Olá a todos. Arrumando o tópico a pedidos:
A primeira vez que postei, a sequência da AV2 foi 2 - 3 - 5 - 5 - 4 e acusou um erro. Mudei a sequência para 2 - 4 - 3 - 1 - 5 e não acusou mais o erro.
Boa sorte a todos!
Wal
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AV1 – SEM. 1 – SEMINÁRIO I
Questão 1
Conforme esclarece Bock (2004);
“Para Leontiev não há aptidões e características especificamente humanas que tenham sido transmitidas por hereditariedade biológica; todas foram adquiridas no decurso da vida por um processo de apropriação da cultura criada pelas gerações precedentes... Podemos dizer que cada indivíduo aprende a ser um homem. O que a natureza lhe dá quando nasce não lhe basta para viver em sociedade. É-lhe ainda preciso adquirir o que foi alcançado no decurso do desenvolvimento histórico da sociedade humana. (Leontiev, 1978). Leontiev participava das mesmas ideias de Vygotsky. No trecho, ele trata do processo em que a sociedade promove a internalização dos instrumentos da cultura. Podemos denominar este processo como:
1 - Instrumentalização, no sentido sociocultural, como transmissão e formação de instrumentos psicológicos para intervir em si e no mundo.
2 - Capacitação, enquanto ensino tecnocrático responsável pela evolução tecnológica que possibilitou o surgimento das civilizações industriais.
3 - Instrumentalização, como ensino exclusivo do uso de ferramentas específicas voltadas para a execução de pinturas e diagramas.
4 - Normatização, enquanto processo de educação moral para a vida em sociedade.
5 - Instrumentalização, no sentido piagetiano, como processo que estimula a aquisição de técnicas e modos de viver em sociedade.
Sua resposta:
1 - Instrumentalização, no sentido sociocultural, como transmissão e formação de instrumentos psicológicos para intervir em si e no mundo.Questão 2
Segundo Piaget, refere-se ao conjunto de ações mentais adaptadas aos objetos que se generalizam ou transferem no momento em que surgem objetos análogos àqueles já acomodados por tal estrutura cognitiva. Falamos aqui de:
1 - Mecanismo de Equilibração.
2 - Assimilação.
3 - Esquema.
4 - Acomodação.
5 - Reequilíbrio.
Sua resposta:
3 - Esquema.
Questão 3
Reuven Feuerstein concebe inteligência não como acúmulo de conhecimentos oriundos do processo de Aprendizagem Local, mas como Modificabilidade Cognitiva Estrutural, que é:
1 - Uma estruturação cognitiva bem concretizada, fixa e segura, capaz de aplicar quaisquer esquemas padronizados em situações inesperadas com vistas à boa adaptação ou resolução de problemas.
2 - Uma propensão da estrutura cognitiva flexível de modificar-se e mobilizar todos os seus recursos internos diante de situações inesperadas com vistas à boa adaptação ou resolução de problemas.
3 - Uma mudança da estrutura cognitiva que acaba de ocorrer quando o ser humano se depara com situações inesperadas, mas sempre idênticas àquelas conhecidas, com vistas à boa adaptação ou resolução de problemas.
4 - Um conjunto de operações mentais capaz de classificar qualquer objeto que apareça à consciência do sujeito e assim gerar boa adaptação ou resolução de problemas.
5 - A manutenção do estado puro da razão kantiana que não se deixa contaminar por preconceitos sobre objetos da realidade, o que sempre garante boa adaptação ou resolução de problemas.
Sua resposta:
2 - Uma propensão da estrutura cognitiva flexível de modificar-se e mobilizar todos os seus recursos internos diante de situações inesperadas com vistas à boa adaptação ou resolução de problemas.
Questão 4
Vimos que, segundo Sasson (2006), Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM) se refere à natureza e à qualidade de toda interação humana destinada a produzir mudanças significativas e duradouras no indivíduo, com o objetivo de promover seu potencial para aprender. Em outras palavras, só pode ser caracterizada como EAM a intervenção educacional que gera Modificabilidade Cognitiva Estrutural. Portanto, para Feuerstein:
1 - Sempre que ocorre um ensino em que um representante da cultura mais experiente fornece uma série de conceitos úteis ao mediado, temos uma EAM.
2 - Qualquer ação do “sujeito - conhecedor” sobre o “objeto - a ser conhecido” oportunizada por um mediador da cultura é uma EAM.
3 - EAM, essencialmente, é toda ação educacional que visa restabelecer um equilíbrio mental perturbado pelo contato do mediado com um dado incompatível com aquilo que se conhece até então.
4 - EAM é dotar o homem de conscientização sobre as contingências que geram seu sofrimento diante das opressões da realidade e modificá-las em prol do bem próprio e coletivo.
5 - Será EAM toda ação intencional e significativa que visa desenvolver potencial para modificar e mobilizar esquemas prévios e futuros (transcendência) em prol da melhor adaptação do sujeito à realidade e vice-versa.
Sua resposta:
5 - Será EAM toda ação intencional e significativa que visa desenvolver potencial para modificar e mobilizar esquemas prévios e futuros (transcendência) em prol da melhor adaptação do sujeito à realidade e vice-versa.Questão 5
Uma das condições para afirmarmos que uma interação humana favorece uma Experiência de Aprendizagem Mediada é o favorecimento, por parte do mediador, da Metacognição para criar Autoperpetuação e Autoregulação da capacidade de aprender. Por Metacognição entendemos:
1 - Acomodação de novos elementos mediante estruturação cognitiva.
2 - Cognição ou pensamento que está além do pensamento presente, voltado à existência prévia de uma realidade inerente aos objetos (ação metafísica).
3 - O pensamento objetivo e focado, direcionado a uma meta específica para solucionar problemas inesperados.
4 - Atividade reflexiva, ação mental de autopercepção de nossas próprias elaborações cognitivas.
5 - Planejamento de ações para atingir determinados fins e atingir bons resultados.
Sua resposta:
4 - Atividade reflexiva, ação mental de autopercepção de nossas próprias elaborações cognitivas./////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
AV2 – SEM. 1 – SEMINÁRIO I
Questão 1
A estruturação cognitiva, segundo Feuerstein, se dá por ações mentais denominadas como:
1 - Esquemas Simbólicos e Operações Mentais.
2 - Funções Cognitivas e Operações Mentais.
3 - Funções Metacognitivas e Operações Racionais.
4 - Aquisições Operacionais e Funções Cognitivas.
5 - Input-Elaboração-Output.
Sua resposta:
2 - Funções Cognitivas e Operações Mentais.Questão 2
O mediador, segundo Sasson e Macionk (2006), tem diversas funções e dentre elas NÃO PODEMOS CONSIDERAR COMO VÁLIDA a seguinte:
1 - Regular a intensidade, a freqüência e a ordem em que aparecem os vários estímulos.
2 - Relacionar novos estímulos/experiências a eventos prévios e que possam ocorrer no futuro.
3 - Estabelecer relações (causa-efeito, meio-fim, identidade, similaridade, diferença, exclusividade etc.) entre os estímulos percebidos.
4 - Regular e adaptar as respostas do aprendiz ao seu modo de pensar (do mediador).
5 - Promover a representação mental e a antecipação dos possíveis efeitos e conseqüências de diferentes respostas a estímulos dados.
Sua resposta:
4 - Regular e adaptar as respostas do aprendiz ao seu modo de pensar (do mediador).
Questão 3
O Programa de Enriquecimento Instrumental de Reuven Feuerstein se revela como:
1 - A conclusão de sua teoria, por se constituir de uma série de exercícios que favorecem a compreensão de seus postulados.
2 - Um conjunto de cadernos de exercícios, chamados de instrumentos, que têm o objetivo de treinar crianças para atividades escolares.
3 - Uma ferramenta desenvolvida a partir de suas teorias, cuja eficácia se verifica apenas quando utilizada por mediadores apropriadamente formados em dimensões técnicas, teóricas e pessoais.
4 - Uma série de exercícios organizados de modo progressivo que, por si mesmos, ativam operações mentais e funções cognitivas.
5 - Um guia que leva as pessoas a se tornarem mais inteligentes (cognitivamente flexíveis) pela aplicação de alguns atos mentais simples e determinados.
Sua resposta:
3 - Uma ferramenta desenvolvida a partir de suas teorias, cuja eficácia se verifica apenas quando utilizada por mediadores apropriadamente formados em dimensões técnicas, teóricas e pessoais.Questão 4
A estruturação cognitiva, segundo Feuerstein, se dá por ações mentais inter-relacionadas. Esta inter-relação significa que:
1 - Toda Operação Mental se dá por uma seqüência de Funções Cognitivas de Input, Elaboração e Output para organizar de determinado modo uma realidade.
2 - Cada Função Cognitiva se dá por uma seqüência de Operações Mentais de Input, Elaboração e Output para organizar de determinado modo uma realidade.
3 - Depois de ter realizado uma Operação Mental, o sujeito começa a colocar em prática suas Funções Cognitivas para coletar dados, trabalhar com eles e emitir respostas.
4 - Depois de ter posto em prática todas as Funções Cognitivas, o sujeito começa a apresentar Operações Mentais especializadas em coleta de dados, elaboração e respostas.
5 - Para cada Função Cognitiva existe uma Operação Mental específica de coleta de dados, elaboração e resposta.
Sua resposta:
1 - Toda Operação Mental se dá por uma seqüência de Funções Cognitivas de Input, Elaboração e Output para organizar de determinado modo uma realidade.Questão 5
O Mediador, na concepção de Feuerstein, tem sua atuação centrada sobretudo:
1 - No conteúdo, dando importância a explicações completas, ricas e aprofundadas teoricamente.
2 - Na instituição de ensino para a qual trabalha, de modo a demonstrar resultados de seu trabalho.
3 - Na sociedade, visto sua preocupação com a formação de um cidadão que exerça liderança cultural.
4 - Na família do mediado, uma vez que não há como haver aprendizagem sem o acompanhamento da família.
5 - Nos processos cognitivos do mediado durante situações de aprendizagem, regulando de diversas formas o comportamento do mediado e o conteúdo.
Sua resposta:
5 - Nos processos cognitivos do mediado durante situações de aprendizagem, regulando de diversas formas o comportamento do mediado e o conteúdo