interação humana favorece uma Experiência de Aprendizagem Mediada é o favorecimento, por parte do mediador, da Metacognição para criar Autoperpetuação e Autoregulação da capacidade de aprender. Por Metacognição entendemos:
Alternativas
1 - Acomodação de novos elementos mediante estruturação cognitiva.
2 - Cognição ou pensamento que está além do pensamento presente, voltado à existência prévia de uma realidade inerente aos objetos (ação metafísica).
3 - O pensamento objetivo e focado, direcionado a uma meta específica para solucionar problemas inesperados.
4 - Atividade reflexiva, ação mental de autopercepção de nossas próprias elaborações cognitivas.
5 - Planejamento de ações para atingir determinados fins e atingir bons resultados.



Av2 - PED - Sem 1 - Seminário I
________________________________________
Questão 1:

A estruturação cognitiva, segundo Feuerstein, se dá por ações mentais denominadas como:
Alternativas
1 - Esquemas Simbólicos e Operações Mentais.
2 - Funções Cognitivas e Operações Mentais.
3 - Funções Metacognitivas e Operações Racionais.
4 - Aquisições Operacionais e Funções Cognitivas.
5 - Input-Elaboração-Output.
________________________________________
Questão 2:

O mediador, segundo Sasson e Macionk (2006), tem diversas funções e dentre elas NÃO PODEMOS CONSIDERAR COMO VÁLIDA a seguinte:
Alternativas
1 - Regular a intensidade, a freqüência e a ordem em que aparecem os vários estímulos.
2 - Relacionar novos estímulos/experiências a eventos prévios e que possam ocorrer no futuro.
3 - Estabelecer relações (causa-efeito, meio-fim, identidade, similaridade, diferença, exclusividade etc.) entre os estímulos percebidos.
4 - Regular e adaptar as respostas do aprendiz ao seu modo de pensar (do mediador).
5 - Promover a representação mental e a antecipação dos possíveis efeitos e conseqüências de diferentes respostas a estímulos dados.
________________________________________
Questão 3:

O Programa de Enriquecimento Instrumental de Reuven Feuerstein se revela como:
Alternativas
1 - A conclusão de sua teoria, por se constituir de uma série de exercícios que favorecem a compreensão de seus postulados.
2 - Um conjunto de cadernos de exercícios, chamados de instrumentos, que têm o objetivo de treinar crianças para atividades escolares.
3 - Uma ferramenta desenvolvida a partir de suas teorias, cuja eficácia se verifica apenas quando utilizada por mediadores apropriadamente formados em dimensões técnicas, teóricas e pessoais.
4 - Uma série de exercícios organizados de modo progressivo que, por si mesmos, ativam operações mentais e funções cognitivas.
5 - Um guia que leva as pessoas a se tornarem mais inteligentes (cognitivamente flexíveis) pela aplicação de alguns atos mentais simples e determinados.
________________________________________
Questão 4:

A estruturação cognitiva, segundo Feuerstein, se dá por ações mentais inter-relacionadas. Esta inter-relação significa que:
Alternativas
1 - Toda Operação Mental se dá por uma seqüência de Funções Cognitivas de Input, Elaboração e Output para organizar de determinado modo uma realidade.
2 - Cada Função Cognitiva se dá por uma seqüência de Operações Mentais de Input, Elaboração e Output para organizar de determinado modo uma realidade.
3 - Depois de ter realizado uma Operação Mental, o sujeito começa a colocar em prática suas Funções Cognitivas para coletar dados, trabalhar com eles e emitir respostas.
4 - Depois de ter posto em prática todas as Funções Cognitivas, o sujeito começa a apresentar Operações Mentais especializadas em coleta de dados, elaboração e respostas.
5 - Para cada Função Cognitiva existe uma Operação Mental específica de coleta de dados, elaboração e resposta.

Questão 5:

O Mediador, na concepção de Feuerstein, tem sua atuação centrada sobretudo:
Alternativas
1 - No conteúdo, dando importância a explicações completas, ricas e aprofundadas teoricamente.
2 - Na instituição de ensino para a qual trabalha, de modo a demonstrar resultados de seu trabalho.
3 - Na sociedade, visto sua preocupação com a formação de um cidadão que exerça liderança cultural.
4 - Na família do mediado, uma vez que não há como haver aprendizagem sem o acompanhamento da família.
5 - Nos processos cognitivos do mediado durante situações de aprendizagem, regulando de diversas formas o comportamento do mediado e o conteúdo.
Ir para o topo Ir para baixo
estela marcelini




Mensagens : 15
Data de inscrição : 25/04/2013
Idade : 30

AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA   AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA EmptySex Jun 07, 2013 9:17 am

eu tbm estou precisando se alguem ja lançou e deu certo passa para mim fazendo favor...
Ir para o topo Ir para baixo
Thaisv




Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/04/2013

AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA   AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA EmptySeg Jun 10, 2013 6:35 am

Fiz assim e passou...Av. 1 Seminário I

1-1
2-3
3-2
4-5
5-4



Ir para o topo Ir para baixo
P@ty

P@ty


Mensagens : 55
Data de inscrição : 16/04/2013
Idade : 35

AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Empty
MensagemAssunto: RESPOSTA AV1 SEMINARIO 1° SEMESTRE PEDAGOGIA   AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA EmptySeg Jun 10, 2013 1:01 pm

OBRIGADA THASI DEU CERTO.... AGORA VAMOS TENTAR A AV2 QUEM CONSEGUI POSTA 1°...
Ir para o topo Ir para baixo
Thaisv




Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/04/2013

AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Empty
MensagemAssunto: Av 2 de Seminario I   AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA EmptyTer Jun 11, 2013 8:47 am

Segue as respostas:

1-2
2-4
3-3
4-5
5-5

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
P@ty

P@ty


Mensagens : 55
Data de inscrição : 16/04/2013
Idade : 35

AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA   AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA EmptyTer Jun 11, 2013 10:07 am

Thais essas suas resposta av2 passou sem erro?
Ir para o topo Ir para baixo
Thaisv




Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/04/2013

AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA   AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA EmptyTer Jun 11, 2013 10:18 am

Sim, pq o seu esta dando erro?????
Ir para o topo Ir para baixo
P@ty

P@ty


Mensagens : 55
Data de inscrição : 16/04/2013
Idade : 35

AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA   AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA EmptyTer Jun 11, 2013 10:30 am

Agora não sei pois fiz uma vez e deu erro agora não sei se vai dar erro por isso perguntei para postar com a certeza rsrsrs Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
P@ty

P@ty


Mensagens : 55
Data de inscrição : 16/04/2013
Idade : 35

AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA   AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA EmptyTer Jun 11, 2013 10:34 am

Agora não sei pois fiz uma vez e deu erro agora não sei se vai dar erro por isso perguntei para postar com a certeza rsrsrs Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Thaisv




Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/04/2013

AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA   AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA EmptyTer Jun 11, 2013 10:38 am

Eu tb, mas uma amiga disse q fez e deu certo....kkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
P@ty

P@ty


Mensagens : 55
Data de inscrição : 16/04/2013
Idade : 35

AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA   AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA EmptyTer Jun 11, 2013 11:15 am

Thais deu erro uma amiga acabou de postar e deu erro...
Ir para o topo Ir para baixo
maristela




Mensagens : 44
Data de inscrição : 09/04/2013
Idade : 40
Localização : ceu azul

AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Empty
MensagemAssunto: AV 1 SEMINARIO I PEDAGOGIA   AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA EmptyTer Jun 11, 2013 12:23 pm

OI,AMIGAS EU POSTEI A AV 1 E DEU CORRETA,SEM NENHUM ERRO

1-1
2-3
3-2
4-5
5-4

MAS A AV 2 EU ESTOU EM DUVIDAS.AINDA NÃO POSTEI SE ALGUEM TIVER ELA CORRETA ME AJUDE.OBRIGADA.

1-2
2-3
3-5
4-5
5-4

MARI.
Ir para o topo Ir para baixo
P@ty

P@ty


Mensagens : 55
Data de inscrição : 16/04/2013
Idade : 35

AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA   AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA EmptyTer Jun 11, 2013 1:06 pm

Mari me desculpa por não podeui me daumr ajudar na av2 pois ja postei uma vez e deu erro agora estou esperando alguem que posta sem erro mas se vc consegui me da um toque bjs
Ir para o topo Ir para baixo
Leley




Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/06/2013

AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA   AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA EmptyTer Jun 11, 2013 1:42 pm

A av1 deu certo, mas a av2 tá dando erro.
Ir para o topo Ir para baixo
Leley




Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/06/2013

AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA   AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA EmptyTer Jun 11, 2013 1:47 pm

A av2 da Thais tá diferente da Mari. Qual vcs. tentaram ?
Ir para o topo Ir para baixo
Thaisv




Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/04/2013

AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA   AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA EmptyTer Jun 11, 2013 2:23 pm

Nossa agora já foi com erro...buaaaaaaaaaa mas esta bem difícil a av.2, boa sorte meninas...
Vamos nós ajudando...obrigada pelo apoio.
Ir para o topo Ir para baixo
Thaisv




Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/04/2013

AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA   AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA EmptyTer Jun 11, 2013 2:41 pm

Meninas a Nea, postou assim em outro fórum!!!!!!!! Colei e Copiei para vcs!!!!!


Nea



Mensagens: 1
Data de inscrição: 11/06/2013


MensagemAssunto: Resposta AV2 Hoje à(s) 3:33 pm Responder com citação

--------------------------------------------------------------------------------



Olá, respondi as questões da AV2 e pra mim deu certo.
Ficou assim:
1 - 2
2 - 4
3 - 3
4 - 1
5 - 5

Ir para o topo Ir para baixo
Leley




Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/06/2013

AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA   AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA EmptyQua Jun 12, 2013 6:52 am

Bom dia !!! Respondi a av2 deste jeito e deu certo:
1-2
2-4
3-3
4-1
5-5
Ir para o topo Ir para baixo
cristania




Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/06/2013

AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Empty
MensagemAssunto: Urgenteeeeeeeeeeee   AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA EmptyDom Jun 16, 2013 9:59 am

Gente a resposta para seminário av2 de Eliane  Oliveira está errada e a minha deu erro agora estou com medo de mandar a segunda vez e a resposta dela foi:

1   2
2   4
3   3
4   1
5   1
Ir para o topo Ir para baixo
kellynha




Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/06/2013

AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Empty
MensagemAssunto: Quero sua ajuda   AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA EmptyQua Jun 19, 2013 3:24 pm

Thaisv escreveu:
Fiz assim e passou...Av. 1 Seminário I

1-1
2-3
3-2
4-5
5-4





Thaisv manda para mim por favor flor a resposta da Av.1 seminário I por escrito ex: 1-3: tal, tal..... 2-1 tal tal enfim já que as minhas não acompanham a mesma ordem aleatória como a sua bjsss:bounce: ficarei ansiosa pela sua resposta bjin bounce
Ir para o topo Ir para baixo
kellynha




Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/06/2013

AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Empty
MensagemAssunto: Quero sua ajuda   AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA EmptyQua Jun 19, 2013 3:24 pm

Thaisv escreveu:
Fiz assim e passou...Av. 1 Seminário I

1-1
2-3
3-2
4-5
5-4





Thaisv manda para mim por favor flor a resposta da Av.1 seminário I por escrito ex: 1-3: tal, tal..... 2-1 tal tal enfim já que as minhas não acompanham a mesma ordem aleatória como a sua bjsss:bounce: ficarei ansiosa pela sua resposta bjin bounce
Ir para o topo Ir para baixo
Thaisv




Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/04/2013

AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA   AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA EmptyQui Jun 20, 2013 12:26 pm

Segue Kellinha.......


Questão 1:


Conforme esclarece Bock (2004);
 “Para Leontiev não há aptidões e características especificamente humanas que tenham sido transmitidas por hereditariedade biológica; todas foram adquiridas no decurso da vida por um processo de apropriação da cultura criada pelas gerações precedentes... Podemos dizer que cada indivíduo aprende a ser um homem. O que a natureza lhe dá quando nasce não lhe basta para viver em sociedade. É-lhe ainda preciso adquirir o que foi alcançado no decurso do desenvolvimento histórico da sociedade humana. (Leontiev, 1978). Leontiev participava das mesmas ideias de Vygotsky. No trecho, ele trata do processo em que a sociedade promove a internalização dos instrumentos da cultura. Podemos denominar este processo como:


Alternativas

1 - Instrumentalização, no sentido sociocultural, como transmissão e formação de instrumentos psicológicos para intervir em si e no mundo.

2 - Capacitação, enquanto ensino tecnocrático responsável pela evolução tecnológica que possibilitou o surgimento das civilizações industriais.

3 - Instrumentalização, como ensino exclusivo do uso de ferramentas específicas voltadas para a execução de pinturas e diagramas.

4 - Normatização, enquanto processo de educação moral para a vida em sociedade.

5 - Instrumentalização, no sentido piagetiano, como processo que estimula a aquisição de técnicas e modos de viver em sociedade.

Sua resposta

1 - Instrumentalização, no sentido sociocultural, como transmissão e formação de instrumentos psicológicos para intervir em si e no mundo.




Questão 2:


Segundo Piaget, refere-se ao conjunto de ações mentais adaptadas aos objetos que se generalizam ou transferem no momento em que surgem objetos análogos àqueles já acomodados por tal estrutura cognitiva. Falamos aqui de:

Alternativas

1 - Mecanismo de Equilibração.

2 - Assimilação.

3 - Esquema.

4 - Acomodação.

5 - Reequilíbrio.

Sua resposta

3 - Esquema.




Questão 3:


Reuven Feuerstein concebe inteligência não como acúmulo de conhecimentos oriundos do processo de Aprendizagem Local, mas como Modificabilidade Cognitiva Estrutural, que é:

Alternativas

1 - Uma estruturação cognitiva bem concretizada, fixa e segura, capaz de aplicar quaisquer esquemas padronizados em situações inesperadas com vistas à boa adaptação ou resolução de problemas.

2 - Uma propensão da estrutura cognitiva flexível de modificar-se e mobilizar todos os seus recursos internos diante de situações inesperadas com vistas à boa adaptação ou resolução de problemas.

3 - Uma mudança da estrutura cognitiva que acaba de ocorrer quando o ser humano se depara com situações inesperadas, mas sempre idênticas àquelas conhecidas, com vistas à boa adaptação ou resolução de problemas.

4 - Um conjunto de operações mentais capaz de classificar qualquer objeto que apareça à consciência do sujeito e assim gerar boa adaptação ou resolução de problemas.

5 - A manutenção do estado puro da razão kantiana que não se deixa contaminar por preconceitos sobre objetos da realidade, o que sempre garante boa adaptação ou resolução de problemas.

Sua resposta

2 - Uma propensão da estrutura cognitiva flexível de modificar-se e mobilizar todos os seus recursos internos diante de situações inesperadas com vistas à boa adaptação ou resolução de problemas.




Questão 4:


Vimos que, segundo Sasson (2006), Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM) se refere à natureza e à qualidade de toda interação humana destinada a produzir mudanças significativas e duradouras no indivíduo, com o objetivo de promover seu potencial para aprender. Em outras palavras, só pode ser caracterizada como EAM a intervenção educacional que gera Modificabilidade Cognitiva Estrutural. Portanto, para Feuerstein:

Alternativas

1 - Sempre que ocorre um ensino em que um representante da cultura mais experiente fornece uma série de conceitos úteis ao mediado, temos uma EAM.

2 - Qualquer ação do “sujeito - conhecedor” sobre o “objeto - a ser conhecido” oportunizada por um mediador da cultura é uma EAM.

3 - EAM, essencialmente, é toda ação educacional que visa restabelecer um equilíbrio mental perturbado pelo contato do mediado com um dado incompatível com aquilo que se conhece até então.

4 - EAM é dotar o homem de conscientização sobre as contingências que geram seu sofrimento diante das opressões da realidade e modificá-las em prol do bem próprio e coletivo.

5 - Será EAM toda ação intencional e significativa que visa desenvolver potencial para modificar e mobilizar esquemas prévios e futuros (transcendência) em prol da melhor adaptação do sujeito à realidade e vice-versa.

Sua resposta

5 - Será EAM toda ação intencional e significativa que visa desenvolver potencial para modificar e mobilizar esquemas prévios e futuros (transcendência) em prol da melhor adaptação do sujeito à realidade e vice-versa.




Questão 5:


Uma das condições para afirmarmos que uma interação humana favorece uma Experiência de Aprendizagem Mediada é o favorecimento, por parte do mediador, da Metacognição para criar Autoperpetuação e Autoregulação da capacidade de aprender. Por Metacognição entendemos:

Alternativas

1 - Acomodação de novos elementos mediante estruturação cognitiva.

2 - Cognição ou pensamento que está além do pensamento presente, voltado à existência prévia de uma realidade inerente aos objetos (ação metafísica).

3 - O pensamento objetivo e focado, direcionado a uma meta específica para solucionar problemas inesperados.

4 - Atividade reflexiva, ação mental de autopercepção de nossas próprias elaborações cognitivas.

5 - Planejamento de ações para atingir determinados fins e atingir bons resultados.

Sua resposta

4 - Atividade reflexiva, ação mental de autopercepção de nossas próprias elaborações cognitivas.
Ir para o topo Ir para baixo
Glaucilaves




Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/06/2013

AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Empty
MensagemAssunto: Av1 do seminario   AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA EmptyTer Jun 25, 2013 1:40 pm

1-1,2-3,3-2,4-5,5-4 deu certo!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Glaucilaves




Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/06/2013

AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA   AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA EmptyTer Jun 25, 2013 1:41 pm

Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Prislaine




Mensagens : 28
Data de inscrição : 27/05/2013
Idade : 33
Localização : Cataguases - Mg

AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA   AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA EmptyTer Jun 25, 2013 6:27 pm

Olá galerinha!! Tenho a resposta da av2, já mandei e deu certo viu?
1) 2
2) 4
3) 3
4) 1
5) 5
Bjokas!!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA   AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» 6o. Semestre - Av1 - Pedagogia - Seminário VI e Av2 - Pedagogia - Seminário VI
» Seminario1 AV 1 e AV2 virtual do primeiro semestre de pedagogia
» AV2- Seminário Interdisciplinar I- Pedagogia
» AV1 e AV2 - Pedagogia 5º semestre - Seminário V
» Seminário Interdisciplinar pedagogia 8°semestre

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: